Questões de Concursos: Oficial Técnico de Inteligência Área de Comunicação Social Publicidade e Propaganda

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Oficial Técnico de Inteligência Área de Comunicação Social Publicidade e Propaganda. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q218388 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência Área de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, acerca do uso de cores em meios
impressos.

O significado das cores utilizadas em uma peça publicitária não é construído isoladamente, ao contrário, decorre da relação da cor com a mensagem verbal e com as outras cores que compõem a peça.

12 Q218138 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência Área de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de gestão da marca institucional, função de destaque da
comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

Merchandising constitui forma de licenciamento de marcas, que, geralmente bem posicionadas no mercado, representam negócios que privilegiam a distribuição. Para constituir o merchandising o licenciado investe no negócio conforme as determinações do licenciador sobre infraestrutura, logística, pessoal, identidade visual, políticas de preço, vendas e atendimento.

13 Q218464 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência Área de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para estabelecer uma comunicação mais efetiva, o emissor deve
conhecer bem o receptor que pretende alcançar, prever as possíveis
reações provocadas pela comunicação e construir a mensagem com
base em códigos de compreensão mútua. Acerca das mensagens no
âmbito da publicidade e propaganda, julgue os itens subsequentes.

A partir dos elementos descritivos do master scene, padrão de formatação de roteiro da indústria cinematográfica norte-americana, estabeleceu-se uma forma simplificada de formatação, mais utilizada na produção comercial de vídeo. Nesse padrão de formatação, o roteiro é dividido em duas colunas de descrições: a da esquerda, para as imagens; a da direita, para os sons correspondentes.

14 Q217199 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência Área de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No âmbito do planejamento de marketing, o ambiente de atuação
organizacional está cada vez mais complexo e sofisticado.
Satisfazer clientes e garantir o sucesso e a estabilidade da
organização requer a inclusão de stakeholders no conjunto das
análises. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

Para atingir seus objetivos estratégicos, uma organização tem de lidar com diferentes stakholders, que, presentes tanto no ambiente externo quanto no ambiente interno, são classificados nos seguintes grupos: consumidores, supridores, reguladores, competidores, organizações similares e comunidade.

16 Q218214 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência Área de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A comunicação de massa é realizada de forma industrial, em larga
escala, com objetivo de atingir um grande número de pessoas. Com
relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A cultura de sociedade de massa passou a ter uma importância considerável, dada expansão do consumo industrial, a partir do século XIX, valendo-se, na época, do jornal diário como meio de maior alcance da população e consolidando-se no século seguinte, com o rádio, o cinema, a TV e a Internet.

17 Q218013 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência Área de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere a planejamento, produção, edição, gestão e
redação de cartazes, folhetos e peças publicitárias impressas para
diversos meios, incluindo-se os sítios eletrônicos, julgue os itens
que se subseguem.

A criação de um manual de identidade visual, documento no qual são estabelecidos padrões de utilização da marca, contribui para o fortalecimento dessa marca diante do público.

18 Q217264 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência Área de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da pesquisa científica na área de comunicação, julgue os
itens a seguir.

Nas pesquisas realizadas para orientar a formulação do plano de comunicação, os dados primários são coletados de acordo com os objetivos específicos da pesquisa; o plano de coleta de dados secundários refere-se às informações geradas por outras pesquisas, com outras finalidades, mas necessárias para complementar a análise, podendo a coleta desses dados ser feita em fontes especializadas externas à empresa.

19 Q217596 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência Área de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, acerca de direitos autorais sobre a
produção audiovisual.

As trilhas sonoras utilizadas em produções audiovisuais devem ser originais, encomendadas diretamente aos músicos, visto que as produtoras de áudio não fornecem banco de trilhas aos clientes.

20 Q217036 | Comunicação Social, Oficial Técnico de Inteligência Área de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a responsabilidade da comunicação institucional
pelo desenvolvimento de ações de aproximação com públicos
de interesse para a ampliação da visibilidade da organização e
promoção de seus propósitos, julgue os itens seguintes.

A intranet, recurso mais utilizado para a estruturação de sistemas de comunicação interna, utiliza os recursos da Web, desde os protocolos de comunicação até os programas navegadores e servidores de páginas, devendo, para isso, estar conectada à Internet. O termo extranet refere-se à integração via Web das intranets de uma organização.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.