Questões de Concursos PEB

Resolva questões de PEB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q903694 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Por mais que a matemática esteja presente no cotidiano, quando ensinada de forma isolada, passa a não fazer sentido para os educandos. Por meio dessa prática, o aluno é capaz de atribuir significado ao que é ensinado, além de atuar como protagonista e coautor do seu conhecimento. (Sant’Ana; Mendonça, 2023, s/p.)
Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os jogos para a aprendizagem matemática podem ser inseridos no cotidiano da sala de aula, sendo a gamificação a utilização de jogos físicos. Deve-se evitar os jogos virtuais, pois eles não contribuem para a aprendizagem dos alunos.
( ) Os jogos se configuram como práticas conscientes que, apesar de não expressarem a vida real, conseguem envolver as crianças de forma livre e total, fazendo com que se expressem e desenvolvam seu raciocínio lógico, aprendendo a tomar decisões.
( ) Os jogos utilizados de forma pedagógica e associados ao lúdico podem ser aliados do processo educativo, tornando a aprendizagem matemática mais significativa e prazerosa na superação das defasagens de aprendizado.
( ) Os jogos associados à aprendizagem despertam a curiosidade dos alunos ao aliarem conceitos teóricos à prática e estimula os alunos na resolução dos problemas apresentados em todas as etapas da atividade.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q903692 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na educação infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões em uma atitude ativa na construção de conhecimentos (BNCC, 2018, s/p). Em relações ao contexto dos anos iniciais na educação básica, a BNCC prevê que, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q903695 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A relação que se estabelece entre os professores e os saberes que o praticam é essencial para a manutenção da atividade docente, além da configuração da identidade profissional. Nessa perspectiva, práticas educativas são ferramentas necessárias para se diagnosticar e avaliar o desempenho dos alunos. (Leonel; Silva; Costa, 2019, p. 2.)

Assinale a afirmativa que corresponde adequadamente ao que se espera do trabalho docente na escola.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q890068 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, PEB, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

Com relação às características da alfabetização e do letramento, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) As atividades metacognitivas são muito importantes no ensino da língua oral e escrita, porque auxiliam o professor a compreender de modo mais preciso o quê e como ensinar.
(   ) Chamamos de letramento o ensino e o aprendizado de uma tecnologia de representação da linguagem humana, a escrita alfabético-ortográfica.
(   ) Os estudos de Emília Ferreiro sobre a psicogênese da escrita, ou seja, sobre a origem e desenvolvimento dos processos mentais ou psicológicos relativos ao conhecimento de um determinado objeto, fornecem base para fundamentar discussões de natureza metodológica.
(   ) A criança começa a aprender a escrita quando entra para escola, inicialmente a partir de uma simples imitação mecânica da escrita utilizada por adultos e pelos colegas de turma, em uma busca por compreender o que é a escrita e como funciona.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q890067 | Pedagogia, Mídias, PEB, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

A inserção das tecnologias digitais na vida cotidiana tem gerado grandes e rápidas mudanças nas formas de interação e comunicação das pessoas. Uma consequência dessas mudanças se faz notar nas práticas de leitura, com a emergência de textos híbridos, que associam sons, ícones, imagens estáticas e em movimento, leiautes multissemióticos, alterando os gestos dos leitores, o processamento de informação e a construção de significados.
COSCARELLI, Carla Viana (org). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016, p. 16.

Com relação ao letramento digital, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q1026821 | Raciocínio Lógico, Relacionamentos e Associações, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Aline, Bruno, Cleide, Denise e Émerson são colegas de trabalho e estão em um restaurante confraternizando após a última sexta-feira útil do mês. Em um determinado momento, Cleide propôs um jogo entre eles cujas regras são as seguintes:

1. Em ordem alfabética dos nomes dos cinco colegas de trabalho, cada pessoa deve escolher apenas um dos demais para dizer uma qualidade e um defeito da pessoa escolhida.
2. Não é permitido que cada um escolha a si mesmo e uma pessoa não pode ser escolhida mais de uma vez.

Após a realização do jogo, observou-se que:

• Aline escolheu Bruno;
• Bruno escolheu ou Cleide ou Denise;
• Denise não escolheu Émerson;
• Émerson escolheu Aline.

Quem foi a pessoa escolhida por Cleide?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q890069 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, PEB, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

Muitas vezes, à própria menção da palavra método, temos um comportamento intolerante, porque pensamos que essa palavra se refere a apenas um caminho para alfabetizar ou a uma fórmula inflexível. E pode ser por essa razão que tendemos a associar erroneamente a discussão de métodos a uma visão “conservadora” dos problemas. Assim, ao retomar essa discussão, corremos o risco de parecer estar na contramão das questões atuais.

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Métodos e didáticas de alfabetização: história, características e modos de fazer de professores: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/ UFMG, 2005. p. 15.


Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Lembrar-se de cartilhas ou pré-livros e outros materiais que circulavam em sala de aula, traz à tona um conjunto de informações sobre as didáticas utilizadas. É possível que quem foi alfabetizado há mais tempo guarde lembranças nítidas do período de alfabetização,

PORQUE

II. Naquela época havia uma definição sobre o momento certo do aprendizado, porque os métodos de alfabetização eram mais explícitos, porque a cartilha ou pré-livro eram os primeiros materiais impressos a que tiveram acesso.


Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q1026820 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Joana possui uma grande coleção de relógios de pulso. Em um determinado dia, ela separou três horas para conferir o funcionamento de todos eles. Na primeira hora, ela testou 1/6 do total de relógios de pulso que possui. Na hora seguinte, 4/5 dos relógios de pulso restantes foram testados. Se na terceira hora sobraram 46 relógios para serem testados, quantos relógios de pulso Joana possui em sua coleção?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q903696 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

As crianças naturalmente se expressam por múltiplas linguagens (corpo, pintura, dramatização, música, oralidade, poesia, fantasias, ludicidade, entre tantas outras) e a escola precisa explorar essas possibilidades para que consiga proporcionar uma aprendizagem significativa. Sobre as múltiplas linguagens na escola, analise as afirmativas a seguir.

I. A escola deve potencializar espaços que dialoguem de forma propositiva com a infância, favorecendo brincadeiras, diálogo, fala e escuta das crianças.
II. No trabalho com múltiplas linguagens, é importante que se desenvolva também o senso estético das crianças, de modo que elas possam reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais.
III. As tecnologias da informação e comunicação também são uma linguagem que a escola deve trabalhar e aprender a produzir conhecimentos a partir delas.

Está correto o que se afirma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q903700 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

O ensino por projetos tem sido uma entre tantas estratégias pedagógicas experimentadas para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, restituindo ao educando o papel de investigador, o prazer da descoberta e a satisfação pelo ato de aprender. Sobre o trabalho com projetos na escola, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.