Questões de Concursos: Orientação Músical

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1 Q989429 | Estatuto da Pessoa Idosa, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

A lei _____________ tem como objetivo a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60. Neste estatuto a pessoa idosa goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. A asserção que completa o texto corretamente é:

2 Q989431 | Estatuto da Pessoa Idosa, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

O Estatuto da pessoa idosa assegura que:

I. Entre as pessoas idosas, é assegurada prioridade especial aos maiores de 90 (noventa) anos, atendendo-se às suas necessidades sempre preferencialmente em relação às demais pessoas idosas.
II. Nenhuma pessoa idosa será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.
III. É dever dos familiares prevenir a ameaça ou violação aos direitos da pessoa idosa
IV. É dever dos filhos comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.
V. O Conselho Municipal da Pessoa Idosa, previsto na Lei nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994,será destinado como o responsável direto pelo cumprimento dos direitos da pessoa idosa, definidos nesta Lei.

3 Q989435 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

A partir dos anos 30, dominou o Canto Orfeônico, que teve à frente o compositor Villa-Lobos. Embora não tenha sido o primeiro programa de educação musical brasileiro sério, nem o único, pois coexistiu em um emaranhado de tendências diversas, notadamente a escola-novista (tratada a seguir), esse projeto pretendia levar a linguagem musical de maneira sistemática a todo o país. Com a criação e supervisão da Superintendência de Educação Musical e Arte do Distrito Federal (Sema), o Canto Orfeônico, além das orientações musicais, procurou difundir idéias de coletividade e civismo, princípios condizentes com o momento político de então (Estado Novo). O Canto Orfeônico acabou transformando a aula de música em uma teoria musical baseada nos aspectos matemáticos e visuais do código musical, com a memorização de peças orfeônicas que, refletindo a época, eram de caráter folclórico, cívico e de exaltação.

Depois de cerca de 30 anos de atividades em todo o Brasil, o Canto Orfeônico foi substituído:

4 Q989442 | Educação Artística, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Desde 1923, sua produção musical e pedagógica, constituída de obras vocais, instrumentais e música cênica, encontra-se publicada pela editora B. Schott (Mainz: Schott’s Söhne). O trabalho musical caracteriza-se por composições vinculadas à palavra e pela orquestração apoiada substancialmente no piano e nos instrumentos de percussão. Os textos por ele musicados abrangem o repertório da literatura universal: a tragédia grega, a lírica medieval, os contos de fadas, o âmbito fonético de sua língua materna. A seu modo, evidencia a conexão entre aspectos presentes em diferentes períodos da história.
O texto faz referência a:

5 Q989430 | Estatuto da Pessoa Idosa, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Analise as asserções e marque a opção correta
1º A garantia de prioridade compreende:

I – atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população.
II – preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.
III – destinação primacial de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à pessoa idosa.
IV – viabilização e obrigação do convívio da pessoa idosa com as demais gerações.
V – priorização do atendimento da pessoa idosa por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência.

6 Q989432 | Estatuto da Pessoa Idosa, Direito à Vida, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Do direito à iberdade, ao respeito e à dignidade descrito no Estatuto da pessoa idosa em seu artigo 10 que relata o direito à liberdade compreende, entre outros, os seguintes aspectos:

7 Q989433 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Ao ser introduzido na educação escolar brasileira, o ensino de Arte incorpora-se aos processos pedagógicos e de política educacional que vão caracterizar e delimitar sua participação na estrutura curricular. Dentro deste contexto, na primeira metade do século XIX, já se encontram referências a matérias, de caráter artístico, introduzidas na educação escolar pública brasileira por exemplo, em 1854, foi constituído, por decreto federal, o ensino:

8 Q989434 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Artes, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Ao ser introduzido na educação escolar brasileira, o ensino de Arte incorpora-se aos processos pedagógicos e de política educacional que vão caracterizar e delimitar sua participação na estrutura curricular. Nas primeiras décadas do século XX, o ensino de Arte é identificado pela visão humanista e cientificista que demarcou as tendências pedagógicas da escola tradicional e nova. Na primeira metade do século XX, as disciplinas _____________________________ faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias, concentrando o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das classes sociais dominantes.
Marque a asserção que completa corretamente o texto.

9 Q989436 | Educação Artística, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Sobre o Histórico do Ensino da Arte no Brasil podemos dizer que:

I. no período que vai dos anos 20 aos dias de hoje — faixa de tempo concomitante àquela em que se assistiu a várias tentativas de trabalhar a arte fora das escolas, tais como os Conservatórios Musicais e Dramáticos, as Escolas de Música, as Escolinhas de Arte
II. as novas concepções sobre a modernidade e o papel das artes no Brasil foram difundidas em depoimentos, revistas e movimentos, como a Revista Klaxon (SP, 1922), as revistas de música Ariel (SP, 1923) e Brasil Musical (RJ, 1923) e a Revista Nova (PA, 1923-29).
III. apesar de ter sido um movimento sem grande impacto e repercussão na arte brasileira, a “Semana de Arte Moderna de São Paulo”, em 1922, demonstrou por sete dias o que era o pensamento de vanguardas e estiveram envolvidos artistas de várias modalidades: artes plásticas, música, poesia, dança etc.
IV. em artes plásticas, acompanhou-se uma abertura crescente para as novas expressões e vanguardas e surgimento dos museus de arte moderna e contemporânea em todo o país.
V. a modernidade no teatro brasileiro se consolida com os movimentos dos teatros clássicos da cultura Elizabetana, que demonstraram tanto seu impulso criador quanto atuação social.

10 Q989440 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Estabeleceu como bases essenciais para a educação musical, primeiramente, a relação íntima entre os elementos constitutivos da música e a natureza humana, a que chamou “princípios psicológicos” e, depois, um material sonoro muito rico, que concebeu e colocou a ponto. A elaboração desse material de trabalho é, com certeza, um dos maiores legados dessa metodologia, permitindo a vivência consistente dos elementos rítmicos e auditivos da música, ainda hoje, na iniciação musical desde tenra idade.
O texto faz referência a:

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