Início

Questões de Concursos Operador de Máquina

Resolva questões de Operador de Máquina comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q876475 | Mecânica de Autos, Operador de Máquina, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Quando se consideram as técnicas de operação de motoniveladoras, o método utilizado para nivelar o material despejado por caminhão sem que a frente da máquina passe diretamente sobre a pilha do material é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q868133 | Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho, Operador de Máquina, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Ao utilizar ferramentas elétricas, qual prática contribui para a segurança do operador?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q876463 | Primeiros Socorros, Operador de Máquina, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Ao acionar os serviços de emergência para um acidente de trânsito, são informações relevantes e importantes a serem fornecidas:

I. A cor dos veículos envolvidos no acidente.
II. O número exato de pessoas envolvidas no acidente.
III. A localização do acidente.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q912931 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Operador de Máquina, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

Há muito a tecnologia vem ganhando espaço no processo produtivo, tornando-se uma inimiga do profissional que resiste ao aperfeiçoamento para lidar com seus recursos. Hoje fala-se muito em inteligência artificial, mas no passado a palavra que simbolizava esse conflito era:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q912936 | Ética na Administração Pública, Operador de Máquina, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

A conduta ética do servidor público não é apenas uma questão de comportar-se de acordo com o que é permitido. O essencial da conduta é a orientação interna que ele dá a suas ações: a motivação, o esmero, o gosto com que realiza seu ofício para cumprir seus deveres ou para fazer mais do que a função lhe prescreve. Há certos aspectos do serviço público que não se medem pelo simples cumprimento exterior das normas, mas pela qualidade com que as regras são observadas. Quantas vezes nossas leis são cumpridas "na letra", mas não no seu "espírito"? A conduta, portanto, leva em conta a escolha consciente do agente. Essa escolha consciente não estará livre do julgamento ético. Mesmo assim, é muito bom que se fale em regras de conduta. Por quê? Para ajudar o servidor a desenvolver sua própria orientação interna, dando-lhe segurança e estímulo para a sua atuação profissional. Para ajudá-lo a alcançar o domínio dos modos de realizar ou construir algo. Esse domínio implica a familiaridade com as regras ou procedimentos que indicam o quê e como fazer.
(Disponível em: https://curtlink.com/uDq5rYh. Adaptado.)
A respeito do aspecto essencial da conduta ética do servidor público, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q912929 | Português, Uso da Vírgula, Operador de Máquina, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Os sons das plantas feridas

Tomates cortados emitem sons em frequência mais alta que a dos submetidos à seca

Quando estressadas, por exemplo, pela falta de água, as plantas apresentam alterações na cor, no cheiro e na forma. Podem também liberar compostos orgânicos voláteis. Ou ainda emitir sons ultrassônicos, na frequência de 20 a 150 quilohertz (kHz).

Embora não sejam captados pelos seres humanos, esses sons poderiam alcançar outras plantas ou insetos, de acordo com experimentos com plantas de tomate e de tabaco feitos por equipes das universidades de Tel-Aviv, em Israel, e Harvard, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores criaram quatro grupos - plantas de tomate estressadas pela seca, de tomate com o caule cortado, de tabaco estressadas pela seca e de tabaco também com o caule cortado -, comparados a um grupo-controle (isto é, de plantas saudáveis), e colocaram microfones próximo a elas.

As frequências dos sons de cada grupo se mostraram proporcionais aos níveis de lesões e diferenciaram os grupos. As plantas secas de tomate e tabaco emitiram sons com frequência média máxima de 49,6 kHz e 54,8 kHz, respectivamente. Já nas plantas cortadas, a frequência média máxima foi de 57,3 kHz e 57,8 kHz. Os pesquisadores também gravaram sons de trigo, milho, videira e cactos (Cell, 30 de março).

Retirado e adaptado de: WEBER, Jean. Os sons das plantas feridas. Revista Pesquisa FAPESP. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/os-sons-das-plantas-feridas/ Acesso em: 12 maio, 2023.
Assinale a alternativa que apresenta a pontuação correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q876474 | Mecânica de Autos, Operador de Máquina, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Operar máquinas pesadas utilizando os pneus com pressão abaixo do recomendado pelo fabricante pode resultar em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q1032991 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Operador de Máquina, Prefeitura de Limeira do Oeste MG, COTEC, 2024

João tem três filhos: Joana, José e Mário. Quando Joana nasceu, João tinha 25 anos. Após dois anos que Joana nasceu, veio José. Mário nasceu quando José completava cinco anos de idade. Atualmente, Joana tem 20 anos. Com essas informações, pode-se afirmar que:
I- João tem 45 anos.
II- Mário tem 13 anos.
III- A soma das idades de José e Mário é igual a 35.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q912934 | Legislação de Trânsito CTB, Operador de Máquina, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

Observe as alternativas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__)O trator de roda e os equipamentos automotores destinados a executar trabalhos agrícolas poderão ser conduzidos em via pública também por condutor habilitado na categoria B.
(__)Para habilitar-se nas categorias D e E ou para conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de emergência ou de produto perigoso, o condutor deverá ser maior de vinte e um anos, estar habilitado, no mínimo, há dois anos na categoria B ou, no mínimo, há um ano na categoria C, quando pretender se habilitar na categoria D; no mínimo, há um ano na categoria C quando pretender se habilitar na categoria E.
(__)O condutor que exerce atividade remunerada ao veículo terá essa informação incluída na sua Carteira Nacional de Habilitação, conforme especificações do Conselho Nacional de Trânsito - Contran.
(__)Os condutores das categorias C, D e E deverão comprovar resultado negativo em exame toxicológico para a obtenção e a renovação da Carteira Nacional de Habilitação.
Após análise, marque a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1075215 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Operador de Máquina, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

Qual a velocidade máxima que um operador/condutor, poderá desenvolver em uma via urbana de trânsito rápido?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1076171 | Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Operador de Máquina, Prefeitura de Içara SC, Unesc, 2025

Durante a circulação da máquina em local público, o operador vê pedestres e outros veículos. O que ele deve fazer?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1076172 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Operador de Máquina, Prefeitura de Içara SC, Unesc, 2025

José está dirigindo um caminhão-pipa pela estrada. Ele vê uma placa com limite de velocidade de 40 km/h. O que ele deve fazer?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q912933 | Legislação de Trânsito CTB, Operador de Máquina, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

Os Operadores de Máquinas que forem conduzir trator de roda, trator de esteira, trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, de terraplenagem, de construção ou de pavimentação em vias públicas, deverão estar habilitados minimamente em qual categoria?
Marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1076543 | Legislação de Trânsito, Lei N 9 503 de 1997, Operador de Máquina, Prefeitura de Ourizona PR, UNIVIDA, 2024

O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

I - A circulação far-se-á pelo lado esquerdo da via, admitindo-se as exceções devidamente sinalizadas.

II - O condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade e ascondições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas.

III - Quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver adentrando a ela.

IV - Quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade.

Analisando as assertivas acima, se concluí que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q1075216 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Operador de Máquina, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

Considera-se _________________ a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga. Escolha a opção que preenche a lacuna:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1076547 | Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Operador de Máquina, Prefeitura de Ourizona PR, UNIVIDA, 2024

Ao regular a velocidade, o condutor deverá observar constantemente as condições físicas da via, do veículo e da carga, as condições meteorológicas e a intensidade do trânsito, obedecendo aos limites máximos de velocidade estabelecidos para a via, além de:

I - Não obstruir a marcha normal dos demais veículos em circulação sem causa justificada, transitando a uma velocidade anormalmente reduzida.
II - Sempre que quiser diminuir a velocidade de seu veículo deverá antes certificar-se de que pode fazê-lo sem risco nem inconvenientes para os outros condutores, a não ser que haja perigo iminente.
III - Indicar, de forma clara, com a antecedência necessária e a sinalização devida, a manobra de redução de velocidade.

Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.