Questões de Concursos: PDEB

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: PDEB. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q903668 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

A prática de orientação profissional nas escolas deve oferecer aos alunos um espaço para refletir sobre seus projetos de vida profissional, preparando-os para uma inserção consciente e crítica no mundo do trabalho. A ausência desse tipo de discussão no espaço escolar pode resultar em alunos despreparados para a construção de estratégias que viabilizem a concretização de seus projetos de vida. (Bastos, 2005.)
A orientação profissional envolve atividades que dispõem de conhecimentos teóricos e práticos destinados, sobretudo aos adolescentes, à escolha profissional e à elaboração de projetos futuros. Sobre a abordagem sócio-histórica da orientação profissional, é considerada função do profissional responsável:

12 Q903678 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

A produção de conhecimento pelos alunos como sujeitos de seu processo de aprendizagem pressupõe metodologias específicas muito diferentes das práticas transmissivas centradas no professor. As metodologias elaboradas nesse aspecto não são tão novas assim, diante do período em que foram propostas, mas continuam com potencial de inovação à medida que, se implantadas de fato, realmente transformam as práticas pedagógicas convencionais e transmissivas, principalmente quando se utilizam de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). (Ferrarini; Saheb; Torres, 2019; Moran, 2018.)
Sobre o uso ineficaz das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) nas salas de aulas, trata-se de uma DESVANTAGEM, quando:

13 Q903669 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

O desenvolvimento de competências socioemocionais pode ser um forte aliado e impulsionador da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas. Ao lado de outras estratégias, o trabalho com o socioemocional auxilia tanto para a aprendizagem quanto para o desenvolvimento pleno defendido pela Base. Com clareza sobre quais competências socioemocionais são mobilizadas em cada competência geral, os professores podem realizar um trabalho intencional que contribua para promover as competências gerais e também levar a educação integral ao cotidiano da escola. A BNCC colabora com essa perspectiva ao reconhecer e acolher as singularidades e diversidades de todos os estudantes. Para que todas as escolas do país garantam oportunidades pedagógicas para o desenvolvimento pleno dos estudantes, a BNCC estabeleceu um conjunto de dez competências gerais. Ao desenvolver a 10 – “Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários”, o professor poderá mobilizar em seus alunos as competências socioemocionais, com EXCEÇÃO de uma; assinale-a.

14 Q903673 | Pedagogia, O Processo AçãoReflexãoAção no Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Freire (1996, p. 14) nos diz que: “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses quefazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino, continuo buscando, (re)procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade”. Considerando a pesquisa na prática da docência na educação básica, analise as afirmativas a seguir.

I. Desenvolvimento Profissional Contínuo: engajar-se em pesquisa promove o desenvolvimento profissional contínuo do docente, incentivando-o a buscar aprendizado constante e aprimoramento de suas habilidades.
II. Atualização e Inovação Pedagógica: a pesquisa permite ao professor estar atualizado com as últimas teorias, metodologias e práticas educacionais. Isso é crucial em um mundo em constante mudança, onde novas descobertas e abordagens estão sempre surgindo.
III. Estímulo à Curiosidade e ao Pensamento Crítico: ao se envolver em pesquisas, os docentes modelam habilidades de pensamento crítico para seus alunos. Mostram como elaborar perguntas, investigar respostas e analisar informações, incentivando os alunos a se tornarem aprendizes autônomos e ativos.
IV. Manutenção do modelo da racionalidade técnica: o docente deve ser um técnico que mantém conhecimentos e desenvolve competências e atitudes adequadas para intervenção prática, apoiando-se no conhecimento que os cientistas básicos e aplicados elaboram; entretanto, não necessita chegar ao conhecimento científico, mas é necessário dominar as rotinas de intervenção técnica que se derivam.

Está correto o que se afirma em

15 Q903674 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

A grande discussão hoje existente nos meios universitários e de educação continuada é se a pedagogia é uma forma adequada para o ensino e aprendizagem de adultos ou se a andragogia, uma abordagem que considera a postura crítica e a necessidade da experimentação, seria capaz de trazer resultados melhores para esse grupo particular de aprendizes. Nosso entendimento é de que existe um contínuo, no qual a pedagogia, também conhecida como aprendizagem direcionada, posiciona-se em uma extremidade, enquanto a andragogia (aprendizagem facilitada) encontra-se em outra. De modo a se ter eficácia e eficiência no processo de aprendizagem, é necessário que professores e organizações educacionais sejam capazes de se mover ao longo desse intervalo e encontrar a combinação correta entre as duas abordagens. (De Aquino, 2007, p. 13.)
Considerando as diferenças sobre a pedagogia e andragogia, no que tange à aprendizagem, pode-se afirmar que na androgogia

16 Q903666 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, nº 9.394/1996, os currículos da educação básica devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno, EXCETO quando:

17 Q903677 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Entendemos por objetivos educacionais as metas definidas com precisão ou os resultados previamente determinados pelo professor e o que ele pretende alcançar com os alunos após a vivência do processo ensino e aprendizagem. (Libâneo, 2013.)
Haydt (2006) e Libâneo (2013), dentre e outros, estabelecem que os objetivos quanto ao nível de especificidade podem ser expressos em dois níveis: gerais e específicos. Quando um professor de geografia deseja planejar suas aulas, é possível inferir que o objetivo geral trata-se de:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.