Questões de Concursos Pedagogo Resolva questões de Pedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. Pedagogo Ordenar por: Mais recentes Mais populares 🔥 Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q981768 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025A orientação proposta nos parâmetros curriculares nacionais favorece o desenvolvimento das capacidades necessárias à formação do indivíduo, uma vez que ✂️ a) o processo de aprendizagem é desenvolvido por meio de etapas de conhecimento específico e finito. ✂️ b) o ensino é simplificado e tem como objetivo passar ao indivíduo o conhecimento correto o mais rápido possível. ✂️ c) o processo cognitivo ocorre por justaposição de conhecimentos acumulados. ✂️ d) os conteúdos curriculares atuam como fins em si mesmos. ✂️ e) o aluno é o sujeito da própria formação e o professor é o sujeito de conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 22Q1008649 | Pedagogia, Pedagogo, SEASICSE, FGV, 2025John Dewey (1859-1952) figura como um dos mais proeminentes pensadores da educação de sua época, provocando substanciais influências sobre o movimento escolanovista brasileiro. Com base em suas ideias pedagógicas, analise as afirmativas abaixo. I. Pensou a escola como sendo um ambiente propiciador de experiências de vida e de trabalho. II. Propõe que reflexão e ação devem sempre estar unidas no ambiente de ensino. III. Defende a substituição do conceito de distribuição de tempo na atividade escolar, pondo fim ao entendimento da escola com horários rígidos e duração padronizada das aulas. Está correto o que se afirma em: ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 23Q981769 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025Acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas no Brasil, assinale a opção correta. ✂️ a) A pedagogia renovada é a concepção pedagógica que fundamenta a elaboração da LDB, Lei n.º 5.692 de 1971. ✂️ b) A pedagogia crítico-social dos conteúdos foi criada pelos mesmos educadores da pedagogia libertadora. ✂️ c) O tecnicismo educacional obteve seus fundamentos na psicologia da aprendizagem de Piaget. ✂️ d) A pedagogia libertadora originou-se a partir dos movimentos de educação popular que ocorreram antes do regime militar. ✂️ e) A pedagogia tradicional foi substituída, em todas as escolas, pela pedagogia crítico-social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 24Q981770 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025O professor tem uma prática embasada na concepção crítico-social dos conteúdos quando ✂️ a) a metodologia de ensino baseia-se na exposição oral dos conteúdos em uma sequência predeterminada e fixa, independentemente do contexto escolar. ✂️ b) o centro da atividade escolar não é o professor e nem os conteúdos disciplinares, mas sim o aluno, como ser ativo e curioso. ✂️ c) a atividade escolar pauta-se em discussões de temas sociais e políticos e em ações sobre a realidade social imediata. ✂️ d) define uma prática pedagógica altamente controlada e dirigida, com atividades mecânicas inseridas em uma proposta educacional rígida. ✂️ e) valoriza o saber elaborado, historicamente acumulado, de modo a assegurar a função social e política da escola mediante o trabalho com conhecimentos sistematizados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 25Q981771 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025De acordo com o Decreto n.º 9.057/2017, que regulamenta a educação a distância (EaD), assinale a opção correta. ✂️ a) O credenciamento de cursos superiores na modalidade a distância será submetido à avaliação in loco, de cada um dos polos, com o objetivo de verificar a existência de infraestrutura física para a realização das atividades. ✂️ b) Todas as instituições de ensino credenciadas para a oferta de educação superior na modalidade a distância dependem de autorização para funcionamento de curso superior na modalidade à distância. ✂️ c) Os cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância só poderão ter as atividades presenciais realizadas na sede ou nos polos de educação a distância. ✂️ d) A criação de polo de educação a distância é condicionada ao cumprimento dos parâmetros definidos pelo Ministério da Educação, de acordo com os resultados de avaliação institucional. ✂️ e) As instituições de ensino credenciadas para a oferta de educação superior na modalidade a distância que detenham a prerrogativa de autonomia dos sistemas de ensino federal, estaduais e distrital independem de autorização do Ministério da Educação para atuar fora do estado sede da instituição de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 26Q981772 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025De acordo com o artigo 5.º do Decreto n.º 9.057/2017, os polos de educação à distância deverão ✂️ a) estar localizados dentro do Brasil. ✂️ b) apresentar exatamente a mesma estrutura que a unidade sede. ✂️ c) manter a infraestrutura física adequada aos cursos ofertados. ✂️ d) disponibilizar professores conteudistas para atender aos alunos. ✂️ e) dispor de equipamentos somente para realização de atividades presenciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 27Q981773 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025No que se refere à relação entre a supervisão educacional e a liderança, assinale a opção correta. ✂️ a) A função do supervisor é mais burocrática do que pedagógica na gestão da educação. ✂️ b) A supervisão potencializa o desenvolvimento tanto dos professores quanto dos estudantes. ✂️ c) O supervisor deve exercer uma liderança autoritária para que possa ser respeitado. ✂️ d) Na perspectiva da prática pedagógica, o papel da supervisão inclui aspectos de inspeção e controle. ✂️ e) O papel da supervisão pedagógica envolve aspectos da liderança institucional e se constitui de forma aleatória. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 28Q981774 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025A supervisão que exerce a liderança de instrução ✂️ a) é uma atividade consciente de previsão das ações dos sujeitos, fundamentada em aspectos político-pedagógicos. ✂️ b) determina como os membros do grupo devem direcionar suas ações. ✂️ c) esteve sempre presente na história da educação brasileira. ✂️ d) visa aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem por meio da imposição de ideias. ✂️ e) realiza um trabalho isolado, solitário e individualizado para a solidificação das regras institucionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 29Q981775 | Gestão de Pessoas, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025Acerca dos tipos de liderança, assinale a opção correta. ✂️ a) Uma liderança estratégica implica correr riscos em várias dimensões, o que deixa a organização e os liderados sem estabilidade. ✂️ b) Na liderança gerencial, a definição das tarefas é feita pelo próprio grupo, e cada membro tem total autonomia na execução de suas tarefas. ✂️ c) Líderes visionários adotam atitudes impessoais e passivas em relação às metas, baseiam-se na origem das organizações e estão intimamente ligados à cultura da organização. ✂️ d) Líderes autocráticos dão liberdade criativa aos liderados, o que faz com que os colaboradores sintam-se importantes dentro da organização. ✂️ e) A liderança liberal é aquela na qual o líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o completamente à vontade e sem controle. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 30Q981776 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025A pesquisa participante é uma prática científica das ciências humanas, e é por isso que ✂️ a) proporciona oportunidades de intercâmbio intelectual para além do ambiente acadêmico. ✂️ b) impede a formação de comunidades interpretativas. ✂️ c) se configura como um positivismo lógico. ✂️ d) distancia o pesquisador cientista dos leigos. ✂️ e) nega a existência de uma epistemologia pragmática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 31Q981777 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025Existem muitas formas facilitadoras da integração grupal dentro e fora das organizações. Acerca desse assunto, assinale a opção correta. ✂️ a) As atividades de treinamento promovidas pelas organizações que se destinam a fornecer ao aprendiz conhecimentos e habilidades para execução de tarefas não contribuem na melhoria da interação entre os indivíduos. ✂️ b) A educação formal, por se caracterizar como intencional e escolarizada, contribui pouco para a integração grupal e para a melhoria das organizações. ✂️ c) O aprender informalmente está relacionado às experiências espontâneas da vida do indivíduo em situações cotidianas e, por isso, não contribui na integração grupal para as organizações. ✂️ d) A aprendizagem informal é pontual e específica a partir das necessidades do indivíduo, portanto, sua relevância é individual e não grupal. ✂️ e) Quando as pessoas partilham problemas ou interesses relativos a um assunto e interagem regularmente para aumentar seus conhecimentos sobre ele, formam comunidades de prática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 32Q981778 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025Com relação às características da pesquisa participante, assinale a opção correta. ✂️ a) O observador deve estar presente de forma constante no ambiente investigado. ✂️ b) O investigador não pode interferir na vida da comunidade ou instituição investigada. ✂️ c) O pesquisador deve ser neutro em suas observações para que sua pesquisa obtenha um caráter científico. ✂️ d) A pesquisa participativa não pode se caracterizar como pesquisa-ação. ✂️ e) Os resultados da pesquisa não devem ser apresentados ao grupo pesquisado para que eles não interfiram nas ações do grupo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 33Q981779 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025A respeito do processo de planejamento pedagógico, assinale a opção correta. ✂️ a) O plano da instituição, o plano de ensino e o plano de aulas são modalidades de planejamento que devem ser articuladas entre si. ✂️ b) O planejamento, enquanto meio para a programação das ações docentes, pode ser desconectado do processo avaliativo. ✂️ c) O processo de planejamento na educação corporativa está limitado ao preenchimento de formulários e relatórios para controle da equipe gestora. ✂️ d) Os elementos do planejamento pedagógico devem estar apartados de questões sociais e políticas. ✂️ e) O planejamento tem a função de assegurar a improvisação e a rotina em sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 34Q981780 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025Acerca do projeto político-pedagógico (PPP), assinale a opção correta. ✂️ a) A construção do PPP é responsabilidade exclusiva da equipe gestora da instituição. ✂️ b) O PPP é considerado um documento de identidade da instituição, similar ao regimento interno e disciplinar que direciona as atividades organizacionais. ✂️ c) No desenvolvimento do PPP em ambiente organizacional, é vedado incluir plano de ação para valorização da cultura local entre os colaboradores da instituição. ✂️ d) A construção do PPP no ambiente organizacional pode ocorrer de maneira desvinculada da organização do trabalho pedagógico. ✂️ e) No processo de acompanhamento do PPP, há necessidade de compartilhamento de informações sobre o contexto institucional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 35Q981781 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025Um dos princípios do PPP é ✂️ a) a definição de políticas públicas. ✂️ b) a luta pelo direito de aposentadoria especial dos docentes. ✂️ c) o acesso seletivo às ações de educação continuada. ✂️ d) a gestão democrática. ✂️ e) a subordinação do docente à gestão de pessoas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 36Q981782 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025Com relação à gestão educacional decorrente da concepção do PPP, assinale a opção correta. ✂️ a) O estilo da gestão e a cultura e estrutura organizacionais impactam diretamente a condução dos projetos. ✂️ b) Os processos dialógicos vivenciados na instituição têm baixa relevância na condução e gestão do PPP. ✂️ c) Os processos de planejamento, execução, monitoramento e controle do PPP limitam a atuação coletiva dos membros da organização. ✂️ d) Os ciclos de vida de um PPP são definidos com base nos objetivos gerais e específicos, não podendo variar, pois devem partir de atividades constantes e repetitivas. ✂️ e) Os processos de gerenciamento de projeto restringem-se a determinadas etapas do ciclo de vida, por isso não garantem o fluxo eficaz do projeto até sua finalização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 37Q981783 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025Acerca da avaliação na perspectiva da construção do conhecimento, assinale a opção correta. ✂️ a) Uma característica da avaliação emancipatória é situar o processo avaliativo como uma atividade formal na qual primeiro ocorre a aprendizagem e, por fim, esta é aferida. ✂️ b) O foco da avaliação institucional é o PPP, enquanto o foco da avaliação da aprendizagem é a relação professor-aluno. ✂️ c) A prática avaliativa na perspectiva da construção do conhecimento visa à seleção dos estudantes para compor turmas de melhor e pior rendimento. ✂️ d) A política de reprovação é uma estratégia necessária para o desenvolvimento dos níveis de aprendizado dos indivíduos. ✂️ e) Avaliar e intervir são estratégias pedagógicas que, embora dissociadas, são voltadas à efetiva aprendizagem e ao desenvolvimento dos indivíduos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 38Q981784 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025No que se refere ao currículo e à construção do conhecimento, assinale a opção correta. ✂️ a) O currículo oculto é composto por regras e normas não explicitadas que governam as relações que se estabelecem nas salas de aula. ✂️ b) Segundo a perspectiva teórica tradicional, o foco central do currículo são a cultura e os elementos de gênero, raça e etnia. ✂️ c) Para a implantação qualitativa do currículo, prioriza-se o planejamento das aulas como estratégia básica para o melhor desempenho dos docentes. ✂️ d) O currículo deve ser compreendido pelos educadores como um documento estático no que tange a sua estrutura e seu conteúdo. ✂️ e) O currículo compõe-se de um conjunto de informações alheias aos processos culturais a serem transmitidas em forma de conhecimento aos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 39Q981785 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025Assinale a opção correta no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem. ✂️ a) A relação entre ensino e aprendizagem é um fenômeno de causa bifatorial, já que são dois os fatores que determinam o processo de ensino-aprendizagem. ✂️ b) Os resultados da aprendizagem no indivíduo se manifestam apenas de forma interna. ✂️ c) O ensino tem caráter unilateral porque a atividade do professor é didaticamente dissociada da atividade do aluno. ✂️ d) Os conteúdos do livro didático somente adquirem significado para o aluno quando o professor os torna meio de produção do aprendizado a partir de estratégias de memorização. ✂️ e) A aprendizagem envolve um processo de assimilação de determinados conhecimentos e modos de ação física e mental, organizados e orientados no processo de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 40Q981786 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025No que diz respeito à relação professor-aluno em sala de aula, assinale a opção correta. ✂️ a) A relação professor-aluno não é um aspecto fundamental para o alcance dos objetivos do processo de ensino. ✂️ b) A relação professor-aluno é unidirecional, na medida em que parte apenas do professor a transmissão do conhecimento. ✂️ c) O autoritarismo presente na relação professor-aluno contribui para o desenvolvimento do senso de responsabilidade dos estudantes. ✂️ d) As relações entre professores e alunos, as formas de comunicação entre eles, bem como seus aspectos afetivos e emocionais, fazem parte das condições organizativas do trabalho docente. ✂️ e) O aspecto cognitivo na relação professor-aluno deve preponderar sobre o aspecto emocional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Imprimir← AnteriorPróximo →
21Q981768 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025A orientação proposta nos parâmetros curriculares nacionais favorece o desenvolvimento das capacidades necessárias à formação do indivíduo, uma vez que ✂️ a) o processo de aprendizagem é desenvolvido por meio de etapas de conhecimento específico e finito. ✂️ b) o ensino é simplificado e tem como objetivo passar ao indivíduo o conhecimento correto o mais rápido possível. ✂️ c) o processo cognitivo ocorre por justaposição de conhecimentos acumulados. ✂️ d) os conteúdos curriculares atuam como fins em si mesmos. ✂️ e) o aluno é o sujeito da própria formação e o professor é o sujeito de conhecimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
22Q1008649 | Pedagogia, Pedagogo, SEASICSE, FGV, 2025John Dewey (1859-1952) figura como um dos mais proeminentes pensadores da educação de sua época, provocando substanciais influências sobre o movimento escolanovista brasileiro. Com base em suas ideias pedagógicas, analise as afirmativas abaixo. I. Pensou a escola como sendo um ambiente propiciador de experiências de vida e de trabalho. II. Propõe que reflexão e ação devem sempre estar unidas no ambiente de ensino. III. Defende a substituição do conceito de distribuição de tempo na atividade escolar, pondo fim ao entendimento da escola com horários rígidos e duração padronizada das aulas. Está correto o que se afirma em: ✂️ a) I, apenas. ✂️ b) I e II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
23Q981769 | Pedagogia, História da Educação Brasileira, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025Acerca do desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas no Brasil, assinale a opção correta. ✂️ a) A pedagogia renovada é a concepção pedagógica que fundamenta a elaboração da LDB, Lei n.º 5.692 de 1971. ✂️ b) A pedagogia crítico-social dos conteúdos foi criada pelos mesmos educadores da pedagogia libertadora. ✂️ c) O tecnicismo educacional obteve seus fundamentos na psicologia da aprendizagem de Piaget. ✂️ d) A pedagogia libertadora originou-se a partir dos movimentos de educação popular que ocorreram antes do regime militar. ✂️ e) A pedagogia tradicional foi substituída, em todas as escolas, pela pedagogia crítico-social. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
24Q981770 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025O professor tem uma prática embasada na concepção crítico-social dos conteúdos quando ✂️ a) a metodologia de ensino baseia-se na exposição oral dos conteúdos em uma sequência predeterminada e fixa, independentemente do contexto escolar. ✂️ b) o centro da atividade escolar não é o professor e nem os conteúdos disciplinares, mas sim o aluno, como ser ativo e curioso. ✂️ c) a atividade escolar pauta-se em discussões de temas sociais e políticos e em ações sobre a realidade social imediata. ✂️ d) define uma prática pedagógica altamente controlada e dirigida, com atividades mecânicas inseridas em uma proposta educacional rígida. ✂️ e) valoriza o saber elaborado, historicamente acumulado, de modo a assegurar a função social e política da escola mediante o trabalho com conhecimentos sistematizados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
25Q981771 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025De acordo com o Decreto n.º 9.057/2017, que regulamenta a educação a distância (EaD), assinale a opção correta. ✂️ a) O credenciamento de cursos superiores na modalidade a distância será submetido à avaliação in loco, de cada um dos polos, com o objetivo de verificar a existência de infraestrutura física para a realização das atividades. ✂️ b) Todas as instituições de ensino credenciadas para a oferta de educação superior na modalidade a distância dependem de autorização para funcionamento de curso superior na modalidade à distância. ✂️ c) Os cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância só poderão ter as atividades presenciais realizadas na sede ou nos polos de educação a distância. ✂️ d) A criação de polo de educação a distância é condicionada ao cumprimento dos parâmetros definidos pelo Ministério da Educação, de acordo com os resultados de avaliação institucional. ✂️ e) As instituições de ensino credenciadas para a oferta de educação superior na modalidade a distância que detenham a prerrogativa de autonomia dos sistemas de ensino federal, estaduais e distrital independem de autorização do Ministério da Educação para atuar fora do estado sede da instituição de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
26Q981772 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025De acordo com o artigo 5.º do Decreto n.º 9.057/2017, os polos de educação à distância deverão ✂️ a) estar localizados dentro do Brasil. ✂️ b) apresentar exatamente a mesma estrutura que a unidade sede. ✂️ c) manter a infraestrutura física adequada aos cursos ofertados. ✂️ d) disponibilizar professores conteudistas para atender aos alunos. ✂️ e) dispor de equipamentos somente para realização de atividades presenciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
27Q981773 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025No que se refere à relação entre a supervisão educacional e a liderança, assinale a opção correta. ✂️ a) A função do supervisor é mais burocrática do que pedagógica na gestão da educação. ✂️ b) A supervisão potencializa o desenvolvimento tanto dos professores quanto dos estudantes. ✂️ c) O supervisor deve exercer uma liderança autoritária para que possa ser respeitado. ✂️ d) Na perspectiva da prática pedagógica, o papel da supervisão inclui aspectos de inspeção e controle. ✂️ e) O papel da supervisão pedagógica envolve aspectos da liderança institucional e se constitui de forma aleatória. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
28Q981774 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025A supervisão que exerce a liderança de instrução ✂️ a) é uma atividade consciente de previsão das ações dos sujeitos, fundamentada em aspectos político-pedagógicos. ✂️ b) determina como os membros do grupo devem direcionar suas ações. ✂️ c) esteve sempre presente na história da educação brasileira. ✂️ d) visa aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem por meio da imposição de ideias. ✂️ e) realiza um trabalho isolado, solitário e individualizado para a solidificação das regras institucionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
29Q981775 | Gestão de Pessoas, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025Acerca dos tipos de liderança, assinale a opção correta. ✂️ a) Uma liderança estratégica implica correr riscos em várias dimensões, o que deixa a organização e os liderados sem estabilidade. ✂️ b) Na liderança gerencial, a definição das tarefas é feita pelo próprio grupo, e cada membro tem total autonomia na execução de suas tarefas. ✂️ c) Líderes visionários adotam atitudes impessoais e passivas em relação às metas, baseiam-se na origem das organizações e estão intimamente ligados à cultura da organização. ✂️ d) Líderes autocráticos dão liberdade criativa aos liderados, o que faz com que os colaboradores sintam-se importantes dentro da organização. ✂️ e) A liderança liberal é aquela na qual o líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o completamente à vontade e sem controle. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
30Q981776 | Pedagogia, Pesquisa em Educação, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025A pesquisa participante é uma prática científica das ciências humanas, e é por isso que ✂️ a) proporciona oportunidades de intercâmbio intelectual para além do ambiente acadêmico. ✂️ b) impede a formação de comunidades interpretativas. ✂️ c) se configura como um positivismo lógico. ✂️ d) distancia o pesquisador cientista dos leigos. ✂️ e) nega a existência de uma epistemologia pragmática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
31Q981777 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025Existem muitas formas facilitadoras da integração grupal dentro e fora das organizações. Acerca desse assunto, assinale a opção correta. ✂️ a) As atividades de treinamento promovidas pelas organizações que se destinam a fornecer ao aprendiz conhecimentos e habilidades para execução de tarefas não contribuem na melhoria da interação entre os indivíduos. ✂️ b) A educação formal, por se caracterizar como intencional e escolarizada, contribui pouco para a integração grupal e para a melhoria das organizações. ✂️ c) O aprender informalmente está relacionado às experiências espontâneas da vida do indivíduo em situações cotidianas e, por isso, não contribui na integração grupal para as organizações. ✂️ d) A aprendizagem informal é pontual e específica a partir das necessidades do indivíduo, portanto, sua relevância é individual e não grupal. ✂️ e) Quando as pessoas partilham problemas ou interesses relativos a um assunto e interagem regularmente para aumentar seus conhecimentos sobre ele, formam comunidades de prática. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
32Q981778 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025Com relação às características da pesquisa participante, assinale a opção correta. ✂️ a) O observador deve estar presente de forma constante no ambiente investigado. ✂️ b) O investigador não pode interferir na vida da comunidade ou instituição investigada. ✂️ c) O pesquisador deve ser neutro em suas observações para que sua pesquisa obtenha um caráter científico. ✂️ d) A pesquisa participativa não pode se caracterizar como pesquisa-ação. ✂️ e) Os resultados da pesquisa não devem ser apresentados ao grupo pesquisado para que eles não interfiram nas ações do grupo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
33Q981779 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025A respeito do processo de planejamento pedagógico, assinale a opção correta. ✂️ a) O plano da instituição, o plano de ensino e o plano de aulas são modalidades de planejamento que devem ser articuladas entre si. ✂️ b) O planejamento, enquanto meio para a programação das ações docentes, pode ser desconectado do processo avaliativo. ✂️ c) O processo de planejamento na educação corporativa está limitado ao preenchimento de formulários e relatórios para controle da equipe gestora. ✂️ d) Os elementos do planejamento pedagógico devem estar apartados de questões sociais e políticas. ✂️ e) O planejamento tem a função de assegurar a improvisação e a rotina em sala de aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
34Q981780 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025Acerca do projeto político-pedagógico (PPP), assinale a opção correta. ✂️ a) A construção do PPP é responsabilidade exclusiva da equipe gestora da instituição. ✂️ b) O PPP é considerado um documento de identidade da instituição, similar ao regimento interno e disciplinar que direciona as atividades organizacionais. ✂️ c) No desenvolvimento do PPP em ambiente organizacional, é vedado incluir plano de ação para valorização da cultura local entre os colaboradores da instituição. ✂️ d) A construção do PPP no ambiente organizacional pode ocorrer de maneira desvinculada da organização do trabalho pedagógico. ✂️ e) No processo de acompanhamento do PPP, há necessidade de compartilhamento de informações sobre o contexto institucional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
35Q981781 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025Um dos princípios do PPP é ✂️ a) a definição de políticas públicas. ✂️ b) a luta pelo direito de aposentadoria especial dos docentes. ✂️ c) o acesso seletivo às ações de educação continuada. ✂️ d) a gestão democrática. ✂️ e) a subordinação do docente à gestão de pessoas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
36Q981782 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025Com relação à gestão educacional decorrente da concepção do PPP, assinale a opção correta. ✂️ a) O estilo da gestão e a cultura e estrutura organizacionais impactam diretamente a condução dos projetos. ✂️ b) Os processos dialógicos vivenciados na instituição têm baixa relevância na condução e gestão do PPP. ✂️ c) Os processos de planejamento, execução, monitoramento e controle do PPP limitam a atuação coletiva dos membros da organização. ✂️ d) Os ciclos de vida de um PPP são definidos com base nos objetivos gerais e específicos, não podendo variar, pois devem partir de atividades constantes e repetitivas. ✂️ e) Os processos de gerenciamento de projeto restringem-se a determinadas etapas do ciclo de vida, por isso não garantem o fluxo eficaz do projeto até sua finalização. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
37Q981783 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025Acerca da avaliação na perspectiva da construção do conhecimento, assinale a opção correta. ✂️ a) Uma característica da avaliação emancipatória é situar o processo avaliativo como uma atividade formal na qual primeiro ocorre a aprendizagem e, por fim, esta é aferida. ✂️ b) O foco da avaliação institucional é o PPP, enquanto o foco da avaliação da aprendizagem é a relação professor-aluno. ✂️ c) A prática avaliativa na perspectiva da construção do conhecimento visa à seleção dos estudantes para compor turmas de melhor e pior rendimento. ✂️ d) A política de reprovação é uma estratégia necessária para o desenvolvimento dos níveis de aprendizado dos indivíduos. ✂️ e) Avaliar e intervir são estratégias pedagógicas que, embora dissociadas, são voltadas à efetiva aprendizagem e ao desenvolvimento dos indivíduos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
38Q981784 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025No que se refere ao currículo e à construção do conhecimento, assinale a opção correta. ✂️ a) O currículo oculto é composto por regras e normas não explicitadas que governam as relações que se estabelecem nas salas de aula. ✂️ b) Segundo a perspectiva teórica tradicional, o foco central do currículo são a cultura e os elementos de gênero, raça e etnia. ✂️ c) Para a implantação qualitativa do currículo, prioriza-se o planejamento das aulas como estratégia básica para o melhor desempenho dos docentes. ✂️ d) O currículo deve ser compreendido pelos educadores como um documento estático no que tange a sua estrutura e seu conteúdo. ✂️ e) O currículo compõe-se de um conjunto de informações alheias aos processos culturais a serem transmitidas em forma de conhecimento aos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
39Q981785 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025Assinale a opção correta no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem. ✂️ a) A relação entre ensino e aprendizagem é um fenômeno de causa bifatorial, já que são dois os fatores que determinam o processo de ensino-aprendizagem. ✂️ b) Os resultados da aprendizagem no indivíduo se manifestam apenas de forma interna. ✂️ c) O ensino tem caráter unilateral porque a atividade do professor é didaticamente dissociada da atividade do aluno. ✂️ d) Os conteúdos do livro didático somente adquirem significado para o aluno quando o professor os torna meio de produção do aprendizado a partir de estratégias de memorização. ✂️ e) A aprendizagem envolve um processo de assimilação de determinados conhecimentos e modos de ação física e mental, organizados e orientados no processo de ensino. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
40Q981786 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025No que diz respeito à relação professor-aluno em sala de aula, assinale a opção correta. ✂️ a) A relação professor-aluno não é um aspecto fundamental para o alcance dos objetivos do processo de ensino. ✂️ b) A relação professor-aluno é unidirecional, na medida em que parte apenas do professor a transmissão do conhecimento. ✂️ c) O autoritarismo presente na relação professor-aluno contribui para o desenvolvimento do senso de responsabilidade dos estudantes. ✂️ d) As relações entre professores e alunos, as formas de comunicação entre eles, bem como seus aspectos afetivos e emocionais, fazem parte das condições organizativas do trabalho docente. ✂️ e) O aspecto cognitivo na relação professor-aluno deve preponderar sobre o aspecto emocional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro