Início

Questões de Concursos Pedagogo

Resolva questões de Pedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1381Q322987 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSA

De acordo com Luckesi, os métodos de uma pedagogia crítico-social dos conteúdos não partem de um saber artificial ou espontâneo, mas da relação direta entre a experiência do aluno e o saber trazido de fora. Assim se estabelece uma relação entre papel político-pedagógico do professor e organização do ensino e da aprendizagem. Acerca desse tema, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1382Q325309 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSA

O Ministério da Educação (MEC) coordena o programa nacional de capacitação profissional ofertado aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Acerca desse programa, é correto afirmar que os
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1383Q323787 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Considerando o tema A diversidade marca a vida social brasileira, julgue os itens de 62 a 66.

A problemática que envolve a discriminação étnica, cultural e religiosa deve ser velada, em sala de aula, para não provocar o constrangimento das pessoas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1384Q325077 | Pedagogia, Pedagogo, FUB, CESPE CEBRASPE

Considerando a relação entre a educação e a sociedade, julgue os itens subsequentes.

No início da escolarização, a igualdade e a homogeneidade entre os alunos considerados competidores, sem diferenciação de status socioeconômico entre eles, é um princípio idealizado por Talcott Parsons.

  1. ✂️
  2. ✂️

1385Q326894 | Pedagogia, Pedagogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

Leia as afirmativas a seguir no que se refere à tomada de decisão:

I. Quando existe um processo decisório é inerente que emerjam distorções e estas, consequentemente afetam análises e conclusões.

II. É comum ter uma (re)avaliação de caminhos alternativos de uma ação nos processos decisórios.

III. Nem todo problema será identificado como um problema em um processo decisório.

IV. A decisão que se faz de modo individualizado poderá afetar o final alcançado.

V. A tomada de decisão quase nunca virá como uma reação frente a um problema.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1386Q319985 | Pedagogia, Pedagogo, FUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, relativos à concepção, aos princípios e aos eixos norteadores do projeto político-pedagógico (PPP).

A participação dos especialistas no processo de elaboração do PPP é aceitável, desde que estes estejam em posição funcional igual à da equipe gestora da escola, em uma concepção transformadora.

  1. ✂️
  2. ✂️

1387Q319738 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ASTC SC, UNESC

Uma dimensão imprescindível para que o trabalho com projetos sociais alcance com êxito seus objetivos é a participação caracterizada principalmente por uma construção coletiva. Neste sentido, a participação está intimamente relacionada a:

I. Uma dinâmica responsável que visa à busca da melhoria de qualidade de vida ou do bem estar social.

II. Ajuda necessária como simples colaboração sem muito comprometimento com a finalidade proposta.

III. Ampliar as amizades para sentir-se bem no grupo de trabalho, motivados por interesses subjetivos.

IV. Partilha entre diversos participantes, interligando suas funções em busca dos mesmos objetivos.

Estão corretas APENAS as alternativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1388Q327433 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Pedagogo, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Um dos mais dramáticos problemas da educação escola brasileira é o chamado "fracasso escolar". Sobre ele, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1390Q327716 | Pedagogia, Pedagogo, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

Suponha que a seguinte demanda tenha chegado ao conhecimento do pedagogo gestor da área de treinamento de uma organização. O gerente de atendimento ao público dessa organização telefonou para o setor de treinamento e desenvolvimento, a fim de comunicar um grave problema de desempenho. Segundo ele, os colaboradores, por algum motivo, não estavam sendo capazes de alcançar as metas e objetivos definidos para aquela unidade. Dessa forma, ele solicitou urgentemente um programa de treinamento para melhoria do desempenho de sua equipe de trabalho. Com relação ao levantamento de necessidades de treinamento, julgue os itens que se seguem.

A análise individual, além de identificar quem precisa ser treinado, avalia se os atendentes possuem os requisitos mínimos de atitudes, conhecimentos e motivação para se beneficiarem das ações educacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1391Q323382 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, SGA AC, CESPE CEBRASPE

A partir da concepção de interdisciplinaridade como princípio da organização do trabalho pedagógico, julgue os itens seguintes.

A interdisciplinaridade é uma alternativa para a superação dos problemas advindos da compartimentalização do conhecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

1392Q219454 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Politíca Brasil, Pedagogo, MPE SP, VUNESP

A Assembleia Legislativa de São Paulo está ocupada há mais de 36 horas por estudantes que querem a abertura de uma CPI (Comissão parlamentar de Inquérito) que investigue a máfia da merenda. Os manifestantes, em sua maioria alunos secundaristas, ocupam o plenário da Assembleia desde as 17h da última terça-feira (3 de maio).

(G1, 05.05.2016. Disponível em: . Adaptado)

A chamada “máfia da merenda” está relacionada à Operação Alba Branca, que investiga

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1393Q321858 | Pedagogia, Pedagogo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao projeto político-pedagógico, julgue os itens subsequentes.

A organização curricular, um dos elementos do projeto político-pedagógico, é atribuição do diretor da instituição de ensino, sendo a matriz curricular, portanto, uma decisão individual e pessoal do gestor da instituição.

  1. ✂️
  2. ✂️

1394Q324687 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Considere as afirmações abaixo, em relação ao Parecer CNE/CEB nº 20/2009 que trata sobre a Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, assinalando C para as assertivas corretas e E para as erradas.

 ( ) No atual ordenamento jurídico, as creches e préescolas possuem um caráter institucional e educacional diverso daquele dos contextos domésticos e dos programas alternativos à educação das crianças de zero a cinco anos de idade, ou ainda da educação não formal.

( ) Muitas famílias necessitam de atendimento para suas crianças em horário noturno, nos finais de semana e em períodos esporádicos. Esse tipo de atendimento enquadra-se no âmbito das políticas para a infância, devendo ser financiado, orientado e supervisionado por outras áreas, como assistência social, saúde, cultura, esportes, proteção social.

( ) A redução das desigualdades sociais e regionais e a promoção do bem de todos são compromissos a serem perseguidos pelos sistemas de ensino e, também, pelos professores da Educação Infantil.

( ) O trabalho com as famílias requer que os educadores as compreendam como parceiras, acolhendo as diferentes formas de organização familiar e respeitando as suas opiniões e aspirações sobre os filhos. Nessa perspectiva, os professores devem entender que as suas funções educativas são iguais às dos familiares dos alunos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1395Q324947 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Uma das competências atuais exigidas do professor é a de que ele saiba administrar a heterogeneidade dos alunos. A esse respeito, os educadores estão minimamente de acordo sobre o ponto seguinte:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1396Q328292 | Pedagogia, Pedagogo, FUB, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que, assim como uma empresa, a escola necessita planejar suas ações para garantir bom funcionamento, julgue os itens seguintes, relativos à organização e ao planejamento escolar.

O desenvolvimento cognitivo cessa ao final da segunda infância, sendo esse o ponto principal de dificuldade para a andragogia.

  1. ✂️
  2. ✂️

1397Q319596 | Pedagogia, Pedagogo, NUCLEP, BIO RIO

A instituição deve atribuir valores ao trabalho, caracterizar a importância de cada atividade, bem como definir o valor do profissional que irá executar atividades diversas. Avaliar o desempenho de um profissional requer um aprofundamento das necessidades da organização e o potencial apresentado pelo avaliado. Como participante do processo, o pedagogo reconhece o momento em que a avaliação deve ser feita utilizando instrumentos tais como os seguintes, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1398Q220039 | Pedagogia, Pedagogo, UFAL, COPEVE UFAL

A atual Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, regulamentada pelo decreto n.º 6.571, de 17 de setembro de 2008, fere o direito da família da pessoa com deficiência em relação à escolha do programa educacional almejado para o atendimento educacional de seu filho. Isso se deve a este decreto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1399Q326068 | Pedagogia, Pedagogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

As questões 40 e 41 referem-se à obra: Fonseca, Maria T. L. da. A extensão rural no Brasil, um projeto educativo para o capital. São Paulo: Loyola, 1985.

A extensão rural teve o início de suas práticas nos Estados Unidos da América do Norte, após a Guerra da Secessão, período em que houve a transição da agricultura escravagista para a mercantil e capitalista. Os produtores passaram a se organizar em associações agrícolas para discutir seus problemas de comercialização na procura de soluções para o aumento de sua produtividade. Essa política de intercâmbio possibilitou o surgimento de:

I. Feiras e concursos para expor os resultados conseguidos através da troca de experiências.

II. Pesquisas agrícolas organizadas pelos trabalhadores do campo.

III. Conselhos da Agricultura, que atuavam em conjunto com as universidades e colleges.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1400Q218807 | Pedagogia, Pedagogo, TCE PI, FCC

Um professor foi convidado para ministrar um curso de inglês para os funcionários de uma empresa. Em seu contrato de trabalho estava prevista remuneração para a realização de aulas, a produção própria de uma apostila, o planejamento e a preparação das aulas. Transcorridos 5 dias de aulas, o coordenador do curso percebeu que alguns textos da apostila elaborada pelo professor eram cópia literal de outra publicação encontrada na Internet.

Considerando os fatos, o coordenador conversou com o professor e afastou-o do curso, levando o caso para ser analisado pelo Departamento Jurídico da empresa. Esta resolução está

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.