Início

Questões de Concursos Orientador Educacional

Resolva questões de Orientador Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q322203 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Falar dos conteúdos não se resume ao que ensinar; supõe também, situarmo-nos numa plataforma decisional, que, tal, como sucedia com os objetivos, está condicionada por uma série de questões prévias relativas ao que a escola é e para quê, que peso deve ter cada disciplina, com que atitude nos devemos acercar dos conhecimentos, se disciplinas singulares ou interdisciplinaridade (ZABALZA, Miguel. Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Lisboa, Ana, 1992). A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que:

1- os conteúdos são os saberes, os conhecimentos sobre os quais trabalha a escola e que podem ser organizados numa perspectiva disciplinar ou interdisciplinar.

2- decidir sobre quais conteúdos selecionar e a forma de sua organização é tarefa docente articulada ao projeto pedagógico, à organização curricular e à questões epistemológicas.

3- no processo atual de revalorização dos conteúdos é necessário retornar a sua definição disciplinar, vinculada ao livro texto, ao sentido formal de sua utilização no ensino e às disciplinas mais importantes.

O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q325813 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Leia o texto:

"Em um mundo que se globaliza e planetariza (...) o papel da orientação educacional na escola será de argumentar, discutir, refletir sobre as problemáticas existentes, de forma a tornar o aluno mais crítico e consciente da sociedade, evidenciando os conceitos de parceria, cordialidade, solidariedade, entre outros, para um país que se quer mais justo, mais humano, e mais solidário". (Grinspun,2006)

De acordo com o texto acima e o seu conhecimento sobre o papel do orientador no processo de transformação social, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q327212 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A relação educação e trabalho constitui um dos temas de maior atualidade. Isto se deve ao efetivo papel que a escola tem em relação ao mundo da produção e à resposta que caberia a ela dar às necessidades decorrentes das metas econômicas, políticas e sócio-culturais dos trabalhadores enquanto classe. Pensando nessas questões, a Orientação Educacional deve colaborar para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q327298 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Perspectivando a ética na orientação educacional, Giacaglia e Penteado (2002, p. 10) explicitam que há que se considerar razões de natureza psicológica, o "efeito Rosenthal" ou "profecia auto-realizável", segundo a qual, quando um professor desenvolve expectativas de que um aluno ou grupo de alunos irá ter insucesso escolar. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q323260 | Pedagogia, Orientador Educacional, SEPLAG MG, FCC

Muitos estudos foram realizados com relação à organização do espaço que a escola ocupa e utiliza, e que vai sendo transformado nas relações estabelecidas. Segundo Zabala (1998), as salas precisam de um mobiliário que permita um deslocamento temporário conforme as propostas metodológicas, além do trabalho individual. Esta forma de organização seria

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q319828 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Há vários caminhos para a construção de um projeto pedagógico. Alguns autores os caracterizam como movimentos de construção, outros como atos distintos, mas interdependentes. Ilma Passos Veiga, aponta três atos:

(1) ato situacional _ que descreve a realidade na qual desenvolvemos nossa ação e é o desvelamento da realidade sóciopolítica, econômica, educacional e ocupacional.

(2) ato conceitual _ que diz respeito à concepção ou visão de sociedade, homem, educação, escola, currículo, ensino e aprendizagem.

(3) ato operacional _ que orienta-nos a como realizar nossa ação [...] atividades a serem assumidas para transformar a realidade da escola [...] a tomada de decisão de como vamos atingir nossas finalidades.

Numere nos parênteses abaixo, (1) (2) ou (3) conforme as indagações estejam relacionadas com (1) ato situacional, (2) ato conceitual ou (3) ato operacional. Em seguida, assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo.

( ) Que tipo de aluno queremos formar? Para qual sociedade? O que significa ser uma escola voltada para a educação básica? Que concepção de escola, de educação e de ensino queremos?

( ) Como compreendemos a sociedade atual? Qual é a população-alvo da escola? Quais suas características em termos socioeconômicos, culturais e educacionais? Qual o papel da educação/escola nessa realidade?

( ) Quais as decisões básicas referentes a: o que, para que e como ensinar, articuladas ao para quem ensinar?

( ) Como redimensionar a organização do trabalho pedagógico? Qual tipo de gestão? O que é prioritário realizar? As ações propostas são exeqüíveis?

( ) Qual o papel específico de cada membro da comunidade escolar? De que recursos a escola dispõe para realizar seu projeto? Quais as decisões necessárias para sua concretização?</

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q326031 | Pedagogia, Orientador Educacional, SEPLAG MG, FCC

O Fórum Mineiro de Educação Infantil ? FMEI vem discutindo, aprofundando concepções, intervindo na mobilização de gestores, conselheiros, técnicos e educadores para a construção de consensos e práticas que efetivem os direitos das crianças pequenas. Para avaliar os principais aspectos que integram esta política, o FMEI faz uma leitura do cenário do Estado seguindo alguns passos para serem analisados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q321060 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A concepção de Orientação Educacional deve, hoje, estar comprometida, prioritariamente, com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q324737 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Da mesma forma que as características da Educação acompanham o perfil que determinada época ou categoria lhe atribui, identificamos na Orientação Educacional, igual procedimento. Em termos de evolução teórico-prática da Educação, a Orientação Educacional encontra-se numa etapa que tem, hoje, como objeto e ação fundamental:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q326358 | Pedagogia, Orientador Educacional, SEPLAG MG, FCC

O conceito de número é elaborado por meio de um processo longo. Segundo Piaget, desde muito pequena, a criança tem percepções numéricas e os conhecimentos matemáticos não passam de um nível perceptivo a um nível conceitual de forma espontânea e imediata e sim gradativamente, conduzindo-se por sucessivos momentos de avanços e retrocessos. Com base nas investigações de Piaget, está correto afirmar que o conceito de número depende do desenvolvimento dos processos de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q326947 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

Em que tendência pedagógica os conteúdos se baseiam na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q323400 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

Em termos de aprendizado, uma criança que seja incapaz de estabelecer correspondência um a um, não relaciona o número de alunos de uma sala à quantidade de carteiras, pode sinalizar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q320370 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Ao planejar as atividades escolares, é necessário que o professor tenha sempre em mente que a aprendizagem só acontecerá quando a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q321615 | Pedagogia, Orientador Educacional, SEPLAG MG, FCC

Há situações sociais que requerem planejamento do que e como falar. A escola pode desenvolver as capacidades necessárias para se ter sucesso nestas circunstâncias, a partir de proposta como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q328648 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

No contexto do desenvolvimento humano, o homem está imerso em uma sociedade na qual atividades instrumentais e relações sociais direcionam o seu desenvolvimento. Assim sendo, tal assertiva pode ser corretamente associada ao(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q319214 | Pedagogia, Orientador Educacional, SEPLAG MG, FCC

O planejamento é uma ferramenta que facilita ou possibilita um bom trabalho. Neste caso, para a escola organizar suas ações, ela deve trabalhar com o planejamento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q328536 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Para a construção de um currículo escolar na perspectiva do Modelo Dinâmico-Dialógico, o primeiro passo corresponde à realização do Diagnóstico da realidade, cuja função é a de:

I- expressar a ação, o como viabilizar nossos ideais, o como transformar o real no ideal.

II- responder às perguntas sobre o tipo de sociedade e pessoa humana que queremos formar.

III- coletar informações para saber como e com que meios a escola atende sua tarefa principal.

IV- expressar o rumo, o horizonte, a direção que a escola escolheu, fundamentado em elementos teóricos da filosofia, das ciências e da fé.

O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q816304 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Orientador Educacional, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A LDB estabelece no art. 64 que a formação de profissionais da educação, de modo a atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidade de ensino e às características de cada fase do desenvolvimento do educando, tenha como fundamentos a associação entre teorias e práticas e o aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades. Assim, a lei define que o saber e o fazer adquiridos anteriormente à formação são imprescindíveis para que o professor possa adquirir novos saberes que o habilitem à prática pedagógica, numa formação contínua e permanente. Neste sentido, é correto afirmar-se que a Formação Continuada:

I- inclui a construção e domínio sólido dos saberes da docência (saberes disciplinares e curriculares, saberes da formação pedagógica, saberes da experiência profissional e saberes da cultura e do mundo vivido na prática social).

II- possibilita que os professores construam seus planos de desenvolvimento pessoal.

III- habilita os professores à ascensão funcional de acordo com as normas do Estatuto do Magistério.

IV- necessariamente, deve ser obtida em cursos de graduação.

O correto está somente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

99Q322181 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

Leia atentamente a frase abaixo:

A construção do Projeto Político Pedagógico se restringe a uma questão de técnica de planejamento.

Analisando a assertiva acima, pode-se julgá-la como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q319128 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

De acordo com Grinspun, hoje a Orientação Educacional tem o papel ___________, isto é, ela se reveste de mais um campo na escola para analisar, discutir, refletir com e para todos que atuam na escola.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do período acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.