Início

Questões de Concursos Oficial Administrativo

Resolva questões de Oficial Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q692849 | Informática, Oficial Administrativo, SEDUC SP, VUNESP, 2019

Na rede mundial de computadores, Internet, os serviços de comunicação e informação são disponibilizados por meio de endereços e links com formatos padronizados URL (Uniform Resource Locator). Um exemplo de formato de endereço válido na Internet é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q9218 | Arquivologia, Oficial Administrativo, Prefeitura de Cantagalo RJ, CEPERJ

Texto associado.
CONSIDERE AS OBRAS CORRESPONDÊNCIA – TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO CRIATIVA (MEDEIROS) E MANUAL DA SECRETÁRIA (MEDEIROS E HERNANDES) E RESPONDA ÀS QUESTÕES DE Nº 21 A 30.
Em instituições públicas, é muito utilizado um sistema de organização de arquivos conhecido como “teoria das três idades”, em que o documento é controlado desde a sua produção, passando por três etapas distintas de arquivamento. Nesse sistema, um documento que é objeto de interesse e de consultas, e cujos assuntos já tenham sido respondidos ou solucionados, será encaminhado à etapa de arquivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q5613 | Português, Oficial Administrativo, Detran SP

Texto associado.
Para as questões de números 1 a 7, assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas das frases.
A arma _______ se feriu foi _______.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q5621 | Português, Oficial Administrativo, Detran SP

Texto associado.
Para as questões de números 1 a 7, assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas das frases.
assinale a alternativa em que as palavras são acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q7076 | Direito Administrativo, Oficial Administrativo, SAP SP, VUNESP

Extingue-se a punibilidade pela prescrição da falta sujeita à pena
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q8569 | Matemática, Oficial Administrativo, Polícia Militar RJ, VUNESP

Um trecho de uma estrada com 5,6 km de comprimento está sendo reparado. A empresa A, responsável pelo serviço, já concluiu 3/7 do total a ser reparado e, por motivos técnicos, 2/5 do trecho que ainda faltam reparar serão feitos por uma empresa B. O número total de metros que a empresa A ainda terá que reparar é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q685579 | Português, Crase, Oficial Administrativo, Prefeitura de Osasco SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Leia o trecho, para responder às questões de números 13 e 14. 
        Sucesso de público, a exposição Tarsila Popular, em cartaz no Masp, ganhou horário de visitação estendido até o final da mostra, em 28 de julho. O enfoque da exposição é o ‘popular’, noção tão complexa quanto contestada, e que Tarsila explorou de diferentes modos em seus trabalhos ao longo de toda a sua carreira. O popular está associado aos debates sobre uma arte ou identidade nacional e a invenção ou construção de uma brasilidade. Em Tarsila, o popular se manifesta através das paisagens do interior ou do subúrbio, da fazenda ou da favela, povoadas por indígenas ou negros, personagens de lendas e mitos, repletas de animais e plantas, reais ou fantásticos. 
        Além de Tarsila Popular, fica também em cartaz no Masp a exposição Lina Bo Bardi: Habitat, que retrata vida, obra e legado da arquiteta, designer, curadora, editora, cenógrafa e pensadora ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992). 
                                                                                                    (O Estado de S. Paulo. 26.05.2019. Adaptado)
Quanto ao emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto: Tão complexa quanto contestada, noção de popular em Tarsila remete uma identidade nacional e construção de uma brasilidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q693698 | Português, Preposição, Oficial Administrativo, Prefeitura de Osasco SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 11. 
Vão-livre do Masp vira casa para crianças e adultos. 
        Deitado sobre um colchão, Hippierre Freitas, 34, estica o pescoço para ver as horas. Da sua cama improvisada no meio do vão-livre do Masp, ele avista um dos relógios eletrônicos da avenida Paulista e se situa no horário. “É meu relógio particular”, diz ele, enfiado debaixo de uma pilha de cobertores. O mesmo colchão serve de “habitação” para a vira-lata Maloqueira, a única distração capaz de mobilizar a atenção do grupo de dez meninos, que também têm como casa o espaço entre os famosos pilares vermelhos da construção de Lina Bo Bardi. 
        Em comum, histórias de agressão, de desestruturação familiar, conflitos na comunidade onde vivem ou ameaças são o que mantém crianças e adultos longe de casa, de acordo com a Secretaria de Assistência Social. 
        Viver nas ruas para fugir de conflitos familiares não é exclusividade das crianças. Há 13 anos vivendo nas calçadas da Paulista, Thiago Rodrigo Simões, 29, conta que tem casa e família no extremo da zona leste da capital, mas mantém a rotina de alternar duas semanas dormindo no chão do vão- -livre do Masp com uma semana em que volta para casa “para tomar banho e trocar de roupa.” Eles aqui na rua são a minha família de verdade, me sinto mais confortável aqui do que na minha casa. Tenho um estilo aventureiro”, diz ele, que divide o colchão com Hippierre e a cachorra. 
        Sobre a escolha do vão-livre para se instalar, Thiago cita a segurança como principal atrativo. “Aqui tem muitas câmeras. Se eu der alguma coisa na sua mão, os policiais ali já ficam ligados”, diz ele apontando uma base da Polícia Militar instalada no outro lado da avenida, em frente ao Parque Trianon. 
        Enquanto isso, uma equipe do museu montava um palco a poucos metros do colchão para uma atração musical. “Agora vou ver um show de graça sem nem sair da minha cama”, diz Thiago. “O vão, como o próprio nome diz, é livre, e deve ser ocupado.” 
                                                    (Folha de S. Paulo, 09.06.2019. Adaptado)
A preposição de na frase – Thiago é morador de rua – tem sentido de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q5619 | Português, Oficial Administrativo, Detran SP

Texto associado.
Para as questões de números 1 a 7, assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas das frases.
Indique a alternativa em que todas as palavras são formadas por sufixação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q17947 | Português, Oficial Administrativo, Polícia Militar SP, VUNESP

Texto associado.
Questão de isonomia

      Meu último artigo levou alguns leitores a me perguntarem o que acho da isonomia salarial. Como sempre, a resposta depende de como definimos os termos da pergunta.
      Se entendemos por isonomia apenas o tratamento jurídico dispensado ao trabalhador, sou totalmente a favor. Mas, se tentarmos, numa interpretação mais forte, aplicar o conceito no nível dos resultados, isto é, ao salário final de cada empregado, sou contra.
      Colocando de outra forma, devemos nos opor a toda e qualquer discriminação salarial que não tenha por base o desempenho individual do trabalhador, e defendê-la quando tem essa origem. É injusto pagar menos uma mulher apenas pelo fato de ela ser mulher, mas, se a diferença no vencimento se deve ao fato de um profissional ter produzido mais que o outro, ela é bem-vinda, por mais difícil que seja, em muitas atividades, definir e mensurar o que é “produzir mais”.
      Um bom exemplo é o dos jogadores de futebol. Em princípio, todos eles exercem a mesma função, que é jogar futebol e, pela regra da isonomia forte, deveriam receber o mesmo, mas, se você quiser acabar com os campeonatos e dificultar o surgimento de craques, é só baixar uma lei que iguale o salário dos Neymares aos de qualquer cabeça de bagre.
      No setor privado, a coisa até funciona, pois se permite ao empresário avaliar seus funcionários como quiser e fixar seus vencimentos dentro de parâmetros elásticos. A complicação surge no serviço público, onde a isonomia forte é levada a ferro e fogo. Reconheça-se que é muito difícil criar um sistema de avaliação impessoal, como se exige do poder público. Mas fazê-lo é imperativo. A razão principal do fracasso dos países socialistas é que, numa caricatura da isonomia, desenvolveram um regime em que valia mais a pena esconder- se na ineficiência do que buscar a inovação e a excelência.

(Hélio Schwartsman. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em 25.05.14. Adaptado)
O termo mensurar, em destaque no final do terceiro parágrafo do texto, tem sentido equivalente ao de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q337861 | Matemática, Porcentagem, Oficial Administrativo, Prefeitura de Luisburgo MG, IDECAN

Em certo dia, 60% dos consumidores que entraram na padaria Belo Pão compraram pelo menos um dos dois tipos de pães: francês e doce. Considerando que, desse grupo, 80% compraram pão francês e 60% pão doce, então, o percentual de consumidores que entraram na padaria nesse dia e compraram os dois tipos de pães é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q690827 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Oficial Administrativo, Prefeitura de Osasco SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Leia o trecho, para responder às questões de números 13 e 14. 
        Sucesso de público, a exposição Tarsila Popular, em cartaz no Masp, ganhou horário de visitação estendido até o final da mostra, em 28 de julho. O enfoque da exposição é o ‘popular’, noção tão complexa quanto contestada, e que Tarsila explorou de diferentes modos em seus trabalhos ao longo de toda a sua carreira. O popular está associado aos debates sobre uma arte ou identidade nacional e a invenção ou construção de uma brasilidade. Em Tarsila, o popular se manifesta através das paisagens do interior ou do subúrbio, da fazenda ou da favela, povoadas por indígenas ou negros, personagens de lendas e mitos, repletas de animais e plantas, reais ou fantásticos. 
        Além de Tarsila Popular, fica também em cartaz no Masp a exposição Lina Bo Bardi: Habitat, que retrata vida, obra e legado da arquiteta, designer, curadora, editora, cenógrafa e pensadora ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992). 
                                                                                                    (O Estado de S. Paulo. 26.05.2019. Adaptado)
Assinale a alternativa em que a palavra em destaque reforça a ação verbal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q334864 | Matemática, Aritmética e Algebra, Oficial Administrativo, Prefeitura de Luisburgo MG, IDECAN

Antes de sair de casa, Felipe deixou sobre sua escrivaninha 5 canetas, 4 marcadores de texto, 3 lápis, 2 borrachas e 1 apontador. Ao retornar, percebeu que faltavam 3 desses itens. Sabe?se que, dos itens que faltavam, nenhum é caneta, nem marcador de texto, nem apontador. Então, acerca desses itens, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q686617 | Português, Oficial Administrativo, SEDUC SP, VUNESP, 2019

Assinale a alternativa cujo termo em destaque intensifica o sentido da informação a que se refere. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q9225 | Redação Oficial, Oficial Administrativo, Prefeitura de Cantagalo RJ, CEPERJ

Texto associado.
CONSIDERE AS OBRAS CORRESPONDÊNCIA – TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO CRIATIVA (MEDEIROS) E MANUAL DA SECRETÁRIA (MEDEIROS E HERNANDES) E RESPONDA ÀS QUESTÕES DE Nº 21 A 30.
O Departamento Geral de Administração da Secretaria Municipal de Educação (DGA/SME) de determinado município expediu um ofício ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde (DRH/SMS), solicitando a transferência de um funcionário. O ofício recebeu o número 249. Segundo a Instrução Normativa nº 4, de 6 de março de 1992, uma forma correta de apresentar o tipo e o número desse expediente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q9208 | Legislação Municipal, Oficial Administrativo, Prefeitura de Cantagalo RJ, CEPERJ

CONSIDERE A LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE CANTAGALO E RESPONDA ÀS QUESTÕES DE Nº 11 A 13.

Compete ao Estado garantir assistência integral à saúde da mulher em todas as fases de sua vida. De acordo com o artigo 250, o Estado assegurará à mulher, dentre outras garantias:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q9210 | Legislação Municipal, Oficial Administrativo, Prefeitura de Cantagalo RJ, CEPERJ

CONSIDERE A LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE CANTAGALO E RESPONDA ÀS QUESTÕES DE Nº 11 A 13.

A política urbana, a ser formulada pelo Município, atenderá ao pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e dos distritos, visando à garantia e melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. De acordo com o artigo 198, no estabelecimento de diretrizes e normas relativas ao desenvolvimento urbano, o Município assegurará, dentre outras garantias:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q5611 | Português, Oficial Administrativo, Detran SP

Texto associado.
Para as questões de números 1 a 7, assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas das frases.
Se os professores _______ na _______, os ânimos _______ apaziguados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q335203 | Matemática, Aritmética e Algebra, Oficial Administrativo, Prefeitura de Luisburgo MG, IDECAN

Em uma loja, uma saia e um vestido, juntos, custam R$ 99,00. A saia e um sapato, sem o vestido, custam R$ 121,00. Dessa forma, sabendo]se que a saia custa R$ 34,00, o vestido e o sapato, juntos, custam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q9216 | Matemática Financeira, Oficial Administrativo, Prefeitura de Cantagalo RJ, CEPERJ

Uma empresa passou por um período de crise nos primeiros meses deste ano. O faturamento de fevereiro foi 10% menor que o de janeiro, o de março teve uma queda de 20% em relação ao de fevereiro e o de abril foi ainda 30% menor que o de março. A perda acumulada no faturamento desta empresa no período de janeiro a abril foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.