Questões de Concursos Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa

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1Q325643 | Pedagogia, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Com relação ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, julgue os itens a seguir.

São elementos constitutivos do planejamento os procedimentos didáticos, os recursos de ensino, a temática a ser trabalhada. Os objetivos a serem alcançados e a avaliação da prática pedagógica desenvolvida integram o planejamento de uma escola, o qual prescinde da indicação de recursos de ensino a serem utilizados.

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2Q327424 | Pedagogia, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Julgue o item seguinte a respeito de currículo e construção de conhecimento.

No currículo que privilegia a construção do conhecimento, o aluno constrói sua aprendizagem significativa de maneira autônoma, ou seja, sem interferência do professor e da metodologia de ensino.

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3Q725027 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Sergipe, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, relativos a aspectos que marcam a inserção regional e nacional do estado de Sergipe.

Sergipe tem procurado promover, ainda que de forma discreta, movimentos de internacionalização de sua economia por meio da atração de investimentos.

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4Q323922 | Pedagogia, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Acerca da supervisão escolar, julgue os itens que se seguem.

O supervisor escolar, profissional integrado ao corpo docente, trabalha de forma interdisciplinar, articulando sujeitos e elementos do processo de ensino e aprendizagem: professores, alunos, competências, habilidades, metodologia e avaliação.

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5Q808216 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Em relação às bases legais da educação nacional — Constituição da República, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996) (LDB) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) —, e de acordo com a concepção ampla da LDB acerca da educação, julgue os seguintes itens.

De acordo com a legislação vigente, a educação infantil é de responsabilidade dos estados brasileiros.

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6Q325662 | Pedagogia, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Acerca da metodologia de projetos, considerando a interdisciplinaridade e a globalização do conhecimento, julgue os itens subseqüentes.

A escolha da temática, os objetivos de aprendizagem, a organização do grupo, as fases de desenvolvimento, os recursos e a avaliação do trabalho são etapas do projeto de trabalho.

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7Q324125 | Pedagogia, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Uma professora da quarta série do ensino fundamental solicitou aos alunos uma pesquisa sobre o impacto do lixo em sua comunidade. Sugeriu que entrevistassem moradores para opinar sobre a temática e estudassem livros, revistas etc. Combinou com os alunos que teriam o prazo de 1 (um) mês para a entrega do trabalho e colocou-se à disposição deles para tirar qualquer dúvida. No dia combinado, recebeu os trabalhos e notou que alguns alunos haviam copiado trechos de livros e de enciclopédias que não estavam relacionados com os impactos do lixo em sua comunidade.

Diante dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A proposta de trabalho feita pela professora pode ser caracterizada como uma pesquisa participante.

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8Q389136 | História, Sergipe SE, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, relativos a aspectos que marcam a inserção regional e nacional do estado de Sergipe.

A situação de estado híbrido — com sua geografia voltada para o mar, mas também para o sistema hídrico do São Francisco — e sua matriz sertaneja conferem condição bastante diversificada da cultura, da sociedade e da economia de Sergipe.

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9Q811189 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Em relação às bases legais da educação nacional — Constituição da República, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996) (LDB) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) —, e de acordo com a concepção ampla da LDB acerca da educação, julgue os seguintes itens.

De acordo com a LDB, cabe à educação básica preparar os adolescentes, principalmente aqueles das classes empobrecidas, para ingressar no mercado de trabalho.

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10Q814339 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Com relação às determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), julgue os itens subseqüentes.

O regime de semiliberdade pode ser determinado como transição para o meio aberto, situação em que o adolescente pode realizar atividades externas independentemente de autorização judicial.

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