Questões de Concursos: Oficial Ciências Contábeis

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Oficial Ciências Contábeis. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q710257 | História, Oficial Ciências Contábeis, EsFCEX, Exército Brasileiro

Texto associado.

Durante a República Velha, o presidente Campos Sales criou as bases para a implantação de um tipo de política que predominou do seu governo à Revolução de 1930: a Política dos Governadores. Tal política consistiu em

22 Q710628 | História, Oficial Ciências Contábeis, EsFCEX, Exército Brasileiro

Texto associado.

As críticas feitas na Europa pelo pensamento ilustrado ao absolutismo assumiram no Brasil o sentido de críticas ao sistema colonial. No Brasil, Ilustração foi, antes de mais nada, anticolonialismo.

(COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à república: momentos decisivos. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999, p. 26).


O texto acima faz alusão aos movimentos anticoloniais de fins do século XIX. A respeito do contexto histórico daquele período, analise as afirmativas a seguir:

I. Criticar a realeza e o poder absoluto dos reis significava lutar pela emancipação dos laços coloniais.

II. Os estudantes que viajavam para o exterior, completando seus estudos em Portugal ou na França, voltavam imbuídos das novas ideias e se tornavam seus principais propagandistas.

III. Nem as prisões, nem os exílios, nem os enforcamentos foram capazes de deter a marcha do processo. Em vão a censura intentava impedir a divulgação das ideias nocivas à ordem vigente.

IV. A Inconfidência Mineira, que tinha propostas igualitárias, contava com a possibilidade de um levante de escravos, já que o número de homens pretos, livres e escravos superava em muito o dos brancos; por isso, contava com a composição de um exército popular.

V. Os líderes da Conjuração Baiana, membros das elites agrárias, não permitiram que setores populares se integrassem ao movimento, limitando seus ideais aos aspectos emancipacionistas.


Assinale

23 Q710559 | História, Oficial Ciências Contábeis, EsFCEX, Exército Brasileiro

Texto associado.

Na América portuguesa, em consequência da ofensiva francesa e do declínio do trato asiático, foram tomadas em 1534 medidas para o povoamento e a valorização do território. (ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O Trato dos Viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 20).


As medidas mencionadas na afirmativa acima referem-se aos sistemas de administração que Portugal empregou no Brasil no século XVI. Em ordem cronológica, a partir de 1534, tais sistemas foram

24 Q712230 | Contabilidade Geral, Oficial Ciências Contábeis, EsFCEX, Exército Brasileiro

Texto associado.

Considerando-se os Atos e Fatos Administrativos, pode-se afirmar que os Fatos Modificativos Aumentativos são aqueles que

25 Q712321 | Finanças Públicas, Oficial Ciências Contábeis, EsFCEX, Exército Brasileiro

Texto associado.

A implantação da técnica do orçamento base-zero foi tentada em vários Estados e Municípios norte-americanos. No final da década de 1970 e na década seguinte, o orçamento base-zero recebeu outras denominações, especialmente em cidades norte-americanas como orçamento base-equilibrada, orçamento decremental e orçamento base-meta. Essas variações tornaram-se populares devido à possibilidade de empregar as revisões da base orçamentária com a finalidade de reduzir as despesas em decorrência da crise fiscal acelerada. (ADAPTADO DE GIACOMONI, 2017).

Com base nessas informações, assinale a alternativa correta em relação ao orçamento base-zero.

26 Q710710 | História, Oficial Ciências Contábeis, EsFCEX, Exército Brasileiro

Texto associado.

Durante o período colonial brasileiro, as atividades econômicas que mais se destacaram foram a agromanufatura açucareira e a mineração. A respeito dessas atividades, assinale a afirmativa correta.

27 Q711539 | História, Oficial Ciências Contábeis, EsFCEX, Exército Brasileiro

Texto associado.

Durante o Período Regencial, ocorreram reformas que ficaram conhecidas como uma "experiência republicana", mas que acabaram por desatar forças até então contidas pelo unitarismo imperial. Por quase todo o período eclodiram revoltas populares que procuraram alterar a ordem política e social estabelecida.


A respeito dessas revoltas, iniciadas, exclusivamente, no Período Regencial, é correto afirmar que

28 Q710209 | Contabilidade Geral, Oficial Ciências Contábeis, EsFCEX, Exército Brasileiro

Texto associado.

Custo da qualidade são custos em que se incorre para prevenir ou corrigir a fabricação de um produto de baixa qualidade. Esses custos estão voltados para a qualidade da adaptação e ocorrem em todas as áreas da cadeia de valor. (HORNGREN, FOSTER & DATAR. Contabilidade de Custos. 9. ed. Rio: Ed. LTC, 2000. (adaptada) Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. As perdas com reprocessamento, sucatas, recall e indenização de garantia são custos de avaliação.

PORQUE

II. Os custos de avaliação são aqueles incorridos na detecção das unidades em desacordo com as especificações.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

29 Q709332 | Geografia, Oficial Ciências Contábeis, EsFCEX, Exército Brasileiro

Texto associado.

A respeito da industrialização brasileira, é correto afirmar que

30 Q709753 | Geografia, Oficial Ciências Contábeis, EsFCEX, Exército Brasileiro

Texto associado.

A respeito da metropolização das cidades brasileiras, assinale a afirmativa correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.