Início

Questões de Concursos Orientador Educacional

Resolva questões de Orientador Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q911258 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Orientador Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

O planejamento pedagógico é uma tarefa que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em fase dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.
Sobre os Projetos pedagógicos e currículo oculto, analise as afirmativas.
I. O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes. II. O currículo oculto é tudo que se aprende nas relações sociais, entre professor e aluno, não está prescrito, inclusive valores, comportamentos, crenças e atitudes. III. O currículo está oculto porque ele não é prescrito, não aparece no planejamento, embora se constitua como importante fator de aprendizagem. IV. O currículo oculto refere-se àquelas influências que afetam as aprendizagens dos alunos e o trabalho dos professores, provenientes da experiência cultural. V. A noção de currículo oculto refere-se ao não escrito, escondido, latente, tácito, implícito, não estudado.
Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q907936 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Hoje, muitos estudos vêm apresentando modelos para mensurar e avaliar treinamentos realizados nas organizações de trabalho, tendo como foco tanto os conhecimentos transmitidos quanto as formas que as pessoas aprendem, sistematizam as informações, se apropriam dos saberes, os empregam no cotidiano organizacional e os transferem.

(Inocente, 2006; Macedo, Lima & Fischer, 2007; Zerbini & Abbad, 2010.)


Hamblin (1978, p. 21.) resume o conceito de avaliação de treinamento como “qualquer tentativa no sentido de obter informações (realimentação) sobre os efeitos de um programa de treinamento e para determinar o valor do treinamento à luz dessas informações”. A vista do exposto e, ainda, considerando um dos modelos mais consolidados para avaliação de programas de treinamento, é o modelo dos quatro níveis, que avalia as reações; o aprendizado; a mudança de comportamento observável; e, os resultados do treinamento. Sobre o nível de avaliação de “aprendizagem”, verifica-se que tal avaliação




  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

223Q1083426 | Pedagogia, Legislação da Educação, Orientador Educacional, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Em uma escola municipal de Ensino Fundamental, a equipe pedagógica percebeu que alguns alunos acumulavam muitas faltas e, quando compareciam, costumavam chegar bastante atrasados. Ao analisar os registros, constataram que o índice de ausência já ultrapassava 30% do limite permitido por lei, o que gerou grande preocupação. Buscando compreender as razões desse comportamento, a direção investigou a situação e encontrou indícios de uso de drogas entre parte desses estudantes. Diante da gravidade do problema, a diretora decidiu chamar os pais e responsáveis para conversar, informar sobre as faltas e apresentar um plano de ação preventiva e de enfrentamento ao uso e dependência de drogas que seria implementado na escola. Apesar da iniciativa da escola, alguns pais se mostraram resistentes, afirmando que esse tipo de questão deveria ser resolvido apenas pela família, sem a interferência da escola.
A partir deste contexto, à luz das disposições recentes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), analise as assertivas a seguir.

I- Cabe à escola notificar ao Conselho Tutelar do município a relação dos alunos que apresentam uma quantidade de faltas acima de 30% do percentual permitido por lei.
II- Os pais e responsáveis têm razão ao afirmar que problemas relacionados ao uso de drogas devem ser resolvidos por eles próprios, sem a intervenção da escola.
III- A direção da escola decidiu informar aos pais e responsáveis sobre a frequência dos estudantes envolvidos na situação, porém esse não constitui um dever dos estabelecimentos de ensino.
IV- É incumbência da escola garantir um ambiente escolar seguro, razão pela qual se torna fundamental a implementação do plano de ação preventiva e de enfrentamento ao uso e dependência de drogas elaborado pela direção.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q988503 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Estratégia de promoção com restrição, mantendo, no entanto, a organização seriada e a manutenção da média aritmética na mensuração de resultados para efeitos de promoção. Uma organização que valoriza práticas de avaliação que tenham por objetivo informar estudantes e profissionais da educação sobre o desenvolvimento da aprendizagem, entendido a partir de uma abordagem qualitativa, na perspectiva de oportunizar as mudanças necessárias para um novo fazer pedagógico. Essa afirmativa diz respeito a qual estratégia implantada, na RMEF, expressa na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q900197 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei n.º 9.394/1996 - é um marco fundamental na organização do sistema educacional brasileiro. Ela estabelece princípios que visam garantir uma educação inclusiva e pluralista. Dentre esses princípios, qual reflete diretamente a valorização do pluralismo de ideias e o respeito à liberdade de aprender e ensinar, promovendo a diversidade no ambiente escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q989844 | Pedagogia, Gestão Escolar, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No contexto do uso de recursos online do Google para Educação, assinale a alternativa que indica qual ferramenta é mais apropriada para organizar e compartilhar informações, possibilitando a criação de pastas e documentos acessíveis a diferentes usuários:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q911527 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Orientador Educacional, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

A ferramenta mais importante para um bom diálogo e para resolver conflitos é saber escutar com atenção e vontade. Escutar demanda decisão consciente e a vontade de se livrar da distração e das intervenções. Além de prestar total atenção na outra pessoa, é preciso escutar também com o coração e com a alma. Aprender a escutar desenvolve paciência e humildade (Conselho Nacional do Ministério Público, 2014).

São técnicas para uma boa escuta, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q987420 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considerando os conceitos básicos do desenvolvimento da criança, assinale a alternativa que indica qual teoria destaca a importância da interação social e do ambiente na formação das estruturas mentais e no desenvolvimento cognitivo infantil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q1083424 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Orientador Educacional, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Um grupo de professores de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental se reuniu para propor um projeto interdisciplinar a ser desenvolvido na escola. O tema do projeto era “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, conforme sugerido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Assim, foram propostos os seguintes objetivos para o projeto:

1. Valorizar e utilizar o conhecimento científico historicamente construído sobre os oceanos para compreender e explicar a sua importância no equilíbrio climático.
2. Utilizar somente a linguagem verbal científica para se expressar e partilhar informações e experiências nas atividades promovidas pelo projeto , evitando outros tipos de linguagens.
3. Participar de atividades artístic o-culturais que valorizem a água como bem essencial à vida promovidas no âmbito do projeto .
4. Valorizar e respeitar diferentes saberes culturais sobre o uso sustentável da água.
5. Evitar a utilização de tecnologias digitais para produzir conhecimentos e disseminar informações sobre o tema e as atividades do projeto.
6. Desenvolver a empatia e a responsabilidade coletiva em relação aos impactos das ações humanas nos oceanos.

A partir deste contexto, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da tipologia dos conteúdos utilizada por Zabala (1998), analise as assertivas a seguir.

Fonte: ZABALA, A. Aprática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

I- Os objetivos 1, 3 e 4 foram inspirados em competências que integram as dez competências gerais da Educação Básica, conforme a versão atual da BNCC.
II- Os objetivos 2 e 5 não dialogam com nenhuma das dez competências gerais da Educação Básica previstas na BNCC.
III- Os objetivos 3 e 4 contribuem para a aprendizagem de conteúdos atitudinais, por estarem diretamente relacionados ao desenvolvimento de valores e atitudes.
IV- O objetivo 6 favorece a aprendizagem de conteúdos procedimentais, pois envolve o desenvolvimento de um conjunto de ações organizadas e orientadas para uma finalidade específica.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q992929 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Na fase de implementação do Projeto Político-Pedagógico, assinale a alternativa que indica como a escola pode promover a avaliação contínua e a adaptação do projeto às mudanças contextuais e educacionais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q907937 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Orientador Educacional, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

O papel do orientador educacional vai muito além dos muros escolares, assim como muito além de ser mediador, ele não pode ter mais uma visão fragmentada de educação e do conhecimento, pois atua com vários atores e espaços, passando a analisar, refletir e discutir com todos que atuam na escola, de forma pedagógica. Segundo Pimenta, a função orientadora do pedagogo escolar “tem como referência, ponto de partida e ponto de chegada, a relação professor/aluno, enquanto instância fundamental, no âmbito da escola, do processo de transmissão/apropriação dos conteúdos”. (1995, p. 153.) Sobre o exposto, e considerando as novas práticas do Orientador Educacional, analise as afirmativas a seguir.


I. Buscar a socialização do saber sobre o aluno, na medida em que a ele cabe trazer a realidade do aluno para o currículo.


II. Adaptar o aluno ao meio escolar visando corrigir os problemas e seus desvios que perturbam a vida da escola devendo (re)adaptá-lo a rotina da escola.


III. Assessorar o professor na relação teoria/prática/realidade, criando estratégias para investigação da realidade individual dos alunos e a história dessa comunidade.


IV. Possibilitar a formação continuada dos professores, buscando assessorá-los na relação teoria e prática, e na sua instrumentalização do processo de aprendizagem.


Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

232Q994806 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Orientador Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Sobre interdisciplinaridade, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q989843 | Pedagogia, Gestão Escolar, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No contexto do uso de recursos online do Google para Educação, assinale a alternativa que indica qual funcionalidade do Google Drive é mais apropriada para facilitar a colaboração entre professores e alunos na criação e edição conjunta de documentos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

234Q911264 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Orientador Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a integração entre escola-famíliacomunidade é fundamental para o processo educacional e como mecanismo da gestão escolar democrática. Sobre a integração entre escolafamília-comunidade, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q994807 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), as práticas pedagógicas envolvendo as TIC, desde o início, foram respaldadas pelas Diretrizes do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO/MEC), e mais tarde, em 2007, pela Carta de Florianópolis para Mídia-Educação e pela Lei Municipal n.º 8623/2011, que dispõe sobre a implantação da Educação para Mídia nas escolas municipais de Florianópolis.
Uma das ações propostas na Carta supracitada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q994811 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A criança precisa ser entendida como um sujeito no seu presente, pois vive, experiências lúdicas, estabelece interações com outras crianças e adultos, assume personagens, brinca, aprende e se desenvolve. De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a singularidade desse período da vida, tão caro à Educação Infantil, precisa ser afirmada também nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo presente o trabalho com crianças que requerem respeito a sua singularidade no processo de aprendizagem tomado sob qual perspectiva?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q987416 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Diante do desafio de promover a igualdade, justiça, respeito e solidariedade na comunidade escolar, assinale a alternativa que indica qual prática é mais alinhada com esses princípios e contribui para a construção de um ambiente inclusivo e equitativo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q1083420 | Português, Interpretação de Textos, Orientador Educacional, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Texto associado.
O Texto I deve ser lido para responder à questão.

Texto I

PAÍSES PRECISAM TRATAR A SOLIDÃO COMO UM PROBLEMA PÚBLICO

Sucesso de uma nação não é apenas produzir mais, é perder menos gente para o silêncio

Waldemar Magaldi Filho

20 set. 2025 às 10h10

Quando a vida perde o fio do sentido, até um simples resfriado pode derrubar. Não é exagero poético, é uma descrição precisa do que acontece quando o organismo psíquico se vê sem horizonte, sem pertencimento, sem uma razão que amarre as horas do dia.
Longe de um misticismo nebuloso, essa "tarefa" é o nome clássico de uma experiência cotidiana, a sensação de ter valor para alguém, de que o esforço tem direção, de que o mundo ainda nos pede algo. Quando esse chamado some, o corpo registra, a imunidade cede, a mente fecha e ficamos "bloqueados". O destino de pessoas e de sociedades muda quando o sentido deixa de existir.
É aí que entra um termo incômodo, nascido do esforço de dois economistas, Anne Case e Angus Deaton: "mortes por desespero". A expressão reúne três causas de morte que se expandiram em certas populações ao longo das últimas décadas: suicídio, overdose de drogas e doenças hepáticas relacionadas ao álcool.
Por trás dos números o desenho social de isolamento, perda de propósito, empregos que somem, comunidades que se desfazem, dor crônica tratada como mercadoria. O fenômeno foi fotografado com nitidez em partes dos Estados Unidos. Mas não se trata de um destino americano, é um alerta universal. Quando vínculos esgarçam e perspectivas encolhem, a curva do desespero sobe. E desespero não é só um afeto, é uma política do corpo.
A literatura de saúde pública insiste que o sentido é também um determinante social. Não basta aconselhar resiliência individual quando as estruturas que sustentam a vida comum – trabalho digno, moradia, transporte, escola, cuidado – estão corroídas.
Não se trata de eleger um culpado único – crises têm múltiplas causas, da inovação tecnológica aos choques geopolíticos –, mas de notar um padrão, quando políticas públicas passam a tratar a segurança econômica, a saúde, a educação e o cuidado como linhas de custo a serem comprimidas, a conta aparece em outro lugar.
Aparece na sobrecarga das famílias, na precarização silenciosa de territórios, na medicalização do sofrimento social, na anestesia como resposta. Aretórica da meritocracia sem freios é psicologicamente tóxica porque produz um tipo de vergonha que isola. E isolamento é adubo para o desespero.
Dizer que "a matéria ganhou primazia sobre a alma" não é uma oposição simplista entre economia má e espiritualidade boa. É uma constatação sobre prioridades, quando o preço vira a linguagem, perde estatuto de valor. O resultado é uma sociedade eficiente para produzir coisas e inábil para acolher pessoas. E, no entanto, não há contradição entre prosperidade e sentido, há desordem de metas.
O desafio é civilizatório, alinhar incentivos econômicos a finalidades humanas. Isso significa cinco linhas de ação que cabem na pauta pública e na vida miúda: políticas de emprego que recompensem o trabalho decente; um sistema de saúde que integre cuidado mental desde a atenção primária; regulação e responsabilidade corporativa em mercados que lidam com dor e dependência; investimento em educação continuada e requalificação que devolvam horizonte a trabalhadores em transição; e, por fim, uma agenda de convivência que trate a solidão como problema público, promovendo espaços, tempos e serviços que refaçam a comunidade.


Fonte: MAGALDI FILHO, Waldemar. Países precisam tratar a solidão como um problema público.Folha de São Paulo, 20 set. 2025. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2025/09/uma-sociedade-eficiente-para-produzir-coisas-e-inabil-em-acolher-pessoas.shtml. Acesso em: 20 set. 2025. Adaptado.
Acerca do Texto I, analise as seguintes assertivas.

I- A falta de horizontes, a solidão, não se sentir importante para alguém ou para o mundo são fatores que influenciam a saúde orgânica – e isso pode impactar a economia de uma nação.
II- As chamadas “mortes por desespero”, cada vez mais comuns nas últimas décadas em algumas populações, incluem o suicídio, a overdose por drogas e doenças hepáticas devido ao uso abusivo de álcool.
III- A saúde pública não pode ser considerada um determinante social porque não afeta o equilíbrio econômico de um país.
IV- A primazia da matéria sobre a alma é vista pelo autor como uma questão de prioridades.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q900198 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) foi criado para inserir as tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas escolas públicas brasileiras. Considerando a importância crescente da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, como o ProInfo contribui para a modernização da educação pública no Brasil e a inclusão digital dos alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q900199 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Orientador Educacional, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

A educação integral no Brasil é uma proposta que busca o desenvolvimento completo do aluno em diversas dimensões, como a cognitiva, emocional, social e física. Nesse contexto, qual é o papel da educação integral para a formação de cidadãos críticos e participativos, considerando os desafios sociais do século XXI?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.