Questões de Concursos Oficial de Fazenda

Resolva questões de Oficial de Fazenda comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1069080 | Matemática, Probabilidade, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Foram enviados 10 projetos distintos para uma Secretaria de determinado Estado, dos quais 1 projeto era do município A, 2 eram do município B, 3 eram do município C e 4 eram do município D.

A Secretaria decidiu sortear 3 projetos, aleatoriamente, para serem analisados. A probabilidade de todos esses 3 projetos escolhidos serem do mesmo município é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1069081 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Dizer que “O Brasil ganha a Copa ou o Neymar não é convocado” é logicamente equivalente a dizer:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1069082 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Cinco crianças estavam brincando de bola na rua e uma delas quebrou a vidraça da janela da dona Hermínia, que perguntou às crianças: Quem foi o autor do estrago? - E elas responderam:

- “Foi a Eliana”, disse o Abreu.

- “Não fui eu, nem o Diogo”, disse o Bernardo.

- “Foi a Eliana ou o Bernardo”, disse o Célio.

- “Foi o Abreu ou o Célio”, disse o Diogo.

- “O Diogo está mentindo”, disse a Eliana.

Sabendo que apenas uma das cinco crianças mentiu, então aquela que quebrou a vidraça e a que mentiu, respectivamente, foram:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1069083 | Matemática, Aritmética e Problemas, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Em uma indústria existem dois tipos de máquinas - M1 e M2 - que produzem diariamente uma quantidade constante. Sabe-se que seis máquinas M1 mais cinco máquinas M2 produzem, em cinco dias, tantos produtos quanto quatro máquinas M1 mais nove máquinas M2 produzem em sete dias. A razão entre a produção diária de M1 e a de M2, nesta ordem, é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1069084 | Matemática, Álgebra, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Um número X = 2n–1·(2n – 1) se diz perfeito se o seu fator Y = (2n – 1) é primo, onde n é um número natural. Por exemplo, para n = 2 o valor de Y é 3, ou seja, Y é primo. Então X = 2·(4 – 1) = 6 é um número perfeito.

O último ano perfeito do calendário, usado atualmente, foi em 496. Contando a partir de 2013, o número necessário de anos para ocorrer o próximo ano perfeito é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1069085 | Matemática, Estatística, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Considerando os dados apresentados pelo Diagrama de Ramos e Folhas na questão anterior, podemos afirmar que se trata de uma distribuição de frequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1069086 | Matemática, Probabilidade, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Dois jogadores A e B apostam R$100,00 cada um, em um jogo de cara ou coroa, em que o jogador A ganha se obtiver 6 caras ou o jogador B ganha se obtiver 6 coroas, o que ocorrer primeiro. Quando o jogador A já estava com 5 caras obtidas e o jogador B estava com 3 coroas obtidas, o jogo foi interrompido por falta de luz. Assim, os jogadores decidiram dividir, de forma justa, a quantia total apostada. Considerando os conceitos probabilísticos, a quantia a ser recebida pelo jogador A seria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1069087 | Matemática, Aritmética e Problemas, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

A média dos salários de 200 funcionários de uma empresa, em dezembro de 2011, era de Y reais. Em janeiro de 2012, foi incorporado a cada salário um abono de R$200,00. Em janeiro de 2013, foi concedido um aumento de 10% sobre o salário de dezembro de 2012, de todos os funcionários. Considerando que não houve demissões, nem novas admissões no período (dezembro de 2011 a janeiro de 2013), a nova média salarial, em reais, é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1069088 | Matemática, Estatística, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Num curso de Estatística, as notas obtidas pelos 50 alunos da turma seguiram uma distribuição normal, com média μ e desvio padrão σ. O professor Pi Rado observou que 35,2% dos alunos obtiveram nota inferior a 3,2 e apenas 9% desses alunos obtiveram uma nota superior a 7,5. Com essas observações do professor e considerando P(Z < -0,38) = 0,352 e P(Z < 1,34) = 0,91, podemos inferir que a média μ e o desvio padrão σ desse conjunto de notas foram:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1069089 | Matemática, Estatística, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Se uma variável aleatória X tem distribuição binomial com média igual 20 e desvio padrão igual a 4, então P(X ≤ 2) será igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1069090 | Matemática, Porcentagem, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

O blog do Josias de Souza, na página de política do UOL, publicou em 22.06.2013:

“A grossa maioria da população brasileira, 75%, apoia a onda de protestos que se alastrou pelo país nas últimas duas semanas. É o que revela pesquisa feita pelo Ibope em 79 municípios de todo o país e divulgada pela revista Época em sua edição deste fi nal de semana. ...”

Fonte: http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2013/06/22/ibope-75-dos-brasileiros-apoiam-os-protestos/

Se foi utilizado um nível de confiança de 95%, para o cálculo do intervalo de confi ança para a proporção nessa pesquisa, o tamanho da amostra para que o erro amostral do intervalo não ultrapasse, para mais ou para menos, 2 pontos percentuais no erro padrão é:

Considere a aproximação normal P(-2 < Z < 2) = 0,95.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1069091 | Banco de Dados, Dw, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Um Sistema de Informação tem por objetivo armazenar, tratar e fornecer informações de tal modo a apoiar as funções ou processos de uma organização. Existem diversos tipos de sistemas de informações, dos quais dois são caracterizados a seguir:


I- sistemas que têm por objetivo unir os diversos sistemas transacionais de uma organização, permitindo integrar os departamentos, de forma a agilizar processos e ainda gerar o Just-in-time;

II- sistemas que têm por objetivo agilizar a tomada de decisões sem onerar bases transacionais, sendo constituídos de uma base de dados centralizada OLAP, preenchida com dados copiados a partir de bases remotas e distribuídas OLTP.

Esses dois sistemas são conhecidos, respectivamente, como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1069092 | Segurança da Informação, Segurança Na Internet, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

No que diz respeito à segurança na internet, um termo está associado à forma mais comum de roubo de identidades online, sendo uma técnica de obtenção de informações pessoais, geralmente mediante e-mail fraudulento. Na maioria das vezes, essa fraude ocorre por meio do envio de e-mails que parecem originários de empresas fidedignas e legítimas, com aparência ofi cial e logotipo. Esse termo é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1069093 | Engenharia de Software, Processos de Software, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

No que tange a ciclo de vida de sistemas de software, um modelo sugere uma abordagem sistemática e sequencial no desenvolvimento, que começa com a especificação de requisitos pelo cliente e progride ao longo do planejamento, modelagem, construção e implantação, culminando com a manutenção progressiva do software acabado. Esse modelo é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1069094 | Direito Tributário, Obrigação Tributária, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Paulo é artesão e vive da venda dos objetos que fabrica manualmente para exposição em feiras de arte. Após tornar-se conhecido, seus trabalhos começam a angariar maior valor de mercado. Em uma das suas negociações, Paulo aliena uma escultura por valor expressivo. O comprador declara o referido bem e o custo de sua aquisição na declaração de ajusta para o imposto de renda (pessoa física), indicando o cadastro fiscal do vendedor, como destinatário daquele numerário. Paulo nunca realizou declaração de imposto de renda (pessoa física), sendo surpreendido por notificação para pagamento do imposto sobre o valor da alienação em referência. Uma das características da obrigação tributária consiste no nascimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1069095 | Legislação Estadual, Legislação do Estado do Rio de Janeiro, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Petronius, contribuinte de tributos estaduais, soube, por terceiras pessoas, da edição de lei estabelecendo moratória para os tributos por ele devidos, determinando condições de parcelamento. O prazo da lei para a moratória foi de um ano, omissa quanto ao cabimento da incidência de juros de mora e multas. Dirigindo-se ao órgão pagador, Petronius requer a quitação sem a incidência de juros e multas. Quanto ao tema moratória e parcelamento, consoante as regras em vigor é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1069096 | Direito Tributário, Execução Fiscal e Processo Tributário, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Uma das prerrogativas da Fazenda Pública consiste em substituir, em execução fi scal, a certidão de dívida ativa, quando a mesma sofrer impugnação por parte do executado. Consoante os termos da lei que rege o tema, essa substituição poderá ocorrer até:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1069097 | Legislação Estadual, Legislação do Estado do Rio de Janeiro, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Determinado jornal de circulação local no Município W é surpreendido por notificação do Fisco Estadual, comunicando o lançamento de tributo estadual incidente sobre as atividades desenvolvidas na aquisição do papel para jornal e do valor de venda do jornal. Nos termos do Código Tributário do Estado do Rio de Janeiro, essas atividades e operações seriam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1069098 | Legislação Estadual, Legislação do Estado do Rio de Janeiro, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Pedro é sujeito passivo da obrigação tributária decorrente de tributo estadual e pretende exonerar-se de tal encargo. Nessa linha, mediante pagamento, transfere o seu débito para Job da Silva, cuja especialidade é adquirir débitos tributários para utilização futura em eventuais negociações. Nos termos do Código Tributário do Estado do Rio de Janeiro, a cessão particular de débitos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1069099 | Legislação Estadual, Legislação do Estado do Rio de Janeiro, Oficial de Fazenda, SEFAZ RJ, CEPERJ

Os valores restituídos ao contribuinte, em virtude de sentença condenatória transitada em julgado, serão acrescidos de juros, consoante as regras do Código Tributário do Estado do Rio de Janeiro, calculados com base na(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.