Questões de Concursos Pedagogo

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41Q981787 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando as bases psicológicas da aprendizagem, assinale a opção correta.
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42Q981788 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à educação de adultos, julgue os seguintes itens.

I O processo de alfabetização é de grande importância para o resgate da autoestima e para o compromisso social com a história de vida dos indivíduos na perspectiva da educação de jovens e adultos.
II Faz-se necessário compreender os avanços tecnológicos e buscar a inclusão das novas tecnologias na educação de adultos, de forma a ampliar a participação dos estudantes na sociedade.
III Segundo Paulo Freire, é preciso abandonar a concepção hierárquica da educação, baseada em uma relação de dominação na qual o docente é quem possui o saber e ensina os alunos.

Assinale a opção correta.
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43Q981789 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere a objetivos e conteúdos do ensino, julgue os seguintes itens.

I Os objetivos educacionais expressam propósitos implícitos quanto ao desenvolvimento das qualidades humanas.
II Os objetivos preveem os resultados e processos esperados do trabalho conjunto entre professor e alunos.
III Os conteúdos formam a base objetiva da instrução desenvolvida pelos docentes.

Assinale a opção correta.
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44Q981790 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de métodos de ensino, julgue os próximos itens.

I Os métodos de ensino constituem-se das atividades propostas pelos alunos para que possam atingir determinado desenvolvimento cognitivo.
II O método orienta a forma pela qual os objetivos e conteúdos se manifestarão no processo de ensino.
III Os métodos de ensino não influenciam na assimilação dos conteúdos pelos alunos.

Assinale a opção correta.
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45Q981791 | Gestão de Pessoas, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere a conhecimentos, habilidades e atitudes, assinale a opção correta.
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46Q981792 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito da interdisciplinaridade, é correto afirmar que

I A interdisciplinaridade atende à necessidade de se superar a visão fragmentadora da produção de conhecimento.
II A interdisciplinaridade produz um movimento de interação de diferentes áreas do conhecimento, porém não permite desenvolver uma metodologia pluralista, caracterizada por uma crítica permanente.
III A construção do conhecimento por meio da interdisciplinaridade envolve a instauração do diálogo e o exercício do pensamento crítico.

Assinale a opção correta.
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47Q981793 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

A utilização dos projetos pedagógicos como metodologia educativa articula a aprendizagem de conceitos ao relacioná-los a
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48Q981794 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

No contexto da atuação do pedagogo em espaços jurídicos e sociojurídicos, é correto afirmar que
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49Q981795 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) — Lei n.º 8.069/1990, o adolescente é a pessoa que tem entre
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50Q981796 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Com relação ao desenvolvimento cognitivo, uma característica importante que marca a faixa etária entre 13 e 21 é
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51Q981797 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente — Lei n.º 8.069/1990, assinale a opção correta.

I Como medida socioeducativa em caso de ato infracional, o adolescente pode prestar serviços comunitários não remunerados, atribuídos conforme as aptidões do indivíduo.
II Mesmo em hipótese de maus-tratos pelos pais ou responsável, a autoridade judiciária não poderá determinar o afastamento do agressor da moradia comum, apenas o afastamento da criança ou do adolescente.
III É proibido qualquer trabalho a menores de 14 anos, ainda que na condição de aprendiz.

Assinale a opção correta.
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52Q981798 | Direito Ambiental, Política Nacional de Educação Ambiental Lei nº 9795 de 1999, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n.º 9.795/1999 e Decreto n.º 4.281/2002), julgue os próximos itens.

I A Política Nacional de Educação Ambiental regulamenta o texto constitucional e prevê o ensino da educação ambiental em instituições formais e não formais.
II O fomento e o fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia é um dos sete objetivos fundamentais da educação ambiental.
III O enfoque humanista, holístico, democrático e participativo é um dos princípios básicos da educação ambiental.

Assinale a opção correta.
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53Q981799 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

O Programa Nacional de Educação Ambiental
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54Q981800 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases — Lei n.º 9.394/1996, artigo 9.º, é incumbência da União
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55Q981801 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Politicas públicas, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) tem como um dos objetivos
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56Q981802 | Meio Ambiente, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

A Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, lançada em 2019 pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, é
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57Q981803 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Para o enfrentamento de dilemas éticos na sua profissão, o pedagogo deve mobilizar competências como

I prevenir a violência no ambiente de ensino e fora dele.
II desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça.
III lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais.

Assinale a opção correta.
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58Q981804 | Pedagogia, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Arthur é pedagogo e trabalha em uma grande empresa diretamente com o setor de recursos humanos (RH), desenvolvendo programas de capacitação, avaliação por competências e apoio à gestão de pessoas.

Recentemente, foi aberta uma vaga de supervisão interna. Durante o processo de análise de desempenho e competências, uma funcionária, chamada Clarice, reconhecida pelo comprometimento e pelo bom desempenho técnico e relacionamento interpessoal, destacou-se para a vaga. No entanto, um gestor da equipe de RH indicou outro colaborador, Tiago, que demonstra menor desempenho técnico, mas é amigo pessoal do gestor. A justificativa informal é de que ele precisa de uma chance para crescer profissionalmente.

Arthur, no exercício da sua função, participa da comissão de avaliação e encontra-se diante de um dilema ético.

Nessa situação hipotética, Arthur deve
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59Q920635 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Pedagogo, FGV, 2025

Tendo em vista o Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/2014), considere o seguinte trecho:

A cada _________, ao longo do período de vigência deste PNE, o ____________ publicará estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas estabelecidas no Anexo desta Lei, com informações organizadas por ente federado e consolidadas em âmbito ______, tendo como referência os estudos e as pesquisas de que trata o Art. 4º, sem prejuízo de outras fontes e informações relevantes.

Assinale a opção cujos termos preenchem corretamente as lacunas do trecho acima. 

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60Q920636 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Pedagogo, FGV, 2025

A meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado […]. (BRASIL, 2014)

Sobre a meta 4 do PNE, avalie as afirmativas a seguir.

I. Pretende garantir o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados, nas formas complementar e suplementar, conforme necessidade identificada por meio de avaliação, ouvidos a família e o aluno.
II. O alcance da meta, no que diz respeito à dimensão financeira foi cumprido, pois os recursos do Fundeb conseguiram suprir as necessidades dos alunos da educação especial.
III. Deve ocorrer investimento no programa nacional de acessibilidade nas escolas públicas, a fim de adequar a arquitetura da escola aos alunos; prevendo também a oferta de transporte, a disponibilização de material didático acessível e recursos de tecnologia assistiva e oferta de educação bilíngue em língua portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Está correto o que se afirma em

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