Início

Questões de Concursos Pedagogo

Resolva questões de Pedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


362Q7458 | Pedagogia, Pedagogo, UFPE, COVEST COPSET

Assinale a alternativa correta em relação a LDB/1996.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q35193 | Informática, Pedagogo, IFES

Sobre os conceitos de redes de computadores, associe a segunda coluna com a primeira.

I) Ethernet
II) Intranet
III) Internet
IV) Extranet

( ) sistema interno de comunicação e informática, operando nos moldes da internet no apoio a operação e gerência.
( ) rede proprietária ligando a empresa a entidades externas.
( ) É o padrão mais utilizado em redes locais (LAN).
( ) rede de alcance mundial formada pela interconexão de redes de computadores.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q7469 | Pedagogia, Pedagogo, UFPE, COVEST COPSET

Considerando o processo de construção do conhecimento na escola, a concepção das novas atribuições da educação e sua função social, assinale a alternativa compatível com pilares da educação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q30016 | Português, Pedagogo, CONDER, FGV

Texto associado.
Tecnologia

     Para começar, ele nos olha na cara. Não é como a máquina de escrever, que a gente olha de cima, com superioridade. Com ele é olho no olho ou tela no olho. Ele nos desafia. Parece estar dizendo: vamos lá, seu desprezível pré-eletrônico, mostre o que você sabe fazer. A máquina de escrever faz tudo que você manda, mesmo que seja a tapa. Com o computador é diferente. Você faz tudo que ele manda. Ou precisa fazer tudo ao modo dele, senão ele não aceita. Simplesmente ignora você. Mas se apenas ignorasse ainda seria suportável. Ele responde. Repreende.
Corrige. Uma tela vazia, muda, nenhuma reação aos nossos comandos digitais, tudo bem. Quer dizer, você se sente como aquele cara que cantou a secretária eletrônica. É um vexame privado. Mas quando você o manda fazer alguma coisa, mas manda errado, ele diz "Errado". Não diz "Burro", mas está implícito. É pior, muito pior. Às vezes, quando a gente erra, ele faz "bip". Assim, para todo mundo ouvir. Comecei a usar o computador na redação do jornal e volta e meia errava. E lá vinha ele: "Bip!" "Olha aqui, pessoal: ele errou." "O burro errou!"

     Outra coisa: ele é mais inteligente que você. Sabe muito mais coisa e não tem nenhum pudor em dizer que sabe. Esse negócio de que qualquer máquina só é tão inteligente quanto quem a usa não vale com ele. Está subentendido, nas suas relações com o computador, que você jamais aproveitará metade das coisas que ele tem para oferecer. Que ele só desenvolverá todo o seu potencial quando outro igual a ele o estiver programando. A máquina de escrever podia ter recursos que você nunca usaria, mas não tinha a mesma empáfia, o mesmo ar de quem só aguentava os humanos por falta de coisa melhor, no momento. E a máquina, mesmo nos seus instantes de maior impaciência conosco, jamais faria "bip" em público.

     Dito isto, é preciso dizer também que quem provou pela primeira vez suas letrinhas dificilmente voltará à máquina de escrever sem a sensação de que está desembarcando de uma Mercedes e voltando à carroça. Está certo, jamais teremos com ele a mesma confortável cumplicidade que tínhamos com a velha máquina. É outro tipo de relacionamento, mais formal e exigente.
Mas é fascinante. Agora compreendo o entusiasmo de gente como Millôr Fernandes e Fernando Sabino, que dividem a sua vida profissional em antes dele e depois dele. Sinto falta do papel e da fiel Bic, sempre pronta a inserir entre uma linha e outra a palavra que faltou na hora, e que nele foi substituída por um botão, que, além de mais rápido, jamais nos sujará os dedos, mas acho que estou sucumbindo. Sei que nunca seremos íntimos, mesmo porque ele não ia querer se rebaixar a ser meu amigo, mas retiro tudo o que pensei sobre ele. Claro que você pode concluir que eu só estou querendo agradá-lo, precavidamente, mas juro que é sincero.

Quando saí da redação do jornal depois de usar o computador pela primeira vez, cheguei em casa e bati na minha máquina. Sabendo que ela aguentaria sem reclamar, como sempre, a pobrezinha.

(VERÍSSIMO, Luis Fernando. O Globo)
Assinale a alternativa em que a troca de posição dos elementos altera seu significado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q328121 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, AOCP

Sobre a percepção, é possível afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

367Q22024 | Informática, Pedagogo, BHTRANS MG, FUNDEP

Diante das possibilidades de formatações de parágrafos no MS Word 2010, assinale a alternativa que está INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

368Q53317 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

Segundo Gadotti, os educadores falham no momento em que confundem educação com obediência. São obedientes e tentam formar gente obediente e submissa. Educar não é consumir ideias, nem obedecer. Para o autor, educar é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q35218 | Pedagogia, Pedagogo, IFES

A Resolução CNE/CEB nº 6 /2012 define as diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e estabelece princípios norteadores desta educação. Assinale a alternativa que NÃOrepresenta um princípio norteador da Educação Profissional Técnica de Nível Médio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q23213 | Pedagogia, Pedagogo, CEFET MG

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para a Educação Básica (BRASIL. MEC/CNE, 2002), parágrafo 3º do artigo 6º, a definição dos conhecimentos exigidos para a constituição de competências, dentre outras, deverá contemplar os
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q860899 | Pedagogia, Educação Especial, Pedagogo, UF SC, COPERVE, 2018

De acordo com o Documento Orientador do Programa Incluir: Acessibilidade na Educação Superior (SECADI/SESu, 2013), assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase abaixo.

A inclusão das pessoas com deficiência na educação superior deve assegurar-lhes o direito __________________________, as oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e profissional, bem como não restringir sua participação em determinados ambientes e atividades com base na deficiência.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

372Q329020 | Pedagogia, Pedagogo, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao projeto político-pedagógico, julgue os itens subsequentes.

A construção do projeto político-pedagógico deve ser embasada, essencialmente, nos princípios da organização curricular e do trabalho coletivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

373Q35199 | Pedagogia, Pedagogo, IFES

Ramos (2005), ao discutir a (re)construção de conhecimento na escola e os fundamentos do currículo integrado, propõe um movimento no desenho para a construção desta concepção de currículo. Sobre esse processo analise as proposições:

I) Problematizar fenômenos como objetos de conhecimento, buscando compreendê-los em múltiplas perspectivas: tecnológica, econômica, histórica, ambiental, social e cultural.
II) Explicar teorias e conceitos fundamentais para a compreensão dos objetos estudados nas múltiplas perspectivas em que foi problematizada e localizá-los nos respectivos campos da ciência.
III) Situar os conceitos como saberes de formação específica, considerando as suas finalidades e aplicações, bem como as técnicas procedimentais à ação em situações próprias a essas finalidades, independentemente dos conhecimentos da formação geral.
IV) Organizar os componentes curriculares e as práticas pedagógicas, visando corresponder, nas escolhas, nas relações e nas realizações, ao pressuposto da totalidade do real como síntese de múltiplas determinações.
V) Conferir preeminência às atividades práticas em detrimento da construção de conceitos, permitindo a apreensão dos fenômenos na sua forma objetiva, que caracteriza o processo de trabalho moderno.

Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q321942 | Pedagogia, Pedagogo, FUB, CESPE CEBRASPE

O Plano Nacional de Educação (PNE), é o principal instrumento de planejamento educacional no Brasil, considerando seu contexto histórico, as suas metas e as suas diretrizes, julgue os itens seguintes.

A adoção dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), passa a ter um caráter obrigatório a partir das metas e objetivos apresentados para o ensino fundamental, pois as escolas devem elaborar seus projetos pedagógicos de acordo com as diretrizes dos PCN.

  1. ✂️
  2. ✂️

375Q35216 | Pedagogia, Pedagogo, IFES

Das afirmativas abaixo, assinale aquela que NÃO corresponde ao método globalizado de organização de conteúdos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q327031 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue os itens seguintes. A abordagem behaviorista clássica enfatiza o papel do ambiente no desenvolvimento dos organismos, a partir dos comportamentos manifestos e mensuráveis.
  1. ✂️
  2. ✂️

377Q35215 | Pedagogia, Pedagogo, IFES

Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO está posta como finalidade do Ensino Médio pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q23215 | Pedagogia, Pedagogo, CEFET MG

O trabalho, como princípio educativo, incorpora a relação indissociável entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Como produtor de sua realidade, o sujeito se apropria dela e pode transformá-la. 

(BRASIL. Documento Base. Educação profissional técnica de nível médio integrado ao ensino médio. Brasília: MEC, 2007, p. 46). Adaptado.

Nesta perspectiva, o trabalho é princípio educativo no ensino, quando se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q219662 | Pedagogia, Pedagogo, TJ GO, FGV

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) publicados em 1997 constituem um conjunto de diretrizes norteadoras para a elaboração do currículo escolar. O documento foi elaborado pelo Ministério da Educação e reúne em seu corpo orientações fundamentadas sobretudo por pesquisas e produções na área de Educação. Os PCNs se dirigem a professores, gestores e ao corpo pedagógico do ensino fundamental, preocupado em assegurar a qualidade de ensino nessa etapa da educação básica.

Uma de suas diretrizes é a adoção:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q328122 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Fasepa, CESPE CEBRASPE

Quando a gente dá a prova no final do bimestre, já sabe quem vai tirar nota boa e quem não vai. Prova é uma satisfação para os pais. A prova serve apenas para preencher o diário. No dia da prova, a agente já sabe a menção de cada um.

Com respeito à afirmação acima, hipoteticamente feita por um professor, julgue os itens a seguir.

O professor em questão sabe “quem vai tirar nota boa ou não” porque conhece seus alunos. Para isso, muito provavelmente, ele, desde o início do ano letivo, vem utilizando a avaliação investigativa com seus alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.