Questões de Concursos Pastor Evangélico

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21Q1068386 | Teologia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2024

N.T. Wright identifica que, ao descrever o engajamento de Paulo com estoicos, epicureus e outros pensadores em Atenas, Lucas está apenas tornando explícito o que já era implícito no decorrer de todas as cartas de Paulo.
Diante disso, é correto afirmar que
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22Q1068898 | Teologia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2025

Aos 29 de abril de 2025, a teologia latino-americana evangélica perdeu uma de suas vozes mais significativas com o falecimento de Samuel Escobar (1934 – 2025), um dos principais articuladores da Missão Integral, ao lado de René Padilla. Escobar destacou-se por sua contribuição no Congresso de Lausanne, em 1974, contexto histórico em que a Missão Integral emergiu.
Sobre essa perspectiva teológica, assinale a alternativa correta.
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23Q1058432 | Português, Interpretação de Textos, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto, para responder a questão.

Declaração de bens

Só tenho palavras
para o indizível.

Só tenho voz
para emudecer.

Só trago nome
para o que nunca nasceu.

Uma única certeza
demora em mim:
o que em nós já foi menino
não envelhecerá nunca.
(Mia Couto, Poemas escolhidos.)

Para responder a questão, atenha-se às três primeiras estrofes do poema.

O emprego do advérbio “Só”, no início de três estrofes do poema, deixa

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24Q1058438 | Português, Ortografia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2025

A alternativa em que todas as palavras estão grafadas de acordo com a ortografia oficial é:
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25Q1058209 | Português, Interpretação de Textos, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2024

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.

Os corpos dos porcos

Os caminhos da biomedicina não cessam de surpreender. Quem diria, décadas atrás, que partes dos animais mais identificados com sujidades viriam a salvar milhares de pessoas? Pois agora se convive com a era dos transplantes com órgãos de porcos, com notável avanço anunciado.
O Hospital Geral de Massachusetts em Boston divulgou operação bem-sucedida, comandada por um médico brasileiro, em que um homem de 62 anos com insuficiência renal grave recebeu um rim suíno geneticamente modificado. O paciente se recuperava bem.
Dá-se o nome de xenotransplante ao procedimento em que o doente recebe órgão de outra espécie, para contornar a escassez de doações humanas. A fila de brasileiros à espera de um rim, por exemplo, conta cerca de 39 mil pessoas.
Embora pouco se pareçam com humanos, suínos têm a parte central do corpo e os órgãos vitais nela contidos de tamanhos comparáveis. A desvantagem está no potencial aumentado para rejeição, dado o parentesco distante com a espécie Sus scrofa domesticus.
Recorreu-se a dezenas de manipulações de DNA para diminuir a rejeição, com a retirada de genes porcinos e inserção de genes humanos. Também se inativaram sequências genéticas correspondentes a vírus adormecidos, por assim dizer, no genoma de porcos.
Vida longa aos xenotransplantes. De uma perspectiva pragmática, é finalidade nobre destinar corpos de animais para salvar pessoas condenadas pela relutância de parentes, esta sim injustificável, a doar órgãos de entes queridos.

(Editorial. Folha de S.Paulo, 22.03.2024. Adaptado)
No editorial, a análise desenvolvida trata
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26Q1057860 | Português, Sintaxe, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2023

Texto associado.
A alegria da música

Eu gosto muito de música clássica. Comecei a ouvir música clássica antes de nascer, quando ainda estava na barriga da minha mãe. Ela era pianista e tocava... Sem nada ouvir, eu ouvia. E assim a música clássica se misturou com minha carne e meu sangue. Agora, quando ouço as músicas que minha mãe tocava, eu retorno ao mundo inefável que existe antes das palavras, onde moram a perfeição e a beleza.
Em outros tempos, falava-se muito mal da alienação. A palavra “alienado” era usada como xingamento. Alienação era uma doença pessoal e política a ser denunciada e combatida. A palavraalienaçãovem do latimalienum, que quer dizer “que pertence a um outro”. Daí a expressãoalienar um imóvel. Pois a música produz alienação: ela me faz sair do meu mundo medíocre e entrar num outro, de beleza e formas perfeitas. Nesse outro mundo eu me liberto da pequenez e das picuinhas do meu cotidiano e experimento, ainda que momentaneamente, uma felicidade divina. A música me faz retornar à harmonia do ventre materno. Esse ventre é, por vezes, do tamanho de um ovo, como naRêverie, de Schumann; por vezes é maior que o universo, como noConcerto nº 3de Rachmaninoff. Porque a música é parte de mim, para me conhecer e me amar é preciso conhecer e amar as músicas que amo.
Agora mesmo estou a ouvir uma fita cassete que me deu Ademar Ferreira dos Santos, um amigo português. Viajávamos de carro a caminho de Coimbra. O Ademar pôs música a tocar. Ele sempre faz isso. Fauré, numa transcrição para piano. A beleza pôs fim à nossa conversa. Nada do que disséssemos era melhor do que a música. A música produz silêncio. Toda palavra é profanação. Faz-se silêncio porque a beleza é uma epifania do divino, ouvir música é oração. Assim, eu e o Ademar adoramos juntos no altar da beleza. Terminada a viagem, o Ademar retirou a fita e m’a deu. “É sua”, ele disse de forma definitiva. Protestei. Senti-me mal, como se fosse um ladrão. Mas não adiantou. Existem gestos de amizade que não podem ser rejeitados. Assim, trouxe comigo um pedaço do Ademar que é também um pedaço de mim.

(Rubem Alves,Na morada das palavras.Adaptado)

Considere os seguintes enunciados:
Nesse outro mundo eu me liberto da pequenez e das picuinhas do meu cotidiano e experimento, (I) ainda que momentaneamente, uma felicidade divina.
Protestei. Senti-me mal, (II) como se fosse um ladrão. (III) Mas não adiantou.
Assinale a alternativa que expressa corretamente as relações coesivas providas pelos conectivos nos enunciados e a respectiva reescrita.
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27Q1057863 | Português, Interpretação de Textos, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2023

Texto associado.
A alegria da música

Eu gosto muito de música clássica. Comecei a ouvir música clássica antes de nascer, quando ainda estava na barriga da minha mãe. Ela era pianista e tocava... Sem nada ouvir, eu ouvia. E assim a música clássica se misturou com minha carne e meu sangue. Agora, quando ouço as músicas que minha mãe tocava, eu retorno ao mundo inefável que existe antes das palavras, onde moram a perfeição e a beleza.
Em outros tempos, falava-se muito mal da alienação. A palavra “alienado” era usada como xingamento. Alienação era uma doença pessoal e política a ser denunciada e combatida. A palavraalienaçãovem do latimalienum, que quer dizer “que pertence a um outro”. Daí a expressãoalienar um imóvel. Pois a música produz alienação: ela me faz sair do meu mundo medíocre e entrar num outro, de beleza e formas perfeitas. Nesse outro mundo eu me liberto da pequenez e das picuinhas do meu cotidiano e experimento, ainda que momentaneamente, uma felicidade divina. A música me faz retornar à harmonia do ventre materno. Esse ventre é, por vezes, do tamanho de um ovo, como naRêverie, de Schumann; por vezes é maior que o universo, como noConcerto nº 3de Rachmaninoff. Porque a música é parte de mim, para me conhecer e me amar é preciso conhecer e amar as músicas que amo.
Agora mesmo estou a ouvir uma fita cassete que me deu Ademar Ferreira dos Santos, um amigo português. Viajávamos de carro a caminho de Coimbra. O Ademar pôs música a tocar. Ele sempre faz isso. Fauré, numa transcrição para piano. A beleza pôs fim à nossa conversa. Nada do que disséssemos era melhor do que a música. A música produz silêncio. Toda palavra é profanação. Faz-se silêncio porque a beleza é uma epifania do divino, ouvir música é oração. Assim, eu e o Ademar adoramos juntos no altar da beleza. Terminada a viagem, o Ademar retirou a fita e m’a deu. “É sua”, ele disse de forma definitiva. Protestei. Senti-me mal, como se fosse um ladrão. Mas não adiantou. Existem gestos de amizade que não podem ser rejeitados. Assim, trouxe comigo um pedaço do Ademar que é também um pedaço de mim.

(Rubem Alves,Na morada das palavras.Adaptado)

No segundo parágrafo do texto, o autor afirma:
Em outros tempos, falava-se muito mal da alienação. A palavra “alienado” era usada como xingamento. Alienação era uma doença pessoal e política a ser denunciada e combatida. A palavra alienação vem do latim alienum, que quer dizer “que pertence a um outro”. Daí a expressão alienar um imóvel.
É correto afirmar que a abordagem do autor acerca da palavra “alienado” reporta-se à estilística, com foco
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28Q1068369 | Teologia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2024

F.F. Bruce identifica um grupo do segundo século a.C. que remonta aos ancestrais da comunidade de Qumran, grupo de judeus que ficou conhecido a partir de 1947 em razão da descoberta de pergaminhos e das escavações realizadas nas regiões do Mar Morto.
Esse grupo é chamado de
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29Q1068370 | Teologia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2024

Diante dos desafios de sua época, como o racionalismo, o humanismo e o liberalismo, tendências na teologia protestante no século XIX, Karl Barth produz uma resposta retomando a unicidade e o paradoxo da fé bíblica. Com efeito, elabora a seguinte obra:
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30Q1068377 | Teologia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2024

O Manual do Capelão aborda a tríplice vocação do capelão militar, que compreende a vocação
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31Q1068889 | Teologia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2025

Considerando os diferentes campos de atuação da capelania, é correto afirmar que a
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32Q1068378 | Teologia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2024

Zabatiero defende uma teologia cujo produto final seja uma “axiologia da ação cristã”.
Para o autor,
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33Q1068890 | Teologia, Atos Administrativos, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2025

De acordo com a obra Manual do capelão, de Gisleno Gomes de Faria Alves, qual deve ser a prática correta do capelão ao deparar-se com uma situação na qual há pluralidade de crenças em ambientes institucionais?
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34Q1068379 | Teologia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2024

A relação entre teologia e cultura é fundamental, pois é na cultura que a busca humana por significado, valores e transcendência encontra expressão. A teologia, como disciplina que investiga as questões religiosas e espirituais, deve se engajar em diálogo com a cultura para compreender como esses elementos se entrelaçam e influenciam a experiência humana.
Qual autor defende essa proposta?
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35Q1068381 | Teologia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2024

A desmitologização é um conceito importante no debate da teologia do século XX, que busca reinterpretar os elementos dos textos religiosos, especialmente no Novo Testamento da Bíblia. O argumento é que muitos dos relatos e símbolos presentes nas Escrituras eram produtos de uma cosmovisão pré-científica e devem ser reinterpretados à luz do pensamento contemporâneo.
O teólogo que trabalha com esse conceito em sua obra se chama
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36Q1058210 | Português, Interpretação de Textos, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2024

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.

Os corpos dos porcos

Os caminhos da biomedicina não cessam de surpreender. Quem diria, décadas atrás, que partes dos animais mais identificados com sujidades viriam a salvar milhares de pessoas? Pois agora se convive com a era dos transplantes com órgãos de porcos, com notável avanço anunciado.
O Hospital Geral de Massachusetts em Boston divulgou operação bem-sucedida, comandada por um médico brasileiro, em que um homem de 62 anos com insuficiência renal grave recebeu um rim suíno geneticamente modificado. O paciente se recuperava bem.
Dá-se o nome de xenotransplante ao procedimento em que o doente recebe órgão de outra espécie, para contornar a escassez de doações humanas. A fila de brasileiros à espera de um rim, por exemplo, conta cerca de 39 mil pessoas.
Embora pouco se pareçam com humanos, suínos têm a parte central do corpo e os órgãos vitais nela contidos de tamanhos comparáveis. A desvantagem está no potencial aumentado para rejeição, dado o parentesco distante com a espécie Sus scrofa domesticus.
Recorreu-se a dezenas de manipulações de DNA para diminuir a rejeição, com a retirada de genes porcinos e inserção de genes humanos. Também se inativaram sequências genéticas correspondentes a vírus adormecidos, por assim dizer, no genoma de porcos.
Vida longa aos xenotransplantes. De uma perspectiva pragmática, é finalidade nobre destinar corpos de animais para salvar pessoas condenadas pela relutância de parentes, esta sim injustificável, a doar órgãos de entes queridos.

(Editorial. Folha de S.Paulo, 22.03.2024. Adaptado)
Assinale a alternativa em que é possível identificar, no editorial, a opinião do jornal em relação ao tema tratado.
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37Q1057861 | Português, Interpretação de Textos, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2023

Texto associado.
A alegria da música

Eu gosto muito de música clássica. Comecei a ouvir música clássica antes de nascer, quando ainda estava na barriga da minha mãe. Ela era pianista e tocava... Sem nada ouvir, eu ouvia. E assim a música clássica se misturou com minha carne e meu sangue. Agora, quando ouço as músicas que minha mãe tocava, eu retorno ao mundo inefável que existe antes das palavras, onde moram a perfeição e a beleza.
Em outros tempos, falava-se muito mal da alienação. A palavra “alienado” era usada como xingamento. Alienação era uma doença pessoal e política a ser denunciada e combatida. A palavraalienaçãovem do latimalienum, que quer dizer “que pertence a um outro”. Daí a expressãoalienar um imóvel. Pois a música produz alienação: ela me faz sair do meu mundo medíocre e entrar num outro, de beleza e formas perfeitas. Nesse outro mundo eu me liberto da pequenez e das picuinhas do meu cotidiano e experimento, ainda que momentaneamente, uma felicidade divina. A música me faz retornar à harmonia do ventre materno. Esse ventre é, por vezes, do tamanho de um ovo, como naRêverie, de Schumann; por vezes é maior que o universo, como noConcerto nº 3de Rachmaninoff. Porque a música é parte de mim, para me conhecer e me amar é preciso conhecer e amar as músicas que amo.
Agora mesmo estou a ouvir uma fita cassete que me deu Ademar Ferreira dos Santos, um amigo português. Viajávamos de carro a caminho de Coimbra. O Ademar pôs música a tocar. Ele sempre faz isso. Fauré, numa transcrição para piano. A beleza pôs fim à nossa conversa. Nada do que disséssemos era melhor do que a música. A música produz silêncio. Toda palavra é profanação. Faz-se silêncio porque a beleza é uma epifania do divino, ouvir música é oração. Assim, eu e o Ademar adoramos juntos no altar da beleza. Terminada a viagem, o Ademar retirou a fita e m’a deu. “É sua”, ele disse de forma definitiva. Protestei. Senti-me mal, como se fosse um ladrão. Mas não adiantou. Existem gestos de amizade que não podem ser rejeitados. Assim, trouxe comigo um pedaço do Ademar que é também um pedaço de mim.

(Rubem Alves,Na morada das palavras.Adaptado)

Tendo em conta as características do texto, é correto afirmar que se trata de um trecho de
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38Q1068372 | Teologia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2024

Como a ‘Teologia da Esperança’ de Jurgen Moltmann propõe simultaneamente uma abordagem prática e transformadora da escatologia cristã em meio às realidades políticas e sociais contemporâneas?
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39Q1068374 | Teologia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2024

Howard Clinebell considera um aspecto central em sua perspectiva de aconselhamento pastoral. O autor propõe um modelo centrado
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40Q1068376 | Teologia, Pastor Evangélico, EsFCEx, VUNESP, 2024

N.T. Wright é categórico ao afirmar: “precisamos reconsiderar aquilo que os evangelhos estão tentando nos dizer e, repensar a melhor forma de lê-los, individual e coletivamente, bem como organizar nossa vida e nosso trabalho de acordo com sua mensagem”. Nesse sentido, sua tese central, em Como Deus se tornou rei, pretende
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