Questões de Concursos Outorga de Delegações

Resolva questões de Outorga de Delegações comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q434712 | Direito Constitucional, STF, Outorga de Delegações, TJ MS, VUNESP

Assinale a alternativa correta, considerando o disposto na vigente Constituição da República e o atual entendimento do Supremo Tribunal Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q419028 | Direito Civil, Direito das Sucessões, Outorga de Delegações, TJ MS, VUNESP

Maria conviveu em união estável com Pedro por um período superior a três anos, sendo que com este se casou em 27 de janeiro de 1978, pelo regime de comunhão de bens. Desde a união estável o casal vivia no imóvel situado na rua João Cintra, 51, cujos direitos foram recebidos por Pedro mediante escritura pública, antes da referida união e quando este era casado com Joana, pelo regime de comunhão de bens. Em 30 de setembro de 1988 Pedro abandonou Maria, que permaneceu no imóvel como se dona fosse, sem oposição até a presente data. Pedro, que faleceu em janeiro de 1989, e Joana tiveram dois filhos, Carlos, nascido em 15 de março de 1975 e Júnior em 17 de janeiro de 1972. Diante desses fatos, aponte a assertiva correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q414864 | Direito Civil, Direito de Família, Outorga de Delegações, TJ MS, VUNESP

Linésia, casada sob o regime de separação de bens, vendeu a Amarildo, por meio de escritura pública, um imóvel. Ocorre que, dias após o negócio, dois, dos cinco filhos de Linésia, compraram, também por escritura pública, o mesmo imóvel de Amarildo, com dinheiro que receberam da mãe. Linésia faleceu em 12 de agosto de 2003. Os demais irmãos dos compradores e o marido de Linésia ingressaram com ação de anulação das escrituras de compra e venda por considerarem que houve simulação, pois a verdadeira intenção da mãe era uma doação, em 11 de julho de 2008. Em análise da questão, aponte a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q466254 | Direito Tributário, Impostos, Outorga de Delegações, TJ MS, VUNESP

Assinale a alternativa correta no que diz respeito ao imposto sobre a transmissão causa mortis e doação de quaisquer bens ou direitos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q807220 | Legislação Federal, Lei 8935 1994, Outorga de Delegações, TJ MS, VUNESP

Assinale a alternativa que está em consonância com o registro civil das pessoas naturais, conforme disciplinado em lei.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q470160 | Direito Tributário, Outorga de Delegações, TJ MS, VUNESP

O imposto sobre a transmissão onerosa de bens imóveis, intervivos, é instituído pelo ente tributante

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q414989 | Direito Civil, Teoria Geral do Direito Civil, Outorga de Delegações, TJ MS, VUNESP

Um casal de sírios, no momento residentes no Brasil, casa-se na Síria, silenciando quanto ao regime de casamento a ser adotado. Durante a constância da união houve aquisição de patrimônio imobiliário, sendo que após alguns anos houve sua ruptura, com o consequente divórcio e partilha de bens. Alega o marido que, por serem sírios aplica-se a lei síria, em que a mulher teria direito a 1/6. Analisando a questão, apenas com os elementos dados, responda o posicionamento correto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q428617 | Direito Constitucional, TRFs e Juízes Federais, Outorga de Delegações, TJ MS, VUNESP

Conforme a Constituição, aos juízes federais compete processar e julgar os crimes

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q430451 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Outorga de Delegações, TJ MS, VUNESP

Entre os direitos sociais, a Constituição Federal garante os direitos dos trabalhadores, exceto,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q457794 | Direito Empresarial e Comercial, Sociedade Empresária, Outorga de Delegações, TJ MS, VUNESP

O contrato de trespasse produzirá efeitos perante terceiros quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q416316 | Direito Civil, Responsabilidade Civil, Outorga de Delegações, TJ MS, VUNESP

Analisando o direito do consumidor, indique a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q457403 | Direito Empresarial e Comercial, Companhia, Outorga de Delegações, TJ MS, VUNESP

De acordo com a Lei n.º 6.404/76, é correto afirmar que o acionista controlador

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q816252 | Legislação Federal, Lei n 9784 1999 Processo Administrativo, Outorga de Delegações, TJ MS, VUNESP

Recurso hierárquico próprio

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q429805 | Direito Constitucional, Poder Legislativo, Outorga de Delegações, TJ MS, VUNESP

O Deputado que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado perderá o mandato

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q810835 | Legislação Federal, Lei 8935 1994, Outorga de Delegações, TJ MS, VUNESP

Dentre outras atribuições, compete, com exclusividade, aos tabeliães de notas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q442338 | Direito Constitucional, Controle de Constitucionalidade, Outorga de Delegações, TJ MS, VUNESP

A Ação Declaratória de Constitucionalidade, conforme estabelece a Constituição Federal de 1988,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q401503 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Outorga de Delegações, TJ MS, VUNESP

A delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco, com fixação de prazo é uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q467886 | Direito Tributário, Impostos, Outorga de Delegações, TJ MS, VUNESP

Assinale a alternativa correta sobre o Imposto Territorial Rural – ITR.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q818647 | Legislação Federal, Lei 8935 1994, Outorga de Delegações, TJ MS, VUNESP

Contados da protocolização, o protesto será registrado dentro de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q810347 | Legislação Federal, Lei 8935 1994, Outorga de Delegações, TJ MS, VUNESP

"Somente será viável o registro de título contendo informações perfeitamente coincidentes com as constantes da matrícula sobre as pessoas e bem nela mencionados." Referida circunstância é imposta pelo princípio da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.