Início

Questões de Concursos Pedagogo

Resolva questões de Pedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q53288 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

É comum se encontrarem nas escolas duas maneiras de organização das turmas. Ou agrupam os alunos por faixa etária, ou agrupam de acordo com a série em que os alunos se encontram. De acordo com Lúcia Moysés, a segunda opção permite interações mais ricas, mas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q30018 | Português, Pedagogo, CONDER, FGV

Texto associado.
Tecnologia

     Para começar, ele nos olha na cara. Não é como a máquina de escrever, que a gente olha de cima, com superioridade. Com ele é olho no olho ou tela no olho. Ele nos desafia. Parece estar dizendo: vamos lá, seu desprezível pré-eletrônico, mostre o que você sabe fazer. A máquina de escrever faz tudo que você manda, mesmo que seja a tapa. Com o computador é diferente. Você faz tudo que ele manda. Ou precisa fazer tudo ao modo dele, senão ele não aceita. Simplesmente ignora você. Mas se apenas ignorasse ainda seria suportável. Ele responde. Repreende.
Corrige. Uma tela vazia, muda, nenhuma reação aos nossos comandos digitais, tudo bem. Quer dizer, você se sente como aquele cara que cantou a secretária eletrônica. É um vexame privado. Mas quando você o manda fazer alguma coisa, mas manda errado, ele diz "Errado". Não diz "Burro", mas está implícito. É pior, muito pior. Às vezes, quando a gente erra, ele faz "bip". Assim, para todo mundo ouvir. Comecei a usar o computador na redação do jornal e volta e meia errava. E lá vinha ele: "Bip!" "Olha aqui, pessoal: ele errou." "O burro errou!"

     Outra coisa: ele é mais inteligente que você. Sabe muito mais coisa e não tem nenhum pudor em dizer que sabe. Esse negócio de que qualquer máquina só é tão inteligente quanto quem a usa não vale com ele. Está subentendido, nas suas relações com o computador, que você jamais aproveitará metade das coisas que ele tem para oferecer. Que ele só desenvolverá todo o seu potencial quando outro igual a ele o estiver programando. A máquina de escrever podia ter recursos que você nunca usaria, mas não tinha a mesma empáfia, o mesmo ar de quem só aguentava os humanos por falta de coisa melhor, no momento. E a máquina, mesmo nos seus instantes de maior impaciência conosco, jamais faria "bip" em público.

     Dito isto, é preciso dizer também que quem provou pela primeira vez suas letrinhas dificilmente voltará à máquina de escrever sem a sensação de que está desembarcando de uma Mercedes e voltando à carroça. Está certo, jamais teremos com ele a mesma confortável cumplicidade que tínhamos com a velha máquina. É outro tipo de relacionamento, mais formal e exigente.
Mas é fascinante. Agora compreendo o entusiasmo de gente como Millôr Fernandes e Fernando Sabino, que dividem a sua vida profissional em antes dele e depois dele. Sinto falta do papel e da fiel Bic, sempre pronta a inserir entre uma linha e outra a palavra que faltou na hora, e que nele foi substituída por um botão, que, além de mais rápido, jamais nos sujará os dedos, mas acho que estou sucumbindo. Sei que nunca seremos íntimos, mesmo porque ele não ia querer se rebaixar a ser meu amigo, mas retiro tudo o que pensei sobre ele. Claro que você pode concluir que eu só estou querendo agradá-lo, precavidamente, mas juro que é sincero.

Quando saí da redação do jornal depois de usar o computador pela primeira vez, cheguei em casa e bati na minha máquina. Sabendo que ela aguentaria sem reclamar, como sempre, a pobrezinha.

(VERÍSSIMO, Luis Fernando. O Globo)
"Sinto falta do papel e da fiel Bic"

Nesse segmento, o cronista emprega o nome de uma marca em lugar de "caneta esferográfica", caracterizando uma figura de linguagem denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q34058 | Informática, Pedagogo, DPE SP, FCC

Albertina notou que o seu computador passava por certa degradação e, aparentemente, estava esquentando além da temperatura regular. Alguns amigos disseram a ela que tal comportamento poderia comprometer o processador. Aconselharam-na a avaliar o dispositivo que, em conjunto com o dissipador de temperatura, evita o superaquecimento do processador, para ver se estava funcionando adequadamente. Corretamente, ela procedeu à verificação e manutenção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q34076 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogo, DPE SP, FCC

Em relação aos direitos fundamentais à população infanto-juvenil, a Constituição Federal de 1988 estabeleceu o direito à saúde das crianças e dos adolescentes e o Estatuto da Criança e do Adolescente detalhou como se garante esse direito. Este direito será efetivado por meio de

I. atendimento médico prioritário no Sistema Único de Saúde, quando não houver intenção de entregar a criança para adoção.
II. atendimento especializado às pessoas com deficiência.
III. apoio alimentar à gestante e à nutriz que dele necessitem.
IV. fornecimento gratuito de medicamentos, próteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação, àqueles que necessitem.
V. condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas à medida privativa de liberdade.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q23214 | Pedagogia, Pedagogo, CEFET MG

Segundo Zabala (2002), multidisciplinaridade é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q34075 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogo, DPE SP, FCC

Considerado nocivo e cruel, o trabalho infantil deve ser combatido por toda a sociedade. Legalmente, a Constituição Federal de 1988
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q34086 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, DPE SP, FCC

O acesso e a qualidade da educação da escola
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q34089 | Pedagogia, Pedagogo, DPE SP, FCC

   Em uma proposta metodológica emancipadora, o mapeamento de quem são os alunos, como vivem, quais suas experiências, é essencial para que os educadores possam identificar seus conhecimentos prévios e, desta forma, estabelecer estratégias de confronto entre estes e o conhecimento escolar de forma a problematizá-los e ampliá-los. 

No desenvolvimento de programas e projetos educativos baseados na concepção de educação emancipadora, espera-se que o estudante valorize
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q219862 | Legislação Federal, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Pedagogo, UFAL, COPEVE UFAL

A formação inicial, a formação continuada e a capacitação dos profissionais do magistério são, de acordo com a LDB 9394/96, alterada pela Lei n.º 12.014/2009, atribuição e competência

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q35186 | Matemática, Pedagogo, IFES

Uma lata de óleo de soja de 1 litro, com formato cilíndrico, possui 8 cm de diâmetro interno. Assim, a sua altura é de aproximadamente: (Considere π = 3,14)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q374762 | Português, Crase, Pedagogo, Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Rio Grande do Norte RN, FUNCERN, 2018

Considere o período:

No entanto, se a sociedade não oferece condições e faz com que qualquer uma dessas características se torne um impeditivo à liberdade humana, então há um caso de exclusão social.

No trecho, a crase é decorrente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q323530 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

O planejamento eficaz da ação pedagógica na instituição educacional possibilita a realização de funções educativas, que resultam na produção e circulação de conhecimento.

Nesse contexto, o pedagogo precisa ter competência para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q22015 | Pedagogia, Pedagogo, BHTRANS MG, FUNDEP

Sobre as fases do processo de avaliação apresentado por Zabala (1988),é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

215Q328818 | Pedagogia, Pedagogo, IFB BA, FUNRIO

A concepção crítica do currículo se caracteriza por compreendê-lo intrinsecamente relacionado às questões de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q323309 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue os itens subsequentes.

São estágios de desenvolvimento cognitivo postulados por Vygotsky: sensório-motor, pré-operacional, operacional-concreto e operacional-formal.

  1. ✂️
  2. ✂️

217Q7439 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Pedagogo, UFPE, COVEST COPSET

Dentro do enfoque sistêmico, o treinamento de pessoas abrange várias atividades. Não pertence ao enfoque sistêmico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q7442 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Pedagogo, UFPE, COVEST COPSET

A avaliação de desempenho dos profissionais tem por objetivo, excetuando-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q328636 | Pedagogia, Pedagogo, Metrô DF, IADES

Quanto ao conceito de educação corporativa, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q53300 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

Para Celso Vasconcellos, o coordenador pedagógico deve ser mais educador, menos burocrata e controlador. Os conflitos não devem ser resolvidos com o poder autoritário. Educação é, antes de tudo, envolvimento e compromisso. Para tanto, o autor reconhece que um caminho mais adequado de relacionamento com os professores é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.