Sobre as concepções de ensino e de aprendizagem que se utilizam das metodologias
ativas, analise as seguintes assertivas:
I. A prática de aprendizagem ativa se concentra em uma variedade de ferramentas usadas para
envolver cognitivamente os alunos, acumulando conhecimento e desenvolvendo esquemas de
uma forma que eles, em certa medida, possuem maior autonomia sobre a aprendizagem.
II. As metodologias ativas visam à proatividade, ao desenvolvimento do raciocínio e à vinculação
com a realidade. Alguns exemplos de metodologias ativas são: a aprendizagem baseada em
problemas, jogos educativos, a aprendizagem entre pares, a aplicação de métodos de caso e
simulações, entre outros.
III. O aprendizado ativo, em relação aos métodos mais tradicionais, não apresenta significativa
eficácia, apesar de aumentar a compreensão dos alunos sobre conceitos difíceis de serem
apreendidos. Neste âmbito, os alunos participam de várias atividades, tais como leitura,
discussão, redação e desenvolvimento de habilidades, das quais algumas das mais importantes
são as de avaliação, reflexão, análise e síntese.
IV. Devido às mudanças de perfil do aluno, as instituições de ensino vêm adotando novas formas
para o ensino-aprendizagem, tal como a utilização de metodologias mais ativas, corroborando na
formação de profissionais como sujeitos sociais, desenvolvendo competências éticas, políticas e
técnicas, aperfeiçoando o uso do conhecimento e do raciocínio crítico e analítico, assim como
melhorando a aprendizagem e secundarizando notas dos alunos.
Quais estão corretas?
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️