Início

Questões de Concursos Ortopedia e Traumatologia

Resolva questões de Ortopedia e Traumatologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1007142 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, EBSERH, IBFC, 2022

Durante o verão, é bastante comum a ocorrência de pacientes vítimas de lesão medular devido a mergulho em águas rasas. O paciente com síndrome medular anterior decorrente de trauma raquimedular apresenta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q990593 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Os episódios de “dor em queimação” ou de “fisgadas” constituem um evento neurológico transitório caracterizado por dor ou parestesias em um membro superior após um impacto no pescoço ou no ombro. Para avaliar o estreitamento dos forames, que produz sintomas no braço em 70% dos que experimentaram fisgadas, pode ser utilizada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q992152 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Quando da avaliação radiográfica para diagnosticar a maioria das lesões anatômicas, assim como os mecanismos que as produziram no tornozelo, a incidência de “mortise”, observa-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1007139 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, EBSERH, IBFC, 2022

As alterações sistêmicas em crianças com fraturas são bem mais evidentes que em adultos. A presença de petéquias axilares em crianças com fratura sugere:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1007146 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, EBSERH, IBFC, 2022

Pacientes com trauma na região do joelho causadas pelo painel frontal do carro podem apresentar fraturas do planalto tibial. Com relação a essas fraturas, segundo Schatzker, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1056367 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Ortopedia e traumatologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
As informações a seguir contextualizam a questão.Leia-as atentamente.


O cotovelo é uma articulação estável devido à sua estrutura óssea, além do reforço proveniente de sua estrutura cápsulo-ligamentar. Apesar disso, as lesões do cotovelo podem ocorrer nos traumas axiais, através das luxações, e também nas fraturas de Monteggia.
Quando presente a chamada “tríade terrível do cotovelo” aumenta significativamente a instabilidade do cotovelo e potenciais complicações. De acordo com as orientações da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, a tríade terrível é composta por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1056365 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Ortopedia e traumatologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

As fraturas do fêmur proximal em criança são graves e estão associadas a altos índices de complicações. Geralmente, são ocasionadas por traumas que envolvem alta energia cinética como quedas de altura, acidentes automobilísticos e prática de esportes radicais; podendo acarretar, também, importantes lesões dos tecidos moles. A classificação de Delbet-Colonna é empregada para orientar o tratamento, bem como avaliar o prognóstico. De acordo com tal classificação, o tipo mais comum de fratura do fêmur proximal em crianças é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q990594 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Entre afirmações no que diz respeito às lesões ligamentares do joelho, são verdadeiras:

I. Diante da frequência de luxações patelares coexistentes nas lesões do Ligamento Colateral Medial, a palpação da patela e dos ligamentos estabilizadores parapatelares mediais deve ser realizada, além do teste de apreensão patelar.
II. O Teste pivô reverso consiste em começar com o joelho flexionado em 90°. Com o joelho estendido, a perna é submetida a uma carga axial com um estresse em valgo aplicado ao joelho e o pé é mantido em rotação externa. Um deslocamento (desvio) palpável é observado quando a tíbia é reduzida a partir de sua posição de subluxação posterior à medida que o joelho é estendido.
III. O teste de Lachman é a manobra mais útil para avaliar a frouxidão anterior do joelho. É realizado com o joelho em 30 a 45° de flexão enquanto uma força anterior é aplicada na tíbia com uma das mãos enquanto a outra estabiliza o fêmur distal. A frouxidão de grau 1 consiste em um aumento da translação de 3 a 8 mm.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1007140 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa que apresenta a melhor indicação para o tratamento da fratura fechada de fêmur com traço transverso em criança de 9 anos e 55 kg.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q992162 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A escoliose idiopática é uma das deformidades da coluna mais frequentes, sendo que a classificação da curva da coluna é determinada pela localização do seu ápice. Quando o ápice está entre as vértebras TXII-LI, é classificada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q992165 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Em relação às desarticulações e amputações distais do membro inferior, àquela que consiste da fixação da apófise posterior do calcâneo aos cotos maleolares, o que produz um coto mais longo, é denominada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1056363 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Ortopedia e traumatologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

As fraturas do úmero distal correspondem a 30% das fraturas do cotovelo nos adultos e de 2 a 6% de todas as fraturas. Apesar de não terem uma grande frequência, são responsáveis por graves sequelas que levam a importantes limitações do membro superior. A respeito do tratamento deste tipo de fratura, analise as afirmativas a seguir.

I. As fraturas intra-articulares devem ser reparadas por um acesso com elevação do tríceps, como a via de Allonso-Llamas, na qual a inserção do tríceps é preservada e o músculo tríceps é elevado nas suas porções lateral e medial.

II. Nas fraturas extra-articulares, a exposição do úmero deve ser realizada por meio de uma osteotomia do olécrano, que pode ser do tipo transversa, que é mais instável, ou uma osteotomia do tipo Chevron com vértice distal.

III. Nas fraturas tipo A1 (epicôndilos lateral e medial), podem ser utilizados parafusos 3,5 e 4,0 mm.

De acordo com as orientações da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q992157 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

As fraturas do terço médio sem desvio da clavícula são de tratamento conservador e cursam com bons resultados. É um das indicações absolutas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q992159 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

No contexto da ortopedia pediátrica, o metatarso varo é uma deformidade na qual o antepé está aduzido ou desviado medialmente, com leve grau de supinação, estando o calcâneo em geral em posição neutra. A Osteotomia da base dos metatarsais costuma ser indicada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q992163 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A coluna vertebral é o local mais atingido pelo mieloma e plasmocitoma, as quais são doenças linfoproliferativas das células B e compostas de agregados anormais de células plasmocitárias. A análise genética mostra anormalidade na banda q32 do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.