Questões de Concursos Oficial de Manutenção I

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21Q788314 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Oficial de Manutenção I, SABESP SP, FCC

Considerando o sistema elétrico do motor nos sistemas de bombeamento, deve-se ficar atento para as variações de tensão acima da nominal e o balanceamento das tensões, já que o desequilíbrio de tensões contribui para

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22Q786293 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Oficial de Manutenção I, Liquigás Distribuidora SA, CESGRANRIO

Os motores monofásicos são assim chamados porque os seus enrolamentos de campo são diretamente ligados a uma fonte monofásica. Nos locais em que não há alimentação trifásica, como residências, escritórios, oficinas, ou ainda em zonas rurais, os motores de indução monofásicos são a alternativa natural.

Dentre os motores listados a seguir, é um motor de indução monofásico o
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23Q786813 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Oficial de Manutenção I, SABESP SP, FCC

Quanto à relação de transformação, os transformadores podem ser classificados em:

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24Q785541 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Oficial de Manutenção I, SABESP SP, FCC

Na rebobinagem de motores elétricos, deve-se

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25Q789914 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Oficial de Manutenção I, Liquigás Distribuidora SA, CESGRANRIO

Nos circuitos de acionamentos de máquinas, normalmente, usam-se relés para controlar acionamentos, alarmes e proteção.

O relé que NÃO faz parte desse conjunto é o de
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26Q788905 | Engenharia Elétrica, Instalacao Elétrica, Oficial de Manutenção I, SABESP SP, FCC

Considerando a necessidade de testar as instalações elétricas, a verificação dos disjuntores deve prever, prioritariamente,

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27Q786358 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Oficial de Manutenção I, SABESP SP, FCC

Cabe ao profissional de manutenção elétrica promover reparos em motores elétricos. Para verificar a existência de falha no rotor do motor são utilizados dois tipos métodos conhecidos como:

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28Q784830 | Engenharia Elétrica, Máquinas Elétricas, Oficial de Manutenção I, Liquigás Distribuidora SA, CESGRANRIO

Sabe-se que a maior parte da energia elétrica utilizada industrialmente é “consumida” por motores elétricos. Dentro desse quadro, as máquinas assíncronas, mais conhecidas por máquinas de indução, constituem a grande maioria das máquinas elétricas rotativas.

Nas máquinas de indução trifásicas verifica-se que
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29Q788162 | Engenharia Elétrica, Iluminação Elétrica, Oficial de Manutenção I, SABESP SP, FCC

Um dos principais fatores de desperdício de energia elétrica nos sistemas de iluminação é a manutenção deficiente. A instalação que não apresenta uma manutenção adequada se degrada com o tempo, determinando

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30Q789719 | Engenharia Elétrica, Eletrônica Analógica, Oficial de Manutenção I, SABESP SP, FCC

Um transformador com 400 espiras no primário teve aplicada uma tensão de 250 V na bobina desse segmento. Para que possa resultar uma bobina com 200 espiras no secundário, a tensão induzida a ser aplicada no secundário deve ser, em V, de

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31Q545567 | Física, Oficial de Manutenção I, INB, CONSULPLAN

Através de um voltímetro analógico, um Técnico mediu 200 V na escala 0-300 V. Sabendo-se que o limite de erro cometido nessa leitura foi de + ou – 9 V, qual o valor do índice de classe?
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32Q544675 | Física, Oficial de Manutenção I, INB, CONSULPLAN

A tensão nominal (sem ligação de carga) de uma fonte CC é de 24 volts e sua resistência interna é de 2 ohms. Ligou- -se um aparelho de consumo à CC e mediu-se num voltímetro, colocado nos bornes da fonte, uma tensão de 22 volts. Qual a intensidade da corrente fornecida?
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33Q544202 | Física, Oficial de Manutenção I, INB, CONSULPLAN

O motor de corrente contínua é um motor:
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34Q545237 | Física, Oficial de Manutenção I, INB, CONSULPLAN

Certo transformador, no secundário, tem 300 espiras e 220 V de tensão. Sendo da ordem de 1.100 V a tensão primária, quantas espiras esse transformador possui no primário?
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35Q545523 | Física, Oficial de Manutenção I, INB, CONSULPLAN

Um escritório localizado no segundo andar de um edifício comercial com cinco andares, com capacidade para comportar nove pessoas, precisa ser climatizado. Acerca dessa situação e do cálculo da carga térmica para a devida climatização, NÃO é correto afirmar que:
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36Q545276 | Física, Oficial de Manutenção I, INB, CONSULPLAN

Sobre a partida do motor de indução trifásico através da chave estrela – triângulo, podemos afirmar que:
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