Início

Questões de Concursos POC

Resolva questões de POC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q943651 | Publicidade e Propaganda, Estética da Comunicação, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Trata-se de uma burgueria temática, inspirada nas ilustrações e no estilo de vida dos Estados Unidos dos anos 50. Com uma decoração rica em detalhes da época, o ambiente valoriza as cores vibrantes, tem o clássico piso xadrez e o clima nostálgico, ofertando ao consumidor a proposta de uma experiência de consumo temática. Sua atmosfera faz um convite para uma viagem no tempo e no espaço, onde é possível degustar saborosos burguers ao som de músicas da época, além de apresentar a figura da pin-up como o símbolo que marca a atmosfera de serviços, com um cardápio que se alinha às antigas casas de hambúrgueres norte-americanas. (KUMA; KARANDE, 2000; TURLEY; MILLIMAN, 2000). AGUIAR, Edvan Cruz; FARIAS, Salomão Alencar de. Estímulos sensoriais e seus significados para o consumidor: investigando uma atmosfera de serviço centrado na experiência. Revista Brasileira de Marketing ¿ ReMark Vol. 13, N. 5. Julho/Setembro. 2014

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I - A concepção de experiência assume papel de destaque quando se trata de entender o comportamento de consumo, principalmente ao se investigar aspectos hedônicos inerentes a esse fenômeno e presentes na contemporaneidade. Alguns estudos reconhecem importantes elementos experienciais do consumo, como: hedonismo, simbolismo, natureza e estética.

PORQUE

II - Considera-se que o ponto de venda em si é capaz de proporcionar uma ambiência que influencia a tomada de decisão do consumidor, por meio da utilização dos elementos sensoriais que compõem a atmosfera de loja. As cores e a iluminação, especificamente, correspondem aos estímulos sensoriais frequentemente utilizados pelos profissionais de marketing para comunicar significados através do canal visual.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q943655 | Publicidade e Propaganda, História da Mídia, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Na conjuntura das transformações ocorridas no século XV, Johannes Gutenberg foi capaz de desenvolver um sistema que modificou definitivamente a maneira de se produzir material gráfico". (Toledo, Leonardo Ramos de. Produção gráfica. Rio de Janeiro: SESES, 2016.)

Considerando o texto, podemos afirmar que o ourives alemão Gutenberg desenvolveu um sistema a partir:

I. do processo milenar chinês denominado xilografia, cujo original era reproduzido a partir de uma matriz de madeira.

II. do desenvolvimento de matrizes com liga de chumbo e outros metais.

III. do desenvolvimento de cilindro movido a vapor, no lugar do torno utilizado pelos chineses.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q943658 | Publicidade e Propaganda, Mídias Audiovisuais, POC, ENADE, IBMEC, 2022

A propaganda no meio rádio não utiliza sempre a mesma forma. Suas mensagens adotam estruturas e embalagens diferentes que, em muitas ocasiões, pretendem se integrar ao fluir programático para minimizar a desconexão mental do ouvinte e reduzir a saturação publicitária. Mesmo assim, é evidente que o formato mais reconhecido pela audiência é o spot, esses 20 ou 30 segundos que, com um código claramente comercial e mediante a repetição de sua emissão, buscam fixar na mente do ouvinte as qualidades de uma marca. A propaganda sonora tenta aproveitar a facilidade, que tem por sua essência para se fundir com o discurso jornalístico e assim se beneficiar de um maior grau de credibilidade. Na tipologia de formatos publicitários radiofônicos temos, além do spot, o flash e o jingle, entre outros.

RODRÍGUEZ, K. B. Teorias do Rádio - textos e contextos. Florianópolis: Insular, 2008 (adaptado)

Em termos de variáveis que vão influenciar diretamente cada um desses formatos temos:

1 - Tempo: a duração da mensagem publicitária não é uma variável fundamental para estabelecer a diferença entre os formatos e os respectivos valores na tabela de preços das emissoras de rádio comerciais.
2 - Ao vivo ou gravado: formatos emitidos ao vivo têm a vantagem de não cortar bruscamente a programação e incrementar o nível de atenção do ouvinte. Já o formato gravado é sempre fiel à criação original.
3 - O objetivo publicitário: independentemente do interesse, todos os formatos são adequados seja à venda, à conscientização da população ou à criação/manutenção da imagem de um cliente.

É INCORRETO o que se afirma na(s) opção(ões)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q943652 | Publicidade e Propaganda, História da Mídia, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Sobre a impressão em tipos móveis de Johannes Gutenberg, analise as afirmações a seguir:

I. A prensa de tipos móveis foi inventada pelo alemão Johannes Gutenberg por volta de 1850, após a criação da máquina a vapor, na Revolução Industrial.

II. A materialização das letras em metal limitou os caprichos da estética da letra manuscrita, mas também anulou as variações (e os erros) dos copistas. Em vez de manu-scritos e de cali-grafia, passamos a ter uma tipo-grafia.

III. Para fabricar mecanicamente livros, Johannes Gutenberg (que tinha aprendido o ofício de ourives) combinou invenções revolucionárias. A combinação conduziu ao resultado final: o processo tipográfico, utilizando tipos móveis, fundidos em metal.

Em relação as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.