Início

Questões de Concursos Pedagogo

Resolva questões de Pedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


701Q324336 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

A avaliação em sala de aula é considerada como um processo sistemático de acompanhamento da evolução:

1) social.

2) afetiva.

3) cognitiva.

4) psicomotora.

Está(ão) correta(s), apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

702Q327185 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, EAFRS, ESAG

Na perspectiva da escola cidadã preconizada por Paulo Freire, a busca da autonomia escolar e da garantia dos direitos a todos os cidadãos passa pela construção de um:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

703Q323877 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Pedagogo, IASC PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre os novos caminhos para a ação do pedagogo, alguns autores defendem que cabe a este profissional assumir com os educadores uma postura de parceria, ao invés de imposição. Esta forma de atuar pode servir tanto à burocracia estatal quanto à escola, ajudando a torná-la viável, autônoma e sedutora. Com base nesta reflexão, analise as afirmativas abaixo.

I. "Agir de modo autoritário não combina com a educação, mas perder a autoridade também não." (Pedro Demo)

II. "A questão fundamental é realmente a nova maneira de conceber a autoridade dentro da organização."(Myrthes Alonso)

III. "(...) o poder não é principalmente manutenção e reprodução das relações econômicas, mas, acima de tudo, uma relação de força." (Michel Foucault)

Indique a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

704Q319053 | Pedagogia, Pedagogo, MJ, FUNRIO

O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação de ações. O planejamento, por si só, não assegura o andamento do processo educativo. É preciso que esteja continuamente ligado à prática, pois desse modo, vai acumulando e enriquecendo experiências. Assim sendo, para que o planejamento seja efetivamente instrumento para a ação, ele deve ser um guia de orientação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

705Q30037 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Pedagogo, CONDER, FGV

Sobre a Assembleia Geral, órgão superior de deliberação da CONDER, analise as afirmativas a seguir.

I. A cada ação ordinária nominativa corresponderão dois votos nas deliberações da Assembleia Geral.
II. A Assembleia Geral será presidida pelo representante do acionista controlador.
III. As deliberações da Assembleia Geral constarão de Ata, lavrada em livro próprio e assinada pelos Membros da Mesa e pelos acionistas presentes, de forma circunstanciada ou sumária, conforme previsto na Lei Federal n. 6.404/76.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

706Q448670 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Pedagogo, Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Rio Grande do Norte RN, FUNCERN, 2018

Pelo texto constitucional, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindose aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Nesse contexto, observando os direitos e garantis fundamentais previstos na Constituição, é assegurado(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

707Q325914 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, EAFRS, ESAG

Para adequar-se às necessidades contemporâneas relacionadas com as formas de aprendizagem, a didática precisa fortalecer a investigação sobre o papel mediador do professor na preparação dos alunos para o pensar. Então, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

708Q325149 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo, Fundação da Criança e do Adolescentes do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à educação e à vida em grupo. A escola que tem como objetivo central a formação de um cidadão reflexivo e crítico deverá criar situações nas quais seus alunos aprendam a lidar com as motivações, a autoestima e a adequação das atitudes no convívio social. Esses elementos são indispensáveis ao desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações interpessoais saudáveis.
  1. ✂️
  2. ✂️

709Q327458 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Pedagogo, IBGE, CESGRANRIO

A avaliação de desempenho vem passando por mudanças motivadas pelas novas configurações econômicas, sociais e profissionais. As tendências contemporâneas de práticas avaliativas incluem a participação ativa do avaliado. Dentre essas práticas está a avaliação de competências e de resultados, descrita como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

710Q323749 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSA

O PPP busca um rumo, uma direção, por isso é uma ação intencional, com sentido explícito e compromisso definido coletivamente. A respeito desse tema, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

711Q806880 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, Instituto de Assistência Social e Cidadania Recife PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre a gestão democrática da Educação, analise as afirmativas abaixo.

I. A discussão sobre a importância da gestão democrática surgiu a partir da década de 1980, no contexto da Reforma do Estado, sendo respaldada na Constituição de 1988 e na atual LDB (Lei 9394/96).

II. A democratização da Educação apresenta o aspecto de ampla defesa do direito à escolarização para todos e à universalização do ensino.

III. Enquanto instância de gestão democrática, os Conselhos são órgãos colegiados, que têm como função possibilitar a aproximação entre a sociedade e o Estado, sendo plural, dialógico e zeloso da aprendizagem de qualidade.

Indique a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

712Q323064 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

De acordo com a concepção progressista crítico-social,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

713Q804889 | Legislação e Decretos, Decreto para Libras Públicas, Pedagogo, CEFET RJ, CESGRANRIO

Atendendo ao estabelecido na legislação de ensino brasileiro, Decreto nº 5.626, de 22/12/2005, o Ministério da Educação e as instituições de educação superior por ele credenciadas promoverão exame de proficiência da Língua Brasileira de Sinais – Libras – na seguinte periodicidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

714Q814175 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

"Se a escola pretende estar em consonância com as demandas atuais da sociedade, é necessário que trate de questões que interferem na vida dos alunos e com os quais se vêem confrontados no seu dia-a-dia".

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, as problemáticas sociais devem ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

715Q324033 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Pedagogo, SEMEC PI, FCC

As crianças de origem africana precisam de um "ensino culturalmente relevante", para que tenham sucesso na escola, pois, em geral, com a aprendizagem da linguagem escrita vem a desqualificação de sua cultura e a imposição da cultura branca.

As tendências do currículo visto como política cultural enfatizam a ação coletiva fundada na

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

716Q321608 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Secretaria Municipal de Educação de Teresina PI, FCC

Para as teorias críticas do currículo, não só fora da escola encontramos as causas das dificuldades e insucessos dos alunos nos estudos. A escola também é responsável pela produção de fracassos, na medida em que seleciona conteúdos e/ou atividades que permitem a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

717Q219282 | Pedagogia, Pedagogo, TCE PI, FCC

Em objeção a uma escola uniforme, Howard Gardner afirma que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

718Q325530 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, UFT, FCC

Fala-se hoje, com insistência, no professor pesquisador. No meu entender o que há de pesquisador no professor não é uma qualidade ou uma forma de ser ou de atuar que se acrescente à de ensinar. Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa.

Nesse sentido, é preciso que, em sua formação permanente, o professor

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

719Q219114 | , Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, Pedagogo, MPE SP, VUNESP

O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE é o conjunto ordenado de princípios, regras e critérios, de caráter jurídico, político, pedagógico, financeiro e administrativo, que envolve desde o processo de apuração de ato infracional até a execução de medida socioeducativa.

De acordo com o SINASE, o termo socioeducativo refere-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

720Q325463 | Pedagogia, Pedagogo, DEPEN, FUNRIO

A inclusão social para detentos e egressos do sistema penitenciário coloca, em evidência, as questões da educação e do trabalho, em nossa sociedade. Seja qual for a origem do crime cometido, os apenados, ao cumprirem a pena instituída, têm na educação um papel fundamental do processo de inclusão, uma vez que a Constituição assegura esse direito, assistido a todos, como uma obrigação do Estado, direito este que não pode ser tomado como um privilégio ou benefício, mas como um dever a ser cumprido, seja qual for a condição humana. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) está intimamente ligada à educação prisional, para promover um atendimento eficiente do sistema público, no que se refere às questões de acesso e permanência nas escolas. Ao trabalhar com a docência nesse cenário, é importante que o docente atente para a afirmação de Freire (1996), que aponta que o professor que desrespeita a curiosidade do educando, o seu gosto estético, a sua inquietude, a sua linguagem, mais precisamente, a sua sintaxe e a sua prosódia; o professor que ironiza o aluno, que o minimiza, que manda que “ele se ponha em seu lugar” ao mais tênue sinal de sua rebeldia legítima, tanto quanto o professor que se exime do cumprimento de seu dever de propor limites à liberdade do aluno, que se furta ao dever de ensinar, de estar respeitosamente presente à experiência formadora do educando, transgride

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.