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Considerando os campos de experiência, como a BNCC orienta a integração dessas competências no currículo da Educação Infantil? a) A BNCC orienta que as competências sejam integradas de forma transversal, promovendo o desenvolvimento integral da criança. b) A BNCC propõe que as competências sejam desenvolvidas exclusivamente através de projetos interdisciplinares. c) A BNCC recomenda que as competências sejam aplicadas apenas em atividades lúdicas, sem integração com outras áreas. d) A BNCC sugere que as competências sejam trabalhadas isoladamente, focando em habilidades específicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 72 Q899595 | Geografia, Clima, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024A variação da temperatura em uma determinada região é influenciada por diversos fatores. Dentre as alternativas abaixo, qual representa corretamente um fator que pode aumentar a amplitude térmica diária? a) A presença de nuvens durante o dia, que bloqueiam a radiação solar e reduzem o aquecimento da superfície. b) A altitude elevada, que diminui a densidade do ar e, portanto, reduz a retenção de calor durante a noite. c) A presença de uma corrente marítima quente, que eleva as temperaturas mínimas durante a noite. d) A localização em uma área urbana densamente construída, que tende a manter as temperaturas mais estáveis devido ao efeito de ilha de calor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 73 Q899599 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024No ensino de Geografia, diferentes abordagens pedagógicas são utilizadas para promover a compreensão do espaço geográfico e sua relação com as dinâmicas sociais, políticas, econômicas e ambientais.Uma dessas abordagens enfoca a experiência individual e a percepção dos alunos sobre o ambiente, considerando suas vivências e subjetividades como elementos centrais no processo de aprendizagem. Ao adotar essa abordagem, o professor valoriza as narrativas pessoais dos alunos sobre o espaço e promove atividades que exploram suas percepções, como a construção de mapas mentais, diários de campo e relatos sobre o cotidiano. Assinale a alternativa que descreve corretamente essa abordagem pedagógica no ensino de Geografia: a) Abordagem Sociointeracionista. b) Abordagem Crítica. c) Abordagem Tradicional. d) Abordagem Fenomenológica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 74 Q899647 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024Na disciplina de História, o(a) professor(a) decide aplicar uma prova ao final de cada bimestre para verificar o quanto os alunos aprenderam sobre os conteúdos estudados, como as Revoluções Inglesas, a Era Napoleônica e a Primeira Guerra Mundial. Esse tipo de avaliação, que tem como objetivo atribuir uma nota final e determinar o aproveitamento dos alunos ao longo de um período, é conhecido como: a) Avaliação Diagnóstica. b) Avaliação Processual. c) Avaliação Formativa. d) Avaliação Somativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 75 Q899676 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a avaliação em Língua Inglesa deve ir além da simples verificação de conhecimento gramatical e vocabulário, englobando o desenvolvimento de competências comunicativas e interculturais. Nesse sentido, a BNCC sugere um enfoque em práticas avaliativas que promovam o aprendizado contínuo e o desenvolvimento de habilidades integradas. Qual das alternativas a seguir melhor representa esse enfoque, conforme a BNCC? a) Avaliação classificatória que busca comparar o desempenho dos alunos para ranqueamento em notas finais. b) Avaliação formativa que envolve feedback, atividades variadas e o acompanhamento do progresso dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem. c) Avaliação somativa que consiste em testes padronizados ao final de cada unidade de estudo. d) Avaliação diagnóstica que ocorre antes do início do processo de ensino para medir o conhecimento prévio dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 76 Q899680 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define as competências e habilidades essenciais para o ensino de Matemática, visando formar cidadãos críticos e capazes de utilizar a matemática em diferentes contextos. Qual das alternativas a seguir melhor reflete uma dessas competências? a) Promover a compreensão e utilização da linguagem matemática para modelar, interpretar e resolver problemas em situações cotidianas e científicas. b) Incentivar a memorização de fórmulas e procedimentos matemáticos como objetivo principal das aulas de Matemática. c) Desenvolver a capacidade dos alunos de resolver problemas matemáticos exclusivamente dentro do contexto escolar, sem considerar aplicações práticas. d) Focar no ensino isolado de conteúdos matemáticos, sem estabelecer conexões com outras áreas do conhecimento ou com a realidade dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 77 Q899682 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) abordam aspectos fundamentais relacionados ao direito à educação e à proteção das crianças e adolescentes. Como exemplo de um princípio compartilhado por ambos os documentos temos o que afirma que: a) A educação deve ser inclusiva, garantindo o acesso e a permanência de crianças e adolescentes na escola, sem discriminação de qualquer natureza. b) O direito à educação pública é garantido prioritariamente as crianças e adolescentes que comprovarem hipossuficiência financeira. c) A educação deve ser oferecida prioritariamente em instituições privadas, cabendo ao Estado apenas um papel suplementar. d) A responsabilidade pela educação e proteção das crianças e adolescentes recai exclusivamente sobre as famílias, sendo possível a intervenção do Estado apenas no que diz respeito à sua formação acadêmica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 78 Q898177 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024A Lei nº 9.394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, afirma em seu Art. 5º, parágrafo primeiro, inciso III, que o acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo. O poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá: a) Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino. b) Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino. c) Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola. d) Elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus Municípios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 79 Q898179 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024A Lei nº 13.005/14, Plano Nacional de Educação (PNE), em seu Art. 2º afirma que são diretrizes do PNE, EXCETO: a) Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e no fomento a todas as formas de discriminação. b) Erradicação do analfabetismo. c) Universalização do atendimento escolar. d) Formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 80 Q898212 | Enfermagem, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024O tétano é uma doença transmissível, não contagiosa, que apresenta duas formas de ocorrência: acidental e neonatal (Brasil, 2004). Em relação ao tétano, é CORRETO afirmar: a) O tétano neonatal é causado pela contaminação durante a secção do cordão umbilical pelo uso de instrumentos cortantes ou material de hemostasia inadequadamente esterilizados ou não esterilizados, pelo uso de substâncias contaminadas no coto umbilical, como teia de aranha, pó de café, fumo, esterco. b) A manutenção do esquema de vacinação preconizado atualizado é de extrema importância, porque a vacina apresenta uma eficácia de quase 80%. c) É uma doença infecciosa aguda, de etiologia viral, transmitida por mamíferos, que apresenta dois ciclos principais de transmissão: urbano e silvestre. d) O tétano acidental pode ser evitado pelo uso da vacina DTP na infância e com a vacina dupla adulto (dT) em adultos, além dos reforços a cada vinte anos para quem já tem o esquema completo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar o PDF← AnteriorPróximo →
71 Q898026 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024A BNCC estabelece competências gerais e específicas para a Educação Infantil. Considerando os campos de experiência, como a BNCC orienta a integração dessas competências no currículo da Educação Infantil? a) A BNCC orienta que as competências sejam integradas de forma transversal, promovendo o desenvolvimento integral da criança. b) A BNCC propõe que as competências sejam desenvolvidas exclusivamente através de projetos interdisciplinares. c) A BNCC recomenda que as competências sejam aplicadas apenas em atividades lúdicas, sem integração com outras áreas. d) A BNCC sugere que as competências sejam trabalhadas isoladamente, focando em habilidades específicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
72 Q899595 | Geografia, Clima, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024A variação da temperatura em uma determinada região é influenciada por diversos fatores. Dentre as alternativas abaixo, qual representa corretamente um fator que pode aumentar a amplitude térmica diária? a) A presença de nuvens durante o dia, que bloqueiam a radiação solar e reduzem o aquecimento da superfície. b) A altitude elevada, que diminui a densidade do ar e, portanto, reduz a retenção de calor durante a noite. c) A presença de uma corrente marítima quente, que eleva as temperaturas mínimas durante a noite. d) A localização em uma área urbana densamente construída, que tende a manter as temperaturas mais estáveis devido ao efeito de ilha de calor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
73 Q899599 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024No ensino de Geografia, diferentes abordagens pedagógicas são utilizadas para promover a compreensão do espaço geográfico e sua relação com as dinâmicas sociais, políticas, econômicas e ambientais.Uma dessas abordagens enfoca a experiência individual e a percepção dos alunos sobre o ambiente, considerando suas vivências e subjetividades como elementos centrais no processo de aprendizagem. Ao adotar essa abordagem, o professor valoriza as narrativas pessoais dos alunos sobre o espaço e promove atividades que exploram suas percepções, como a construção de mapas mentais, diários de campo e relatos sobre o cotidiano. Assinale a alternativa que descreve corretamente essa abordagem pedagógica no ensino de Geografia: a) Abordagem Sociointeracionista. b) Abordagem Crítica. c) Abordagem Tradicional. d) Abordagem Fenomenológica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
74 Q899647 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024Na disciplina de História, o(a) professor(a) decide aplicar uma prova ao final de cada bimestre para verificar o quanto os alunos aprenderam sobre os conteúdos estudados, como as Revoluções Inglesas, a Era Napoleônica e a Primeira Guerra Mundial. Esse tipo de avaliação, que tem como objetivo atribuir uma nota final e determinar o aproveitamento dos alunos ao longo de um período, é conhecido como: a) Avaliação Diagnóstica. b) Avaliação Processual. c) Avaliação Formativa. d) Avaliação Somativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
75 Q899676 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a avaliação em Língua Inglesa deve ir além da simples verificação de conhecimento gramatical e vocabulário, englobando o desenvolvimento de competências comunicativas e interculturais. Nesse sentido, a BNCC sugere um enfoque em práticas avaliativas que promovam o aprendizado contínuo e o desenvolvimento de habilidades integradas. Qual das alternativas a seguir melhor representa esse enfoque, conforme a BNCC? a) Avaliação classificatória que busca comparar o desempenho dos alunos para ranqueamento em notas finais. b) Avaliação formativa que envolve feedback, atividades variadas e o acompanhamento do progresso dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem. c) Avaliação somativa que consiste em testes padronizados ao final de cada unidade de estudo. d) Avaliação diagnóstica que ocorre antes do início do processo de ensino para medir o conhecimento prévio dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
76 Q899680 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define as competências e habilidades essenciais para o ensino de Matemática, visando formar cidadãos críticos e capazes de utilizar a matemática em diferentes contextos. Qual das alternativas a seguir melhor reflete uma dessas competências? a) Promover a compreensão e utilização da linguagem matemática para modelar, interpretar e resolver problemas em situações cotidianas e científicas. b) Incentivar a memorização de fórmulas e procedimentos matemáticos como objetivo principal das aulas de Matemática. c) Desenvolver a capacidade dos alunos de resolver problemas matemáticos exclusivamente dentro do contexto escolar, sem considerar aplicações práticas. d) Focar no ensino isolado de conteúdos matemáticos, sem estabelecer conexões com outras áreas do conhecimento ou com a realidade dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
77 Q899682 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) abordam aspectos fundamentais relacionados ao direito à educação e à proteção das crianças e adolescentes. Como exemplo de um princípio compartilhado por ambos os documentos temos o que afirma que: a) A educação deve ser inclusiva, garantindo o acesso e a permanência de crianças e adolescentes na escola, sem discriminação de qualquer natureza. b) O direito à educação pública é garantido prioritariamente as crianças e adolescentes que comprovarem hipossuficiência financeira. c) A educação deve ser oferecida prioritariamente em instituições privadas, cabendo ao Estado apenas um papel suplementar. d) A responsabilidade pela educação e proteção das crianças e adolescentes recai exclusivamente sobre as famílias, sendo possível a intervenção do Estado apenas no que diz respeito à sua formação acadêmica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
78 Q898177 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024A Lei nº 9.394/96 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, afirma em seu Art. 5º, parágrafo primeiro, inciso III, que o acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo. O poder público, na esfera de sua competência federativa, deverá: a) Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino. b) Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino. c) Zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola. d) Elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus Municípios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
79 Q898179 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024A Lei nº 13.005/14, Plano Nacional de Educação (PNE), em seu Art. 2º afirma que são diretrizes do PNE, EXCETO: a) Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e no fomento a todas as formas de discriminação. b) Erradicação do analfabetismo. c) Universalização do atendimento escolar. d) Formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
80 Q898212 | Enfermagem, PSS, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024O tétano é uma doença transmissível, não contagiosa, que apresenta duas formas de ocorrência: acidental e neonatal (Brasil, 2004). Em relação ao tétano, é CORRETO afirmar: a) O tétano neonatal é causado pela contaminação durante a secção do cordão umbilical pelo uso de instrumentos cortantes ou material de hemostasia inadequadamente esterilizados ou não esterilizados, pelo uso de substâncias contaminadas no coto umbilical, como teia de aranha, pó de café, fumo, esterco. b) A manutenção do esquema de vacinação preconizado atualizado é de extrema importância, porque a vacina apresenta uma eficácia de quase 80%. c) É uma doença infecciosa aguda, de etiologia viral, transmitida por mamíferos, que apresenta dois ciclos principais de transmissão: urbano e silvestre. d) O tétano acidental pode ser evitado pelo uso da vacina DTP na infância e com a vacina dupla adulto (dT) em adultos, além dos reforços a cada vinte anos para quem já tem o esquema completo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🏳️ Reportar erro