Início

Questões de Concursos Pedagogo

Resolva questões de Pedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q22032 | Direito Urbanístico, Pedagogo, BHTRANS MG, FUNDEP

Conforme o Plano de Mobilidade de Belo Horizonte (PlanMob-BH), é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

522Q321100 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

O planejamento de uma instituição educativa, comprometido com a democratização das práticas educativas, sociais e culturais, parte de alguns pressupostos. Sobre estes, analise as afirmativas abaixo:

I. Desenvolver um diagnóstico com novas formas de participação e de articulação com a realidade, que possibilite a tomada de decisões políticas e sócio-educacionais.

II. Superar o caráter autoritário, centralizador e tecnocrático mediante um processo com a participação dos diversos segmentos educacionais e a comunidade.

III. Considerar como características principais uma sequência burocrática, organizada e eficaz.

IV. Cooperar com todo o efetivo escolar no desenvolvimento de uma racionalidade técnica, centralizada e sistemática.

V. Transformar o modo de planejar com adoção dos aspectos de integração, articulação e continuidade.

Estão CORRETAS, apenas,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

523Q23211 | Pedagogia, Pedagogo, CEFET MG

Hernandez (1998) convida a escola a transgredir a visão de educação escolar, a visão de aprendizagem e a visão de organização dos conteúdos como necessidades do século xxI. Para isso, apresenta os projetos de trabalho, na perspectiva de currículo integrado de caráter transdisciplinar, como alternativa à apreensão do conhecimento de uma maneira fragmentada.

Enumere de (1) a (8) a sequência de passos apresentada pelo autor que conferem a qualidade de um trabalho por projetos.

( ) Selecionam-se fontes de informação.
( ) Conecta-se com um novo tema ou problema.
( ) Estabelecem-se novas dúvidas e perguntas.
( ) Estabelecem-se relações com outros problemas.
( ) Inicia-se um processo de pesquisa.
( ) Parte-se de um tema ou de um problema negociado com a turma.
( ) Recapitula-se o que se aprendeu.
( ) Representa-se o processo de elaboração do conhecimento obtido.

A ordem correta encontrada é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q319640 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

“Globalização, multiculturalismo, questões de gênero e de raça, novas formas de comunicação, manifestações culturais de adolescentes e jovens, expressões de diferentes classes sociais, movimentos culturais e religiosos, diversas formas de violência e exclusão social configuram novos e diferenciados cenários sociais, políticos e culturais.” Desta forma, segundo Candau (2000), é preciso superar a didática voltada ao aluno padrão e reinventar a didática escolar, numa perspectiva:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

525Q30028 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Pedagogo, CONDER, FGV

Os erros gramaticais, em letreiros, cartazes e diálogos de telenovelas, têm provocado uma polêmica sobre se existe certo e errado em relação ao uso da língua.

A esse respeito, leia a posição de dois intelectuais brasileiros:

"Os critérios que decidem se é certo ou errado empregar uma construção derivam do campo em que se está e do gênero [textual], e não de um manual que lista erros e acertos independentemente de fatores sociais e históricos (...). Manter a língua intocada é imobilismo intelectual, por um lado, e, por outro, um duro golpe nos milhões de cidadãos que tiveram azar de não ter acesso ao português de antigamente". (Sírio Possenti) "Quanto maior fo r nosso domínio [da língua], maior e mais diversificada será nossa capacidade de expressão, de comunicação e de interação social. O falante deve ser capaz de dominar tanto quanto possível as regras de uso de sua língua,(... ) embora ninguém o consiga totalmente, para poder fazer suas escolhas quanto à melhor maneira de se comunicar nas diferentes situações em que se encontra". (Danilo Marcondes)

Com base nos trechos selecionados, assinale a alternativa que indica corretamente a posição desses autores sobre o uso da língua.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

526Q811208 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCC

Segundo a LDB (Lei no 9394/96), os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q860903 | Pedagogia, Educação Especial, Pedagogo, UF SC, COPERVE, 2018

O Ministério da Educação, por intermédio da Nota Técnica n. 055/2013/MEC/SECADI/DPEE, orienta a atuação dos Centros de Atendimento Educacional Especializado (Centros de AEE), considerando que, na perspectiva da educação inclusiva, as instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, especializadas em educação especial, podem ofertar o atendimento educacional especializado aos estudantes público-alvo dessa modalidade de ensino matriculados nas classes comuns de educação básica. Analise os itens abaixo, identifique os que apresentam atribuições dos Centros de AEE, de acordo com as orientações previstas na Nota Técnica nº 055/2013, e assinale a alternativa correta.

I. Elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP), tendo como base a formação e a experiência do seu corpo docente, o espaço físico, os recursos, os equipamentos específicos e as condições de acessibilidade de que dispõem.

II. Oferta do AEE, de forma substitutiva, nas etapas e/ou modalidades de ensino definidas no Projeto Político-Pedagógico.

III. Atendimento aos estudantes público-alvo da educação especial matriculados em classes comuns de ensino regular que não tenham o AEE nas salas de recursos multifuncionais da própria escola ou de outra escola de ensino regular da rede pública.

IV. Registro no Censo Escolar MEC/INEP, da matrícula no AEE complementar, dos estudantes atendidos nos Centros de AEE, conforme convênio firmado.

Alternativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q327175 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, UNIFAP

Considere os itens abaixo:

I - Visão do Homem: centrada na existência, na vida, na atividade. Descoberta das diferenças individuais. Eixo Principal: o sentimento. Importante: o aspecto psicológico (processos mentais e habilidades cognitivas), os métodos, o aluno, os interesses, a espontaneidade, o não diretivismo (a não intervenção do professor), qualidade de ensino, a relação do professor e aluno (democrática). Experiências vividas.

II - Não pressupõe explicitamente uma visão de homem. Eixo Principal: eficiência técnica, produtividade. Importante: a objetivação e a operacionalização do trabalho pedagógico (procura-se eliminar subjetividade; o professor e o aluno são executores do processo educativo); técnicas e métodos; diretivismo; quantidade e qualidade técnica; conhecimento positivo e técnico (especialização e profissionalização).Preocupação Política: inclusão do indivíduo na máquina produtiva do sistema social global.

III - Visão de Homem: totalidade (síntese de múltiplas determinações), processo (faz-se a si próprio ao fazer a sua história). Eixo Principal: a lógica dialética.Importante: o conteúdo (concreto englobando o sócio-político-históricocultural); o professor; a escola; o saber (vinculado ao social); diretivismo (intervenção do professor); o engajamento político; a competência técnica, interesse pelas classes populares.Preocupação Política: democratização ou socialização do ensino e a transformação da sociedade.

Os itens I, II e III identificam, respectivamente, procedimentos que estão de acordo com as tendências pedagógicas da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

529Q840714 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Direitos Fundamentais no ECA, Pedagogo, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O castigo físico, no contexto do Estatuto da Criança e do Adolescente, não inclui as ações de natureza disciplinar aplicadas com o uso da força física sobre a criança que resultem em sofrimento físico.

II. A mãe de uma criança com Síndrome de Down encontrou dificuldade para matriculá-la em uma escola especializada para crianças com deficiência, pois descobriu que a rede pública de ensino do seu município não dispõe de tal equipamento. Assim, de acordo com as imposições do Estatuto da Criança e do Adolescente, a Administração Municipal deverá criar uma escola específica para atendimento dessa criança separadamente da rede regular de ensino.

III. As crianças, no Brasil, não têm o direito de participar da vida política ou de obter informações relacionadas à organização do governo do país, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

530Q807501 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, Instituto de Assistência Social e Cidadania Recife PE, UPE UPENET IAUPE

De acordo com a atual LDB (Lei 9394/96), dentre os princípios que tornam mais eficiente e legítima a gestão democrática do ensino público na educação básica, destaca-se a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

531Q321741 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia cujas proposições nucleares concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Jean Piaget dividiu os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento. Segundo o educador, cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias.

 O segundo período de desenvolvimento considerado por Piaget é o período pre-operatório , que coincide com a fase pré-escolar e vai dos dois anos de idade até os sete anosemmédia. Este período é marcado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

532Q24859 | Português, Pedagogo, CISCOPAR

Texto associado.
EUA recebem papa Francisco em meio à discussão política, religiosa e moral 

     O papa Francisco chegará a uma base militar nos arredores da capital americana nesta terça-feira (22) à tarde para abrir sua primeira visita aos Estados Unidos, e o presidente Barack Obama estará lá para recebê-lo. É um gesto que o presidente não estendeu a praticamente visitante estrangeiro algum.
      Era de se esperar. Para Obama, talvez não haja aliado mais potente no mundo em sua busca para alterar o arco da história – para usar uma frase favorita dele – do que um papa que o ajudou a restabelecer relações diplomáticas com Cuba e que já falou publicamente sobre questões como a desigualdade econômica, imigração, alterações climáticas e de reforma da justiça penal.
     No entanto, se parece provável que a visita do papa fortalecerá Obama em algumas de suas prioridades, ela também ocorre em um momento político com grande foco em questões morais, onde os dois diferem. Desta forma, o papa Francisco e os ensinamentos da Igreja oferecerão um impulso oportuno também para os conservadores que vêm criticando a prisão de uma servidora que se recusou a emitir certidões de casamento para casais do mesmo sexo e para os adversários do aborto que estão buscando cortar o dinheiro federal destinado ao programa Planned Parenthood (planejamento familiar).
     As interpretações conflitantes marcam os riscos ao se tentar classificar qualquer papa no espectro binário da esquerda e da direita na política americana. Na Casa Branca e no Capitólio, os líderes dizem que Francisco não pode ser entendido em termos estritamente políticos. Mas em Washington, onde tudo é política – incluindo a religião – os dois lados envolvidos na eterna discussão esperam tirar o máximo proveito dos três dias de visita do papa à sede do poder.
    Provavelmente, isso será mais fácil para Obama e os democratas. Assim como o papa João Paulo 2º foi considerado mais alinhado com a missão anticomunista do presidente Ronald Reagan, Francisco é visto como simpático às prioridades de Obama. Alguns católicos conservadores referem-se a Francisco ironicamente como "o papa de Obama", enquanto alguns candidatos presidenciais republicanos católicos expressaram educadamente ter discordâncias com o líder de sua igreja. 
    "Talvez haja algumas mensagens que possamos respeitosamente discordar ou ter diferenças, mas acreditamos que, em muitos dos itens importantes, as mensagens essenciais vão repercutir com as políticas do presidente", disse Charles Kupchan, assessor de Obama. "E, nesse aspecto, estamos esperando que a sua autoridade moral nos ajude a avançar muitos dos itens que temos em alta conta em nossa agenda política".
    O papa chegará depois de uma parada em Cuba, destacando a abertura diplomática viabilizada por ele, em parte. Após a pompa de uma cerimônia de boas-vindas oferecida por Obama na Casa Branca na quarta-feira, Francisco discursará em uma sessão conjunta do Congresso na quinta-feira – a primeira de um papa – a convite do presidente da Câmara, John Boehner, republicano católico de Ohio.
   Por toda Washington, foram distribuídos folhetos exortando as pessoas a "unirem-se ao papa Francisco na promoção de ações morais pela justiça climática", um tema que ele abordará na ONU (Organização das Nações Unidas) quando deixar Washington. Durante uma parada na Filadélfia, Francisco deve falar sobre justiça penal em linhas semelhantes às de Obama quando pede pela redução de longos aprisionamentos de infratores não violentos.

Disponível em: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias
Neste trecho: “Por toda Washington, foram distribuídos folhetos exortando as pessoas a "unirem-se ao papa Francisco na promoção de ações morais pela justiça climática”, a palavra em destaque é o mesmo que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q323223 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Fasepa, CESPE CEBRASPE

Em uma escola que trabalha com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi organizada uma classe para atender adolescentes, jovens e adultos na faixa etária entre 15 e 30 anos em fase de alfabetização. Alguns desses alunos já estão integrados ao mercado de trabalho, principalmente o de natureza informal, e outros estão desempregados, especialmente os mais novos. Todos tiveram uma passagem pela escola e não conseguiram aprender a ler e a escrever. Neste ano, retomaram seus estudos com vontade de recuperar o que não foi aprendido. Em uma das aulas, o professor distribuiu um texto para a turma fazer uma leitura silenciosa individualmente. Ao perceber que uma das alunas, que está desempregada, não estava lendo o texto proposto, o professor então disse: “Você, fulana, fica aí sem querer ler e escrever, vai trabalhar de quê? Faxineira? Olha lá, se alguém quer faxineira que não saiba ler nem escrever!

Diante da situação hipotética acima descrita, julgue os itens a seguir.

Na situação descrita, a verbalização do professor representou um alerta a todos os alunos para a necessidade de se alfabetizar, condição essencial para se ingressar no mercado de trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

534Q325607 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria. De acordo com o Art. 38 da Lei de Diretrizes e Bases (Lei n° 9.394/96), os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudosemcaráter regular. Os exames a que se refere esse artigo serão realizados no nível de conclusão do Ensino Fundamental e no Nível de conclusão do Ensino Médio, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

535Q53310 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

O Art. 61 da LDBEN 9394/1996, que trata Dos Profissionais da Educação, determina que a formação de profissionais de educação, de modo a atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino e as caraterísticas de cada fase do desenvolvimento do educando, terá como fundamentos, o aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades, e ainda a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

536Q328927 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Fasepa, CESPE CEBRASPE

Em uma escola que trabalha com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi organizada uma classe para atender adolescentes, jovens e adultos na faixa etária entre 15 e 30 anos em fase de alfabetização. Alguns desses alunos já estão integrados ao mercado de trabalho, principalmente o de natureza informal, e outros estão desempregados, especialmente os mais novos. Todos tiveram uma passagem pela escola e não conseguiram aprender a ler e a escrever. Neste ano, retomaram seus estudos com vontade de recuperar o que não foi aprendido. Em uma das aulas, o professor distribuiu um texto para a turma fazer uma leitura silenciosa individualmente. Ao perceber que uma das alunas, que está desempregada, não estava lendo o texto proposto, o professor então disse: “Você, fulana, fica aí sem querer ler e escrever, vai trabalhar de quê? Faxineira? Olha lá, se alguém quer faxineira que não saiba ler nem escrever!

Diante da situação hipotética acima descrita, julgue os itens a seguir.

A atividade utilizada pelo professor, a leitura silenciosa de um texto individualmente, favorece o desenvolvimento da autonomia e o sentimento de segurança em relação às próprias capacidades dos alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️

537Q53290 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

Leia o texto.

Um aluno de 16 anos frequenta a mesma escola desde a 1ª série (o que acontece por três anos consecutivos). Na 3ª série foi novamente reprovado. Atualmente, está cursando a 5ª série pela terceira vez, sem expectativa de aprovação. É considerado um aluno difícil, que demonstra total desinteresse pela sala de aula, só quer brincar. Implica o tempo todo com os outros colegas, não faz nada em aula, não entrega os trabalhos solicitados.
No primeiro conselho de classe deste ano, os professores, questionados sobre o aluno, disseram: “Ah, esse deixa pra lá, não quer saber de nada, vai ficar a vida toda na quinta série!”
Numa aproximação maior com a produção do aluno, foi percebido que o mesmo tem defasagem na alfabetização, isto é, escreve em nível silábico-alfabético e desconhece os processos de multiplicação e divisão.

Para Jussara Hoffmann:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

538Q324509 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, ELETROBRÁS, NCE

Numa cultura organizacional voltada para a aprendizagem, a transmissão pura de conhecimentos não basta para garantir o desempenho mais adequado tanto para os profissionais individualmente quanto para a empresa. A busca de estratégias de formação mais efetivas se justifica na medida em que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

539Q324481 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Nos últimos anos, diversos estudos têm sido dedicados à história da Didática no Brasil, suas relações com as tendências pedagógicas e à investigação do seu campo de conhecimentos.

Vários autores concordam em classificar as tendências pedagógicasemdois grupos: as de cunho liberal – Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e Tecnicismo Educacional; as de cunho progressista – Pedagogia Libertadora e Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Na Pedagogia Tradicional, a Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino. Nessa Pedagogia, a atividade de ensinar é centrada no(na):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

540Q318990 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Para Vasconcelos, o grande desafio que se coloca em termos de projeto de ensino-aprendizagem é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.