Questões de Concursos: Orientação Músical

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Orientação Músical. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q989441 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Segundo Willems (1970 [1956], 1985 [1940]), todo ser vivo manifesta uma unidade intrínseca, assim como toda obra musical manifesta unidade, não somente formal e exterior, mas, principalmente, unidade de vida interior, de espírito que anima qualquer produção humana. Tal unidade evidencia a presença de dois pólos opostos e complementares: a matéria sonora e o espírito artístico. A própria definição de música os associa organicamente, música é a arte dos sons – por um lado se tem o som, elemento material, por outro, a arte, elemento espiritual.
Para o pedagogo musical é muito importante o estudo da música se relacionar a:

12 Q989445 | Educação Artística, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

________________ é o nome usado para designar uma proposta de educação musical desenvolvida pelo violinista japonês Shinichi Suzuki, e inicialmente pensada para o ensino e aprendizagem da música (do violino) por crianças, no contexto japonês. Desde a sua criação, na década de 1930, e posterior aplicação dentro e fora do Japão, o método Suzuki tem sido adaptado para diversos instrumentos, culturas e realidades, e vem sendo utilizado em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Mais do que um simples método de ensino instrumental, a Educação do talento é uma verdadeira filosofia educacional que propõe uma nova leitura da criança instrumentista, do talento, do papel da socialização na aprendizagem instrumental e do potencial da educação musical na vida humana.
A asserção que preenche corretamente a lacuna é :

13 Q989447 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Para Paynter (1972), cabe ao professor de música ampliar a capacidade ___________ de seus alunos. Ademais, acrescenta que a compreensão musical efetua-se mediante a experiência ativa, tanto através da execução como da composição, não podendo limitar-se a uma experiência passiva, pois a participação e a apreciação são aspectos complementares de um mesmo processo. Para tanto, Paynter (1999 [1992]) propõe atividades de pesquisas sonoras através de técnicas e exercícios de escuta atenta.
A asserção que completa o texto corretamente é:

14 Q989438 | Educação Artística, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

De acordo com GROUT e PALISCA houve uma razão importante para o desaparecimento das tradições da prática musical da sociedade pagã, no início da Idade Média: a maior parte desta música estava associada a práticas sociais que a igreja primitiva via com horror ou a rituais pagãos que julgava ser eliminados. Por conseguinte, foram feitos todos os esforços, não apenas para afastar da Igreja essa música, que traria tais abominações ao espírito dos fiéis, como, se possível, para apagar por completo a memória dela. O texto faz referência a sociedade pagã:

15 Q989446 | Educação Artística, História da Arte e Educação, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Compositor e professor, é reconhecido internacionalmente pelo trabalho que desenvolveu em escolas inglesas, propondo e defendendo um fazer musical criativo nas aulas de música. Ao longo de sua vida profissional, questionou, experimentou, sistematizou e registrou suas ideias, suas convicções e seus projetos concretos para o ensino de música na educação escolar. Seu pensamento fundamenta-se, por um lado, nas ideias educativas características do início do século XX, tendo como alicerce pedagógico os princípios de liberdade, descoberta e individualidade e, por outro, acompanha a revolução musical dos compositores de sua época.
O texto faz referência:

16 Q989439 | Educação Artística, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

A mitologia __________ atribuía à música origem divina e designava como seus inventores e primeiros intérpretes deuses e semideuses, como Apolo, Anfião e Orfeu. Neste obscuro mundo pré-histórico, a música tinha poderes mágicos: as pessoas pensavam que eram capazes de curar doenças, purificar o corpo e o espírito e operar milagres no reino da Natureza.
Também no Antigo Testamento se atribuíam à música idênticos poderes: basta lembrar apenas o episódio em que David cura a loucura de Saul tocando harpa ou o soar das trombetas e a vozearia que derrubaram as muralhas de Jericó.

A asserção que completa corretamente o texto é:

17 Q989443 | Educação Artística, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Esta abordagem pedagógico-musical tem seu ponto de partida na valorização do homem enquanto ser dotado de corpo e mente, inserido em um contexto histórico-social que não pode ser esquecido. Em seus estudos e práticas musicais, leva em consideração as descobertas da psicologia e da medicina. Sua proposta é o desenvolvimento integral do ser humano, e sua meta é colaborar no crescimento global do indivíduo, entendendo o ensino e a aprendizagem da música como uma área de conhecimento que envolve e desenvolve o ser humano em sua totalidade.
O texto faz referência a:

18 Q989437 | Educação Artística, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

A história da música ocidental, em sentido estrito, começa com a música da igreja cristã. Todavia, ao longo de toda a Idade Média, e mesmo nos dias de hoje, artistas e intelectuais têm ido continuamente à __________________ à procura de ensinamentos, correções e inspiração nos mais diversos campos de atividades. Isto também é válido para a música, embora com algumas diferenças importantes em relação às outras artes.
A asserção que completa corretamente o texto é:

19 Q989444 | Educação Artística, Orientação Músical, Prefeitura de Manaus AM, IBADE, 2024

Analise e marque a asserção correta.

A análise do Método Martenot por Arnaus (2007) concluiu que a criação musical se dá a partir de aspectos que Martenot considera fundamentais;

I. desenvolvimento da capacidade de atenção, de concentração e de memória, bem como o estado de receptividade por parte do aluno.
II. As artes são parte integrante da educação, desta forma seu estudo pode ser livre, sem amarras pedagógicas.
III. O ensino deve ser meramente no âmbito sensorial. A música deve ser capaz de estimular a parte sensorial evitando assim uma musicalização voltada à teoria musical.
IV. O lúdico deve estar atrelado ao estudo diário.
V. É essencial o desenvolvimento da escuta e da atenção. A música deve favorecer o desenvolvimento do ser humano.

🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.