Início Questões de Concursos PDI Resolva questões de PDI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. PDI Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q979705 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025No livro As cem linguagens da criança (2015), Edwards, Gandini e Forman destacam que a abordagem de Reggio Emília valoriza ✂️ a) a uniformização das atividades para garantir a igualdade de resultados. ✂️ b) a separação entre corpo e mente no processo de aprendizagem. ✂️ c) o foco que a linguagem verbal tem como meio de aprendizagem. ✂️ d) a eliminação do brincar espontâneo em favor de atividades dirigidas. ✂️ e) a multiplicidade de formas de expressão e comunicação das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q979719 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Segundo o Currículo do Ensino de Educação Infantil de Itatiba (2020), a educação infantil deve ser concebida como ✂️ a) um período voltado ao desenvolvimento de competências acadêmicas introdutórias de forma estruturada. ✂️ b) uma etapa de inserção gradual na rotina escolar, com foco na adaptação a normas e horários estabelecidos. ✂️ c) um processo formativo que organiza experiências com base em regras e comportamentos esperados futuramente. ✂️ d) um tempo no qual atividades ligadas à linguagem, à matemática e à organização são priorizadas no cotidiano. ✂️ e) um espaço de cuidado e aprendizagem que respeita as necessidades, os interesses e os ritmos de cada criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q979709 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025De acordo com Mello, Barbosa e Faria (2017), em Documentação Pedagógica: teoria e prática, a documentação pedagógica, na Educação Infantil, tem como objetivo principal ✂️ a) registrar atividades de forma sistemática, com foco na organização administrativa da escola. ✂️ b) monitorar de maneira contínua e detalhada o comportamento das crianças durante as atividades. ✂️ c) selecionar e exibir os melhores trabalhos das crianças como uma forma de avaliação final. ✂️ d) aplicar avaliações padronizadas para medir o desempenho das crianças em diferentes áreas. ✂️ e) tornar visível o processo de aprendizagem das crianças, favorecendo a reflexão pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q979706 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Segundo Finco, Barbosa e Faria (2015), no livro Campos de experiências na escola da infância, a proposta dos campos de experiências na Educação Infantil busca ✂️ a) agrupar as crianças com base em seu desempenho acadêmico, visando a mais interação e direcionamento do aprendizado. ✂️ b) substituir as atividades espontâneas por uma abordagem mais rigorosa e estruturada com o fim de garantir o aprendizado. ✂️ c) organizar as atividades pedagógicas a partir de experiências significativas, considerando os saberes das crianças. ✂️ d) pautar o currículo da Educação Infantil pelo ensino de conteúdos formais de leitura e escrita e as múltiplas linguagens. ✂️ e) assegurar que todas as crianças aprendam os mesmos conteúdos, desconsiderando as especificidades no aprendizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q979710 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025No texto de Mello e Singulani (2014) sobre a abordagem Pikler-Lóczy, a criança pequenininha é vista nas relações como ✂️ a) alguém que, mesmo nos primeiros meses, demonstra iniciativa e estabelece vínculos com o ambiente e as pessoas ao redor. ✂️ b) um indivíduo que responde efetivamente a estímulos externos, sem demonstrar intenção nas interações. ✂️ c) uma criança que depende quase globalmente do adulto, inclusive para iniciar qualquer tipo de relação. ✂️ d) alguém que ainda não desenvolveu capacidade social suficiente para estabelecer vínculos significativos. ✂️ e) um sujeito que precisa ser conduzido precocemente à autonomia, com foco em acelerar sua independência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q979718 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (2017) – A Etapa da Educação Infantil, a prática pedagógica deve ✂️ a) basear-se em conteúdos escolares organizados de forma sequencial e estruturada, visando às bases para a etapa mais acadêmica. ✂️ b) oferecer situações que valorizem o esforço e o desempenho individual incentivando a competitividade entre os pares. ✂️ c) organizar-se em torno dos direitos de aprendizagem e dos campos de experiências, respeitando o desenvolvimento e os interesses infantis. ✂️ d) direcionar-se a atividades sistemáticas com foco no reforço positivo das habilidades escolares e repetição de rotinas. ✂️ e) ser conduzida por propostas que antecipem conteúdos e práticas de etapas educacionais seguintes relacionadas à escolarização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q979698 | Matemática, Geometria Plana, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A área de um retângulo é igual a Y m2. Se o comprimento desse retângulo for duplicado e a sua largura for reduzida em 1/3 do que era, qual passará a ser sua nova área, em metros quadrados? ✂️ a) 2Y/3 ✂️ b) 3Y/4 ✂️ c) 5Y/4 ✂️ d) 4Y/3 ✂️ e) 6Y/5 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q979694 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Após as férias do mês de julho, uma classe recebeu mais 8 alunos, o que representou um aumento de 40% no número de alunos dessa classe. Se, ao invés desse aumento do número de alunos, houvesse ocorrido um decréscimo de 15%, o número de alunos da sala seria igual a ✂️ a) 18. ✂️ b) 17. ✂️ c) 16. ✂️ d) 15. ✂️ e) 14. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← Anterior
21Q979705 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025No livro As cem linguagens da criança (2015), Edwards, Gandini e Forman destacam que a abordagem de Reggio Emília valoriza ✂️ a) a uniformização das atividades para garantir a igualdade de resultados. ✂️ b) a separação entre corpo e mente no processo de aprendizagem. ✂️ c) o foco que a linguagem verbal tem como meio de aprendizagem. ✂️ d) a eliminação do brincar espontâneo em favor de atividades dirigidas. ✂️ e) a multiplicidade de formas de expressão e comunicação das crianças. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q979719 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Segundo o Currículo do Ensino de Educação Infantil de Itatiba (2020), a educação infantil deve ser concebida como ✂️ a) um período voltado ao desenvolvimento de competências acadêmicas introdutórias de forma estruturada. ✂️ b) uma etapa de inserção gradual na rotina escolar, com foco na adaptação a normas e horários estabelecidos. ✂️ c) um processo formativo que organiza experiências com base em regras e comportamentos esperados futuramente. ✂️ d) um tempo no qual atividades ligadas à linguagem, à matemática e à organização são priorizadas no cotidiano. ✂️ e) um espaço de cuidado e aprendizagem que respeita as necessidades, os interesses e os ritmos de cada criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q979709 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025De acordo com Mello, Barbosa e Faria (2017), em Documentação Pedagógica: teoria e prática, a documentação pedagógica, na Educação Infantil, tem como objetivo principal ✂️ a) registrar atividades de forma sistemática, com foco na organização administrativa da escola. ✂️ b) monitorar de maneira contínua e detalhada o comportamento das crianças durante as atividades. ✂️ c) selecionar e exibir os melhores trabalhos das crianças como uma forma de avaliação final. ✂️ d) aplicar avaliações padronizadas para medir o desempenho das crianças em diferentes áreas. ✂️ e) tornar visível o processo de aprendizagem das crianças, favorecendo a reflexão pedagógica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q979706 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Segundo Finco, Barbosa e Faria (2015), no livro Campos de experiências na escola da infância, a proposta dos campos de experiências na Educação Infantil busca ✂️ a) agrupar as crianças com base em seu desempenho acadêmico, visando a mais interação e direcionamento do aprendizado. ✂️ b) substituir as atividades espontâneas por uma abordagem mais rigorosa e estruturada com o fim de garantir o aprendizado. ✂️ c) organizar as atividades pedagógicas a partir de experiências significativas, considerando os saberes das crianças. ✂️ d) pautar o currículo da Educação Infantil pelo ensino de conteúdos formais de leitura e escrita e as múltiplas linguagens. ✂️ e) assegurar que todas as crianças aprendam os mesmos conteúdos, desconsiderando as especificidades no aprendizado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q979710 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025No texto de Mello e Singulani (2014) sobre a abordagem Pikler-Lóczy, a criança pequenininha é vista nas relações como ✂️ a) alguém que, mesmo nos primeiros meses, demonstra iniciativa e estabelece vínculos com o ambiente e as pessoas ao redor. ✂️ b) um indivíduo que responde efetivamente a estímulos externos, sem demonstrar intenção nas interações. ✂️ c) uma criança que depende quase globalmente do adulto, inclusive para iniciar qualquer tipo de relação. ✂️ d) alguém que ainda não desenvolveu capacidade social suficiente para estabelecer vínculos significativos. ✂️ e) um sujeito que precisa ser conduzido precocemente à autonomia, com foco em acelerar sua independência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q979718 | Pedagogia, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (2017) – A Etapa da Educação Infantil, a prática pedagógica deve ✂️ a) basear-se em conteúdos escolares organizados de forma sequencial e estruturada, visando às bases para a etapa mais acadêmica. ✂️ b) oferecer situações que valorizem o esforço e o desempenho individual incentivando a competitividade entre os pares. ✂️ c) organizar-se em torno dos direitos de aprendizagem e dos campos de experiências, respeitando o desenvolvimento e os interesses infantis. ✂️ d) direcionar-se a atividades sistemáticas com foco no reforço positivo das habilidades escolares e repetição de rotinas. ✂️ e) ser conduzida por propostas que antecipem conteúdos e práticas de etapas educacionais seguintes relacionadas à escolarização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q979698 | Matemática, Geometria Plana, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025A área de um retângulo é igual a Y m2. Se o comprimento desse retângulo for duplicado e a sua largura for reduzida em 1/3 do que era, qual passará a ser sua nova área, em metros quadrados? ✂️ a) 2Y/3 ✂️ b) 3Y/4 ✂️ c) 5Y/4 ✂️ d) 4Y/3 ✂️ e) 6Y/5 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q979694 | Matemática, PDI, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025Após as férias do mês de julho, uma classe recebeu mais 8 alunos, o que representou um aumento de 40% no número de alunos dessa classe. Se, ao invés desse aumento do número de alunos, houvesse ocorrido um decréscimo de 15%, o número de alunos da sala seria igual a ✂️ a) 18. ✂️ b) 17. ✂️ c) 16. ✂️ d) 15. ✂️ e) 14. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro