Questões de Concursos PEB I Resolva questões de PEB I comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. PEB I Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 41Q909965 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB I, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Tendo como referência a BNCC, Maldaner, Boer e Rosa apresentam o histórico do ensino de Ciências e elencam vários aspectos que são relevantes a serem considerados para o trabalho em sala de aula. Em relação ao artigo “Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: perspectivas históricas e práticas” (2023), assinale a alternativa correta. ✂️ a) O ensino de Ciências deve ser capaz de valorizar os conhecimentos científicos, desagregando-os da vivência do senso comum que compõe o universo escolar. ✂️ b) Os anos iniciais devem ser vistos como um período de inserção inicial das crianças com os conhecimentos e com a linguagem própria de Ciências. ✂️ c) Para melhor êxito no processo de ensino-aprendizagem, o ensino de Ciências deve se limitar a transmitir aos alunos notícias sobre os produtos da Ciência. ✂️ d) Quando a criança percebe que a Ciência é um conhecimento pronto, finalizado, ela desenvolve capacidade de examinar e buscar novas informações. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 42Q1080128 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, PEB I, Prefeitura de Amparo SP, Avança SP, 2022Segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015), entende-se por acessibilidade: ✂️ a) é a inexistência de desvios ou incongruências sob determinado ponto de vista, entre dois ou mais elementos comparados, sejam objetos, indivíduos, ideias, conceitos ou quaisquer coisas que permitam que seja feita uma comparação. ✂️ b) a prática mais recente, no processo de universalização da educação. Ela se caracteriza em princípios que visam à aceitação das diferenças individuais, à valorização da contribuição de cada pessoa, à aprendizagem por meio da cooperação e à convivência dentro da diversidade humana. ✂️ c) é a identificação mental e afetiva de uma pessoa com o estado de ânimo de outra. Também é conhecida como inteligência interpessoal. ✂️ d) conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive, em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo. ✂️ e) possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida; Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 43Q1080129 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, PEB I, Prefeitura de Amparo SP, Avança SP, 2022O Estatuto da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015) ratifica que “A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de”, EXCETO: ✂️ a) disponibilização de recursos, tanto humanos quanto tecnológicos, que garantam atendimento em igualdade de condições com as demais pessoas. ✂️ b) atendimento específico em instituições e serviços de atendimento a pessoa com deficiência. ✂️ c) proteção e socorro em quaisquer circunstâncias. ✂️ d) tramitação processual e procedimentos judiciais e administrativos em que for parte ou interessada, em todos os atos e diligências. ✂️ e) recebimento de restituição de imposto de renda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 44Q1079990 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, PEB I, Prefeitura de Amparo SP, MetroCapital Soluções, 2020Acerca do que dispõe a lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), no que tange à proteção da pessoa com deficiência, é correto afirmar que são considerados especialmente vulneráveis: ✂️ a) a criança e o adolescente, com deficiência. ✂️ b) a criança, o adolescente e o idoso, com deficiência. ✂️ c) a criança, o adolescente e a mulher, com deficiência. ✂️ d) a criança, a mulher e o idoso, com deficiência. ✂️ e) a criança, o adolescente, a mulher e o idoso, com deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 45Q1079991 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, PEB I, Prefeitura de Amparo SP, MetroCapital Soluções, 2020Acerca do que dispõe a lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), no que tange ao conceito de “adaptações razoáveis”, assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) são quaisquer componentes de obras de urbanização, tais como os referentes a pavimentação, saneamento, encanamento para esgotos, distribuição de energia elétrica e de gás, iluminação pública, serviços de comunicação, abastecimento e distribuição de água, paisagismo e os que materializam as indicações do planejamento urbanístico. ✂️ b) são adaptações, modificações e ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional e indevido, quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que a pessoa com deficiência possa gozar ou exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos e liberdades fundamentais. ✂️ c) são produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. ✂️ d) são possibilidades e condições de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. ✂️ e) são concepções de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 46Q1080127 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, PEB I, Prefeitura de Amparo SP, Avança SP, 2022Em, 6 de julho de 2015, foi instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Segundo a Lei, “Considera-se pessoa com deficiência ✂️ a) aquela que apresenta alterações completas ou parciais de um ou mais segmentos do corpo humano, que acarretam o comprometimento da mobilidade e da coordenação geral, podendo também afetar a fala, em diferentes graus. ✂️ b) aquela que tem algum distúrbio do neurodesenvolvimento. Ou seja, um tipo de transtorno neurológico que afeta a habilidade de interação social, comunicação, raciocínio lógico, entre outras. Além disso, prejudica o aprendizado, a atenção, a memória e a linguagem da criança. ✂️ c) aquela que, devido à afetação de um ou vários sentidos, apresenta uma diminuição importante do volume de informação que recolhem do ambiente que os rodeia. ✂️ d) aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva, na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. ✂️ e) aquela que foi impossibilitada de participar do centro das decisões civis e, portanto, afastado e colocado à margem delas, sendo excluído dessas relações. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 47Q1080530 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, PEB I, Prefeitura de Lins SP, VUNESP, 2024Conforme o artigo 28 da Lei no 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Estatuto da Pessoa com Deficiência), incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar, dentre outros, ✂️ a) sistema educacional inclusivo e integral no ensino fundamental, e como supletivo no ensino médio. ✂️ b) financiamento da pesquisa privada de novos métodos e técnicas pedagógicas e recursos de tecnologia assistiva. ✂️ c) projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado. ✂️ d) centralização das políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência no Ministério da Educação e nas Secretarias de Educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Salvar PDF← Anterior
41Q909965 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB I, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024Tendo como referência a BNCC, Maldaner, Boer e Rosa apresentam o histórico do ensino de Ciências e elencam vários aspectos que são relevantes a serem considerados para o trabalho em sala de aula. Em relação ao artigo “Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: perspectivas históricas e práticas” (2023), assinale a alternativa correta. ✂️ a) O ensino de Ciências deve ser capaz de valorizar os conhecimentos científicos, desagregando-os da vivência do senso comum que compõe o universo escolar. ✂️ b) Os anos iniciais devem ser vistos como um período de inserção inicial das crianças com os conhecimentos e com a linguagem própria de Ciências. ✂️ c) Para melhor êxito no processo de ensino-aprendizagem, o ensino de Ciências deve se limitar a transmitir aos alunos notícias sobre os produtos da Ciência. ✂️ d) Quando a criança percebe que a Ciência é um conhecimento pronto, finalizado, ela desenvolve capacidade de examinar e buscar novas informações. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
42Q1080128 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, PEB I, Prefeitura de Amparo SP, Avança SP, 2022Segundo o Estatuto da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015), entende-se por acessibilidade: ✂️ a) é a inexistência de desvios ou incongruências sob determinado ponto de vista, entre dois ou mais elementos comparados, sejam objetos, indivíduos, ideias, conceitos ou quaisquer coisas que permitam que seja feita uma comparação. ✂️ b) a prática mais recente, no processo de universalização da educação. Ela se caracteriza em princípios que visam à aceitação das diferenças individuais, à valorização da contribuição de cada pessoa, à aprendizagem por meio da cooperação e à convivência dentro da diversidade humana. ✂️ c) é a identificação mental e afetiva de uma pessoa com o estado de ânimo de outra. Também é conhecida como inteligência interpessoal. ✂️ d) conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive, em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo. ✂️ e) possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida; Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
43Q1080129 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, PEB I, Prefeitura de Amparo SP, Avança SP, 2022O Estatuto da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015) ratifica que “A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de”, EXCETO: ✂️ a) disponibilização de recursos, tanto humanos quanto tecnológicos, que garantam atendimento em igualdade de condições com as demais pessoas. ✂️ b) atendimento específico em instituições e serviços de atendimento a pessoa com deficiência. ✂️ c) proteção e socorro em quaisquer circunstâncias. ✂️ d) tramitação processual e procedimentos judiciais e administrativos em que for parte ou interessada, em todos os atos e diligências. ✂️ e) recebimento de restituição de imposto de renda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
44Q1079990 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, PEB I, Prefeitura de Amparo SP, MetroCapital Soluções, 2020Acerca do que dispõe a lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), no que tange à proteção da pessoa com deficiência, é correto afirmar que são considerados especialmente vulneráveis: ✂️ a) a criança e o adolescente, com deficiência. ✂️ b) a criança, o adolescente e o idoso, com deficiência. ✂️ c) a criança, o adolescente e a mulher, com deficiência. ✂️ d) a criança, a mulher e o idoso, com deficiência. ✂️ e) a criança, o adolescente, a mulher e o idoso, com deficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
45Q1079991 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, PEB I, Prefeitura de Amparo SP, MetroCapital Soluções, 2020Acerca do que dispõe a lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), no que tange ao conceito de “adaptações razoáveis”, assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) são quaisquer componentes de obras de urbanização, tais como os referentes a pavimentação, saneamento, encanamento para esgotos, distribuição de energia elétrica e de gás, iluminação pública, serviços de comunicação, abastecimento e distribuição de água, paisagismo e os que materializam as indicações do planejamento urbanístico. ✂️ b) são adaptações, modificações e ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional e indevido, quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que a pessoa com deficiência possa gozar ou exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos e liberdades fundamentais. ✂️ c) são produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. ✂️ d) são possibilidades e condições de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. ✂️ e) são concepções de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
46Q1080127 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, PEB I, Prefeitura de Amparo SP, Avança SP, 2022Em, 6 de julho de 2015, foi instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Segundo a Lei, “Considera-se pessoa com deficiência ✂️ a) aquela que apresenta alterações completas ou parciais de um ou mais segmentos do corpo humano, que acarretam o comprometimento da mobilidade e da coordenação geral, podendo também afetar a fala, em diferentes graus. ✂️ b) aquela que tem algum distúrbio do neurodesenvolvimento. Ou seja, um tipo de transtorno neurológico que afeta a habilidade de interação social, comunicação, raciocínio lógico, entre outras. Além disso, prejudica o aprendizado, a atenção, a memória e a linguagem da criança. ✂️ c) aquela que, devido à afetação de um ou vários sentidos, apresenta uma diminuição importante do volume de informação que recolhem do ambiente que os rodeia. ✂️ d) aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva, na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. ✂️ e) aquela que foi impossibilitada de participar do centro das decisões civis e, portanto, afastado e colocado à margem delas, sendo excluído dessas relações. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
47Q1080530 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, PEB I, Prefeitura de Lins SP, VUNESP, 2024Conforme o artigo 28 da Lei no 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Estatuto da Pessoa com Deficiência), incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar, dentre outros, ✂️ a) sistema educacional inclusivo e integral no ensino fundamental, e como supletivo no ensino médio. ✂️ b) financiamento da pesquisa privada de novos métodos e técnicas pedagógicas e recursos de tecnologia assistiva. ✂️ c) projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado. ✂️ d) centralização das políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência no Ministério da Educação e nas Secretarias de Educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro