Questões de Concursos Pedagogo

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81Q978043 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Pedagogo, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Visando à proteção de crianças e adolescentes, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, trata-se de exemplo de garantia de prioridade:
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82Q978044 | Direito Constitucional, Ordem Social, Pedagogo, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

“São entidades que gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, bem como, na forma da lei, podem admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros. Devem obedecer também ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”.
O texto em destaque, extraído da Constituição Federal, trata especificamente das universidades, mas também é aplicável às:
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83Q978045 | Pedagogia, Pedagogo, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Considerando as disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), pode-se afirmar que os pais ou responsáveis estão obrigados a efetuar a matrícula das crianças na educação básica:
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84Q978046 | Pedagogia, Pedagogo, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

A Constituição Federal de 1988 buscou evidenciar a universalidade da educação no Brasil, caracterizando-a como direito de todos e dever do Estado e da família. Nesse contexto, assinale corretamente um princípio que norteia o ensino público.
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85Q978047 | Pedagogia, Pedagogo, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Em Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora (2020), Lilian Bacich e José Moran destacam que “as metodologias ativas não consistem apenas em mudar estratégias didáticas, mas exigem uma mudança de postura pedagógica centrada no protagonismo do estudante e na ressignificação do papel docente”. Com base nas concepções teóricas contemporâneas sobre metodologias ativas e suas implicações na prática educacional, identifique a correta caracterização de um princípio estruturante dessas abordagens pedagógicas.
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86Q978048 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Segundo Philippe Perrenoud (1999), “uma competência não é uma soma de saberes, mas a capacidade de mobilizá-los de forma pertinente em um contexto determinado”. Esta definição foi incorporada de forma estruturante nas diretrizes curriculares brasileiras e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que apresenta uma proposta formativa voltada ao desenvolvimento de competências gerais e específicas, estruturadas por meio de habilidades progressivas e contextualizadas. Tendo por base o exposto, marque o item que informa corretamente a forma como o conceito de competência é operacionalizado na BNCC, em articulação com o desenvolvimento de habilidades, considerando os princípios da formação integral e da mobilização de saberes em contextos complexos.
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87Q1029505 | Matemática, Geometria Plana, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Considere um hexágono regular de lados AB, BC, CD, DE, EF e FA.
As diagonais FB e FD formam um ângulo agudo com vértice em F, cuja medida é
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88Q978049 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Pedagogo, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Em Educação e Currículo, Tomaz Tadeu da Silva (2001) afirma que “o currículo é uma construção social e política, produto de relações de poder, que expressa intencionalidades formativas historicamente situadas”. Essa compreensão crítica rompe com visões tradicionais e neutras do currículo e orienta propostas contemporâneas de organização curricular na Educação Básica brasileira. Assinale a alternativa que apresenta uma forma de organização curricular coerente com os princípios da interdisciplinaridade, da contextualização e da articulação entre saberes, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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89Q1029506 | Matemática, Raciocínio Lógico, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Alice, Bruna, Cesar, Davi, Eduarda e Felipe são os únicos integrantes de uma fila. Sabe-se que:

• Cesar está entre Bruna e Felipe;

• Alice está entre Eduarda e Davi;

• Felipe é o primeiro da fila;

• há pelo menos uma pessoa atrás de Eduarda.

É correto afirmar que, nessa fila,

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90Q978050 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Pedagogo, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

No campo das tendências pedagógicas, o confronto entre concepções tradicionais e progressistas de educação revela profundas implicações epistemológicas, políticas e metodológicas. Libâneo (2012), ao discutir tais tendências, destaca que “as opções pedagógicas não são neutras, pois estão ligadas a concepções de homem, de sociedade e de educação que, muitas vezes, expressam projetos ideológicos em disputa”. Assim, compreender as tendências pedagógicas exige o reconhecimento dos fundamentos filosóficos e das finalidades formativas que orientam cada uma delas. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta uma caracterização adequada da tendência pedagógica libertadora, em sua dimensão político-pedagógica.
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91Q1029507 | Matemática, Aritmética e Problemas, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Um total de 132 balas foram distribuídas, sem sobras, para Ana, Beatriz e Clara. Sabe-se que a quantidade de balas dadas a Clara é, ao mesmo tempo, o triplo do que foi dado a Ana e o dobro do que foi dado a Beatriz.

É correto concluir que Beatriz recebeu

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92Q978051 | Pedagogia, Pedagogo, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Em sua obra Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos (1998), Jussara Hoffmann destaca que “a avaliação deve estar a serviço da aprendizagem, e não o contrário”. A autora propõe uma abordagem emancipadora da avaliação, que rompa com o viés classificatório e excludente de práticas tradicionais ainda recorrentes. Nessa perspectiva, a avaliação se configura como um processo contínuo, formativo, integrado ao ato de ensinar e de aprender, que considera o percurso do aluno, suas dificuldades e seus avanços, em lugar de fixar-se em resultados estanques. Desse modo, podemos considerar que
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93Q1029508 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Para preencher um cartão de apostas da Mega Sena, Henrique escolheu 6 dos 60 números disponíveis.

Em data e horário determinado, a Caixa Econômica Federal sorteará 6 desses 60 números. Se todos os números sorteados tiverem sido escolhidos por ele, Henrique ganha o prêmio máximo. Nesse caso, diz-se que o apostador “fez a sena”.

Entretanto, na hora de preencher o cartão, é possível escolher mais do que 6 números.

Se Henrique escolhesse 8 números, a sua chance de fazer a sena aumentaria

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94Q978052 | Pedagogia, Planejamento Educacional, Pedagogo, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Autores como Veiga (2001) e Vasconcellos (2013) reforçam que o planejamento educacional ultrapassa o caráter meramente técnico e instrumental, assumindo uma dimensão político-pedagógica indissociável do projeto coletivo de escola e da função social da educação. Nesse contexto, a intencionalidade da ação docente se concretiza por meio de elementos que articulam objetivos, conteúdos, metodologias, avaliação e temporalidade, assegurando coerência entre o pensar e o fazer pedagógico. Identifique a alternativa que designa com precisão o elemento do planejamento pedagógico que expressa a finalidade formativa da ação educativa, orientando a seleção dos conteúdos, dos procedimentos metodológicos e dos critérios de avaliação.
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95Q1029509 | Matemática, Aritmética e Problemas, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

A Black Friday é uma data promocional em que os varejistas costumam dar descontos consideráveis sobre os preços dos produtos comercializados.

Às vésperas dessa data, um varejista aumentou os preços dos seus produtos em 80%. Na data promocional, ele ofereceu 25% de desconto sobre os preços recém majorados.

Com relação aos preços originais, na data promocional, os produtos comercializados por esse varejista estavam

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96Q978053 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogo, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

A didática contemporânea, especialmente sob a influência de autores como Zabala (1998) e Coll et al. (1994), propõe uma superação da fragmentação dos conteúdos escolares e defende a articulação entre os diferentes tipos de saberes no planejamento docente. Essa abordagem considera que a aprendizagem significativa exige a integração de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, garantindo que o conhecimento não seja apenas compreendido, mas também experienciado e internalizado de modo ético e funcional. Desse modo, assinale a alternativa que apresenta, de forma coerente, uma estratégia de planejamento que valorize a integração das três tipologias de conteúdo em uma proposta pedagógica interdisciplinar.
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97Q1029510 | Matemática, Probabilidade, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Por defeito de fabricação, uma moeda apresenta probabilidades diferentes de dar cara e de dar coroa como resultado de um lançamento.

Sabe-se que a probabilidade de o resultado dar coroa é 25% maior do que a probabilidade de se obter cara após um lançamento.

Se essa moeda for lançada duas vezes seguidas, a probabilidade de termos resultados diferentes é

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98Q978054 | Tecnologia Educacional, Pedagogo, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Um professor precisa dividir uma tarefa complexa em etapas menores e monitorar o progresso de cada parte dentro de um cartão no Trello. Para isso, a funcionalidade mais adequada é
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99Q1029511 | Atualidades, Arte e Cultura Na Atualidade, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O sucesso do filme Ainda Estou Aqui de Walter Salles reacendeu o debate sobre a Lei da Anistia (Lei nº 6.683/1979) no Brasil. Tratase de um tema controverso, pois envolve diferentes perspectivas sobre justiça, memória e reconciliação.

A respeito dos principais argumentos a favor ou contra a Lei da Anistia alimentados pela repercussão do filme, assinale a afirmativa que descreve corretamente um posicionamento.

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100Q978055 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Pedagogo, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Uma escola de ensino médio pretende adotar um modelo híbrido que permita aos alunos explorar conceitos teóricos em seu próprio ritmo, enquanto utilizam os encontros presenciais para atividades práticas que reforcem a aplicação do conteúdo. A estratégia mais alinhada a essa proposta é
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