Início

Questões de Concursos Oficial de Promotoria

Resolva questões de Oficial de Promotoria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q724729 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Distribuição de Renda Direitos Humanos, Oficial de Promotoria, MPE SP, VUNESP

Em julho do ano corrente, os jornais noticiavam que a Associação Nacional de Apoio à Reforma Agrária (Anara), entidade que mantinha o MLST (Movimento de Libertação dos Sem- Terra), estava impedida de receber verbas federais porque não tinha prestado contas de R$ 2,24 milhões, referentes a um convênio com o governo federal. O MLST ficou conhecido

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q333289 | Matemática, Sistemas Lineares, Oficial de Promotoria, MPE SP, VUNESP

No domingo, Mariana alugou dois filmes em DVD. Os dois filmes, juntos, tinham uma duração total de 3,4 horas, sendo que um deles era 20 minutos mais longo que o outro. Se ela começou a ver o filme mais longo às 17 h 35 min, e não fez nenhuma pausa durante o seu transcorrer, então ela terminou de ver esse filme às

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q725085 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Oficial de Promotoria, MPE SP, VUNESP

A Agência Estado informou que "se depender do ministro da Fazenda, Guido Mantega, a Rodada Doha ainda não chegou ao seu estado terminal". O ministro confirmava a esperança e a declaração de seu antecessor, Antônio Palocci, feita à Folha de S.Paulo, no dia 03.12.2005. Eles referiam-se ao possível fracasso das negociações dentro da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizadas em Doha, capital

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q389883 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Oficial de Promotoria, MPE GO, MPE GO

Sobre o período da ditadura militar no pais, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q447111 | Direito Constitucional, Ministério Público, Oficial de Promotoria, MPE GO, MPE GO

A Constituição Federal da República de 1988 foi responsável por concretizar significativos avanços no tratamento conferido ao Ministério Público. Acerca da disciplina constitucional referente à aludida instituição é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q216974 | Português, Oficial de Promotoria, MPE SP, IBFC

Considere o anúncio publicitário abaixo e as afirmações que seguem. Leve em consideração que o produto é uma pomada branca que combate a assadura no bebê, aderindo à sua pele. "Quem cuida de verdade não desgruda do bebê. Pomada Hipoglós". I.O publicitário explorou dois sentidos para o verbo "desgruda", utilizando-o também no sentido figurado. II.O publicitário quis passar a mensagem que a pomada cuida de verdade do bebê. Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q462117 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Oficial de Promotoria, MPE SP, VUNESP

Pela regra do art. 61 da Lei no 9.099/95, assinale a alternativa que traz pena que corresponde à infração penal de menor potencial ofensivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q216765 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Oficial de Promotoria, MPE SP, IBFC

Analise o texto abaixo. "Um terremoto de 9 graus na escala Richter, o mais forte registrado no Japão, causou um tsunami que devastou a costa nordeste do país no dia 11 de março de 2011.Ondas de até 10 metros de altura arrastaram tudo o que encontravam pela frente – navios, casas, carros, barcos e pessoas. O número de mortos ultrapassou a casa dos 4 mil, a maioria na província de Miyagi, localizada próxima ao epicentro. Mais de 9 mil continuam desaparecidas. Cidades inteiras foram destruídas. Em outras localidades faltam água, luz, alimentos e combustível." Disponível em: http://educacao.uol.com.br/atualidades/tragedia-no-japao-tremor-arrasacidades-e-provoca-crise-nuclear.jhtm. Acessado em 18/07/2011. Sobre a tragédia anunciada no texto, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

169Q558349 | Informática, Word, Oficial de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Durante a utilização do Microsoft Word 2003, observa-se que a data está sendo apresentada no formato americano (mês/dia/ano). Considerando que se esteja trabalhando com o Windows XP, a solução para que o formato da data passe de forma automática para o utilizado no Brasil (dia/mês/ano) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q216869 | Português, Oficial de Promotoria, MPE SP, IBFC

Considere o período abaixo e as afirmações que seguem. Não se tratam de questões educacionais. Deve-se avaliar melhor os fatores envolvidos. I.O verbo "tratar" deveria estar no singular. II.O verbo "dever" deveria estar no plural. Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

171Q216920 | Português, Oficial de Promotoria, MPE SP, IBFC

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas. Enviamos ____ ela o livro que _______ tempos procurava.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q216699 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Oficial de Promotoria, MPE SP, IBFC

Acerca da manchete "Dilma modifica política de Lula e vota contra o Irã" publicada na capa do jornal Folha de São Paulo do dia 25 de março de 2011, onde o país votou favoravelmente, no Conselho de Direitos Humanos da ONU, à designação de um relator para investigar denúncias de violação de direitos humanos no Irã. Sobre a modificação da política mencionada na manchete, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q356117 | Contabilidade Geral, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, Oficial de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Considera-se obrigatória, de caráter continuado, a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixe para o ente público a obrigação legal de sua execução por período:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q463167 | Direito Penal, Falsidade Documental, Oficial de Promotoria, MPE SP, VUNESP

X deseja participar de um torneio de tênis na categoria sênior. Para tanto, ele próprio altera sua carteira de identidade, modificando a data do seu nascimento. A conduta praticada por X

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q216778 | Direito Penal, Oficial de Promotoria, MPE SP, IBFC

Analise as assertivas a seguir: I.Quando a falsidade ideológica é cometida por servidor público prevalecendo-se do cargo que ocupa, o crime caracterizado é o de excesso de exação. II.O servidor público que revela fato de que tem conhecimento em razão do cargo e que deva permanecer em segredo pratica o delito de tráfico de influência. III.O servidor público que patrocina interesse privado perante a administração pública valendo-se do cargo que ocupa pratica o crime de advocacia administrativa. IV.A conduta do servidor público de devassar sigilo de proposta de concorrência pública constitui o crime de violação de sigilo funcional. Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q216814 | Direito Processual Civil, Oficial de Promotoria, MPE SP, IBFC

No que tange aos prazos processuais, o Código de Processo Civil dispõe expressamente que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q216691 | Português, Oficial de Promotoria, MPE SP, IBFC

Considere o título abaixo, publicado na Folha de S. Paulo, e as afirmações que seguem. OAB repudia decisão de juiz que anulou união gay em Goiânia. I.Repudia significa "apoia". II.Os dois verbos encontram-se no passado. Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

178Q737143 | Direito Processual Penal, Inquérito Policial, Oficial de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Quanto à questão do pedido de arquivamento do inquérito policial pelo Ministério Público, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q819536 | Legislação Federal, Lei 9605 1998, Oficial de Promotoria, MPE RR, CESPE CEBRASPE

No que se refere à legislação especial penal, julgue os itens de 96 a 110.

O agente que explora economicamente floresta nativa pratica crime, sendo irrelevante se a conduta praticada é necessária à subsistência de sua família.

  1. ✂️
  2. ✂️

180Q216969 | Português, Oficial de Promotoria, MPE SP, IBFC

Texto associado.

Para as questões de 1 a 4, leia a reportagem abaixo.

Colégios autoritários

Ao ameaçar, fazer vista grossa para agressões em seus pátios e expulsar alunos que tentam reparação judicial, três escolas de elite do Rio dão aula de falta de cidadania e de civilidade Francisco Alves Filho

Conhecidas pelo excelente nível de ensino, três escolas do Rio de Janeiro preferidas pela elite deram nas últimas semanas verdadeiras aulas de desrespeito às regras mais básicas de cidadania. Denúncias feitas por alunos de agressões ou constrangimentos graves foram tratadas por esses estabelecimentos de forma arbitrária e só fez aumentar o sofrimento das vítimas e seus pais. No tradicionalíssimo Colégio São Bento, recordista de aprovação no Enem, um aluno de 6 anos foi agredido por um adolescente de 14, a direção da escola escondeu o fato dos responsáveis e se mostrou mais preocupada com o agressor. Na Escola Alemã Corcovado, depois de levar empurrão de um professor, um aluno de 12 anos, seu irmão e seus pais foram excluídos do estabelecimento. No pH, a adolescente Jannah Nebbeling, 15 anos, acusa coordenadoras de ameaçá-la por conta de uma comunidade virtual na qual discutia conteúdos curriculares. "Iniciei uma ação contra o colégio por coação, constrangimento e ameaça, além de danos morais", diz Andréa Coelho, mãe de Janna. Os outros dois casos também foram parar nos tribunais. Para piorar, diretores criticaram direta ou indiretamente os pais que foram à Justiça, como se nos limites da escola vigorasse uma lei diferente da do restante do País. O imbróglio mais comentado foi a abordagem dada pelo São Bento, escola com 153 anos de existência, a uma sequência de agressões sofrida pelo aluno de 6 anos. Ele apanhou de outro, de 14 anos, no dia 26 de maio. Para justificar aos pais os ferimentos na cabeça e na testa do menino, a diretoria da escola informou que tudo não passara de um "acidente" causado por simples brincadeira. A verdade logo veio à tona, mas a posição do colégio continuou inadequada. O agressor foi punido com apenas um dia de suspensão. "Eu e meu marido reivindicamos a expulsão dele, até para garantir que meu filho tivesse segurança para ir à escola. Isso não aconteceu e resolvemos procurar a polícia para denunciar o colégio", explica a advogada Viviane de Azevedo, mãe da vítima. A reação do estabelecimento de ensino foi equivocada. "Estão querendo transformar um acidente educacional em um fato criminal", reclamou Mário Silveira, supervisor administrativo do São Bento, que tem mensalidades em torno de R$ 2 mil. Silveira ainda se referiu ao agressor como alguém que estaria "sendo mais punido do que o acidentado". "Num contato com a direção, ouvi que aquela era a maneira de agir do São Bento e quem não estivesse satisfeito estaria livre para sair", recorda Viviane. "Entendi o recado e tirei meu filho de lá." Na Escola Alemã Corcovado – onde, para ingressar, os pais têm que desembolsar R$ 8 mil, além das mensalidades de R$ 2 mil – a agressão teria partido de um mestre. Um estudante de 12 anos reclama que, durante uma aula realizada no ano passado, foi empurrado pelo professor alemão Jens Wiemer, que berrava palavrões. O menino caiu e bateu com a cabeça e as costas no chão. Os pais do garoto só souberam da agressão um mês depois. Foram à polícia e ao Ministério Público. O professor foi suspenso e voltou para a Alemanha. Algum tempo depois, os pais da vítima passaram a notar que o menino era avaliado na escola "com rigor exagerado e diferenciado em relação aos colegas de sala", segundo relata a ação. Depois de novo protesto, veio a decisão mais surpreendente: tanto o aluno denunciante quanto seu irmão e seus pais souberam há três meses que foram excluídos da escola. "Essa decisão decorreu exclusivamente das várias violações aos estatutos cometidas pela família", relata nota da escola à ISTOÉ. "Não decorreu do exercício legal e regular da família de seu direito de denunciar o que achasse devido às autoridades competentes." Sob qualquer aspecto, uma total inversão de valores. No caso do curso pH, o diretor de ensino Rui Alves argumenta que não houve ameaça à menina e, segundo ele, a comunidade virtual que distribuiria uma "cola" associava o colégio a palavrões. "A mãe tem todo o direito de ir à Justiça, mas isso é um assunto pedagógico", diz Alves. Doutor em pedagogia, o professor Henrique Sobreira critica as escolas: "São atitudes de quem promete uma educação para a cidadania e faz algo bem diferente", diz ele. A lição é a pior possível. "Quando escolas se acham acima da lei, é compreensível que os alunos também passem a pensar da mesma forma", avalia o especialista.

Considere as afirmações que seguem. I.Ao classificar o colégio como "tradicionalíssimo", o repórter enfatiza que se trata de um bom colégio, o que torna o fato noticiado mais surpreendente. II.De acordo com a entrevista do pedagogo especialista, não punir o bullying pode comprometer a formação dos jovens e crianças. Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.