Questões de Concursos Pastor Evangélico

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1Q1058437 | Português, Funções Morfossintáticas da Palavra se, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto, para responder a questão.

“Depósito”: o modo como uma casa de repouso para idosos é chamada em um novo livro de ficção pretende denunciar as incongruências de nossa relação com a velhice e com os idosos ao nosso redor. Em Jasmins, publicado pela editora Maralto, Claudia Nina retrata a dura relação entre a cuidadora Yasmin e a idosa Wanda, num momento da história em que o fenômeno da longevidade interpela a nossa atenção à população idosa.

“Embora não seja regra, alguns fatores tornam os idosos mais vulneráveis e dependentes de outras pessoas, seja para a realização de atividades básicas da vida diária e econômica ou emocionalmente, principalmente aqueles com déficits cognitivos ou limitações naturais do próprio envelhecimento”, explica a psicóloga Allana Moraes. “Por essas razões, lamentavelmente, o idoso também se encontra mais suscetível a ser vítima de violências nos mais variados âmbitos, seja familiar, institucional ou social”.

De acordo com Allana, é o próprio ambiente familiar que tem se apresentado como o espaço de maior incidência de abandono e maus-tratos acometidos contra o idoso, com episódios de violência psicológica, física, moral e patrimonial perpetrados por filhos ou cônjuges. Diversos fatores desempenham um papel nesse tipo de cenário, entre os quais o que pode ser chamado de transmissão transgeracional da violência e do abandono.

“O fato de os idosos se transformarem em vítimas igualmente se relaciona às raízes familiares, à violência ou abandono por eles perpetrados no passado, assim como terem apresentado comportamentos disruptivos, agressividade e atitudes provocativas em relação aos familiares”, explica a psicóloga. “Portanto, para analisar os motivos que levam um familiar a agir com violência em relação a um idoso, há que se levar em conta não só características dos idosos ou da família, já que se trata de um fenômeno multideterminado e que deve ser analisado em sua complexidade”.

Entre os fatores em jogo, há também aquilo que o gerontólogo Robert N. Butler chamou já em 1969 de “ageísmo” ou “idadismo”, ou seja, a discriminação contra pessoas com base em sua idade, mais comumente direcionada a pessoas mais velhas. “Butler descreveu três aspectos deste tipo de preconceito: atitudes negativas em relação aos idosos, à velhice e ao processo de envelhecimento; práticas discriminatórias contra idosos; e práticas e políticas institucionais que perpetuam estereótipos e atitudes negativas sobre os idosos”, pontua Allana.

A saúde dos vínculos afetivos entre o idoso e os seus cuidadores é um fator de proteção contra a violência muito significativo. Com a atenção à saúde mental dos profissionais cuidadores e com a proximidade da família, casas de repouso deixariam de ser “depósitos” e se tornariam pontos de apoio fundamentais em uma sociedade cada vez mais idosa.

(Disponível em: https://www.semprefamilia.com.br. Acesso em: 08.04.2025. Adaptado)
A alternativa contendo a passagem em que o pronome “se” pode ser colocado depois do verbo em destaque é:
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2Q1068883 | Teologia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2025

A obra Introdução ao Novo Testamento, de D. A. Carson, Douglas J. Moo e Leon Morris, é uma referência consolidada para o estudo acadêmico das origens, da autoria, da datação, do contexto histórico e do propósito teológico dos livros do Novo Testamento. Os autores combinam análise exegética, crítica textual e interpretação teológica, sempre atentos às evidências internas e externas. Um dos objetivos centrais da obra é auxiliar o leitor a compreender como os primeiros cristãos produziram, preservaram e interpretaram os textos que hoje compõem o cânon neotestamentário.
Considerando essa abordagem, assinale a alternativa correta conforme o argumento dos autores.
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3Q1068882 | Teologia, Processo Administrativo, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2025

De acordo como estudioso britânico F. F. Bruce,
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4Q1068380 | Teologia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2024

A centralidade da Teologia da Libertação encontra-se na “opção preferencial pelos pobres”, posicionamento este, que prossegue das temáticas oriundas a partir do Concílio Vaticano II, e, definido nas assembleias
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5Q1068881 | Teologia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2025

Considerando a proposta de Walter Brueggemann na obra Teologia do Antigo Testamento: testemunho, disputa e defesa, assinale a alternativa correta sobre sua abordagem teológica.
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6Q1068884 | Teologia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2025

A relação literária entre os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas é conhecida como o problema sinótico, tema amplamente discutido por estudiosos do Novo Testamento. Carson, Moo e Morris apresentam as principais hipóteses acadêmicas sobre a origem, a interdependência e o desenvolvimento desses três evangelhos, destacando especialmente a teoria das duas fontes.
Essa teoria propõe que
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7Q1068894 | Teologia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2025

Segundo Zabatiero, a Teologia Prática não deve ser vista apenas como uma aplicação de doutrinas previamente estabelecidas, mas sim como um campo teológico com dinâmica própria.
Isso significa que
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8Q1058435 | Português, Interpretação de Textos, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto, para responder a questão.

“Depósito”: o modo como uma casa de repouso para idosos é chamada em um novo livro de ficção pretende denunciar as incongruências de nossa relação com a velhice e com os idosos ao nosso redor. Em Jasmins, publicado pela editora Maralto, Claudia Nina retrata a dura relação entre a cuidadora Yasmin e a idosa Wanda, num momento da história em que o fenômeno da longevidade interpela a nossa atenção à população idosa.

“Embora não seja regra, alguns fatores tornam os idosos mais vulneráveis e dependentes de outras pessoas, seja para a realização de atividades básicas da vida diária e econômica ou emocionalmente, principalmente aqueles com déficits cognitivos ou limitações naturais do próprio envelhecimento”, explica a psicóloga Allana Moraes. “Por essas razões, lamentavelmente, o idoso também se encontra mais suscetível a ser vítima de violências nos mais variados âmbitos, seja familiar, institucional ou social”.

De acordo com Allana, é o próprio ambiente familiar que tem se apresentado como o espaço de maior incidência de abandono e maus-tratos acometidos contra o idoso, com episódios de violência psicológica, física, moral e patrimonial perpetrados por filhos ou cônjuges. Diversos fatores desempenham um papel nesse tipo de cenário, entre os quais o que pode ser chamado de transmissão transgeracional da violência e do abandono.

“O fato de os idosos se transformarem em vítimas igualmente se relaciona às raízes familiares, à violência ou abandono por eles perpetrados no passado, assim como terem apresentado comportamentos disruptivos, agressividade e atitudes provocativas em relação aos familiares”, explica a psicóloga. “Portanto, para analisar os motivos que levam um familiar a agir com violência em relação a um idoso, há que se levar em conta não só características dos idosos ou da família, já que se trata de um fenômeno multideterminado e que deve ser analisado em sua complexidade”.

Entre os fatores em jogo, há também aquilo que o gerontólogo Robert N. Butler chamou já em 1969 de “ageísmo” ou “idadismo”, ou seja, a discriminação contra pessoas com base em sua idade, mais comumente direcionada a pessoas mais velhas. “Butler descreveu três aspectos deste tipo de preconceito: atitudes negativas em relação aos idosos, à velhice e ao processo de envelhecimento; práticas discriminatórias contra idosos; e práticas e políticas institucionais que perpetuam estereótipos e atitudes negativas sobre os idosos”, pontua Allana.

A saúde dos vínculos afetivos entre o idoso e os seus cuidadores é um fator de proteção contra a violência muito significativo. Com a atenção à saúde mental dos profissionais cuidadores e com a proximidade da família, casas de repouso deixariam de ser “depósitos” e se tornariam pontos de apoio fundamentais em uma sociedade cada vez mais idosa.

(Disponível em: https://www.semprefamilia.com.br. Acesso em: 08.04.2025. Adaptado)
No segmento “Embora não seja regra” (2º parágrafo), o termo destacado garante a coesão textual introduzindo um argumento
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9Q1058436 | Português, Interpretação de Textos, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto, para responder a questão.

“Depósito”: o modo como uma casa de repouso para idosos é chamada em um novo livro de ficção pretende denunciar as incongruências de nossa relação com a velhice e com os idosos ao nosso redor. Em Jasmins, publicado pela editora Maralto, Claudia Nina retrata a dura relação entre a cuidadora Yasmin e a idosa Wanda, num momento da história em que o fenômeno da longevidade interpela a nossa atenção à população idosa.

“Embora não seja regra, alguns fatores tornam os idosos mais vulneráveis e dependentes de outras pessoas, seja para a realização de atividades básicas da vida diária e econômica ou emocionalmente, principalmente aqueles com déficits cognitivos ou limitações naturais do próprio envelhecimento”, explica a psicóloga Allana Moraes. “Por essas razões, lamentavelmente, o idoso também se encontra mais suscetível a ser vítima de violências nos mais variados âmbitos, seja familiar, institucional ou social”.

De acordo com Allana, é o próprio ambiente familiar que tem se apresentado como o espaço de maior incidência de abandono e maus-tratos acometidos contra o idoso, com episódios de violência psicológica, física, moral e patrimonial perpetrados por filhos ou cônjuges. Diversos fatores desempenham um papel nesse tipo de cenário, entre os quais o que pode ser chamado de transmissão transgeracional da violência e do abandono.

“O fato de os idosos se transformarem em vítimas igualmente se relaciona às raízes familiares, à violência ou abandono por eles perpetrados no passado, assim como terem apresentado comportamentos disruptivos, agressividade e atitudes provocativas em relação aos familiares”, explica a psicóloga. “Portanto, para analisar os motivos que levam um familiar a agir com violência em relação a um idoso, há que se levar em conta não só características dos idosos ou da família, já que se trata de um fenômeno multideterminado e que deve ser analisado em sua complexidade”.

Entre os fatores em jogo, há também aquilo que o gerontólogo Robert N. Butler chamou já em 1969 de “ageísmo” ou “idadismo”, ou seja, a discriminação contra pessoas com base em sua idade, mais comumente direcionada a pessoas mais velhas. “Butler descreveu três aspectos deste tipo de preconceito: atitudes negativas em relação aos idosos, à velhice e ao processo de envelhecimento; práticas discriminatórias contra idosos; e práticas e políticas institucionais que perpetuam estereótipos e atitudes negativas sobre os idosos”, pontua Allana.

A saúde dos vínculos afetivos entre o idoso e os seus cuidadores é um fator de proteção contra a violência muito significativo. Com a atenção à saúde mental dos profissionais cuidadores e com a proximidade da família, casas de repouso deixariam de ser “depósitos” e se tornariam pontos de apoio fundamentais em uma sociedade cada vez mais idosa.

(Disponível em: https://www.semprefamilia.com.br. Acesso em: 08.04.2025. Adaptado)
Ao tratar da estilística da palavra, Nilce Sant’Anna Martins (2008) menciona a possibilidade de, em um determinado contexto, a palavra adquirir uma tonalidade emotiva, afetiva. A palavra destacada que está empregada com tonalidade afetiva de exagero é:
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10Q1068371 | Teologia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2024

Grant Osborne observa que mesmo os estudiosos e os pastores podem interpretar imagens ou metáforas da poesia hebraica, “dando-lhe um peso teológico maior do que o devido”. Por isso, é necessário compreender a forma e a função dos padrões poéticos semitas.
Sobre a forma da poesia hebraica e os padrões de métrica, é correto afirmar:
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11Q1068887 | Teologia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2025

Grant Osborne propôs a espiral hermenêutica como uma alternativa metodológica às abordagens fundamentalistas e relativistas. Essa perspectiva considera que, embora nenhum intérprete seja plenamente neutro, é possível uma aproximação progressiva do sentido pretendido.
Para tanto, o autor considera que
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12Q1068888 | Teologia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2025

No exercício da capelania, conforme os princípios apresentados por Gisleno Gomes de Faria Alves, o capelão deve assumir um posicionamento que articule atribuições profissionais, competências relacionais e aspectos espirituais.
Nesse sentido, é correto afirmar que
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13Q1058433 | Português, Interpretação de Textos, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto, para responder a questão.

Declaração de bens

Só tenho palavras
para o indizível.

Só tenho voz
para emudecer.

Só trago nome
para o que nunca nasceu.

Uma única certeza
demora em mim:
o que em nós já foi menino
não envelhecerá nunca.
(Mia Couto, Poemas escolhidos.)

Para responder a questão, atenha-se às três primeiras estrofes do poema.

O efeito de sentido produzido pela relação entre as declarações do primeiro e do segundo verso dessas estrofes pode ser traduzido pela palavra

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14Q1057859 | Português, Interpretação de Textos, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2023

Texto associado.
A alegria da música

Eu gosto muito de música clássica. Comecei a ouvir música clássica antes de nascer, quando ainda estava na barriga da minha mãe. Ela era pianista e tocava... Sem nada ouvir, eu ouvia. E assim a música clássica se misturou com minha carne e meu sangue. Agora, quando ouço as músicas que minha mãe tocava, eu retorno ao mundo inefável que existe antes das palavras, onde moram a perfeição e a beleza.
Em outros tempos, falava-se muito mal da alienação. A palavra “alienado” era usada como xingamento. Alienação era uma doença pessoal e política a ser denunciada e combatida. A palavraalienaçãovem do latimalienum, que quer dizer “que pertence a um outro”. Daí a expressãoalienar um imóvel. Pois a música produz alienação: ela me faz sair do meu mundo medíocre e entrar num outro, de beleza e formas perfeitas. Nesse outro mundo eu me liberto da pequenez e das picuinhas do meu cotidiano e experimento, ainda que momentaneamente, uma felicidade divina. A música me faz retornar à harmonia do ventre materno. Esse ventre é, por vezes, do tamanho de um ovo, como naRêverie, de Schumann; por vezes é maior que o universo, como noConcerto nº 3de Rachmaninoff. Porque a música é parte de mim, para me conhecer e me amar é preciso conhecer e amar as músicas que amo.
Agora mesmo estou a ouvir uma fita cassete que me deu Ademar Ferreira dos Santos, um amigo português. Viajávamos de carro a caminho de Coimbra. O Ademar pôs música a tocar. Ele sempre faz isso. Fauré, numa transcrição para piano. A beleza pôs fim à nossa conversa. Nada do que disséssemos era melhor do que a música. A música produz silêncio. Toda palavra é profanação. Faz-se silêncio porque a beleza é uma epifania do divino, ouvir música é oração. Assim, eu e o Ademar adoramos juntos no altar da beleza. Terminada a viagem, o Ademar retirou a fita e m’a deu. “É sua”, ele disse de forma definitiva. Protestei. Senti-me mal, como se fosse um ladrão. Mas não adiantou. Existem gestos de amizade que não podem ser rejeitados. Assim, trouxe comigo um pedaço do Ademar que é também um pedaço de mim.

(Rubem Alves,Na morada das palavras.Adaptado)

A frase do texto caracterizada por um pressuposto é:
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15Q1057862 | Português, Morfologia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2023

Texto associado.
A alegria da música

Eu gosto muito de música clássica. Comecei a ouvir música clássica antes de nascer, quando ainda estava na barriga da minha mãe. Ela era pianista e tocava... Sem nada ouvir, eu ouvia. E assim a música clássica se misturou com minha carne e meu sangue. Agora, quando ouço as músicas que minha mãe tocava, eu retorno ao mundo inefável que existe antes das palavras, onde moram a perfeição e a beleza.
Em outros tempos, falava-se muito mal da alienação. A palavra “alienado” era usada como xingamento. Alienação era uma doença pessoal e política a ser denunciada e combatida. A palavraalienaçãovem do latimalienum, que quer dizer “que pertence a um outro”. Daí a expressãoalienar um imóvel. Pois a música produz alienação: ela me faz sair do meu mundo medíocre e entrar num outro, de beleza e formas perfeitas. Nesse outro mundo eu me liberto da pequenez e das picuinhas do meu cotidiano e experimento, ainda que momentaneamente, uma felicidade divina. A música me faz retornar à harmonia do ventre materno. Esse ventre é, por vezes, do tamanho de um ovo, como naRêverie, de Schumann; por vezes é maior que o universo, como noConcerto nº 3de Rachmaninoff. Porque a música é parte de mim, para me conhecer e me amar é preciso conhecer e amar as músicas que amo.
Agora mesmo estou a ouvir uma fita cassete que me deu Ademar Ferreira dos Santos, um amigo português. Viajávamos de carro a caminho de Coimbra. O Ademar pôs música a tocar. Ele sempre faz isso. Fauré, numa transcrição para piano. A beleza pôs fim à nossa conversa. Nada do que disséssemos era melhor do que a música. A música produz silêncio. Toda palavra é profanação. Faz-se silêncio porque a beleza é uma epifania do divino, ouvir música é oração. Assim, eu e o Ademar adoramos juntos no altar da beleza. Terminada a viagem, o Ademar retirou a fita e m’a deu. “É sua”, ele disse de forma definitiva. Protestei. Senti-me mal, como se fosse um ladrão. Mas não adiantou. Existem gestos de amizade que não podem ser rejeitados. Assim, trouxe comigo um pedaço do Ademar que é também um pedaço de mim.

(Rubem Alves,Na morada das palavras.Adaptado)

A alternativa que substitui, nos parênteses, a expressão destacada, de acordo com a norma-padrão de colocação do pronome, é:
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16Q1068367 | Português, Crase, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2024

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.

Os corpos dos porcos

Os caminhos da biomedicina não cessam de surpreender. Quem diria, décadas atrás, que partes dos animais mais identificados com sujidades viriam a salvar milhares de pessoas? Pois agora se convive com a era dos transplantes com órgãos de porcos, com notável avanço anunciado.
O Hospital Geral de Massachusetts em Boston divulgou operação bem-sucedida, comandada por um médico brasileiro, em que um homem de 62 anos com insuficiência renal grave recebeu um rim suíno geneticamente modificado. O paciente se recuperava bem.
Dá-se o nome de xenotransplante ao procedimento em que o doente recebe órgão de outra espécie, para contornar a escassez de doações humanas. A fila de brasileiros à espera de um rim, por exemplo, conta cerca de 39 mil pessoas.
Embora pouco se pareçam com humanos, suínos têm a parte central do corpo e os órgãos vitais nela contidos de tamanhos comparáveis. A desvantagem está no potencial aumentado para rejeição, dado o parentesco distante com a espécie Sus scrofa domesticus.
Recorreu-se a dezenas de manipulações de DNA para diminuir a rejeição, com a retirada de genes porcinos e inserção de genes humanos. Também se inativaram sequências genéticas correspondentes a vírus adormecidos, por assim dizer, no genoma de porcos.
Vida longa aos xenotransplantes. De uma perspectiva pragmática, é finalidade nobre destinar corpos de animais para salvar pessoas condenadas pela relutância de parentes, esta sim injustificável, a doar órgãos de entes queridos.

(Editorial. Folha de S.Paulo, 22.03.2024. Adaptado)
Assinale a alternativa em que o uso do acento indicativo da crase está em conformidade com a norma-padrão.
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17Q1068879 | Teologia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2025

Entre os teólogos do século 20 que buscaram um diálogo rigoroso entre teologia cristã e filosofia existencialista, destaca-se Paul Tillich, cuja obra é marcada pelo esforço de construir uma teologia sistemática baseada no que ele denominou de método da correlação. Tillich propôs que a teologia deve responder às questões profundas da existência humana, como culpa, ansiedade, finitude e sentido, utilizando categorias simbólicas que comuniquem a verdade da fé cristã ao indivíduo contemporâneo. Um dos conceitos centrais de sua teologia é a noção de Deus como o fundamento do ser, o que implica rejeitar compreensões de Deus como ente entre outros entes, ou como objeto empírico. Segundo Tillich, essa compreensão evita tanto o teísmo antropomórfico quanto o ateísmo literalista, ao afirmar que Deus é aquilo que torna possível o próprio ser e a experiência da realidade última.
Com base nessa concepção, assinale a alternativa correta.
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18Q1068886 | Teologia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2025

Na obra Paulo: uma biografia, o teólogo e historiador N. T. Wright propõe uma leitura que interpreta a vida e o pensamento do apóstolo Paulo a partir de seu contexto histórico, social e religioso.
Com base nessa perspectiva, é correto afirmar que, para N. T. Wright,
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19Q1068891 | Teologia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2025

Na contemporaneidade e sua conjuntura diante dos impactos que levam à fragmentação social e à crise de sentido, Sathler-Rosa afirma que o cuidado pastoral deve assumir um caráter hermenêutico e contextual.
Com base nessa perspectiva, é correto afirmar que
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20Q1068892 | Teologia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2025

De acordo com Sathler-Rosa, o cuidado pastoral não se reduz à ação individual do ministro religioso, mas deve ser entendido como
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