Início

Questões de Concursos Orientador Educacional

Resolva questões de Orientador Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q988494 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Orientador Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Os Projetos Políticos Pedagógicos são documentos concebidos pelas unidades educativas do sistema municipal de ensino. De acordo com a Resolução n° 01/2009, do CME, o Projeto Político Pedagógico, caracteriza-se como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q900197 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei n.º 9.394/1996 - é um marco fundamental na organização do sistema educacional brasileiro. Ela estabelece princípios que visam garantir uma educação inclusiva e pluralista. Dentre esses princípios, qual reflete diretamente a valorização do pluralismo de ideias e o respeito à liberdade de aprender e ensinar, promovendo a diversidade no ambiente escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q900201 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Na prática pedagógica, as avaliações desempenham um papel fundamental na aprendizagem dos alunos. No contexto das escolas brasileiras, como a avaliação formativa pode ser utilizada para melhorar o processo de ensino-aprendizagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q897414 | Pedagogia, Piaget, Orientador Educacional, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

Qual das alternativas abaixo apresenta a sequência correta das fases do desenvolvimento cognitivo propostas por Piaget?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

205Q897417 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Orientador Educacional, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

A Base Nacional. Comum Curricular (BNCC) destaca a importância da interação entre as crianças na Educação Infantil. Qual das alternativas abaixo representa uma prática pedagógica que favorece essa interação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q1083422 | Português, Interpretação de Textos, Orientador Educacional, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Texto associado.
O Texto I deve ser lido para responder à questão.

Texto I

PAÍSES PRECISAM TRATAR A SOLIDÃO COMO UM PROBLEMA PÚBLICO

Sucesso de uma nação não é apenas produzir mais, é perder menos gente para o silêncio

Waldemar Magaldi Filho

20 set. 2025 às 10h10

Quando a vida perde o fio do sentido, até um simples resfriado pode derrubar. Não é exagero poético, é uma descrição precisa do que acontece quando o organismo psíquico se vê sem horizonte, sem pertencimento, sem uma razão que amarre as horas do dia.
Longe de um misticismo nebuloso, essa "tarefa" é o nome clássico de uma experiência cotidiana, a sensação de ter valor para alguém, de que o esforço tem direção, de que o mundo ainda nos pede algo. Quando esse chamado some, o corpo registra, a imunidade cede, a mente fecha e ficamos "bloqueados". O destino de pessoas e de sociedades muda quando o sentido deixa de existir.
É aí que entra um termo incômodo, nascido do esforço de dois economistas, Anne Case e Angus Deaton: "mortes por desespero". A expressão reúne três causas de morte que se expandiram em certas populações ao longo das últimas décadas: suicídio, overdose de drogas e doenças hepáticas relacionadas ao álcool.
Por trás dos números o desenho social de isolamento, perda de propósito, empregos que somem, comunidades que se desfazem, dor crônica tratada como mercadoria. O fenômeno foi fotografado com nitidez em partes dos Estados Unidos. Mas não se trata de um destino americano, é um alerta universal. Quando vínculos esgarçam e perspectivas encolhem, a curva do desespero sobe. E desespero não é só um afeto, é uma política do corpo.
A literatura de saúde pública insiste que o sentido é também um determinante social. Não basta aconselhar resiliência individual quando as estruturas que sustentam a vida comum – trabalho digno, moradia, transporte, escola, cuidado – estão corroídas.
Não se trata de eleger um culpado único – crises têm múltiplas causas, da inovação tecnológica aos choques geopolíticos –, mas de notar um padrão, quando políticas públicas passam a tratar a segurança econômica, a saúde, a educação e o cuidado como linhas de custo a serem comprimidas, a conta aparece em outro lugar.
Aparece na sobrecarga das famílias, na precarização silenciosa de territórios, na medicalização do sofrimento social, na anestesia como resposta. Aretórica da meritocracia sem freios é psicologicamente tóxica porque produz um tipo de vergonha que isola. E isolamento é adubo para o desespero.
Dizer que "a matéria ganhou primazia sobre a alma" não é uma oposição simplista entre economia má e espiritualidade boa. É uma constatação sobre prioridades, quando o preço vira a linguagem, perde estatuto de valor. O resultado é uma sociedade eficiente para produzir coisas e inábil para acolher pessoas. E, no entanto, não há contradição entre prosperidade e sentido, há desordem de metas.
O desafio é civilizatório, alinhar incentivos econômicos a finalidades humanas. Isso significa cinco linhas de ação que cabem na pauta pública e na vida miúda: políticas de emprego que recompensem o trabalho decente; um sistema de saúde que integre cuidado mental desde a atenção primária; regulação e responsabilidade corporativa em mercados que lidam com dor e dependência; investimento em educação continuada e requalificação que devolvam horizonte a trabalhadores em transição; e, por fim, uma agenda de convivência que trate a solidão como problema público, promovendo espaços, tempos e serviços que refaçam a comunidade.


Fonte: MAGALDI FILHO, Waldemar. Países precisam tratar a solidão como um problema público.Folha de São Paulo, 20 set. 2025. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2025/09/uma-sociedade-eficiente-para-produzir-coisas-e-inabil-em-acolher-pessoas.shtml. Acesso em: 20 set. 2025. Adaptado.
No período retirado do Texto I: “Mas não se trata de um destino americano, é um alerta universal. Quando vínculos esgarçam e perspectivas encolhem, a curva do desespero sobe. E desespero não é só um afeto, é uma política do corpo”, do ponto de vista das relações semântico-pragmáticas, tem-se um exemplo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q900196 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Texto associado.

Família: conceito, evolução e tipos



A família representa a união entre pessoas que possuem laços sanguíneos, de convivência e baseados no afeto. No entanto, segundo a Constituição brasileira, o conceito de família abrange diversas formas de organização fundamentadas na relação afetiva entre seus membros.

Entretanto, não se trata de um conceito rígido ou imutável. Ao longo da história, o conceito de família já assumiu diversos significados.

Atualmente, após debates envolvendo diversos setores da sociedade, o direito brasileiro assumiu de que a constituição familiar fundamenta-se no afeto. Esse entendimento substitui o anterior, que baseava a família no matrimônio e na procriação.


O conceito de família abrange diversas formas de organização baseadas na convivência, na relação afetiva entre seus membros e o cuidado com os indivíduos mais jovens.

Segundo o artigo 226 da Constituição da República de 1988, a família é compreendida como a base da sociedade e recebe uma proteção especial do Estado.

Ao longo dos anos, o significado de família vem sendo alterado. A família tradicional, família nuclear, composta por pai, provedor da casa; mãe, cuidadora da família, e seus filhos foi sendo substituída por novos tipos de família.

Atualmente, o entendimento jurídico sobre a família comporta vários tipos de agregado familiar e visa dar conta de toda a complexidade dos fatores que unem as pessoas. Assim temos:


1. Família nuclear e família extensa

A família nuclear é compreendida de forma restrita, composta por pais e seus filhos. Por sua vez, a família extensa ou alargada é compreendida como sendo composta também por avós, tios, primos e outras relações de parentesco.


2. Família matrimonial

A família matrimonial comporta a ideia tradicional de família, constituída a partir da oficialização do matrimônio (casamento). Na lei vigente, a família matrimonial compreende os casamentos civis e religiosos, podendo ser hétero ou homoafetivo.


3. Família informal

Família informal é o termo utilizado para os agregados familiares formados a partir da união estável entre seus elementos. Esse tipo de famíliarecebe todo o tipo de amparo legal mesmo sem a oficialização do matrimônio.


4. Família monoparental

As famílias monoparentais são formadas pela criança ou o jovem e apenas um de seus progenitores (pai ou mãe).


5. Família reconstituída

A família reconstituída é formada quando pelo menos um dos cônjuges possui um filho de um relacionamento anterior.


6. Família anaparental

São as famílias que não possuem a figura dos pais, onde os irmãos tornam-se responsáveis uns pelos outros. A lei vigente abrange também a formação de um agregado a partir de laços afetivos, como no caso de amigos, onde não há uma relação de parentalidade.

7. Família unipessoal

As famílias unipessoais cumprem uma função jurídica importante por se tratarem de pessoas que vivem sozinhas (pessoas solteiras, viúvas ou separadas). Essas pessoas recebem amparo legal e não podem ter suas heranças familiares penhoradas pela justiça.


Ao longo da história, o termo família foi assumindo novos significados. Nota-se que o termo Família tem origem no latim famulus, que era compreendido como o grupo de servos domésticos.

No Império Romano, o conceito de família passou a designar a união entre duas pessoas e seus descendentes. Nesse momento, tem início também a ideia de matrimônio. Isso assegurava a transmissão de bens e estatuto social de forma hereditária (dos pais para os filhos).

Durante a Idade Média, houve o estabelecimento da união matrimonial como um sacramento da Igreja. Essa mudança é uma marca da relação entre a Igreja e o Estado.

Surge a ideia do casamento como uma instituição sagrada, indissolúvel e destinada à reprodução. É durante esse período que se consolida o conceito de família tradicional composto por pai, mãe e seus filhos.

No período após a Revolução Industrial e a consolidação da contemporaneidade, houve o aumento da complexidade das relações e das possibilidades de formação de diversos tipos de famílias. Essa mudança fez com que houvesse uma evolução do próprio conceito.

Questões relativas ao matrimônio e à reprodução perdem força e o fator determinante paraa formação de uma unidade familiar torna-se o afeto.


MENEZES, Pedro. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/familia-conceitotipos/

No penúltimo parágrafo, analise a estrutura verbal destacada no excerto “Essa mudança fez com que houvesse uma evolução do próprio conceito.”, e assinale o comentário correto sobre a possibilidade de concordância verbal de tal estrutura:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q900203 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

A inclusão escolar é um princípio garantido por lei no Brasil, exigindo que as escolas adotem adaptações curriculares e medidas de acessibilidade para alunos com deficiência. Qual é o principal objetivo dessas adaptações no contexto da inclusão escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q897413 | Pedagogia, Gestão Democrática, Orientador Educacional, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

Qual o papel do Conselho Escolar em uma gestão democrática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q989842 | Pedagogia, Gestão Escolar, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No contexto da promoção da saúde na escola, assinale a alternativa que indica qual estratégia é mais eficaz para abordar de maneira abrangente a saúde física, mental e social dos estudantes, considerando a complexidade e interconexão desses aspectos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q989844 | Pedagogia, Gestão Escolar, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No contexto do uso de recursos online do Google para Educação, assinale a alternativa que indica qual ferramenta é mais apropriada para organizar e compartilhar informações, possibilitando a criação de pastas e documentos acessíveis a diferentes usuários:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q911263 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Orientador Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estão descritas as funções docentes ou as incumbências de um/a professor/a, seja ele/a gestor/a, orientador/a.
I. Zelar pela aprendizagem dos alunos. II. Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos. III. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos. IV. Elaborar e cumprir plano de trabalho. V. Participar da elaboração da proposta pedagógica curricular da escola.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q907936 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Hoje, muitos estudos vêm apresentando modelos para mensurar e avaliar treinamentos realizados nas organizações de trabalho, tendo como foco tanto os conhecimentos transmitidos quanto as formas que as pessoas aprendem, sistematizam as informações, se apropriam dos saberes, os empregam no cotidiano organizacional e os transferem.

(Inocente, 2006; Macedo, Lima & Fischer, 2007; Zerbini & Abbad, 2010.)


Hamblin (1978, p. 21.) resume o conceito de avaliação de treinamento como “qualquer tentativa no sentido de obter informações (realimentação) sobre os efeitos de um programa de treinamento e para determinar o valor do treinamento à luz dessas informações”. A vista do exposto e, ainda, considerando um dos modelos mais consolidados para avaliação de programas de treinamento, é o modelo dos quatro níveis, que avalia as reações; o aprendizado; a mudança de comportamento observável; e, os resultados do treinamento. Sobre o nível de avaliação de “aprendizagem”, verifica-se que tal avaliação




  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q911526 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Orientador Educacional, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Como “meios e modos de tornar a avaliação mais justa, mais digna e humana”, Sant’Anna (2010, p. 7) apresenta-nos alguns instrumentos, entre eles: o conselho de classe como [...] a atividade que reúne um grupo de professores da mesma série, visando em conjunto chegar a um conhecimento mais sistemático da turma, bem como acompanhar e avaliar cada aluno individualmente, através de reuniões periódicas. (SANT’ANNA, 2010, p. 87)

Sobre a importância da utilização de Conselho de Classe, assinale a alternativa FALSA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q994807 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), as práticas pedagógicas envolvendo as TIC, desde o início, foram respaldadas pelas Diretrizes do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO/MEC), e mais tarde, em 2007, pela Carta de Florianópolis para Mídia-Educação e pela Lei Municipal n.º 8623/2011, que dispõe sobre a implantação da Educação para Mídia nas escolas municipais de Florianópolis.
Uma das ações propostas na Carta supracitada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q897412 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Orientador Educacional, Prefeitura de Alvorada do Oeste RO, Instituto Exata, 2024

Qual a importância do planejamento na educação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q907930 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Orientador Educacional, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

A orientação, hoje, está mobilizada com outros fatores que não apenas e unicamente cuidar e ajudar os “alunos com problemas”. Há, portanto, necessidade de nos inserirmos em uma nova abordagem de orientação voltada para a “construção” de um cidadão que esteja mais comprometido com seu tempo e sua gente. Desloca-se, significativamente, o “onde chegar”, neste momento da orientação educacional, em termos do trabalho com os alunos. Pretende-se trabalhar com o aluno no desenvolvimento do seu processo de cidadania, trabalhando a subjetividade e a intersubjetividade, obtidas através do diálogo nas relações estabelecidas.

(Grinspun, 1994, p. 13.)


Como partícipe da equipe de gestão, a orientação educacional pode se desenvolver em cinco áreas: o aluno, a escola, a família, a comunidade e a sociedade. Considerando o exposto e o papel do Orientador Escolar (OE) em relação à comunidade, está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

218Q911258 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Orientador Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

O planejamento pedagógico é uma tarefa que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em fase dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.
Sobre os Projetos pedagógicos e currículo oculto, analise as afirmativas.
I. O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes. II. O currículo oculto é tudo que se aprende nas relações sociais, entre professor e aluno, não está prescrito, inclusive valores, comportamentos, crenças e atitudes. III. O currículo está oculto porque ele não é prescrito, não aparece no planejamento, embora se constitua como importante fator de aprendizagem. IV. O currículo oculto refere-se àquelas influências que afetam as aprendizagens dos alunos e o trabalho dos professores, provenientes da experiência cultural. V. A noção de currículo oculto refere-se ao não escrito, escondido, latente, tácito, implícito, não estudado.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q911261 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Orientador Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia.
I. Da educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade. II. Da educação básica organizada em préescola, ensino fundamental e ensino médio. III. Da educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade. IV. Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. V. Oferta de educação escolar regular para jovens e adultos.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q907937 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Orientador Educacional, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

O papel do orientador educacional vai muito além dos muros escolares, assim como muito além de ser mediador, ele não pode ter mais uma visão fragmentada de educação e do conhecimento, pois atua com vários atores e espaços, passando a analisar, refletir e discutir com todos que atuam na escola, de forma pedagógica. Segundo Pimenta, a função orientadora do pedagogo escolar “tem como referência, ponto de partida e ponto de chegada, a relação professor/aluno, enquanto instância fundamental, no âmbito da escola, do processo de transmissão/apropriação dos conteúdos”. (1995, p. 153.) Sobre o exposto, e considerando as novas práticas do Orientador Educacional, analise as afirmativas a seguir.


I. Buscar a socialização do saber sobre o aluno, na medida em que a ele cabe trazer a realidade do aluno para o currículo.


II. Adaptar o aluno ao meio escolar visando corrigir os problemas e seus desvios que perturbam a vida da escola devendo (re)adaptá-lo a rotina da escola.


III. Assessorar o professor na relação teoria/prática/realidade, criando estratégias para investigação da realidade individual dos alunos e a história dessa comunidade.


IV. Possibilitar a formação continuada dos professores, buscando assessorá-los na relação teoria e prática, e na sua instrumentalização do processo de aprendizagem.


Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.