Início

Questões de Concursos Pedagogo

Resolva questões de Pedagogo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q325055 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Juatuba MG, CONSULPLAN

A andragogia foi definida por Malcolm Knowles como a arte e ciência de ajudar o adulto a aprender, em oposição à pedagogia, que cuida do ensino de crianças. Os conceitos de Knowles foram amplamente discutidos, prevalecendo, hoje, a posição de que os dois campos não são mutuamente excludentes. Sobre a andragogia, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q320285 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, CEFET RJ, CONSULPLAN

O Plano Nacional de Educação tem como objetivos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q328926 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos RJ, FGV, 2018

Os sujeitos em situação de vulnerabilidade são, geralmente, alvo de múltiplos vetores de exclusão. A perspectiva interseccional aponta para práticas educacionais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q327713 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, IFAP AP, FUNIVERSA

Acerca de plano de ensino, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q328000 | Pedagogia, Pedagogo, IFB BA, FUNRIO

Avaliar não é medir. A avaliação envolve um processo maior do que lançar notas, quantificar erros e acertos. A concepção de ensino e aprendizagem que compreende o conhecimento como algo quantificável, compreende a avaliação como um processo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q24881 | Pedagogia, Pedagogo, CISCOPAR

A ideia de que a educação se torna um momento da experiência dialética total da humanização dos homens, com igual participação dialógica do educador e do educando, é defendida por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q53303 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

Em 1936, Maria Montessori, em seu livro “Em Família”, afirmava que só existe uma maneira de ensinar, que é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q319343 | Pedagogia, Pedagogo, IF SC, IESES

Em um mundo tecnológico, integrar novas tecnologias à sala de aula torna-se um desafio para a educação. Cabe à escola, então, na condição de instituição responsável pela formação do indivíduo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q320717 | Pedagogia, Pedagogo, HUGG UNIRIO RJ, IBFC, 2017

Competências integram um conjunto denominado CHA, respectivamente composto por conhecimentos, habilidades e atitudes. A esse respeito, assinale a alternativa correta que refere-se a dimensão de conhecimentos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q325289 | Pedagogia, Pedagogo, MJ, FUNRIO

Paulo Freire afirma que a educação ligada aos direitos humanos passa pela compreensão das classes sociais, tem a ver com educação e libertação e não com liberdade apenas. Nessa perspectiva, ela deve ser feita de forma crítica. Não se pode ingenuamente acreditar que a educação “pode tudo”, nem, muito menos, negar sua potencialidade. Portanto, para que a tarefa do educador no campo dos direitos humanos seja mais eficaz, é necessário

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q29069 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Betim MG

Planejar não é preencher formulários, mas é um ato consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político-pedagógicas e tendo como referencial as situações didáticas concretas.

Dessa forma, são funções do planejamento, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q326575 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, COMPERVE, 2017

Uma das capacidades que a educação escolar, em seus diferentes níveis, deve desenvolver nos estudantes é a de pensar de forma crítica. Um Pedagogo, em uma discussão com um grupo de professores de sua escola, identifica quatro crenças sobre o pensamento crítico e sua formação, explicitadas no quadro a seguir:

C1 Avaliar a credibilidade das fontes é uma das características do pensamento crítico.

C2 Flexibilidade para considerar alternativas e opiniões são características do pensamento crítico.

C3 O pensamento crítico se refere ao pensamento lógico, ou seja, ao bom pensamento.

C4 O pensamento crítico se expressa na atitude de se contestar tudo e todos a partir de um ponto de vista pessoal.

As crenças coerentes com os marcos teóricos sobre essa categoria do pensamento docente são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q218671 | Pedagogia, Pedagogo, UFAL, COPEVE UFAL

A construção do Projeto Político-pedagógico somente se dá na perspectiva da gestão democrático-participativa, e para que esteja de fato voltada às necessidades de mudança na educação, no currículo e no processo ensino-aprendizagem, precisa nortear-se pelos pressupostos (I) filosófico- sociológicos, (II) epistemológicos e (III) didático- metodológicos. Relacione as afirmações aos pressupostos a que se referem.

( ) O conhecimento se constrói num processo de ensino- aprendizagem que precisa ser sistematizado por meio de métodos e técnicas que valorizam as relações solidárias e democráticas.

( ) Parte do princípio que a educação é direito de todos e deve ser um compromisso político do Poder Público.

( ) Por considerar o conhecimento como algo que é construído e transformado coletivamente, afirma que a produção deste conhecimento deve pautar-se na socialização e na democratização do saber.

Indique a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q219317 | Pedagogia, Pedagogo, UFAL, COPEVE UFAL

A autonomia da escola exige a responsabilidade de todos na organização do seu trabalho pedagógico. Esta autonomia, segundo Libâneo (2004), pode se dar nas esferas:

I. Administrativa; II. Jurídica; III. Financeira; IV. Pedagógica.

Identifique a que esfera da autonomia da escola se referem as afirmações a seguir.

( ) Possibilita à instituição educativa garantir condições de funcionamento por meio da administração total ou parcial dos recursos repassados.

( ) Ela se efetiva por meio do processo eleitoral para diretores, e possibilita à instituição escolar elaborar e gerir seus planos, programas e projetos.

( ) Dá liberdade de ensino e pesquisa. Possibilita a elaboração da proposta curricular em consonância com as políticas públicas vigentes e as orientações dos sistemas de ensino.

( ) Traduz-se na elaboração de normas e orientações escolares próprias como, por exemplo, o Regimento Escolar.

Indique a opção que apresenta a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q323437 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

Na educação contemporânea, a organização curricular tem como foco
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q325749 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Macapá AP, FCC, 2018

Vygotsky, ao enfatizar a importância da linguagem e da cultura na constituição dos sujeitos, compreende as crianças como seres sócio-históricos. Neste sentido, as crianças
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q327997 | Pedagogia, Pedagogo, NUCLEP, BIO RIO

O papel da educação especial na perspectiva inclusiva é muito importante e não pode ser negado, dentro dos limites de suas atribuições, sem que sejam extrapolados os espaços de atuação específica. Essas atribuições complementam e apoiam o processo de escolarização:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q35197 | Pedagogia, Pedagogo, IFES

Com base nas análises das teorias críticas e pós-críticas do currículo, realizada por Silva (2010), analise as proposições e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F):

( ) As teorias pós-críticas e as teorias críticas possibilitaram compreender o currículo para além dos conceitos técnicos, como os de ensino e eficiência, ou de categorias psicológicas, como as de aprendizagem e desenvolvimento, ou ainda de imagens estáticas como as de grade curricular.
( ) As teorias pós-críticas defendem que o currículo é espaço de poder, centrado no Estado, pois o conhecimento corporificado no currículo carrega as marcas das relações sociais de poder e reproduz as estruturas sociais.
( ) As teorias críticas enfatizam que o currículo é uma construção social, portanto, resultado de um processo histórico, por meio de processos de disputa e conflito social, em que certas formas curriculares tornaram-se consolidadas como o currículo.
( ) O currículo, para as teorias críticas, não pode ser compreendido sem uma análise das relações de poder, descentrado em toda rede social, ou seja, nos processos de dominação centrados na raça, na etnia, no gênero e na sexualidade.
( ) Com sua ênfase pós-estruturalista na linguagem e nos processos de significação, as teorias pós-críticas enfatizam o papel formativo do currículo. 

Assinale a opção que contém as proposições CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q53316 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Niterói RJ, COSEAC

A Portaria FME 087/2011, em seu Art. 5º, § 5º afirma que poderão ser formados Grupos de Referência, constituídos apenas por alunos surdos, cursando o 1º e o 2º Ciclos do Ensino Fundamental, agrupados segundo os critérios estabelecidos para estes ciclos, observada a modulação.
E, no § 6º, comunica que os alunos surdos ou deficientes auditivos de 3º e 4º Ciclos serão incluídos em Grupos de Referência compostos por alunos ouvintes e contarão com a presença de um Intérprete (LIBRAS/PORTUGUÊS), e será observada a modulação, por Grupo de Referência, com número de alunos surdos ou deficientes auditivos até:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q218881 | Pedagogia, Pedagogo, UFAL, COPEVE UFAL

Qual o conceito que melhor define Orientação Sexual?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.