Questões de Concursos Orientação Artística

Resolva questões de Orientação Artística comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q992617 | Educação Artística, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

A partir dos anos 80, um grupo de professores de Arte constitui um movimento, com a finalidade de discutir, conscientizar e organizar o Ensino da Arte no Brasil.O movimento permitiu que se ampliassem as discussões sobre a valorização e o aprimoramento do professor, que reconhecia o seu isolamento dentro da escola e a insuficiência de conhecimentos e competência na área. As ideias e princípios que fundamentam o movimento multiplicaram–se no país por meio de encontros e eventos promovidos por universidades, associações, entidades públicas e particulares, com o intuito de rever e propor novos andamentos à ação educativa em Arte. (PCN, 1997, p. 25)
O texto faz referência ao movimento conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q992618 | Educação Artística, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Este documento foi proposto como diretrizes pedagógicas e considerado um referencial importante para a educação escolar no país, por seu compromisso de assegurar a democratização e um ensino de qualidade para todos os estudantes. (FERRAZ; FUSARI, 2009, p. 57). Como referencial, o documento apresenta uma visão contemporânea sobre o ensino das artes, propiciando a relação entre o fazer, o refletir e o conhecer a arte.
O texto está dissertando sobre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q992619 | Educação Artística, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Os saberes relacionados ao desenvolvimento artístico, cultural e estético dos alunos fortalecem a sua identidade enquanto cidadãos e sujeitos do processo histórico. Para tanto, os parâmetros curriculares ainda apresentam algumas características do fenômeno artístico. Este conhecimento artístico é abordado como produto das culturas; como parte da história e como estrutura formal para compor elementos da própria obra de arte ou produção dos alunos. Dentro deste conceito é considerado fenômeno artístico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q992620 | Educação Artística, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Em avaliação em arte os objetivos e os procedimentos didáticos devem ser considerados em conexão com os conteúdos e os modos de aprendizagem dos alunos. Ao avaliar, o professor precisa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q992621 | Educação Artística, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Nasceu de uma preocupação e de um questionamento de profissionais ligados ao ensino de Arte sobre a proposta educativa em Arte centrada apenas no fazer das diversas linguagens (Teatro, Dança, Música e Artes Plásticas) que predominava nos anos de 1970. Nessa década, o ensino de Arte se deu na perspectiva do fazer artístico, ainda sofrendo influências da Escolinha de Arte do Brasil, de Augusto Rodrigues.
O texto faz relação a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q992622 | Educação Artística, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Para Barbosa (1991), na escola a Arte pretende, sobretudo, “[...] formar o conhecedor, fruidor e decodificador da obra de arte [...]. A escola seria a instituição pública que pode tornar o acesso à arte possível para a vasta maioria dos estudantes em nossa nação [...]”. Ainda para a autora:
[...] do ensino das artes corresponde às quatro mais importantes coisas que as pessoas fazem com a arte. Elas a produzem, elas a veem, elas procuram entender seu lugar na cultura através do tempo, elas fazem julgamento de sua qualidade. Barbosa (1991) entende o ensino da Arte como forma contextualizada de ver a Arte e a cultura. Entende a articulação dos três eixos da Proposta Triangular:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q992623 | Educação Artística, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Avalie as asserções sobre os processos da produção e o fruir em arte a seguir e a relação proposta entre elas

I. As formas artísticas apresentam uma síntese racional de significações construídas em imagens poéticas (visuais, sonoras, corporais, ou de conjuntos de palavras, como no texto literário ou teatral). Dentro deste contexto, o discurso do artista é linear e gira sobre objetos, fatos, questões, idéias e razão.
ASSIM
II. O artista seleciona, escolhe, reordena, recria, reedita os signos,transformando e criando novas realidades. Ele pode fazer uma árvore azul, o céu verde,aludir com sons à ideia de uma catedral. A arte não representa ou apenas reflete a realidade,mas é também realidade percebida, imaginada, idealizada, abstraída.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q992624 | Educação Artística, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Considerando a arte como conhecimento, é função da escola introduzir os alunos na compreensão dessas questões, em cada nível de desenvolvimento, para que sua produção artística possa se enriquecer. A aprendizagem da arte envolve distintos âmbitos de experiência para abarcar o conhecimento artístico:

I. a experiência de fazer formas artísticas incluindo tudo que entra em jogo nessa ação criadora: recursos pessoais, habilidades, pesquisa de materiais e técnicas, a relação entre perceber, imaginar e realizar um trabalho de arte.
II. a experiência de fruir formas artísticas, utilizando informações e qualidades perceptivas e imaginativas para estabelecer um contato, uma conversa em que as formas signifiquem coisas diferentes para cada pessoa.
III. a experiência de investigar sobre a arte como objeto racional, no qual os dados sobre a cultura em que o trabalho artístico foi realizado, a história da arte e os elementos passam a ser formais para a produção artística, tanto de artistas quanto dos próprios alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q992625 | Educação Artística, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Considerando os parâmetros curriculares, a aprendizagem em arte:

I. envolve, portanto, um conjunto de diferentes tipos de conhecimentos, que geram diferentes significações, exercitando no aluno a possibilidade de perceber-se como agente de transformações.
II. encarar a arte como produção de significações que se transformam no tempo e no espaço permite tornar-se contemporâneo de si mesmo.
III. mostra o fazer artístico como experiência de comunicação humana e de interações no grupo, na comunidade, na localidade e nas culturas.
IV. tem como experiência apenas as formas artísticas e imaginativas para estabelecer um contato sentimental, uma conversa em que as formas signifiquem coisas diferentes para cada pessoa.

Marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q992626 | Estatuto da Pessoa Idosa, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

É instituído o Estatuto da Pessoa Idosa, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
A lei que assegura e regula o direito da pessoa idosa é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q992627 | Estatuto da Pessoa Idosa, Direito à Saúde da Pessoa Idosa, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Sobre o direito à saúde descrito no estatuto do Idoso na prevenção e a manutenção da saúde da pessoa idosa serão efetivadas por meio de:

I. cadastramento da população idosa em base territorial.
II. atendimento geriátrico e gerontológico em UPAs exclusivas para pessoas idosas.
III. unidades geriátricas de referência, com pessoal especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social.
IV. atendimento domiciliar, incluindo a internação em instituições particulares, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, com acesso a todos tratamentos custeados pelo poder público..
V. reabilitação orientada pela geriatria e gerontologia, para redução das sequelas decorrentes do agravo da saúde
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q992628 | Estatuto da Pessoa Idosa, Educação, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Da Educação, Cultura, Esporte e Lazer disposto no estatuto do idoso podemos afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q992629 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Historicamente, o homem utilizava-se da dança apenas para expressar sentimentos e agradecimentos. Apesar desse caráter persistir ainda hoje, outros aspectos foram incorporados à dança, contribuindo para o seu crescimento enquanto arte e educação. A dança na escola:

I. Deve proporcionar oportunidades para que o aluno desenvolva todos os seus domínios do comportamento humano e, por meio de diversificações e complexidades, a professora contribua para a formação de estruturas corporais mais complexas.”
II. Deve ser uma prática pedagógica mais coerente com a realidade escolar, onde a dança preparará o corpo e a mente dos alunos a fim de que se exercitem de acordo com suas necessidades, estimulando através dos movimentos espontâneos e a precisão do gesto, o processo ensino aprendizagem.
III. É a arte do espetáculo, é a educação por meio da arte atuação. E tem suma importância para se alcançar os objetivos da Educação, um deles sendo o desenvolvimento do produto cultural, função específica. Deste modo, esta prática propicia ao aluno grandes mudanças internas e externas, no que se refere ao seu comportamento, na forma de se expressar e pensar.

Marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q992630 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Nascido na Ilha das Canárias, uma possessão espanhola, estudou em Coimbra, Portugal, onde se formou em Letras. Lá, segundo Armando Cardoso (1977), biógrafo do missionário, tomou contato com a dramaturgia de Gil Vicente, maior autor do teatro medieval português, influência que levaria consigo ao se mudar para o Brasil. Durante muito tempo, especulou-se que a primeira peça, obra encomendada pelo padre Manuel da Nóbrega e conhecida pelo nome de Pregação Universal, teria sido montada entre 1567 e 1570 em São Vicente, litoral paulista. Armando Cardoso, valendo-se do cotejo de inúmeras fontes, defende que a referida encenação se deu na antiga Vila de Piratininga, núcleo germinal da cidade de São Paulo, no ano de 1561.
O texto faz referência a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q992631 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Seu aparecimento se deve, conforme relatam quase todos os compêndios de história teatral, às cerimônias religiosas realizadas em louvor de Dionísio, deus simbolicamente ligado à cultura da uva, à produção do vinho e ao delírio místico (desrazão). A principal fonte a quem os historiadores costumam recorrer é o Aristóteles, que em sua obra Poética ou Arte Poética afirma que tanto a tragédia como a comédia, os dois principais gêneros do teatro , se originaram a partir de cantos e louvores feitos em homenagem a Dionísio, deus também conhecido pelos nomes de Évio, Íaco, Báquio, Brômio.
O texto faz referência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q992632 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Gênero híbrido que misturava aspectos trágicos e cômicos. De acordo com Luiz Paulo Vasconcelos (2009, p. 100), “ neste gênero um personagem central, geralmente um dos heróis trágicos visto na trilogia precedente, era caricaturado numa situação ridícula qualquer”
O texto está falando sobre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q992633 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Procura imitar o homem ou em sua própria medida ou, o que é mais comum, de maneira inferior a esta, ressaltando seus traços mais baixos e ridículos. Propõe uma reprodução mais realista, na qual os enredos são inventados pelos próprios autores e não retirados de mitologias ancestrais.
O texto se relaciona:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q992634 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Sobre a Cena Grega podemos afirmar:

I. Tanto a tragédia como a comédia eram encenadas por atores mascarados.
II. As personagens femininas eram interpretadas por mulheres, pois somente estas tinham autorização para atuar.
III. Além das máscaras, que cobriam todo o rosto, os atores trágicos paramentavam-se com uma vestimenta de mangas largas e cores variadas chamada quíton.
IV. Para realçar suas presenças cênicas, conferindo-lhes maior estatura, calçavam pernas de pau com solas altas.
V. Na construção da cena, três atores se revezavam: o primeiro, conhecido como protagonista; o segundo, o antagonista; e o terceiro, o tritagonista.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q992635 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Alguns estudos sobre a história do teatro definem ____________ como um tipo rústico de farsa surgido na Sicília e que, posteriormente, desenvolveu-se na Grécia. Lá ele teria adquirido, inclusive, forma literária, pelas mãos de poetas como Sófron e Epicarmo, valendo-se de assuntos retirados do cotidiano e apresentados de modo burlesco. Segundo Margot Berthold (2010), as personagens eram pessoas anônimas do povo, tais como trapaceiros, estalajadeiras, alcoviteiras e cortesãs.
A asserção que completa o texto corretamente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q992636 | Artes Cênicas, Orientação Artística, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

O reaparecimento do teatro na Idade Média pelos canais da religião cristã-católica teria reproduzido, de certa forma, o processo já visto nos ritos gregos em louvor a Dionísio.
O drama cristão primitivo surgiu a partir do desenvolvimento adquirido pela liturgia católica na celebração da páscoa, momento simbolicamente ligado à paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A transposição visual dos evangelhos, que começara nas artes plásticas, adentrava agora no campo das artes cênicas.
Em meados do século IX, um diálogo foi inserido nas sequências mudas da missa de Páscoa, em torno do tema da ressurreição, gerando uma variação da liturgia original.

O texto faz menção a um tipo de diálogo do teatro na idade média conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.