Questões de Concursos Outros cargos

Resolva questões de Outros cargos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q892903 | Meio Ambiente, Outros cargos, CNU, CESGRANRIO, 2024

[Questão inédita]O desenvolvimento sustentável é um conceito que busca conciliar o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente e a promoção do bem-estar social. Qual dos seguintes princípios é fundamental para alcançar o desenvolvimento sustentável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q885059 | Direito Constitucional, Servidores Públicos, Outros cargos, CNU, CESGRANRIO, 2024

[Questão Inédita]Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q891784 | Geografia, Outros cargos, CNU, CESGRANRIO, 2024

As áreas semiáridas no Nordeste do Brasil têm uma vocação natural para deserto. Na Paraíba, o processo de desertificação é considerado grave tanto pela abrangência da área como pelos níveis de degradação. A manifestação do processo de desertificação no município de Juazeirinho também é decorrente de sua posição geográfica, pois este se encontra localizado no fim do percurso dos fluxos úmidos que se direcionam para o semiárido nordestino e em situação de sota-vento, fazendo parte da diagonal mais seca do Brasil.

FIGUEIREDO, Vânia Santos. Perspectivas de recuperação para áreas em processo de desertificação no semiárido da Paraíba – Brasil. In: Revista Electrónica de Geografia y Ciencias Sociales da Universitat de Barcelona. Disponível em: https:// revistes.ub.edu. Acesso em: 21 jan. 2021. (adaptado)

Com base no texto, para além dos fatores antrópicos, o aspecto geográfico que intensifica o processo de desertificação no município da região indicada é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q892896 | Matemática, Outros cargos, CNU, CESGRANRIO, 2024

[Questão inédita]Jogando-se um dado duas vezes, a probabilidade de a soma dos pontos obtidos ser igual a 4 é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q892900 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Trabalho, Outros cargos, CNU, CESGRANRIO, 2024

[Questão inédita]A dinâmica social no Brasil é marcada por processos de estratificação, desigualdade e exclusão social que afetam diferentes grupos da população. Qual dos seguintes fatores contribui significativamente para a perpetuação da desigualdade social no país?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q892909 | Geografia, Agricultura brasileira, Outros cargos, CNU, CESGRANRIO, 2024

[Questão inédita]O desenvolvimento rural brasileiro é marcado por questões como estrutura fundiária e sistemas produtivos, que influenciam diretamente as relações de trabalho no campo. Qual dos seguintes fatores contribui para a concentração fundiária no Brasil e impacta as relações de trabalho no meio rural?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q885071 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Outros cargos, CNU, CESGRANRIO, 2024

[Questão Inédita]A questão dos povos indígenas e a demarcação de terras no Brasil é um tema de grande relevância e complexidade, envolvendo direitos humanos, preservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico. Qual das alternativas a seguir melhor representa um avanço significativo para a causa indígena no Brasil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q892905 | Geografia, Energia, Outros cargos, CNU, CESGRANRIO, 2024

[Questão inédita]A matriz energética de um país é composta por diferentes fontes de energia, que podem ser renováveis ou não renováveis, e desempenha um papel crucial na mitigação das mudanças climáticas. Qual das seguintes fontes de energia é considerada uma fonte renovável e contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q893117 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Outros cargos, Prefeitura de Espera Feliz MG, Consulplan, 2024

Uma equipe pedagógica realiza reflexões sobre o impacto do construtivismo no engajamento dos alunos e na qualidade da aprendizagem. Em uma discussão sobre as bases teóricas dessa abordagem nasce um debate sobre a influência de Piaget e Vygotsky na concepção construtivista. Os educadores, ao explorarem esses fundamentos teóricos, buscam otimizar suas práticas pedagógicas para potencializar o processo ativo de construção de conhecimento pelos alunos. Na oportunidade, surgiram duas colocações realizadas por docentes amplamente debatidas acerca de sua veracidade:

Assertiva (A): o construtivismo, enquanto abordagem pedagógica, destaca-se por promover a construção ativa do conhecimento pelo aluno, considerando suas experiências prévias como elemento fundamental para a aprendizagem, refletindo uma visão epistemológica centrada na autonomia do aprendiz.
Razão (R): a perspectiva construtivista, fundamentada nas contribuições de Piaget e Vygotsky, argumenta que a aprendizagem é um processo dinâmico e participativo, no qual os alunos constroem significados a partir de suas interações complexas com o ambiente, fomentando uma visão mais intrincada e engajada do fenômeno educacional.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q892895 | Matemática, Frações e Números Decimais, Outros cargos, CNU, CESGRANRIO, 2024

[Questão inédita]Marcos possui certa quantia. Gastando 2/3 dessa quantia, Marcos ficará com R$ 21,00 a mais do que eleficaria se gastasse 3/4 dessa quantia.

Quanto reais ele possui?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q892910 | Geografia, Outros cargos, CNU, CESGRANRIO, 2024

[Questão inédita]A inserção do Brasil no sistema internacional é influenciada por diversos fatores, incluindo sua participação em organizações internacionais e sua política externa. Qual dos seguintes aspectos melhor descreve a posição do Brasil em relação aos processos de integração regional na América do Sul?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q893119 | Pedagogia, Legislação da Educação, Outros cargos, Prefeitura de Espera Feliz MG, Consulplan, 2024

A professora de uma turma de 4º ano do ensino fundamental percebeu que uma das crianças está sendo alvo de discriminação por parte de alguns colegas de classe devido à sua religião, que é a umbanda. Os colegas fazem comentários desrespeitosos sobre as práticas religiosas de Lucas, o que está afetando emocionalmente o aluno. Diante dessa situação, a professora conversou individualmente com Lucas, buscando compreender melhor a situação e oferecendo apoio emocional, repreendendo energicamente os colegas discriminadores na frente da turma para desencorajar comportamentos inadequados. Além disso, estabeleceu uma semana de aulas sobre o tema “religiões”. Analise as medidas adotadas de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

I. A professora agiu corretamente ao buscar entender a situação de Lucas e oferecer apoio emocional. Isso está alinhado com os princípios de proteção dos direitos fundamentais da criança e considera o Art. 53, que estabelece que a criança tem o direito de ser respeitada por seus educadores e colegas.
II. A repreensão dos colegas discriminadores demonstra a preocupação da professora em intervir e desencorajar comportamentos inadequados, promovendo um ambiente escolar saudável. É fundamental que a repreensão seja educativa e focada na conscientização, sem utilizar métodos que possam causar constrangimento ou violência psicológica. Está alinhado ao Art. 5º, que prevê o direito à igualdade, proibindo qualquer discriminação.
III. A promoção do conhecimento sobre diferentes religiões pode ser uma prática educativa enriquecedora, desde que realizada de forma inclusiva, respeitando a individualidade de cada aluno e, ainda, evitando qualquer abordagem que possa gerar desconforto ou discriminação. Tal atitude está alinhada ao Art. 16, que garante à criança e ao adolescente o direito à liberdade de crença e prática religiosa.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q893122 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Outros cargos, Prefeitura de Espera Feliz MG, Consulplan, 2024

Em um ambiente escolar, diferentes abordagens pedagógicas podem ser aplicadas para orientar a prática educativa. Três perspectivas amplamente discutidas são a pedagogia relacional; a pedagogia diretiva; e, a pedagogia não diretiva. Essas abordagens têm influências significativas na maneira como os educadores conduzem o processo de ensino e aprendizagem. Considerando as abordagens pedagógicas mencionadas, assinale a alternativa correta que descreve características distintivas da pedagogia relacional; pedagogia diretiva; e, pedagogia não diretiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q885074 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Outros cargos, CNU, CESGRANRIO, 2024

[Questão Inédita]Considerando a estrutura, composição e dinâmica da população brasileira, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q893123 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Outros cargos, Prefeitura de Espera Feliz MG, Consulplan, 2024

Um grupo de professores de uma escola decide realizar uma pesquisa colaborativa com investigação qualitativa para averiguar estratégias eficazes no ensino de matemática para alunos do 6º ano. Cada professor traz sua experiência e perspectiva para contribuir com o projeto. Eles definem objetivos claros, elaboram um plano de ação, coletam dados durante as aulas e realizam análises conjuntas para identificar práticas pedagógicas mais bem-sucedidas. Considerando a situação apresentada, analise as afirmativas a seguir.

I. A pesquisa colaborativa permite que os professores compartilhem suas experiências e conhecimentos, promovendo uma abordagem mais rica e diversificada na análise dos resultados.
II. O processo de trabalho de uma pesquisa qualitativa é maior que o produto, ou seja, o resultado é sempre associado ao contexto no qual ocorreu a investigação.
III. A coleta de dados durante as aulas possibilita a obtenção de informações concretas e contextualizadas sobre o impacto das práticas pedagógicas, contribuindo para uma análise mais fundamentada.
IV. O contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a situação investigada interfere negativamente na investigação qualitativa.
V. A análise conjunta dos resultados é uma etapa crucial, pois permite que os professores identifiquem práticas mais eficazes, promovam melhorias contínuas e compartilhem aprendizados.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.