Questões de Concursos PEB I Resolva questões de PEB I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. PEB I Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q908896 | Pedagogia, PEB I, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024Sobre a avaliação na educação infantil, pode-se afirmar que: ✂️ a) A avaliação deve ser realizada por meio de relatórios por professores para definir se uma criança deve ser aceita em etapas posteriores do desenvolvimento pedagógico. ✂️ b) A avaliação deve ser utilizada como um instrumento de inclusão das crianças na educação infantil. ✂️ c) O ato de avaliar deve classificar a criança como “prontas” ou “não prontas”. ✂️ d) As referências para realizar a avaliação devem ser buscadas em padrões pré-estabelecidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q895874 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que é a principal característica da perspectiva neoliberal em relação à função política da escola: ✂️ a) A escola deve ser um espaço de transformação social, promovendo a conscientização dos alunos sobre as desigualdades sociais. ✂️ b) A escola deve ser neutra politicamente, evitando qualquer tipo de discussão que possa gerar conflitos ideológicos. ✂️ c) A escola deve preparar os alunos para exercerem sua cidadania de forma ativa, participando de debates e movimentos sociais. ✂️ d) A escola deve ser um instrumento de reprodução do status quo, transmitindo valores e conhecimentos que legitimam a ordem social existente Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q909961 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB I, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais, a Educação Básica é direito universal e alicerce indispensável para a capacidade de exercer, em plenitude, o direto à cidadania. Em relação às etapas correspondentes aos diferentes momentos constitutivos do desenvolvimento educacional, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A Educação Infantil se estabelece nas creches e engloba as diferentes etapas do desenvolvimento da criança de até seis anos e 11 meses de idade. ✂️ b) O Ensino Fundamental, com duração de nove anos, é organizado e tratado em duas fases: a dos cinco anos iniciais e a dos quatro anos finais. ✂️ c) O Ensino Médio, com duração de três anos, é indicado para jovens de 15 a 18 anos de idade e deve ser ofertado pelas prefeituras e estados. ✂️ d) O Ensino Técnico Profissional engloba o Ensino Médio e deve ser ofertado como parte integrante da educação básica para jovens de 15 a 18 anos de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q895865 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024De acordo com as teorias socioculturais da aprendizagem, o papel do professor é: ✂️ a) Transmitir conhecimentos prontos e acabados aos alunos. ✂️ b) Criar um ambiente de aprendizagem individualizado, onde cada aluno avança em seu próprio ritmo. ✂️ c) Mediador das interações sociais e culturais, promovendo a construção do conhecimento em conjunto. ✂️ d) Avaliar constantemente o desempenho dos alunos, identificando suas dificuldades e oferecendo atividades de reforço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q895873 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que é a principal crítica da perspectiva crítica à função social da escola sob o viés neoliberal: ✂️ a) A escola neoliberal valoriza excessivamente a memorização de conteúdos, em detrimento do desenvolvimento do pensamento crítico. ✂️ b) A escola neoliberal prioriza a formação de indivíduos autônomos e capazes de tomar decisões, alinhada com os princípios da democracia. ✂️ c) A escola neoliberal reproduz as desigualdades sociais existentes, ao preparar os alunos para o mercado de trabalho de forma individualista e competitiva. ✂️ d) A escola neoliberal promove a inclusão de todos os estudantes, independentemente de suas origens sociais e culturais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q895877 | Pedagogia, Lei nº 11494 de 2007, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024É o principal critério utilizado para a distribuição dos recursos do FUNDEB entre os estados e municípios: ✂️ a) Número de escolas públicas. ✂️ b) Número de professores da rede pública. ✂️ c) Número de alunos matriculados na educação básica pública. ✂️ d) Produto Interno Bruto (PIB) de cada estado e município. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q895879 | Pedagogia, Lei nº 11494 de 2007, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024A respeito da natureza do FUNDEB, assinale a alternativa correta: ✂️ a) O FUNDEB é um fundo permanente, com recursos garantidos em lei. ✂️ b) O FUNDEB é um programa temporário, com prazo de duração determinado. ✂️ c) O FUNDEB é um fundo privado, com recursos provenientes de doações. ✂️ d) O FUNDEB é um fundo estadual, sem participação federal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q895880 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024A tendência pedagógica que enfatiza a transmissão de conteúdos de forma sistemática e organizada,com o professor como figura central e detentor do conhecimento, é a: ✂️ a) Renovada Progressista. ✂️ b) Libertadora. ✂️ c) Crítico-social dos conteúdos. ✂️ d) Tradicional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q895871 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024O fracasso escolar é um problema complexo com diversas causas. Das alternativas abaixo, não é um fator que contribui diretamente para o fracasso escolar: ✂️ a) Dificuldades de aprendizagem específicas dos alunos. ✂️ b) Políticas públicas eficazes de combate à evasão escolar. ✂️ c) Falta de recursos financeiros para a educação. ✂️ d) Contexto socioeconômico desfavorável dos estudantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q909959 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB I, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Buscando orientar o trabalho em sala de aula, a BNCC estabelece as competências para o Ensino Fundamental. No que se refere à Língua Portuguesa, analise as competências indicadas a seguir. I. Reconhecer a língua como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem. II. Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequado à situação comunicativa, ao interlocutor e ao gênero textual. III. Demonstrar atitude respeitosa diante de variedades linguísticas, rejeitando preconceitos linguísticos. IV. Analisar argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos meios de comunicação, posicionando-se criticamente em relação a conteúdos discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais. Estão corretas as competências ✂️ a) I, III e IV, apenas. ✂️ b) I, II e IV, apenas. ✂️ c) II e III, apenas. ✂️ d) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q908884 | Informática, Pacote de Aplicativos Microsoft Office, PEB I, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024No Microsoft Word, PowerPoint e Excel é possível desfazer, refazer ou repetir diversas ações. Qual atalho de teclado utilizado para desfazer uma ação? ✂️ a) Ctrl+A. ✂️ b) Ctrl+C. ✂️ c) Ctrl+V. ✂️ d) Ctrl+Z. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q909962 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, PEB I, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Na obra “Desenvolvimento e aprendizagem” (Carvalho; Sales; Guimarães, 2002), um dos capítulos se destina a discutir a experiência de uma creche no que tange à organização do trabalho pedagógico. Em relação às reuniões pedagógicas, é correto afirmar que ✂️ a) articulavam os diversos segmentos de professores, procurando trabalhar suas demandas sobre temas específicos, com o objetivo de um maior aprofundamento teórico, e a frequência desse trabalho dependia da organização e interesse de toda equipe ou de grupos de professores. ✂️ b) constituíam o instrumento de reflexão e avaliação do trabalho do professor, de sua atuação como pessoa, que também traz uma história, e como profissional que se propõe a construir novas competências e novas práticas. ✂️ c) eram utilizadas como processo de formação da equipe de professores, proporcionam uma reflexão sobre a prática e constituíam espaço para se trabalhar de forma mais aprofundada aspectos teóricos. ✂️ d) ocorriam de forma sistemática e contínua, acompanhando a linha de princípios e metodologias de todos os elementos da proposta pedagógica, e incluíam não só a avaliação do desenvolvimento e do processo de aprendizagem das crianças, mas também a avaliação de toda a equipe e do projeto educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q909964 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, PEB I, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Paulo Freire, em “Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar” (1997), esclarece que a tarefa da ensinante, que é também aprendiz, sendo prazerosa, é igualmente exigente. Para o autor, a tarefa de ensinar exige: ✂️ a) Capacidade de cercar a liberdade ✂️ b) Competência científica ✂️ c) Competência para limitar a criatividade ✂️ d) Estreiteza científica Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q895863 | Pedagogia, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024A avaliação na perspectiva da aprendizagem deve ter como objetivo principal: ✂️ a) Oferecer feedback aos alunos, permitindo que reflitam sobre seu processo de aprendizagem e avancem. ✂️ b) Classificar os alunos em diferentes níveis de desempenho. ✂️ c) Identificar os erros dos alunos e atribuir notas. ✂️ d) Comparar o desempenho dos alunos entre si. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q895866 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024A inclusão escolar implica em: ✂️ a) Adaptar o currículo e as metodologias para atender às necessidades de todos os alunos, valorizando suas diferenças. ✂️ b) Separar os alunos com necessidades especiais em turmas específicas. ✂️ c) Oferecer recursos tecnológicos apenas para os alunos com dificuldades de aprendizagem. ✂️ d) Manter as práticas tradicionais de ensino, pois elas são eficazes para todos os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q895868 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024A relação entre escola e sociedade é fundamental para a construção de uma educação de qualidade. Nesse sentido, é papel da escola na formação do cidadão crítico: ✂️ a) Transmitir conhecimentos prontos e acabados, sem promover a reflexão e a análise crítica. ✂️ b) Preparar os alunos apenas para o mercado de trabalho, desconsiderando a formação integral. ✂️ c) Reproduzir as desigualdades sociais existentes, perpetuando o status quo. ✂️ d) Promover a formação de sujeitos autônomos, capazes de transformar a realidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q895881 | Pedagogia, Paulo Freire, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024A pedagogia de Paulo Freire, que busca a conscientização dos alunos sobre sua realidade social e a transformação da sociedade através da educação, se enquadra em na seguinte tendência pedagógica: ✂️ a) Libertadora. ✂️ b) Tecnicista. ✂️ c) Renovada Não-Diretiva. ✂️ d) Tradicional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q895872 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024Das alternativas abaixo, assinale a que apresenta uma política pública que, se implementada de forma eficaz, poderia contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil e para a redução do fracasso escolar: ✂️ a) Diminuição dos investimentos em educação infantil. ✂️ b) Centralização das decisões sobre a educação nas mãos do governo federal. ✂️ c) Aumento da carga horária escolar sem a devida qualificação dos professores. ✂️ d) Valorização da carreira docente, com melhores salários e condições de trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q895864 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024Das alternativas abaixo, assinale a que melhor define a relação entre teoria e prática na educação: ✂️ a) A teoria é superior à prática, pois fornece o conhecimento fundamental para a ação educativa. ✂️ b) A prática é independente da teoria, pois cada professor desenvolve suas próprias estratégias. ✂️ c) A teoria e a prática são complementares, sendo a teoria o guia para a ação e a prática o campo de experimentação e aprimoramento da teoria. ✂️ d) A teoria é um obstáculo à prática, pois impede a flexibilidade e a criatividade do professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q895875 | Pedagogia, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024Assinale, entre as alternativas abaixo, a principal diferença entre a perspectiva crítica e a perspectiva neoliberal em relação à avaliação na escola: ✂️ a) Ambas as perspectivas valorizam a avaliação como um instrumento para medir o desempenho individual dos alunos. ✂️ b) A perspectiva crítica valoriza a avaliação como um processo contínuo e formativo, enquanto a perspectiva neoliberal a utiliza como um mecanismo de seleção e classificação. ✂️ c) A perspectiva neoliberal valoriza a avaliação como um instrumento para promover a cooperação entre os alunos, enquanto a perspectiva crítica a utiliza para fomentar a competição. ✂️ d) Ambas as perspectivas defendem que a avaliação deve ser realizada exclusivamente pelo professor, sem a participação dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDF← AnteriorPróximo →
21Q908896 | Pedagogia, PEB I, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024Sobre a avaliação na educação infantil, pode-se afirmar que: ✂️ a) A avaliação deve ser realizada por meio de relatórios por professores para definir se uma criança deve ser aceita em etapas posteriores do desenvolvimento pedagógico. ✂️ b) A avaliação deve ser utilizada como um instrumento de inclusão das crianças na educação infantil. ✂️ c) O ato de avaliar deve classificar a criança como “prontas” ou “não prontas”. ✂️ d) As referências para realizar a avaliação devem ser buscadas em padrões pré-estabelecidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q895874 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que é a principal característica da perspectiva neoliberal em relação à função política da escola: ✂️ a) A escola deve ser um espaço de transformação social, promovendo a conscientização dos alunos sobre as desigualdades sociais. ✂️ b) A escola deve ser neutra politicamente, evitando qualquer tipo de discussão que possa gerar conflitos ideológicos. ✂️ c) A escola deve preparar os alunos para exercerem sua cidadania de forma ativa, participando de debates e movimentos sociais. ✂️ d) A escola deve ser um instrumento de reprodução do status quo, transmitindo valores e conhecimentos que legitimam a ordem social existente Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q909961 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB I, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais, a Educação Básica é direito universal e alicerce indispensável para a capacidade de exercer, em plenitude, o direto à cidadania. Em relação às etapas correspondentes aos diferentes momentos constitutivos do desenvolvimento educacional, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A Educação Infantil se estabelece nas creches e engloba as diferentes etapas do desenvolvimento da criança de até seis anos e 11 meses de idade. ✂️ b) O Ensino Fundamental, com duração de nove anos, é organizado e tratado em duas fases: a dos cinco anos iniciais e a dos quatro anos finais. ✂️ c) O Ensino Médio, com duração de três anos, é indicado para jovens de 15 a 18 anos de idade e deve ser ofertado pelas prefeituras e estados. ✂️ d) O Ensino Técnico Profissional engloba o Ensino Médio e deve ser ofertado como parte integrante da educação básica para jovens de 15 a 18 anos de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q895865 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024De acordo com as teorias socioculturais da aprendizagem, o papel do professor é: ✂️ a) Transmitir conhecimentos prontos e acabados aos alunos. ✂️ b) Criar um ambiente de aprendizagem individualizado, onde cada aluno avança em seu próprio ritmo. ✂️ c) Mediador das interações sociais e culturais, promovendo a construção do conhecimento em conjunto. ✂️ d) Avaliar constantemente o desempenho dos alunos, identificando suas dificuldades e oferecendo atividades de reforço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q895873 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que é a principal crítica da perspectiva crítica à função social da escola sob o viés neoliberal: ✂️ a) A escola neoliberal valoriza excessivamente a memorização de conteúdos, em detrimento do desenvolvimento do pensamento crítico. ✂️ b) A escola neoliberal prioriza a formação de indivíduos autônomos e capazes de tomar decisões, alinhada com os princípios da democracia. ✂️ c) A escola neoliberal reproduz as desigualdades sociais existentes, ao preparar os alunos para o mercado de trabalho de forma individualista e competitiva. ✂️ d) A escola neoliberal promove a inclusão de todos os estudantes, independentemente de suas origens sociais e culturais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q895877 | Pedagogia, Lei nº 11494 de 2007, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024É o principal critério utilizado para a distribuição dos recursos do FUNDEB entre os estados e municípios: ✂️ a) Número de escolas públicas. ✂️ b) Número de professores da rede pública. ✂️ c) Número de alunos matriculados na educação básica pública. ✂️ d) Produto Interno Bruto (PIB) de cada estado e município. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q895879 | Pedagogia, Lei nº 11494 de 2007, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024A respeito da natureza do FUNDEB, assinale a alternativa correta: ✂️ a) O FUNDEB é um fundo permanente, com recursos garantidos em lei. ✂️ b) O FUNDEB é um programa temporário, com prazo de duração determinado. ✂️ c) O FUNDEB é um fundo privado, com recursos provenientes de doações. ✂️ d) O FUNDEB é um fundo estadual, sem participação federal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q895880 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024A tendência pedagógica que enfatiza a transmissão de conteúdos de forma sistemática e organizada,com o professor como figura central e detentor do conhecimento, é a: ✂️ a) Renovada Progressista. ✂️ b) Libertadora. ✂️ c) Crítico-social dos conteúdos. ✂️ d) Tradicional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q895871 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024O fracasso escolar é um problema complexo com diversas causas. Das alternativas abaixo, não é um fator que contribui diretamente para o fracasso escolar: ✂️ a) Dificuldades de aprendizagem específicas dos alunos. ✂️ b) Políticas públicas eficazes de combate à evasão escolar. ✂️ c) Falta de recursos financeiros para a educação. ✂️ d) Contexto socioeconômico desfavorável dos estudantes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q909959 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB I, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Buscando orientar o trabalho em sala de aula, a BNCC estabelece as competências para o Ensino Fundamental. No que se refere à Língua Portuguesa, analise as competências indicadas a seguir. I. Reconhecer a língua como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem. II. Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequado à situação comunicativa, ao interlocutor e ao gênero textual. III. Demonstrar atitude respeitosa diante de variedades linguísticas, rejeitando preconceitos linguísticos. IV. Analisar argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos meios de comunicação, posicionando-se criticamente em relação a conteúdos discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais. Estão corretas as competências ✂️ a) I, III e IV, apenas. ✂️ b) I, II e IV, apenas. ✂️ c) II e III, apenas. ✂️ d) I, II, III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q908884 | Informática, Pacote de Aplicativos Microsoft Office, PEB I, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024No Microsoft Word, PowerPoint e Excel é possível desfazer, refazer ou repetir diversas ações. Qual atalho de teclado utilizado para desfazer uma ação? ✂️ a) Ctrl+A. ✂️ b) Ctrl+C. ✂️ c) Ctrl+V. ✂️ d) Ctrl+Z. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q909962 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, PEB I, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Na obra “Desenvolvimento e aprendizagem” (Carvalho; Sales; Guimarães, 2002), um dos capítulos se destina a discutir a experiência de uma creche no que tange à organização do trabalho pedagógico. Em relação às reuniões pedagógicas, é correto afirmar que ✂️ a) articulavam os diversos segmentos de professores, procurando trabalhar suas demandas sobre temas específicos, com o objetivo de um maior aprofundamento teórico, e a frequência desse trabalho dependia da organização e interesse de toda equipe ou de grupos de professores. ✂️ b) constituíam o instrumento de reflexão e avaliação do trabalho do professor, de sua atuação como pessoa, que também traz uma história, e como profissional que se propõe a construir novas competências e novas práticas. ✂️ c) eram utilizadas como processo de formação da equipe de professores, proporcionam uma reflexão sobre a prática e constituíam espaço para se trabalhar de forma mais aprofundada aspectos teóricos. ✂️ d) ocorriam de forma sistemática e contínua, acompanhando a linha de princípios e metodologias de todos os elementos da proposta pedagógica, e incluíam não só a avaliação do desenvolvimento e do processo de aprendizagem das crianças, mas também a avaliação de toda a equipe e do projeto educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q909964 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, PEB I, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Paulo Freire, em “Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar” (1997), esclarece que a tarefa da ensinante, que é também aprendiz, sendo prazerosa, é igualmente exigente. Para o autor, a tarefa de ensinar exige: ✂️ a) Capacidade de cercar a liberdade ✂️ b) Competência científica ✂️ c) Competência para limitar a criatividade ✂️ d) Estreiteza científica Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q895863 | Pedagogia, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024A avaliação na perspectiva da aprendizagem deve ter como objetivo principal: ✂️ a) Oferecer feedback aos alunos, permitindo que reflitam sobre seu processo de aprendizagem e avancem. ✂️ b) Classificar os alunos em diferentes níveis de desempenho. ✂️ c) Identificar os erros dos alunos e atribuir notas. ✂️ d) Comparar o desempenho dos alunos entre si. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q895866 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024A inclusão escolar implica em: ✂️ a) Adaptar o currículo e as metodologias para atender às necessidades de todos os alunos, valorizando suas diferenças. ✂️ b) Separar os alunos com necessidades especiais em turmas específicas. ✂️ c) Oferecer recursos tecnológicos apenas para os alunos com dificuldades de aprendizagem. ✂️ d) Manter as práticas tradicionais de ensino, pois elas são eficazes para todos os alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q895868 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024A relação entre escola e sociedade é fundamental para a construção de uma educação de qualidade. Nesse sentido, é papel da escola na formação do cidadão crítico: ✂️ a) Transmitir conhecimentos prontos e acabados, sem promover a reflexão e a análise crítica. ✂️ b) Preparar os alunos apenas para o mercado de trabalho, desconsiderando a formação integral. ✂️ c) Reproduzir as desigualdades sociais existentes, perpetuando o status quo. ✂️ d) Promover a formação de sujeitos autônomos, capazes de transformar a realidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q895881 | Pedagogia, Paulo Freire, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024A pedagogia de Paulo Freire, que busca a conscientização dos alunos sobre sua realidade social e a transformação da sociedade através da educação, se enquadra em na seguinte tendência pedagógica: ✂️ a) Libertadora. ✂️ b) Tecnicista. ✂️ c) Renovada Não-Diretiva. ✂️ d) Tradicional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q895872 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024Das alternativas abaixo, assinale a que apresenta uma política pública que, se implementada de forma eficaz, poderia contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil e para a redução do fracasso escolar: ✂️ a) Diminuição dos investimentos em educação infantil. ✂️ b) Centralização das decisões sobre a educação nas mãos do governo federal. ✂️ c) Aumento da carga horária escolar sem a devida qualificação dos professores. ✂️ d) Valorização da carreira docente, com melhores salários e condições de trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q895864 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024Das alternativas abaixo, assinale a que melhor define a relação entre teoria e prática na educação: ✂️ a) A teoria é superior à prática, pois fornece o conhecimento fundamental para a ação educativa. ✂️ b) A prática é independente da teoria, pois cada professor desenvolve suas próprias estratégias. ✂️ c) A teoria e a prática são complementares, sendo a teoria o guia para a ação e a prática o campo de experimentação e aprimoramento da teoria. ✂️ d) A teoria é um obstáculo à prática, pois impede a flexibilidade e a criatividade do professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q895875 | Pedagogia, PEB I, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024Assinale, entre as alternativas abaixo, a principal diferença entre a perspectiva crítica e a perspectiva neoliberal em relação à avaliação na escola: ✂️ a) Ambas as perspectivas valorizam a avaliação como um instrumento para medir o desempenho individual dos alunos. ✂️ b) A perspectiva crítica valoriza a avaliação como um processo contínuo e formativo, enquanto a perspectiva neoliberal a utiliza como um mecanismo de seleção e classificação. ✂️ c) A perspectiva neoliberal valoriza a avaliação como um instrumento para promover a cooperação entre os alunos, enquanto a perspectiva crítica a utiliza para fomentar a competição. ✂️ d) Ambas as perspectivas defendem que a avaliação deve ser realizada exclusivamente pelo professor, sem a participação dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro