Início

Questões de Concursos Orientação Artística

Resolva questões de Orientação Artística comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q992636 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

O reaparecimento do teatro na Idade Média pelos canais da religião cristã-católica teria reproduzido, de certa forma, o processo já visto nos ritos gregos em louvor a Dionísio.
O drama cristão primitivo surgiu a partir do desenvolvimento adquirido pela liturgia católica na celebração da páscoa, momento simbolicamente ligado à paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A transposição visual dos evangelhos, que começara nas artes plásticas, adentrava agora no campo das artes cênicas.
Em meados do século IX, um diálogo foi inserido nas sequências mudas da missa de Páscoa, em torno do tema da ressurreição, gerando uma variação da liturgia original.

O texto faz menção a um tipo de diálogo do teatro na idade média conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q992630 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Nascido na Ilha das Canárias, uma possessão espanhola, estudou em Coimbra, Portugal, onde se formou em Letras. Lá, segundo Armando Cardoso (1977), biógrafo do missionário, tomou contato com a dramaturgia de Gil Vicente, maior autor do teatro medieval português, influência que levaria consigo ao se mudar para o Brasil. Durante muito tempo, especulou-se que a primeira peça, obra encomendada pelo padre Manuel da Nóbrega e conhecida pelo nome de Pregação Universal, teria sido montada entre 1567 e 1570 em São Vicente, litoral paulista. Armando Cardoso, valendo-se do cotejo de inúmeras fontes, defende que a referida encenação se deu na antiga Vila de Piratininga, núcleo germinal da cidade de São Paulo, no ano de 1561.
O texto faz referência a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q989467 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Em 1945 - Chega ao Rio de Janeiro, um dos pilares da dança clássica no Brasil. De origem russa, Leskova nasceu em Paris onde estudou com Egorova, Kniasev e Obukhov. Foi bailarina na Ópera Comique de Paris, no Ballet de La Jeunesse e no famoso Original Ballet Russe. No Brasil, foi, diversas vezes, diretora do Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e criou o seu próprio grupo, o Ballet Society.
O texto faz referência a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q992623 | Educação Artística, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Avalie as asserções sobre os processos da produção e o fruir em arte a seguir e a relação proposta entre elas

I. As formas artísticas apresentam uma síntese racional de significações construídas em imagens poéticas (visuais, sonoras, corporais, ou de conjuntos de palavras, como no texto literário ou teatral). Dentro deste contexto, o discurso do artista é linear e gira sobre objetos, fatos, questões, idéias e razão.
ASSIM
II. O artista seleciona, escolhe, reordena, recria, reedita os signos,transformando e criando novas realidades. Ele pode fazer uma árvore azul, o céu verde,aludir com sons à ideia de uma catedral. A arte não representa ou apenas reflete a realidade,mas é também realidade percebida, imaginada, idealizada, abstraída.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q992631 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Seu aparecimento se deve, conforme relatam quase todos os compêndios de história teatral, às cerimônias religiosas realizadas em louvor de Dionísio, deus simbolicamente ligado à cultura da uva, à produção do vinho e ao delírio místico (desrazão). A principal fonte a quem os historiadores costumam recorrer é o Aristóteles, que em sua obra Poética ou Arte Poética afirma que tanto a tragédia como a comédia, os dois principais gêneros do teatro , se originaram a partir de cantos e louvores feitos em homenagem a Dionísio, deus também conhecido pelos nomes de Évio, Íaco, Báquio, Brômio.
O texto faz referência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q989465 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

O Rio de Janeiro, antes uma pacata cidade provinciana da colônia portuguesa, transformou-se na sede do reino, abrigando toda a côrte, que se transferiu de Lisboa para esta cidade. Para o divertimento da nobreza não tardou que lá fossem construídos teatros e inúmeras trupes incluíssem o Rio de Janeiro em suas apresentações. Segundo o pesquisador Eduardo Sucena em seu livro “A Dança Teatral no Brasil”,o primeiro a chegar aqui foi__________________ inaugurando, assim, a tradição da dança de arte no Brasil.
A asserção que completa o texto corretamente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q992617 | Educação Artística, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

A partir dos anos 80, um grupo de professores de Arte constitui um movimento, com a finalidade de discutir, conscientizar e organizar o Ensino da Arte no Brasil.O movimento permitiu que se ampliassem as discussões sobre a valorização e o aprimoramento do professor, que reconhecia o seu isolamento dentro da escola e a insuficiência de conhecimentos e competência na área. As ideias e princípios que fundamentam o movimento multiplicaram–se no país por meio de encontros e eventos promovidos por universidades, associações, entidades públicas e particulares, com o intuito de rever e propor novos andamentos à ação educativa em Arte. (PCN, 1997, p. 25)
O texto faz referência ao movimento conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q992635 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Alguns estudos sobre a história do teatro definem ____________ como um tipo rústico de farsa surgido na Sicília e que, posteriormente, desenvolveu-se na Grécia. Lá ele teria adquirido, inclusive, forma literária, pelas mãos de poetas como Sófron e Epicarmo, valendo-se de assuntos retirados do cotidiano e apresentados de modo burlesco. Segundo Margot Berthold (2010), as personagens eram pessoas anônimas do povo, tais como trapaceiros, estalajadeiras, alcoviteiras e cortesãs.
A asserção que completa o texto corretamente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q989458 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Este educador musical realizou suas famosas viagens pelo norte e nordeste do país. Ficou impressionado com os instrumentos musicais, as cantigas de roda e os repentistas. Suas experiências resultaram, mais tarde, em "O Guia Prático", uma coletânea de canções folclóricas destinadas à educação musical nas escolas. Tornou-se conhecido como um revolucionário que provocava um rompimento com a música acadêmica no Brasil. Na música, foi principal representante do canto orfeônico no Brasil, por volta da década de 30, foi o compositor, que “[...] acabou transformando a aula de música numa teoria musical baseada nos aspectos matemáticos e visuais do código musical com a memorização de peças orfeônicas.
O texto refere-se a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q989466 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

A primeira escola pública de dança brasileira foi a Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, fundada em abril de 1927 e foi criada pela bailarina russa, apaixonada pelo Rio de Janeiro e que resolveu estabelecer residência fixa com o apoio do crítico Mário Nunes.
O texto faz referência a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q992620 | Educação Artística, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Em avaliação em arte os objetivos e os procedimentos didáticos devem ser considerados em conexão com os conteúdos e os modos de aprendizagem dos alunos. Ao avaliar, o professor precisa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q992625 | Educação Artística, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Considerando os parâmetros curriculares, a aprendizagem em arte:

I. envolve, portanto, um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos, que geram diferentes significações, exercitando no aluno a possibilidade de perceber-se como agente de transformações.
II. encarar a arte como produção de significações que se transformam no tempo e no espaço permite tornar-se contemporâneo de si mesmo.
III. mostra o fazer artístico como experiência de comunicação humana e de interações no grupo, na comunidade, na localidade e nas culturas.
IV. tem como experiência apenas as formas artísticas e imaginativas para estabelecer um contato sentimental, uma conversa em que as formas signifiquem coisas diferentes para cada pessoa.

Marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q989456 | Educação Artística, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Este movimento influenciou diretamente a expressão artística brasileira, bem como o ensino da arte no Brasil. Após este movimento iniciaram-se as atividades de investigação sobre a arte da criança e incentivos ao próprio ensino da Arte.
No Rio de Janeiro, em 1948, é criada a Primeira Escolinha de Artes do Brasil, por iniciativa do artista pernambucano Augusto Rodrigues, da artista gaúcha Lúcia Alencastro Valentim e da escultora norte-americana Margareth Spencer. As escolinhas de artes tinham a finalidade de trabalhar as expressões artísticas e eram voltadas ao público infantil. Valorizavam a livre-expressão.

O movimento histórico descrito no texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q992624 | Educação Artística, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Considerando a arte como conhecimento, é função da escola introduzir os alunos na compreensão dessas questões, em cada nível de desenvolvimento, para que sua produção artística possa se enriquecer. A aprendizagem da arte envolve distintos âmbitos de experiência para abarcar o conhecimento artístico:

I. a experiência de fazer formas artísticas incluindo tudo que entra em jogo nessa ação criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas, a relação entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de arte.
II. a experiência de fruir formas artísticas, utilizando informações e qualidades perceptivas e imaginativas para estabelecer um contato, uma conversa em que as formas signifiquem coisas diferentes para cada pessoa.
III. a experiência de investigar sobre a arte como objeto racional, no qual os dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da arte e os elementos passam a ser formais para a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q992621 | Educação Artística, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Nasceu de uma preocupação e de um questionamento de profissionais ligados ao ensino de Arte sobre a proposta educativa em Arte centrada apenas no fazer das diversas linguagens (Teatro, Dança, Música e Artes Plásticas) que predominava nos anos de 1970. Nessa década, o ensino de Arte se deu na perspectiva do fazer artístico, ainda sofrendo influências da Escolinha de Arte do Brasil, de Augusto Rodrigues.
O texto faz relação a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q992629 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Historicamente, o homem utilizava-se da dança apenas para expressar sentimentos e agradecimentos. Apesar desse caráter persistir ainda hoje, outros aspectos foram incorporados à dança, contribuindo para o seu crescimento enquanto arte e educação. A dança na escola:

I. Deve proporcionar oportunidades para que o aluno desenvolva todos os seus domínios do comportamento humano e, por meio de diversificações e complexidades, a professora contribua para a formação de estruturas corporais mais complexas.”
II. Deve ser uma prática pedagógica mais coerente com a realidade escolar, onde a dança preparará o corpo e a mente dos alunos a fim de que se exercitem de acordo com suas necessidades, estimulando através dos movimentos espontâneos e a precisão do gesto, o processo ensino aprendizagem.
III. É a arte do espetáculo, é a educação por meio da arte atuação. E tem suma importância para se alcançar os objetivos da Educação, um deles sendo o desenvolvimento do produto cultural, função específica. Deste modo, esta prática propicia ao aluno grandes mudanças internas e externas, no que se refere ao seu comportamento, na forma de se expressar e pensar.

Marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q989459 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

O mais antigo fragmento de teatro espanhol, os 147 versos contidos em _________________ data do século XII. Além dele, da dramaturgia medieval em língua castelhana restaram apenas dois curtos poemas dramáticos, da segunda metade do século XV, escritos por Gomez Manrique. Se, por um lado, apenas três textos dessa época sobreviveram, há inúmeras referências a espetáculos, sacros ou profanos, apresentados em território espanhol.
A asserção que completa o texto corretamente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q992618 | Educação Artística, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Este documento foi proposto como diretrizes pedagógicas e considerado um referencial importante para a educação escolar no país, por seu compromisso de assegurar a democratização e um ensino de qualidade para todos os estudantes. (FERRAZ; FUSARI, 2009, p. 57). Como referencial, o documento apresenta uma visão contemporânea sobre o ensino das artes, propiciando a relação entre o fazer, o refletir e o conhecer a arte.
O texto está dissertando sobre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q992626 | Estatuto da Pessoa Idosa, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

É instituído o Estatuto da Pessoa Idosa, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
A lei que assegura e regula o direito da pessoa idosa é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q992622 | Educação Artística, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Para Barbosa (1991), na escola a Arte pretende, sobretudo, “[...] formar o conhecedor, fruidor e decodificador da obra de arte [...]. A escola seria a instituição pública que pode tornar o acesso à arte possível para a vasta maioria dos estudantes em nossa nação [...]”. Ainda para a autora:
[...] do ensino das artes corresponde às quatro mais importantes coisas que as pessoas fazem com a arte. Elas a produzem, elas a veem, elas procuram entender seu lugar na cultura através do tempo, elas fazem julgamento de sua qualidade. Barbosa (1991) entende o ensino da Arte como forma contextualizada de ver a Arte e a cultura. Entende a articulação dos três eixos da Proposta Triangular:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.