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Questões de Concursos Orientador Educacional

Resolva questões de Orientador Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q559794 | Informática, Segurança da Informação, Orientador Educacional, SEPLAG MG, FCC

Com relação à segurança da informação nos ambientes computacionais, está correto afirmar:

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22Q325587 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

O Orientador Educacional trabalha diretamente com o aluno e se preocupa com a sua formação pessoal. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
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23Q556513 | Informática, Teclas de Atalho, Orientador Educacional, SEPLAG MG, FCC

João Paulo criou um documento confidencial e o gravou no HD do computador de Alice. Ao terminar o documento, fez uma cópia para seu pen drive e o excluiu do computador de Alice pressionando a combinação de teclas SHIFT + DELETE para que o arquivo

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24Q326411 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

“Diferentes formas de participação da família exigem diferentes estratégias.” Nesse sentido é correto afirmar, exceto: Fonte: Documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?
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25Q322710 | Pedagogia, Orientador Educacional, SEPLAG MG, FCC

Sabe-se que vários pesquisadores, como Emília Ferreiro, Celéstin Freinet, Paulo Freire e Howard Gardner, partem do princípio de que é preciso compreender e valorizar a ação do sujeito em seu processo de aquisição do conhecimento. A partir deste princípio, está correto afirmar:

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26Q322311 | Pedagogia, Orientador Educacional, SEPLAG MG, FCC

Considerando que a escola ocupa um espaço e um lugar que são transformados pelas relações ali estabelecidas e, portanto, não é neutra, e que carrega signos, símbolos e vestígios da condição e das relações sociais entre todos os que o habitam, os educadores devem

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27Q323841 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

É função da escola preparar para o mundo do trabalho, e o Orientador Educacional deve ser o profissional responsável pela implementação e coordenação desse trabalho na escola. Ele deverá propor uma integração entre os diferentes professores e profissionais, a fim de realizar um trabalho em equipe. Nessa abordagem deve-se discutir:

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28Q323899 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Cantagalo RJ, CONSULPLAN

Acerca do Projeto Político-Pedagógico, é INCORRETO afirmar que
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29Q328652 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Pensando no papel da escola, e em específico do Orientador Educacional junto à comunidade escolar e a sociedade, perspectiva-se a elevação do nível cultural dos membros da comunidade, propiciando debates sobre temas de interesse de alunos, pais e professores, envolvendo questões presentes no dia-a-dia.

Nesse sentido são estratégias viáveis, exceto:

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30Q319868 | Pedagogia, Orientador Educacional, SEPLAG MG, FCC

O problema do analfabetismo é alvo de discussões e estudos desde a independência do Brasil, quando apenas 0,20% da população era alfabetizada. Desde então, sabe-se quais grupos sociais não têm acesso à escolarização. Os dados do SAEB são exemplos disso e apontam que o problema do analfabetismo, na escola ou fora dela, é parte de problemas maiores, de natureza política, que são o da

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31Q327960 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A relação entre educação, escola e trabalho não foi sempre a mesma ao longo da história. Com base nesta afirmação, numere a segunda coluna de acordo com a primeira:

 I - Antigüidade

II - Idade Média

 III - Época Moderna

IV- Nos Dias Atuais

( ) A educação coincide com o processo de trabalho, até que surge uma educação diferenciada, para atender a uma classe social que não precisa trabalhar para viver.

( ) Chega ao extremo o processo de constituição da escola, como forma principal e generalizada de educação, pois as qualificações intelectuais específicas tendem a desaparecer, trazendo em contrapartida a elevação do patamar de qualificação geral.

( ) A escola está ligada ao processo de urbanização e industrialização, como agência educativa ligada às necessidades de hábitos civilizados. A isto também está ligado o papel político da educação escolar enquanto formação do cidadão.

 ( ) A grande maioria da educação se educa pelo trabalho, no processo de produzir a própria existência e de seus senhores. Nesse contexto, a forma escolar da educação é uma forma secundária que se contrapõe, como não-trabalho, à forma de educação dominante, determinada pelo trabalho.

A ordem correta, de cima para baixo, é:

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32Q319328 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A orientação educacional trabalha pelo viés da dimensão social da escola, desvelando o contexto social de nossa realidade e, evidentemente, o dos próprios alunos envolvidos no processo do ensino/aprendizagem." (Grinspun, 2006)

A partir do texto e dos seus conhecimentos sobre o assunto é correto afirmar que uma das funções da orientação educacional é a social, ao desempenhá-la o orientador educacional deverá:

I- buscar o aluno real, concreto, historicamente situado, sendo trabalhado junto com ele as questão de seus do direitos e deveres.

II- trazer o universo sócio-cultural do aluno para dentro da escola, que deve estar presente no próprio planejamento curricular, contribuindo para a discussão de objetivo, conteúdos, metodologia e avaliação.

III- considerar que a evasão, a repetência e o fracasso escolar, entre outros, são aspectos que a orientação busca conhecer o contexto, interpretá-lo e trabalhar junto com os alunos, a fim de superar as dificuldades existentes.

Diz respeito à função social do orientador, somente:

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33Q325664 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Conforme as considerações de Luck sobre a necessidade do planejamento em Orientação Educacional, analise as sentenças a seguir:

I. Deve-se entender que o planejamento, por si, não resolve, uma vez que é a ação que produz modificações e que medidas administrativas são necessárias para produzir resultados.

II. Com uma ação planejada, poderá a Orientação Educacional mostrar-se relevante e consistente.

III. Na falta de planejamento ou em função de um mau planejamento, o tempo disponível para o trabalho é distribuído racionalmente na proporção da importância das necessidades que deve atender.

Quais estão corretas?

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34Q321869 | Pedagogia, Orientador Educacional, SEPLAG MG, FCC

Uma professora da 2ª série trabalhou com a profissão do pai de um aluno da classe para ensinar as primeiras noções de unidades de medida. Ela considerou importante trazer situações cotidianas da comunidade para a sala de aula, integrando o trabalho pedagógico com a vivência cultural dos alunos. Esta professora

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35Q327778 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

O Orientador Educacional é um profissional que participa de todos os momentos coletivos da escola, na definição de seus rumos, na elaboração e na avaliação de sua proposta pedagógica, nas reuniões do Conselho de Classe, oferecendo subsídios para uma melhor avaliação do processo educacional. Assim, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Aliado aos demais profissionais, trabalha diretamente com o aluno e se preocupa com a sua formação pessoal. A ele cabe desenvolver propostas que elevem o nível cultural do aluno e tudo fazer para que o ambiente escolar seja o melhor possível.

( ) Assim como os demais integrantes da equipe pedagógica escolar, questiona criticamente o currículo existente na escola, o currículo oculto, o aparelho político em todos os níveis, a forma e o conteúdo dos textos escolares e as condições de trabalho que caracterizam escolas específicas. ---

( ) Aliado aos demais profissionais da escola e a outros pedagogos pode contribuir muito para a organização e a dinamização do processo educativo.

( ) Integra todos os segmentos que compõem a comunidade escolar: direção, equipe técnica, professores, alunos, funcionários e famílias, visando à construção de um espaço educativo ético e solidário.

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36Q551555 | Informática, Microsoft Office, Orientador Educacional, SEPLAG MG, FCC

É um formato de arquivo, desenvolvido pela empresa Adobe Systems, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usado para criá-los. É possível gerar arquivos nesse formato a partir de vários softwares como o Microsoft Word, Excel, PowerPoint, BrOffice Impress etc.

O texto fala do formato
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37Q324557 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A Lei 9394 / 96 não traz a obrigatoriedade do orientador nas escolas. Assim, o que justifica a permanência da formação e atuação desse profissional no espaço educativo é:

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38Q324316 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, elaborado em 1932, expressou algumas das tensões entre os educadores conservadores e renovadores. Considere as idéias expressas pelos renovadores no Manifesto:

I - O Manifesto criticou reformas parciais e apontou a necessidade de se elaborar um plano que desse unidade à política educacional. Os renovadores esclareceram, entretanto, que unidade não significava uniformidade. Unidade nacional pressupunha o respeito à multiplicidade e não a adoção de um centralismo estéril.

 II - O Manifesto apontou a importância da autonomia da função educacional. Para tanto, os renovadores defenderam a necessidade da criação de um fundo que garantisse verbas exclusivas para a educação, que não oscilassem conforme o interesse do governo ou da situação financeira da época.

III - Os renovadores, preocupados com a qualidade do ensino, defenderam o monopólio da educação pelo Estado, para garantir uma formação consistente para todos os cidadãos, independente da classe social, religião ou gênero.

IV - A educação no Manifesto assumiu uma verdadeira função social. Os renovadores defenderam que a educação deveria possibilitar as mesmas oportunidades a todos, independente do grupo social. Assim, seria possível formar uma "hierarquia democrática" pela "hierarquia das capacidades".

Pode-se afirmar que está correto o que se diz nos itens:

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39Q438412 | Direito Constitucional, Educação, Orientador Educacional, Prefeitura de Cantagalo RJ, CONSULPLAN

Sobre a educação básica, analise.

I. É um direito assegurado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

II. Deve proporcionar o desenvolvimento humano na sua plenitude, em condições de liberdade e dignidade, respeitando e valorizando as diferenças.

III. Favorece crianças e adolescentes com a obrigatoriedade e a gratuidade do ensino, exclusivamente, dos 7 aos 17 anos.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

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40Q326902 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

“A igualdade de condições para o acesso nem sempre é algo que esteja na esfera de abrangência da escola.” Entretanto, devemos lembrar que a escola pode canalizar as demandas e lutas sociais da comunidade em que está inserida. Nesse sentido é correto afirmar, exceto: Fonte: Documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? P.37
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