Questões de Concursos Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa

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31Q818019 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

O Diretor de um estabelecimento de educação infantil acolheu em sua instituição uma adolescente de 17 anos de idade, cursando a 7.ª série do ensino fundamental no turno noturno, para cumprir a medida de prestação de serviço à comunidade. Para tanto, foi definido que a adolescente organizasse fichas de matrículas das crianças, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com duas horas livre para o almoço.

 Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem relativos ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (Lei n.º 8.069/1990).

A tarefa definida pelo diretor é coerente com o que estabelece a medida socioeducativa imputada à adolescente.

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32Q321417 | Pedagogia, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

As escolas públicas brasileiras que atendem adolescentes enfrentam uma necessidade crescente de superar dificuldades pessoais e sociais desses estudantes. Considerando essa realidade e a função sociocultural da escola, julgue os itens a seguir.

É dever da escola desenvolver para o adolescente uma prática de ensino especificamente voltada para a memorização dos conteúdos, pois, assim, os alunos terão maior facilidade para ingressar no mercado de trabalho e resolver seus problemas.

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33Q328800 | Pedagogia, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem a respeito dos projetos políticopedagógicos e suas implicações.

Após dois anos de sua implantação, o projeto políticopedagógico deve ser avaliado para verificar se atendeu ou não às expectativas da comunidade escolar.

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34Q322912 | Pedagogia, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

“Muitas vezes diante de aluno com um modo diferente de vestir-se e pentear-se, nós, professores, fazemos um julgamento não adequado do aluno”, afirmou certa professora.

Diante dessa afirmação, julgue os itens que se seguem, com relação a dificuldades, problemas e potencialidades no contidiano escolar.

O depoimento da professora mostra que julgamentos baseados na aparência podem interferir na construção de uma relação positiva entre professor e aluno.

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35Q319200 | Pedagogia, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Em relação ao processo de comunicação e integração grupal no processo de planejamento, julgue o item que se segue.

Durante a elaboração do projeto educativo, apesar da capacidade do grupo, podem surgir conflitos entre os participantes. Nesse caso, o ideal é optar pela dissolução do grupo para não comprometer o trabalho.

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36Q325117 | Pedagogia, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Julgue próximos os itens, acerca da organização do trabalho na escola pública e seus reflexos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino.

Criar oportunidades periódicas de reunir professores que trabalham com um mesmo conteúdo nas diversas séries e níveis de ensino para reavaliar currículos e programas é um tipo de ação que colabora para a melhoria da qualidade de ensino.

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37Q322191 | Pedagogia, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens seguintes.

Historicamente, as tendências pedagógicas vivenciadas no contexto educacional brasileiro ficaram restritas a um período determinado, de forma que o aparecimento de uma tendência implicou no desaparecimento da outra, tendo em vista as características diferenciadas de cada linha pedagógica.

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38Q322942 | Pedagogia, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Acerca da metodologia de projetos, considerando a interdisciplinaridade e a globalização do conhecimento, julgue os itens subseqüentes.

A metodologia de projetos oportuniza aos alunos fazer planejamentos, analisar dados e tomar decisões na condução do projeto em conjunto com o professor.

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39Q817767 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Orientador Social de Unidade de Execução de Medida Socioeducativa, Fundação Renascer SE, CESPE CEBRASPE

Em relação às bases legais da educação nacional — Constituição da República, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/1996) (LDB) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) —, e de acordo com a concepção ampla da LDB acerca da educação, julgue os seguintes itens.

Os PCN sugerem que os temas transversais devem organizarse em novas áreas do conhecimento com objetivos próprios e orientações didáticas.

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