Questões de Concursos Otorrinolaringologia

Resolva questões de Otorrinolaringologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q999989 | Medicina, Otorrinolaringologia, EBSERH, IBFC, 2023

A hanseníase é uma doença crônica causada pelo Mycobacterim leprae, que acomete com maior frequência a mucosa nasal. Em relação à hanseníase nasossinusal, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1000013 | Medicina, Otorrinolaringologia, EBSERH, IBFC, 2023

Quanto à fisiologia da laringe, em ordem de importância as principais funções da laringe são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1000014 | Medicina, Otorrinolaringologia, EBSERH, IBFC, 2023

Podem ser classificadas como lesões pré-neoplásicas da laringe:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q999787 | Medicina, Otorrinolaringologia, EBSERH, IBFC, 2023

Considerando a anatomofisiologia da faringe, o principal músculo responsável pela abertura da tuba auditiva é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q999788 | Medicina, Otorrinolaringologia, EBSERH, IBFC, 2023

A tuba auditiva das crianças possui as seguintes características que a diferenciam da dos adultos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q999789 | Medicina, Otorrinolaringologia, EBSERH, IBFC, 2023

A criança que apresenta otites médias recorrentes muitas vezes tem biofilmes detectados na:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1056371 | Medicina, Otorrinolaringologia, Otorrinolaringologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Paciente, sexo masculino, 28 anos, apresenta surdez unilateral desde os dois anos de idade como sequela de uma neurocirurgia, não tendo feito uso de nenhum método de reabilitação auditiva. Além disso, ele é classificado como de alto risco cirúrgico devido a condições médicas subjacentes. Relata dificuldade em participar de conversas em ambientes barulhentos; localizar a fonte sonora; e, perceber sons do lado esquerdo. A audiometria confirma surdez profunda no ouvido esquerdo e audição normal no ouvido direito. Com base no caso clínico apresentado, assinale a protetização auditiva mais adequada para tal paciente, considerando suas necessidades auditivas específicas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1056372 | Medicina, Otorrinolaringologia, Otorrinolaringologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Sobre as complicações das otites médias agudas e crônicas que representam importantes causas de morbimortalidade, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1056373 | Medicina, Otorrinolaringologia, Otorrinolaringologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Mulher, 45 anos, comparece encaminhada pela odontologia para investigação de lesões brancas assintomáticas em cavidade oral notadas há pelo menos 4 meses. Ao exame são observadas lesões reticulares com numerosas linhas queratóticas brancas entrelaçadas em mucosa jugal bilateralmente, não removíveis à raspagem, indolores e que não desaparecem ao distender a mucosa. Anatomopatológico de biópsia incisional revela degeneração das células epiteliais com infiltrado linfocítico subepitelial e hiperqueratose. É possível afirmar que o diagnóstico trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1056374 | Medicina, Otorrinolaringologia, Otorrinolaringologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

A doença de Ménière, uma condição do ouvido interno que afeta o equilíbrio e a audição, é caracterizada por episódios recorrentes de vertigem incapacitante; perda auditiva sensorioneural; zumbido; e, sensação de plenitude auricular. Sobre o diagnóstico da doença de Ménière, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1056375 | Medicina, Otorrinolaringologia, Otorrinolaringologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

O osteoma e a exostose são duas condições que podem afetar o conduto auditivo externo, levando a sintomas semelhantes e podendo causar dificuldades no diagnóstico diferencial. Sobre tais condições, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1056376 | Medicina, Otorrinolaringologia, Otorrinolaringologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Paciente, sexo feminino, caucasiana, 28 anos, em pós-operatório tardio de rinosseptoplastia, comparece com queixa de obstrução nasal bilateral pior ao inspirar profundamente. Ao exame físico verifica-se septo sem desvios; cornetos inferiores e médios eutróficos; colabamento de narinas à inspiração com aparente fragilidade de cruz lateral; ângulo entre cartilagem lateral superior e septo nasal em torno de 15°; e, manobra de Cottle modificada positiva bilateralmente. Foi sugerida à paciente uma abordagem cirúrgica com colocação de enxerto de concha auricular através de uma bolsa dissecada desde o remanescente da cruz lateral até a abertura piriforme. Assinale, a seguir, o diagnóstico da paciente, bem como o tratamento sugerido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1056377 | Medicina, Otorrinolaringologia, Otorrinolaringologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

A cirurgia endoscópica dos seios paranasais é um procedimento médico comumente empregado para tratar diversas condições nasais, como sinusite crônica; pólipos nasais; e, demais patologias dos seios paranasais. Apesar dos benefícios dessa técnica minimamente invasiva, existem riscos inerentes, especialmente quando se considera a proximidade de estruturas nobres, como nervos e vasos sanguíneos importantes. A análise criteriosa da tomografia dos seios da face pré-operatória é essencial para o cirurgião identificar variações anatômicas e prever possíveis dificuldades, minimizando os riscos de iatrogenia durante o procedimento. Em análise pré-operatória para uma cirurgia endoscópica dos seios paranasais foi verificada na tomografia de seios da face a presença de uma célula etmoidal mais posterior, se estendendo até o seio esfenoidal superior e lateralmente. Tal variação anatômica acarreta em maior risco de lesão de qual estrutura?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1056378 | Medicina, Otorrinolaringologia, Otorrinolaringologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Paciente, sexo feminino, 50 anos, procura atendimento devido à perda auditiva progressiva unilateral à direita há cerca de 15 anos, predominante em frequências graves. Refere que foi submetida à cirurgia de estapedotomia; porém, não houve qualquer melhora da audição. Além disso, relata episódios de tontura desencadeados por sons altos; sente-se incomodada por escutar sons de seu corpo como do piscar de olhos ou deglutição.

Resultados dos exames:

- Audiometria: apresenta perda auditiva condutiva (gap aéreo-ósseo), predominante em frequências graves e hiperacusia por via óssea no ouvido direito. Audiometria normal no ouvido esquerdo.

- Potencial Evocado Miogênico Vestibular (VEMP): os resultados do VEMP revelam uma resposta aumentada (aumento da amplitude) e diminuição do limiar no ouvido direito quando estimulado.

- Reflexos estapedianos: presentes e normais em ambos os ouvidos.

Com base nos resultados dos exames, o diagnóstico mais provável para tal paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1056379 | Medicina, Otorrinolaringologia, Otorrinolaringologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

O exame físico otoneurológico e os testes vestibulares, como prova calórica, v-HIT (Video Head Impulse Test) e posturografia, são importantes ferramentas para avaliar a função do sistema vestibular. Sobre a fisiologia e a semiologia da função vestibular, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1056380 | Medicina, Otorrinolaringologia, Otorrinolaringologia, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

O estridor laríngeo em recém-nascidos e lactentes pode ser causado por diversas condições, incluindo laringomalácia, paralisia unilateral ou bilateral de pregas vocais; estenose subglótica; e, hemangioma subglótico. Sobre tais condições, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1021482 | Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Otorrinolaringologia, EBSERH, IBFC, 2022

Analise as afirmativas sobre petrosite:
I. Petrosite é a extensão do processo infeccioso da orelha média para as células do ápice petroso.
II. A pneumatização nessa região da mastoide é encontrada em 30% dos indivíduos.
III. Há a petrosite posterior ou perilabiríntica e a anterior ou do ápice petroso.
IV. A suspeita clínica deve ser aventada diante de um paciente com quadro de otite média aguda ou crônica, que cursa com queixa de dor persistente, de forte intensidade, do tipo nevrálgica, na topografia auricular ou mastóidea com irradiação trigeminal (na região retro-orbitária profunda).
V. Pode estar presente também, na metade dos casos apenas, paralisia do nervo abducente levando à diplopia, a qual associada aos sintomas precedentes constitui a clássica tríade (otite média, dor retro-orbitária e paralisia do abducente) conhecida como síndrome de Bezold.
Estão corretas as afirmativas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1007148 | Medicina, Otorrinolaringologia, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa que preencha corretamente e respectivamente as lacunas sobre DOENÇA DE BEHÇET:
“A doença de Behçet é uma vasculite sistêmica que envolve artérias e veias de qualquer calibre, de etiologia desconhecida. Ambos os sexos são igualmente acometidos e idade de início situase em torno de 25-35 anos. É composta pela tríade: __________, _________ e ____________. A lesão oral é a manifestação inicial da doença na maioria dos casos. A úlcera aftoidepode ser minor, major ou herpetiforme. São tipicamente _________ e podem surgir em qualquer local da mucosa oral, com duração de uma a três semanas.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1021484 | Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Otorrinolaringologia, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas sobre bola fúngica nasal.
A bola fúngica é caracterizada por um emaranhado de ________ no interior do seio, _______ invasão tecidual e com ____________ reação inflamatória da mucosa. O papel do fungo é ___________, o seio envolvido geralmente é único e o estado imunológico do hospedeiro, na maioria das vezes, é competente e não atópico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1021485 | Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Otorrinolaringologia, EBSERH, IBFC, 2022

Assinale a alternativa correta sobre HISTOPLASMOSE.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.