Início

Questões de Concursos Pedagogo

Resolva questões de Pedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1921Q323256 | Pedagogia, Pedagogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

Sobre a Metodologia Phillips ROI, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1922Q323007 | Pedagogia, Pedagogo, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

As mudanças ocorridas no mundo do trabalho exigem novas formas de mediação entre o homem e o conhecimento, o que passa necessariamente pela escolarização, inicial e continuada, a partir da construção de um novo projeto educativo que articule as finalidades de educação para a cidadania e para o trabalho a partir de uma concepção de formação humana que tome por princípio a construção da autonomia intelectual e ética por meio do acesso ao conhecimento científico, tecnológico e sócio-histórico e ao método que permita o desenvolvimento das capacidades necessárias à aquisição e produção do conhecimento de forma continuada. É preciso outro tipo de pedagogia, de modo a atender às demandas da revolução na base técnica de produção. O objetivo é a capacidade para lidar com a incerteza, substituindo-se a rigidez pela flexibilidade, de modo a atender a demandas dinâmicas, que se diversificam em qualidade e quantidade, não para ajustar-se, mas para participar como sujeito na construção de uma sociedade em que o resultado da produção material e cultural esteja disponível para todos.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

Cabe ao trabalhador, por meio da escolarização inicial e continuada, assumir uma postura participativa na produção material e cultural de uma sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1923Q324340 | Pedagogia, Pedagogo, Funasa, Dom Cintra Fundação

Há, dentre as tendências pedagógicas no Brasil, aquela que preconiza uma didática com o objetivo de direcionar o processo de ensinar, tendo em vista finalidades sociopolíticas e pedagógicas direcionadas para a promoção da auto-atividade do aluno com inspiração no materialismo histórico-dialético. Tal tendência pedagógica denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1924Q328959 | Pedagogia, Pedagogo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca da educação de adultos e de características da atividade pedagógica.

O emprego de conteúdos predefinidos e aulas centradas na figura do professor caracterizam o tipo de educação classificada como educação bancária.

  1. ✂️
  2. ✂️

1925Q321791 | Pedagogia, Pedagogo, NUCLEP, BIO RIO

A educação nacional vivencia um momento decisivo na organização da educação, enquanto sistema educacional, no que diz respeito à definição de políticas que a orientarão por um período de dez anos. Assim, torna-se de fundamental importância refletir em que medida e de que forma o Plano Nacional de Educação vem incorporando as questões propostas pelo multi/interculturalismo. Nesse sentido apontamos para a necessidade de uma formação de pedagogos reflexivos, que assumam uma prática para atuar em sociedade construída pelos seguintes aspectos, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1926Q328456 | Pedagogia, Pedagogo, SETEPS PA, CESPE CEBRASPE

A respeito da infância, adolescência e envelhecimento e acerca de características e contextos culturais, julgue os itens que se seguem.

As atividades de lazer são fundamentais para os adolescentes. Enquanto se divertem com os amigos e seus pares, trocam informações e reelaboram sua leitura de mundo. Por isso, em todas as épocas, os adolescentes, independentemente de classe social, dispensam o tempo máximo a essas atividades.

  1. ✂️
  2. ✂️

1927Q220449 | Pedagogia, Pedagogo, TCE PI, FCC

Nos dias atuais, o campo de ação das políticas públicas em educação encontra, entre suas forças, a forte presença de setores privados relacionados ao mercado educacional.
Neste cenário, acirram-se os conflitos em relação à concepção do papel da educação e, deste embate, saem fortalecidos os

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1928Q319788 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Considerando o tema A diversidade marca a vida social brasileira, julgue os itens de 62 a 66.

O papel da escola é buscar a construção de um repertório básico referente à pluralidade étnica/cultural.

  1. ✂️
  2. ✂️

1929Q326703 | Pedagogia, Pedagogo, FUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca dos fundamentos da educação.

O objetivo educacional limita-se à transmissão dos conhecimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1930Q326450 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, FUNDAC PB, CESPE CEBRASPE

O processo de planejamento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1931Q322650 | Pedagogia, Pedagogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

As questões 40 e 41 referem-se à obra: Fonseca, Maria T. L. da. A extensão rural no Brasil, um projeto educativo para o capital. São Paulo: Loyola, 1985. O processo de implantação de extensão rural no Brasil surgiu com a preocupação do governo com a alta migração rural para as zonas urbanas, situação que contribuiu para o surgimento da escola rural como solução para estancar esse processo. Esta proposta não foi muito além da década de 40, quando novas ideias foram implementadas para que houvesse melhor preparação do homem do campo e elevá-lo a uma condição de vida mais digna, por meio da difusão da ideia e do valor da autoajuda. Esse método só seria concretizado com o aperfeiçoamento e a execução de métodos e técnicas de uma prática não pedagógica e não escolar, denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1932Q321122 | Pedagogia, Pedagogo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A respeito dos objetivos e conteúdos de ensino, julgue os próximos itens.

A taxonomia de objetivos educacionais necessariamente dispensa a organização hierárquica desses objetivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1933Q323217 | Pedagogia, Pedagogo, INFRAERO, NCE

Um exemplo de aprendizagem por desenvolvimento psicológico é o seguinte método:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1934Q326041 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, SGA AC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao projeto político-pedagógico da escola.

A avaliação externa por meio de instrumentos burocráticos é uma característica marcante do projeto político-pedagógico na perspectiva gerencial.
  1. ✂️
  2. ✂️

1935Q321695 | Pedagogia, Pedagogo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca da educação de adultos e de características da atividade pedagógica.

Na sociedade globalizada, o conteúdo da educação de adultos deve ter caráter eminentemente técnico e diretamente relacionado a matérias básicas, como ciências da natureza e códigos de linguagens.

  1. ✂️
  2. ✂️

1936Q325799 | Pedagogia, Pedagogo, CEB DF, EXATUS PR

A investigação e a avaliação são atividades realizadas na busca da obtenção de dados significativos sobre o desenvolvimento humano. Para tanto é preciso lembrar que tais atividades devem ter como base:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1937Q327336 | Pedagogia, Pedagogo, NUCLEP, BIO RIO

A escola deve coordenar valores (filosofia) e conhecimento científico (ciência) para a aprendizagem teórica e prática. O fio condutor para a eleição e organização dos conteúdos deve ser a informação relativa à forma como os alunos aprendem e como os professores podem ajudá-los a aprender mais e melhor, ou seja, as fontes psicológicas e psicopedagógicas do currículo. Assim, avalie se podemos classificar objetivos como:

I - Conceituais: correspondem ao compromisso científico da escola: transmitir o conhecimento socialmente produzido.

II - Atitudinais: correspondem ao compromisso filosófico da escola: promover aspectos que nos completam como seres humanos, que nos dão uma dimensão maior, que dão razão e sentido ao conhecimento científico.

III - Procedimentais: são os objetivos; resultados e meios para alcançá-los, articulados por ações, passos ou procedimentos a serem implementados e aprendidos.

IV - Específicos: designam o conjunto de objetos, acontecimentos ou situações que possuem certas características comuns.

V - Principais: são o enunciado das mudanças ocorridas em um objeto, um acontecimento ou uma situação em relação às mudanças que se produzem em outro objeto ou situação.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1938Q323527 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, SGA AC, CESPE CEBRASPE

Considerando o planejamento de ensino e seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.

Para ser eficaz e eficiente, o planejamento deve trabalhar com a dimensão do aluno ideal, para não abandonar a qualidade desejada.

  1. ✂️
  2. ✂️

1939Q320715 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Com referência a violência social, educação e escolarização, julgue os itens subseqüentes. Em muitas situações, a sociedade brasileira vê o adolescente pobre e negro como um ente ameaçador da paz. Além disso, o retrata como incapaz, inconseqüente e não o reconhece como sujeito de direitos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1940Q321531 | Pedagogia, Pedagogo, ASCAR EMATER RS, FUNDATEC

As questões 31 e 32 referem-se à obra de AUED, B.; VENDRAMINI, C. R. (Org.). Educação do campo: desafios teóricos e práticos. Florianópolis: Insular, 2009. A Pedagogia que defende o resgate da formação docente e a construção problematizadora do conhecimento, com práticas pedagógicas e análises críticas acerca dos fatores culturais, políticos, econômicos e sociais que influenciaram e influenciam as diferentes etapas e processos históricos da educação do campo no Brasil, é a Pedagogia da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.