Início

Questões de Concursos Orientador Educacional

Resolva questões de Orientador Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q324043 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Cantagalo RJ, CONSULPLAN

Sobre os deveres fundamentais do orientador educacional, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Exercer funções com competência para que se evidencie o seu papel e o seu espaço na escola.

( ) Nas atividades profissionais, mostrar-se dinâmico, organizado e aberto ao diálogo.

( ) Respeitar os códigos sociais e expectativas morais da comunidade em que trabalha.

( ) Atender, particularmente, casos que podem ser atendidos na instituição onde trabalha.

( ) Atender casos em que esteja emocionalmente envolvido.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q323399 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O papel do orientador é significativo, ao possibilitar ao sujeito compreender e analisar o mundo, compreendendo-se nesta relação com o outro, de modo que possibilite o viver e conviver de forma mais crítica e consciente. Ao desenvolver essa ação, o orientador educacional estará trabalhando com pontos fundamentais, que são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q323485 | Pedagogia, Orientador Educacional, SEPLAG MG, FCC

Segundo CURY (1997), as bases da educação nacional definidas na Lei nº 9.394/1996 ? atual LDB ? avançaram consideravelmente em três grandes eixos da organização do sistema educacional: Autonomia, Avaliação e Cooperação. Nesta perspectiva, cabe às escolas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q326372 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Luck sugere algumas concepções básicas que devem fundamentar o processo educativo, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q325445 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Na escola inclusiva, professores e alunos aprendem uma lição: a de que a vida dificilmente ensina. A lição a qual Mantoan se refere é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q321712 | Pedagogia, Orientador Educacional, SEPLAG MG, FCC

A escola é um terreno fértil para construir conhecimento sobre o Eu e o Outro e fazer desse conhecimento novas formas de intervenção no mundo. Sabendo disso, pensar as relações escolares a partir de uma perspectiva geracional significa considerar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q328903 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Na Proposta Curricular de Santa Catarina de 1991 - Os especialistas e a prática pedagógica - está descrito que todos os profissionais devem atuar para qualificar a relação professor aluno e o processo de ensino e aprendizagem.

Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q321925 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

“Quando os pais se envolvem na educação dos filhos, a chance de sucesso das crianças nos estudos é muito maior.” Fonte: Documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?

Assim, são ações que a escola deve praticar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q794008 | Ética na Administração Pública, Teoria em Ética, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A ética, substância da condição humana e política, é tema atual e permanente, e por isso insere-se no processo educacional do ser humano (...), na conduta de Orientadores Educacionais e nos estudos e projetos que poderão desenvolver com professores e alunos" (Mary Rangel,2003.p.121- 122)

Tendo como referência o texto e os seus conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q320596 | Pedagogia, Orientador Educacional, SEPLAG MG, FCC

Sabe-se que o que dá sentido aos processos de aprendizagem é o grau de comprometimento emocional que o grupo de alunos e professores atribui aos atos de ensinar e aprender. Sabe-se ainda que a emoção tem papel fundamental nas relações que se estabelecem dentro da sala de aula e na construção de vínculos entre as pessoas do grupo, o que favorece o desabrochar do interesse pelo conhecimento. Partindo dessa premissa, cabe ao professor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q322635 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Outros documentos legais, posteriores à Lei de Diretrizes e Bases 4064/61, dão o perfil da Orientação Educacional em termos de funções. Encontramos no Parecer 632/69 os objetivos da "Orientação Educativa", caracterizando-a como uma área pedagógica. Segundo esse Parecer é atribuída à Orientação Educacional a função de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q326506 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Segundo Luck, o orientador educacional deve concentrar esforços, energias e o máximo de recursos disponíveis, sendo ___________ objetivo considerado como condição básica e imprescindível para a obtenção dos resultados desejados.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do período acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q325781 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

“A capacidade de construir relações e estabelecer clima de confiança mútua com a equipe da escola e com a comunidade depende, sobretudo, de sua capacidade de comunicação”. Fonte: Documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Módulo I

 Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q325493 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

São características desejáveis que devem estar presentes em provas objetivas:

1- o enunciado deve conter dados meramente ilustrativos de modo a contextualizar a questão, com situações-problema do cotidiano.

2- o enunciado deve conter todas as informações técnicas necessárias à resolução da questão e a questão deve avaliar conteúdo relevante.

3- as alternativas devem ser coerentes, ter homogeneidade em termos de tamanho e os distratores devem ser plausíveis e bem construídos.

4- as alternativas corretas devem provocar controvérsias para garantir a objetividade podendo para isso, utilizar palavras ambíguas.

O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q325344 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais, analise as sentenças a seguir:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais são referências para o ensino Fundamental e Médio de todo o país (1ªparte). O objetivo dos PCN é garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania (2ª parte). Os PCN possuem caráter de obrigatoriedade e, portanto, pressupõe-se que serão adaptados às peculiaridades locais (3ª parte).

Sobre as sentenças, pode-se dizer que estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q328020 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Segundo Vigotsky, para o ensino ser significativo, é indispensável:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q328850 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Está havendo um “diz-que-diz”. Alunos, professores e/ou funcionários comentam que determinado aluno está usando drogas. Segundo Tiba, a primeira providência da escola é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q324435 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O planejamento e a execução de uma ação orientadora de qualidade devem ter como base os pressupostos teóricos que a alicerçam. Podemos considerar que a concepção de orientação educacional deve, hoje, estar comprometida com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q322524 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A orientação educacional, hoje, caracteriza-se por um trabalho muito mais abrangente, no sentido de sua dimensão pedagógica. Possui caráter mediador junto aos demais educadores, atuando com todos os protagonistas da escola no resgate de uma ação mais efetiva e de uma educação de qualidade nas escolas." (GRINSPUN.M.P.A. A orientação educacional – conflito de paradigmas e alternativas para a escola. 3ª ed. São Paulo. Cortez, 2006)

De acordo com o conceito acima é correto afirmar que:

I- a orientação educacional está comprometida com a formação da cidadania do aluno.

II- a orientação educacional deve analisar as dificuldades de aprendizagem dos alunos tendo como referência o sistema educacional.

III- a orientação educacional possibilita a construção do conhecimento por meio de intervenção pedagógica junto aos professores.

IV- a orientação educacional busca a construção coletiva da escola, sem perder de vista que o coletivo é composto por pessoas, que devem pensar e agir a partir de questões contextuais.

Estão corretas somente as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q319015 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Acari RN

Considere as alternativas abaixo:

I - O estudo sobre o desenvolvimento humano é bastante recente na história da humanidade. Inicia-se basicamente por volta do final do século XIX e início no século XX. Antes desta data não havia o conceito de infância e, por isso, não existia uma preocupação com a criança, que era tratada como um ‘adulto em miniatura’ em relação ao trabalho, lazer, cuidados, alimentação e vestimenta.

II - Aos sete anos, a criança era introduzida no mundo adulto, provavelmente porque o índice de mortalidade antes desta data era muito alto, em função das precárias condições de saúde e prevenção de doenças. Iniciava-se a aprendizagem do ofício dos pais e as crianças com melhores condições sociais tinham tutores, sendo comum participarem das mesmas atividades dos adultos, como: orgias, enforcamentos públicos, trabalho no campo e a venda de seus produtos nos mercados.

III - Será a partir do século XVII que a Igreja irá intervir, afastando a criança dos assuntos ligados ao sexo, por meio da criação de escolas preocupadas com o ensino da religião, da moral, bem como da leitura, escrita e aritmética.

IV - Estudos mais sistemáticos sobre a infância e a preocupação com a educação formal, irá ocorrer somente no século XIX e início do século XX, educação esta baseada em uma rígida disciplina tanto da família como da escola, com a utilização de várias formas de castigos, tais como: palmatória, ajoelhar no milho, espancamentos e quartos escuros.

Está(ão) correta(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.