Questões de Concurso PEB I

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q895869 | Pedagogia, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

A avaliação da aprendizagem é um processo contínuo e fundamental para o desenvolvimento do aluno. A principal função da avaliação na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica é:

12 Q908883 | Português, Uso da Vírgula, PEB I, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Indique em qual frase o uso da vírgula está incorreto:

13 Q908890 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, PEB I, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente, EXCETO:

14 Q908893 | Pedagogia, PEB I, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Sobre os aspectos do desenvolvimento da criança pode-se afirmar que:

15 Q909958 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais Pensamento Moderno e Contemporâneo, PEB I, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

De acordo com a obra de Morin “Os sete saberes necessários à Educação do Futuro” (2000), constituem-se eixos e, ao mesmo tempo, caminhos que se abrem a todos os que pensam e fazem educação, e que estão preocupados com o futuro das crianças e adolescentes, exceto:

16 Q909959 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB I, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Buscando orientar o trabalho em sala de aula, a BNCC estabelece as competências para o Ensino Fundamental. No que se refere à Língua Portuguesa, analise as competências indicadas a seguir.

I. Reconhecer a língua como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
II. Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequado à situação comunicativa, ao interlocutor e ao gênero textual.
III. Demonstrar atitude respeitosa diante de variedades linguísticas, rejeitando preconceitos linguísticos.
IV. Analisar argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos meios de comunicação, posicionando-se criticamente em relação a conteúdos discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais.

Estão corretas as competências

18 Q908896 | Pedagogia, PEB I, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Sobre a avaliação na educação infantil, pode-se afirmar que:

19 Q895874 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que é a principal característica da perspectiva neoliberal em relação à função política da escola:

20 Q909963 | Pedagogia, Gestão Democrática, PEB I, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

De acordo com Jungles (2022), na escola, a participação dos pais contribui para que conheçam as melhores formas de auxiliar seus filhos nas atividades de aprendizagem, a partir do desenvolvimento de uma relação construtiva com os professores, que os oriente a dar conta de sua parte nessa tarefa. Ao evidenciar que existem diferentes formas de engajamento, por meio das quais as famílias podem exercer sua parceria com as instituições escolares, são apresentados tipos de envolvimento.

A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os tipos de envolvimento e suas características.

COLUNA I
1. Tomada de decisão

2. Aprendizagem em casa
3. Voluntariado
4. Parentalidade

COLUNA II
(    ) Ocorre quando as escolas incluem os pais nas suas decisões e procuram desenvolver lideranças representativas das famílias em prol da parceria em diferentes espaços de debates e deliberações – fóruns, comitês, agremiações, conselhos, times de ação, entre outros.
(    ) Ocorre quando há envolvimento dos pais nas atividades escolares dos filhos. Para que isso ocorra, informações, ideias ou formação devem ser fornecidas pela escola para educar as famílias sobre como ajudar os alunos em casa, com os deveres e outras atividades, além de contribuir para a tomada de decisões e planejamento relacionados ao currículo escola.
(    ) Ocorre quando as práticas familiares e o ambiente doméstico apoiam as crianças em seu papel estudantil ao longo de todo seu processo acadêmico. Compreende, também, informações e subsídios que as famílias possam fornecer à escola com o objetivo de auxiliar os professores a entender melhor os seus filhos e seu contexto familiar.
(    ) Ocorre quando educadores, alunos e famílias recrutam e organizam a ajuda e o apoio dos pais em assembleias, apresentações, eventos esportivos, cerimônias, premiações, comemorações e outros eventos, além de contarem com os pais como recursos importantes para contribuir com suas habilidades ou auxiliar em alguma transformação física na escola.

Assinale a sequência correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.