Início Questões de Concursos Orientador Educacional Resolva questões de Orientador Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Orientador Educacional Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 141Q987417 | Pedagogia, Gestão Democrática, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Diante do desafio de promover a democratização das relações na escola, assinale a alternativa que indica qual prática contribui efetivamente para a construção de um ambiente participativo e inclusivo: ✂️ a) manter um modelo de gestão centralizada, com decisões sendo tomadas exclusivamente pela direção da escola; ✂️ b) limitar a participação dos pais e alunos em eventos escolares e reuniões pontuais; ✂️ c) estabelecer um diálogo aberto e contínuo entre todos os membros da comunidade escolar, promovendo a participação ativa em processos decisórios; ✂️ d) ignorar as opiniões e sugestões dos estudantes, concentrando-se apenas nas diretrizes estabelecidas pelos órgãos educacionais; ✂️ e) adotar medidas que restrinjam a liberdade de expressão e a manifestação de diferentes pontos de vista na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 142Q979310 | Pedagogia, Educação Infantil, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A interação cotidiana dos educadores com o público infantil é um elemento importante para a construção de um ambiente social e emocional saudável. Para que haja qualidade nessa interação, o educador deve ✂️ a) comunicar-se com a criança em uma frequência alta e contínua para reforçar bons comportamentos. ✂️ b) adequar os impulsos naturais das crianças a comportamentos socialmente aceitáveis. ✂️ c) considerar o grau de envolvimento e aceitação das crianças por ele e a dimensão afetiva destas interações. ✂️ d) agir a partir de um nível de desenvolvimento e habilidade superior ao estágio da criança. ✂️ e) interagir de modo breve e pontual garantindo a autonomia e a liberdade das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 143Q979314 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Texto associado. Leia o texto a seguir para responder à questão.O § 2o do art. 14 da Lei Federal no 9.394/1996 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) trata do Fórum dos Conselhos Escolares. De acordo com o texto legal, este colegiado “tem como finalidades o fortalecimento dos Conselhos Escolares de sua circunscrição e a efetivação do processo democrático nas unidades educacionais e nas diferentes instâncias decisórias, com vistas a melhorar a qualidade da educação”. O Fórum dos Conselhos Escolares é um colegiado norteado pelos seguintes princípios: ✂️ a) gratuidade do ensino público; vinculação entre a educação escolar e as práticas sociais; qualidade social da educação. ✂️ b) democratização da gestão; democratização do acesso e permanência; qualidade social da educação. ✂️ c) democratização do acesso e permanência; gratuidade do ensino público; respeito à diversidade humana. ✂️ d) vinculação entre a educação escolar e as práticas democráticas sociais; direito à educação; respeito à diversidade humana. ✂️ e) práticas participativas de educação; igualdade de acesso e permanência; valorização do profissional da educação escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 144Q911524 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Orientador Educacional, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024“A Orientação Educacional passou por diversos períodos de transformações, dos quais segundo Grispun (2003), se dispersaram. O período ............. foi marcado pela obrigatoriedade da Lei de nº 5.692/71, que determinava o aconselhamento vocacional e a obrigatoriedade nas escolas de 1º e 2º graus, mas sem a “legitimidade de seus objetivos e propósitos por parte dos educadores, não garantiu a eficiência de seus resultados”. Sobre esses períodos, assinale a alternativa que completa corretamente o trecho. ✂️ a) Período Implementador. ✂️ b) Período Institucional ✂️ c) Período Transformador. ✂️ d) Período Disciplinador. ✂️ e) Período Questionador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 145Q979305 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Acerca da construção de uma competência pelos alunos, pode-se afirmar corretamente que ela é ✂️ a) conquistada por meio de avaliações com caráter classificatório de notas e de provas. ✂️ b) equiparada, quanto ao tempo, para alunos da mesma faixa etária. ✂️ c) percebida por meio da mobilização e da aplicação do que o aluno aprendeu. ✂️ d) alcançada por meio da memorização de informações e da reprodução de conhecimentos críticos e sociais. ✂️ e) dada por modelos preestabelecidos pelo professor para que o aluno conheça as respostas corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 146Q979306 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Durante uma aula de Educação Física, dois alunos que jogavam em times diferentes reagiram com agressões verbais um contra o outro. Para lidar com a situação, a gestão escolar decidiu convocar as famílias dos dois alunos para que pudessem resolver entre si o conflito entre eles. Pesquisas na área da violência escolar sugerem que a prática comum nas escolas de chamar as famílias em casos de conflitos escolares evidencia que ✂️ a) nesses momentos, as escolas não consideram seu dever educar o aluno, para além do âmbito do conhecimento acadêmico. ✂️ b) os conflitos ocorrem porque a educação familiar dos educandos é muito rígida, o que gera uma cultura de tensão e agressividade. ✂️ c) os conflitos são, em si, sinais negativos sobre a competência da escola e não devem fazer parte de uma cultura de paz e democracia. ✂️ d) a medida é bastante adequada, em vista da similaridade dos contextos de vivência dos alunos na escola e no lar. ✂️ e) a medida é inadequada, pois a escola não tem ferramentas e autonomia para resolver problemas internos que se originam fora dela. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 147Q1083425 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Orientador Educacional, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025Segundo Zabala (1998), ao pensar no que os alunos devem aprender, é preciso considerar diferentes tipos de conteúdos. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos de conteúdos factuais. Fonte: ZABALA, A. Aprática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. ✂️ a) Datas e nomes de acontecimentos, códigos matemáticos e a conquista de um território. ✂️ b) Demografia, princípio de Arquimedes e leis de Mendel. ✂️ c) Fazer cálculos, observar paisagens e classificar objetos. ✂️ d) Solidariedade, responsabilidade e liberdade de expressão. ✂️ e) Respeitar o meio ambiente, participar das tarefas escolares e cooperar com o grupo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 148Q988496 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Orientador Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com a Resolução nº 01/2022 que estabelece Normas Operacionais Complementares em conformidade com a Resolução do CNE nº 01/2021 para o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos, a idade mínima para a matrícula e frequência em Cursos de Educação de Jovens e Adultos, do Ensino Fundamental, em conformidade com o disposto na legislação vigente, será de: ✂️ a) 14 (quatorze) anos completos na data da matrícula. ✂️ b) 15 (quinze) anos completos na data da matrícula. ✂️ c) 13 (treze) anos completos na data da matrícula. ✂️ d) 16 (dezesseis) anos completos na data da matrícula. ✂️ e) 17 (dezessete) anos completos na data da matrícula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 149Q979308 | Ética na Administração Pública, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A moralidade, como um dos princípios éticos da Administração Pública, tem por fim ✂️ a) a supremacia da legalidade. ✂️ b) a progressão na carreira. ✂️ c) o cumprimento da lei. ✂️ d) o bem comum. ✂️ e) o desenvolvimento pessoal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 150Q979302 | Direito Constitucional, Ordem Social, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Conforme a Constituição Federal/1988, art. 211, § 7o, o padrão mínimo de qualidade do ensino terá como referência ✂️ a) a participação no financiamento via salário-educação. ✂️ b) a finalidade não lucrativa da educação. ✂️ c) o plano nacional de educação. ✂️ d) o Custo Aluno Qualidade. ✂️ e) o desempenho médio dos países nos exames internacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 151Q979307 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A orientadora educacional Maria tem se dedicado a defender formas de convivência pautadas no respeito e no diálogo. De forma coerente com esse objetivo, está trabalhando para a construção de uma Pedagogia da Paz. Para tanto, Maria tem corretamente difundido na escola a ideia de que a ✂️ a) paz é um valor em si mesmo, que uma vez atingida pode ser ativada de maneira permanente. ✂️ b) paz é um processo dinâmico que busca os maiores níveis de justiça e liberdade, tanto para as pessoas quanto para as sociedades. ✂️ c) paz se refere a uma situação estática de não guerra ou não violência explícita. ✂️ d) inserção da paz no currículo deve ser feita considerando as disciplinas que melhor se adaptem ao tratamento do tema. ✂️ e) pedagogia para a paz configura-se como um projeto extracurricular, ou um conjunto de tarefas multidisciplinares em torno da paz. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 152Q979317 | Direito Administrativo, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Paulo Augusto foi aprovado no concurso para orientador educacional. Considerando a ética no serviço público, ele identificou que fere a moralidade no serviço público a conduta do servidor que ✂️ a) estiver em desacordo com a lei. ✂️ b) pretender favorecer seus amigos. ✂️ c) violar a boa-fé e a probidade, mesmo que o ato não seja ilegal. ✂️ d) camuflar atos que deveriam ser publicados. ✂️ e) desempenhar o seu papel desconsiderando a eficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 153Q907932 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024Para Fachin (2001) método é um instrumento do conhecimento que proporciona aos pesquisadores, em qualquer área de sua formação, orientação geral que facilita planejar uma pesquisa, formular hipóteses, coordenar investigações, realizar experiências e interpretar os resultados. Cervo & Bervian (2002) completam que o método não substitui o talento ou inteligência do cientista, pois tem seus limites e não ensina a encontrar as grandes hipóteses, as ideias novas e fecundas, que dependem do gênio e da reflexão do cientista. A pesquisa científica é o produto de uma investigação detalhada e meticulosa, que busca responder o problema proposto, alicerçando-se em mecanismos científicos. Assim, a pesquisa científica segue todos os processos e normas metodológicas para que a investigação seja validada e representativa. Há diferentes tipos de pesquisas: “quanto à abordagem”; “quanto aos objetivos”; “quanto à natureza”; e, “quanto aos procedimentos”. Sobre o exposto, considera-se um tipo de pesquisa “quanto aos objetivos”, EXCETO: ✂️ a) Aplicada. ✂️ b) Descritiva. ✂️ c) Explicativa. ✂️ d) Exploratória. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 154Q911522 | Pedagogia, Gestão Democrática, Orientador Educacional, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024“Está intrinsecamente ligada à ideia de escola como espaço público. Face ao predomínio da lógica econômica em todos os setores sociais, em especial na educação, garantir a visibilidade da escola frente à sociedade, torna-se uma questão ética.” O elemento constitutivo da gestão democrática que a concepção apresentada faz referência é: ✂️ a) Participação. ✂️ b) Pluralismo. ✂️ c) Autonomia. ✂️ d) Transparência. ✂️ e) Centralização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 155Q987405 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Diante da necessidade de promover a socialização, confiança em si mesmo e nos outros, assinale a alternativa que indica a abordagem que melhor contribui para o desenvolvimento dessas habilidades: ✂️ a) isolamento social como forma de proteger a autoestima e evitar possíveis conflitos; ✂️ b) exclusão de atividades em grupo para focalizar no desenvolvimento individual; ✂️ c) estímulo à participação em situações desafiadoras que incentivem a superação pessoal; ✂️ d) restrição da expressão emocional para manter um ambiente neutro; ✂️ e) desencorajamento do desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 156Q987415 | Pedagogia, Gestão Democrática, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Considerando a promoção da humanização e democratização no contexto educacional, assinale a alternativa que indica qual abordagem é mais eficaz para fomentar a participação ativa dos diversos segmentos da comunidade escolar e fortalecer uma cultura democrática: ✂️ a) tomar decisões importantes exclusivamente com base nas diretrizes da gestão escolar, sem consultar os demais membros da comunidade; ✂️ b) limitar a participação dos pais apenas a eventos escolares e atividades específicas, sem envolvê-los em processos decisórios; ✂️ c) implementar mecanismos efetivos de consulta e participação, como conselhos escolares e assembleias, envolvendo professores, pais, alunos e demais membros da comunidade nas decisões relevantes; ✂️ d) manter a comunicação unidirecional, transmitindo informações sem promover espaços para o diálogo e a expressão de opiniões; ✂️ e) centralizar o poder decisório na figura do gestor escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 157Q979313 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Texto associado. Leia o texto a seguir para responder à questão.O § 2o do art. 14 da Lei Federal no 9.394/1996 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) trata do Fórum dos Conselhos Escolares. De acordo com o texto legal, este colegiado “tem como finalidades o fortalecimento dos Conselhos Escolares de sua circunscrição e a efetivação do processo democrático nas unidades educacionais e nas diferentes instâncias decisórias, com vistas a melhorar a qualidade da educação”. Quanto à sua composição ou natureza, o Fórum dos Conselhos Escolares é um colegiado ✂️ a) composto por diretores escolares. ✂️ b) composto por orientadores, diretores e supervisores escolares. ✂️ c) de natureza, eminentemente, fiscal. ✂️ d) de caráter deliberativo. ✂️ e) de caráter consultivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 158Q989846 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024No contexto da busca por alternativas interdisciplinares para superar problemas de aprendizagem, assinale a alternativa que indica qual abordagem integrada seria mais eficaz para promover uma intervenção abrangente: ✂️ a) focar em estratégias pedagógicas que abordem as dificuldades acadêmicas sem considerar fatores emocionais e sociais; ✂️ b) priorizar intervenções psicológicas, deixando de lado aspectos educacionais e sociais relacionados aos problemas de aprendizagem; ✂️ c) desconsiderar a colaboração entre diferentes profissionais, mantendo a intervenção restrita ao âmbito da sala de aula; ✂️ d) implementar uma equipe interdisciplinar composta por profissionais da educação, saúde mental, assistência social e outras áreas, trabalhando de maneira colaborativa e integrada; ✂️ e) focar exclusivamente em métodos tradicionais de ensino, ignorando as necessidades específicas dos alunos com dificuldades de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 159Q979301 | Psicologia, Psicologia Social, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Juliano é orientador educacional. Ao auxiliar no fluxo de entrada e saída dos alunos, ele observou, durante dois meses, que um aluno tímido e com bom desempenho escolar estava sofrendo bullying. O elemento que fez Juliano classificar como bullying aquilo que ele estava presenciando na escola foi ✂️ a) a intenção do agressor de controlar o aluno tímido. ✂️ b) a igualdade de forças entre o agressor e a vítima. ✂️ c) os palavrões ocasionais trocados entre as crianças. ✂️ d) as agressões não intencionais. ✂️ e) a timidez demonstrada pela criança nas interações com os colegas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 160Q979304 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A integração escolar é um processo que visa a ✂️ a) transformação e adaptação do ambiente escolar para atender a todos os alunos. ✂️ b) criação de um clima organizacional favorável aos profissionais da educação. ✂️ c) proposição de dinâmicas de fortalecimento de vínculos entre os alunos da escola. ✂️ d) formação da pessoa como um todo, em suas dimensões pessoal, profissional e cidadã. ✂️ e) adequação de alunos com necessidades especiais nos ambientes escolares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
141Q987417 | Pedagogia, Gestão Democrática, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Diante do desafio de promover a democratização das relações na escola, assinale a alternativa que indica qual prática contribui efetivamente para a construção de um ambiente participativo e inclusivo: ✂️ a) manter um modelo de gestão centralizada, com decisões sendo tomadas exclusivamente pela direção da escola; ✂️ b) limitar a participação dos pais e alunos em eventos escolares e reuniões pontuais; ✂️ c) estabelecer um diálogo aberto e contínuo entre todos os membros da comunidade escolar, promovendo a participação ativa em processos decisórios; ✂️ d) ignorar as opiniões e sugestões dos estudantes, concentrando-se apenas nas diretrizes estabelecidas pelos órgãos educacionais; ✂️ e) adotar medidas que restrinjam a liberdade de expressão e a manifestação de diferentes pontos de vista na escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
142Q979310 | Pedagogia, Educação Infantil, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A interação cotidiana dos educadores com o público infantil é um elemento importante para a construção de um ambiente social e emocional saudável. Para que haja qualidade nessa interação, o educador deve ✂️ a) comunicar-se com a criança em uma frequência alta e contínua para reforçar bons comportamentos. ✂️ b) adequar os impulsos naturais das crianças a comportamentos socialmente aceitáveis. ✂️ c) considerar o grau de envolvimento e aceitação das crianças por ele e a dimensão afetiva destas interações. ✂️ d) agir a partir de um nível de desenvolvimento e habilidade superior ao estágio da criança. ✂️ e) interagir de modo breve e pontual garantindo a autonomia e a liberdade das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
143Q979314 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Texto associado. Leia o texto a seguir para responder à questão.O § 2o do art. 14 da Lei Federal no 9.394/1996 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) trata do Fórum dos Conselhos Escolares. De acordo com o texto legal, este colegiado “tem como finalidades o fortalecimento dos Conselhos Escolares de sua circunscrição e a efetivação do processo democrático nas unidades educacionais e nas diferentes instâncias decisórias, com vistas a melhorar a qualidade da educação”. O Fórum dos Conselhos Escolares é um colegiado norteado pelos seguintes princípios: ✂️ a) gratuidade do ensino público; vinculação entre a educação escolar e as práticas sociais; qualidade social da educação. ✂️ b) democratização da gestão; democratização do acesso e permanência; qualidade social da educação. ✂️ c) democratização do acesso e permanência; gratuidade do ensino público; respeito à diversidade humana. ✂️ d) vinculação entre a educação escolar e as práticas democráticas sociais; direito à educação; respeito à diversidade humana. ✂️ e) práticas participativas de educação; igualdade de acesso e permanência; valorização do profissional da educação escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
144Q911524 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Orientador Educacional, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024“A Orientação Educacional passou por diversos períodos de transformações, dos quais segundo Grispun (2003), se dispersaram. O período ............. foi marcado pela obrigatoriedade da Lei de nº 5.692/71, que determinava o aconselhamento vocacional e a obrigatoriedade nas escolas de 1º e 2º graus, mas sem a “legitimidade de seus objetivos e propósitos por parte dos educadores, não garantiu a eficiência de seus resultados”. Sobre esses períodos, assinale a alternativa que completa corretamente o trecho. ✂️ a) Período Implementador. ✂️ b) Período Institucional ✂️ c) Período Transformador. ✂️ d) Período Disciplinador. ✂️ e) Período Questionador. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
145Q979305 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Acerca da construção de uma competência pelos alunos, pode-se afirmar corretamente que ela é ✂️ a) conquistada por meio de avaliações com caráter classificatório de notas e de provas. ✂️ b) equiparada, quanto ao tempo, para alunos da mesma faixa etária. ✂️ c) percebida por meio da mobilização e da aplicação do que o aluno aprendeu. ✂️ d) alcançada por meio da memorização de informações e da reprodução de conhecimentos críticos e sociais. ✂️ e) dada por modelos preestabelecidos pelo professor para que o aluno conheça as respostas corretas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
146Q979306 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Durante uma aula de Educação Física, dois alunos que jogavam em times diferentes reagiram com agressões verbais um contra o outro. Para lidar com a situação, a gestão escolar decidiu convocar as famílias dos dois alunos para que pudessem resolver entre si o conflito entre eles. Pesquisas na área da violência escolar sugerem que a prática comum nas escolas de chamar as famílias em casos de conflitos escolares evidencia que ✂️ a) nesses momentos, as escolas não consideram seu dever educar o aluno, para além do âmbito do conhecimento acadêmico. ✂️ b) os conflitos ocorrem porque a educação familiar dos educandos é muito rígida, o que gera uma cultura de tensão e agressividade. ✂️ c) os conflitos são, em si, sinais negativos sobre a competência da escola e não devem fazer parte de uma cultura de paz e democracia. ✂️ d) a medida é bastante adequada, em vista da similaridade dos contextos de vivência dos alunos na escola e no lar. ✂️ e) a medida é inadequada, pois a escola não tem ferramentas e autonomia para resolver problemas internos que se originam fora dela. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
147Q1083425 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Orientador Educacional, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025Segundo Zabala (1998), ao pensar no que os alunos devem aprender, é preciso considerar diferentes tipos de conteúdos. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos de conteúdos factuais. Fonte: ZABALA, A. Aprática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. ✂️ a) Datas e nomes de acontecimentos, códigos matemáticos e a conquista de um território. ✂️ b) Demografia, princípio de Arquimedes e leis de Mendel. ✂️ c) Fazer cálculos, observar paisagens e classificar objetos. ✂️ d) Solidariedade, responsabilidade e liberdade de expressão. ✂️ e) Respeitar o meio ambiente, participar das tarefas escolares e cooperar com o grupo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
148Q988496 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Orientador Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024De acordo com a Resolução nº 01/2022 que estabelece Normas Operacionais Complementares em conformidade com a Resolução do CNE nº 01/2021 para o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos, a idade mínima para a matrícula e frequência em Cursos de Educação de Jovens e Adultos, do Ensino Fundamental, em conformidade com o disposto na legislação vigente, será de: ✂️ a) 14 (quatorze) anos completos na data da matrícula. ✂️ b) 15 (quinze) anos completos na data da matrícula. ✂️ c) 13 (treze) anos completos na data da matrícula. ✂️ d) 16 (dezesseis) anos completos na data da matrícula. ✂️ e) 17 (dezessete) anos completos na data da matrícula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
149Q979308 | Ética na Administração Pública, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A moralidade, como um dos princípios éticos da Administração Pública, tem por fim ✂️ a) a supremacia da legalidade. ✂️ b) a progressão na carreira. ✂️ c) o cumprimento da lei. ✂️ d) o bem comum. ✂️ e) o desenvolvimento pessoal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
150Q979302 | Direito Constitucional, Ordem Social, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Conforme a Constituição Federal/1988, art. 211, § 7o, o padrão mínimo de qualidade do ensino terá como referência ✂️ a) a participação no financiamento via salário-educação. ✂️ b) a finalidade não lucrativa da educação. ✂️ c) o plano nacional de educação. ✂️ d) o Custo Aluno Qualidade. ✂️ e) o desempenho médio dos países nos exames internacionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
151Q979307 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A orientadora educacional Maria tem se dedicado a defender formas de convivência pautadas no respeito e no diálogo. De forma coerente com esse objetivo, está trabalhando para a construção de uma Pedagogia da Paz. Para tanto, Maria tem corretamente difundido na escola a ideia de que a ✂️ a) paz é um valor em si mesmo, que uma vez atingida pode ser ativada de maneira permanente. ✂️ b) paz é um processo dinâmico que busca os maiores níveis de justiça e liberdade, tanto para as pessoas quanto para as sociedades. ✂️ c) paz se refere a uma situação estática de não guerra ou não violência explícita. ✂️ d) inserção da paz no currículo deve ser feita considerando as disciplinas que melhor se adaptem ao tratamento do tema. ✂️ e) pedagogia para a paz configura-se como um projeto extracurricular, ou um conjunto de tarefas multidisciplinares em torno da paz. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
152Q979317 | Direito Administrativo, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Paulo Augusto foi aprovado no concurso para orientador educacional. Considerando a ética no serviço público, ele identificou que fere a moralidade no serviço público a conduta do servidor que ✂️ a) estiver em desacordo com a lei. ✂️ b) pretender favorecer seus amigos. ✂️ c) violar a boa-fé e a probidade, mesmo que o ato não seja ilegal. ✂️ d) camuflar atos que deveriam ser publicados. ✂️ e) desempenhar o seu papel desconsiderando a eficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
153Q907932 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024Para Fachin (2001) método é um instrumento do conhecimento que proporciona aos pesquisadores, em qualquer área de sua formação, orientação geral que facilita planejar uma pesquisa, formular hipóteses, coordenar investigações, realizar experiências e interpretar os resultados. Cervo & Bervian (2002) completam que o método não substitui o talento ou inteligência do cientista, pois tem seus limites e não ensina a encontrar as grandes hipóteses, as ideias novas e fecundas, que dependem do gênio e da reflexão do cientista. A pesquisa científica é o produto de uma investigação detalhada e meticulosa, que busca responder o problema proposto, alicerçando-se em mecanismos científicos. Assim, a pesquisa científica segue todos os processos e normas metodológicas para que a investigação seja validada e representativa. Há diferentes tipos de pesquisas: “quanto à abordagem”; “quanto aos objetivos”; “quanto à natureza”; e, “quanto aos procedimentos”. Sobre o exposto, considera-se um tipo de pesquisa “quanto aos objetivos”, EXCETO: ✂️ a) Aplicada. ✂️ b) Descritiva. ✂️ c) Explicativa. ✂️ d) Exploratória. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
154Q911522 | Pedagogia, Gestão Democrática, Orientador Educacional, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024“Está intrinsecamente ligada à ideia de escola como espaço público. Face ao predomínio da lógica econômica em todos os setores sociais, em especial na educação, garantir a visibilidade da escola frente à sociedade, torna-se uma questão ética.” O elemento constitutivo da gestão democrática que a concepção apresentada faz referência é: ✂️ a) Participação. ✂️ b) Pluralismo. ✂️ c) Autonomia. ✂️ d) Transparência. ✂️ e) Centralização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
155Q987405 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Diante da necessidade de promover a socialização, confiança em si mesmo e nos outros, assinale a alternativa que indica a abordagem que melhor contribui para o desenvolvimento dessas habilidades: ✂️ a) isolamento social como forma de proteger a autoestima e evitar possíveis conflitos; ✂️ b) exclusão de atividades em grupo para focalizar no desenvolvimento individual; ✂️ c) estímulo à participação em situações desafiadoras que incentivem a superação pessoal; ✂️ d) restrição da expressão emocional para manter um ambiente neutro; ✂️ e) desencorajamento do desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
156Q987415 | Pedagogia, Gestão Democrática, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Considerando a promoção da humanização e democratização no contexto educacional, assinale a alternativa que indica qual abordagem é mais eficaz para fomentar a participação ativa dos diversos segmentos da comunidade escolar e fortalecer uma cultura democrática: ✂️ a) tomar decisões importantes exclusivamente com base nas diretrizes da gestão escolar, sem consultar os demais membros da comunidade; ✂️ b) limitar a participação dos pais apenas a eventos escolares e atividades específicas, sem envolvê-los em processos decisórios; ✂️ c) implementar mecanismos efetivos de consulta e participação, como conselhos escolares e assembleias, envolvendo professores, pais, alunos e demais membros da comunidade nas decisões relevantes; ✂️ d) manter a comunicação unidirecional, transmitindo informações sem promover espaços para o diálogo e a expressão de opiniões; ✂️ e) centralizar o poder decisório na figura do gestor escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
157Q979313 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Texto associado. Leia o texto a seguir para responder à questão.O § 2o do art. 14 da Lei Federal no 9.394/1996 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) trata do Fórum dos Conselhos Escolares. De acordo com o texto legal, este colegiado “tem como finalidades o fortalecimento dos Conselhos Escolares de sua circunscrição e a efetivação do processo democrático nas unidades educacionais e nas diferentes instâncias decisórias, com vistas a melhorar a qualidade da educação”. Quanto à sua composição ou natureza, o Fórum dos Conselhos Escolares é um colegiado ✂️ a) composto por diretores escolares. ✂️ b) composto por orientadores, diretores e supervisores escolares. ✂️ c) de natureza, eminentemente, fiscal. ✂️ d) de caráter deliberativo. ✂️ e) de caráter consultivo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
158Q989846 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024No contexto da busca por alternativas interdisciplinares para superar problemas de aprendizagem, assinale a alternativa que indica qual abordagem integrada seria mais eficaz para promover uma intervenção abrangente: ✂️ a) focar em estratégias pedagógicas que abordem as dificuldades acadêmicas sem considerar fatores emocionais e sociais; ✂️ b) priorizar intervenções psicológicas, deixando de lado aspectos educacionais e sociais relacionados aos problemas de aprendizagem; ✂️ c) desconsiderar a colaboração entre diferentes profissionais, mantendo a intervenção restrita ao âmbito da sala de aula; ✂️ d) implementar uma equipe interdisciplinar composta por profissionais da educação, saúde mental, assistência social e outras áreas, trabalhando de maneira colaborativa e integrada; ✂️ e) focar exclusivamente em métodos tradicionais de ensino, ignorando as necessidades específicas dos alunos com dificuldades de aprendizagem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
159Q979301 | Psicologia, Psicologia Social, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Juliano é orientador educacional. Ao auxiliar no fluxo de entrada e saída dos alunos, ele observou, durante dois meses, que um aluno tímido e com bom desempenho escolar estava sofrendo bullying. O elemento que fez Juliano classificar como bullying aquilo que ele estava presenciando na escola foi ✂️ a) a intenção do agressor de controlar o aluno tímido. ✂️ b) a igualdade de forças entre o agressor e a vítima. ✂️ c) os palavrões ocasionais trocados entre as crianças. ✂️ d) as agressões não intencionais. ✂️ e) a timidez demonstrada pela criança nas interações com os colegas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
160Q979304 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A integração escolar é um processo que visa a ✂️ a) transformação e adaptação do ambiente escolar para atender a todos os alunos. ✂️ b) criação de um clima organizacional favorável aos profissionais da educação. ✂️ c) proposição de dinâmicas de fortalecimento de vínculos entre os alunos da escola. ✂️ d) formação da pessoa como um todo, em suas dimensões pessoal, profissional e cidadã. ✂️ e) adequação de alunos com necessidades especiais nos ambientes escolares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro