Início

Questões de Concursos Perito Criminal Biologia

Resolva questões de Perito Criminal Biologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q220467 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

A cronotanatognose determina o intervalo pós-morte através da observação de vários fenômenos ocorrentes no cadáver. Dentre os fenômenos abaixo, todos auxiliam na determinação desse intervalo, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q219062 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Antes do início das coletas, o comportamento dos insetos deve ser observado e sua posição ecológica deve ser determinada. Insetos adultos mais ágeis, como as moscas, podem ser encontrados no corpo e ao seu redor, bem como sobrevoando a área circunvizinha. São métodos para coleta de insetos na fase adulta:

I. Rede com abertura nas extremidades, colocadas diretamente em saco plástico adaptado à mesma por meio de um pregador de roupas; a rede deve ser colocada sobre o cadáver cuidadosamente.

II. Armadilha confeccionada com papel adesivo, em forma de tenda, com ângulo de 60°, montada à distância de 1 metro do corpo.

III. Armadilha para coleta da população que chega e da população recém-emergida, expondo o cadáver por maior tempo.

IV. Coleta próxima a janelas, que podem indicar uma geração que tenha se criado no cadáver e emergido do pupário.

V. Coleta com auxílio de pinças.

Desses métodos, são utilizados no Brasil:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q219386 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

A conservação de alimentos pode ser feita através da inibição da multiplicação microbiana. Esse processo pode ser combinado na forma de uma série de barreiras ao desenvolvimento de microorganismos causadores da deterioração de alimentos e toxinfecções alimentares. O conceito de barreiras combina parâmetros físicos e químicos na conservação de alimentos. Não faz parte dos métodos físico-químicos de conservação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q218829 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

De acordo com o Artigo 225 da Constituição Brasileira (1988), todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Desta forma, referente às condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q218877 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Evidências físicas que não são coletas, documentadas e preservadas de modo apropriado, não possuem valor científico em investigações criminais. Para a correta identificação de criminosos a partir da análise de DNA e a manutenção da cadeia de custódia, devem-se seguir parâmetros rígidos para todas as etapas do processo. Portanto é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q218981 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Os métodos de conservação previnem o acesso de patógenos aos alimentos; inativam qualquer patógeno que tenha obtido acesso; previnem e reduzem a multiplicação de patógenos, no caso de os métodos anteriores terem falhado. Assinale os métodos de conservação que inativam os microorganismos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q218731 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

A Lei 9.985/90 regulamenta o Art. 225, § 1º, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, e institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC. De acordo com o Art. 4º, assinale qual dos itens abaixo não está elencado nos objetivos do SNUC.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q220124 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

O Decreto nº 6.686/2008 altera e acresce dispositivos ao Decreto nº 6.514/2008, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente e estabelece o processo administrativo federal para apuração destas infrações. De acordo com o Art. 16, no caso de áreas irregularmente desmatadas ou queimadas, o agente autuante embargará quaisquer obras ou atividades nelas localizadas ou desenvolvidas, excetuando as atividades de subsistência. Conforme parágrafo 1º, o agente autuante deverá:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q219976 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

A composição da comunidade de artrópodes associada aos corpos modifica-se conforme progride o processo de decomposição. A sucessão das espécies constituintes dessa comunidade segue um padrão esperado que, habitualmente, é utilizado como comparativo com a lista de espécies encontradas em um corpo de intervalo pós- morte desconhecido, visando estimá-lo. O padrão de sucessão entomológica é o método mais acurado quando o processo de decomposição se encontra adiantado. Esse método possibilita analisar de acordo com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q219996 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Em face da interdisciplinaridade do Direito Ambiental, o conceito de meio ambiente não é originariamente jurídico. José Afonso da Silva conceitua-o como “a interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas”(citação). Esse conceito demonstra a existência de três aspectos do meio ambiente:

I. meio ambiente artificial
II. meio ambiente cultural
III. meio ambiente natural (ou físico)

Assinale qual item abaixo apresenta o conceito errado de um desses aspectos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q220308 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

São cilíndricos, flexíveis e possuem colorido homogêneo. Histologicamente apresentam a cutícula muito fina, a córtex ou cortical preponderante, e a medula nem sempre visível. Essas características pertencem à:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q219017 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Nas últimas décadas, observou-se uma notável evolução das tecnologias destinadas à observação e medição da Terra. O sensoriamento remoto é uma dessas tecnologias que, por receberem grandes investimentos, apresenta um intenso ritmo de desenvolvimento. As imagens são caracterizadas por quatro tipos de resolução: espacial, espectral, radiométrica e temporal. Assinale o item que descreve a resolução temporal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q218928 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

O CDC (Centers for Disease Control and Prevention) classificou em 3 categorias os organismos utilizados em bioterrorismo. A categoria A engloba os organismos de mais alta prioridade, facilmente disseminados ou transmitidos de pessoa para pessoa, causadores de alta mortalidade, com potencial para maior impacto na saúde, causam caos social e pânico público e demandam a ação/intervenção dos serviços de saúde pública. Assinale o item que esse texto identifica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q219230 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

A Lei nº 9.433/97 institui a Política Nacional de Recursos Hídricos. Conforme o Artigo 2º, assinale a alternativa que constitui os objetivos da referida lei:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q220129 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

A Entomologia Forense é a Ciência que aplica o estudo dos insetos a procedimentos legais. As pesquisas nessa área são feitas desde 1850 e vem obtendo progressos nas últimas décadas. Desta forma, essa ciência foi classificada em três categorias distintas de acordo com seu uso.

I. Ações cíveis envolvendo a presença de insetos em imóveis, danificando-os. Essa modalidade é muito utilizada em ações envolvendo compra e venda de imóveis.

II. Contaminação em grande extensão de produtos comerciais estocados, como o caruncho que infesta o feijão.

III. Categoria que envolve a área criminal, principalmente, com relação à morte violenta.

Assinale o item que nomeia as três categorias que classificam a Entomologia Forense.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q220271 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

As plantas terrestres são divididas em quatro grandes grupos: Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas, tradicionalmente considerados filos ou divisões. Alguns autores mais recentes tendem a dividir essas plantas em pelo menos 12 subfilos ou filos diferentes. De acordo com essa divisão mais recente, são subfilos pertencem ao filo das Gimnospermas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q218755 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

A Lei 9.605/98 dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Em seu Art. 29, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, a pena prevista é de seis meses a um ano, e multa. De acordo com o parágrafo 4º, a pena é aumentada de metade, se o crime é praticado, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q218834 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Um indivíduo que apresenta os dois alelos no mesmo loco é chamado de heterozigoto; o de um único alelo é homozigoto, e deve ter recebido o mesmo alelo em dose dupla do pai e da mãe. Nos testes com sondas unilocais, cada alelo é representado por uma banda de DNA. Assinale o teste de DNA que, de maneira geral, é aceito internacionalmente por ser mais informativo em investigação de identidade humana:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q219184 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Das espécies ameaçadas de extinção constantes no anexo da Instrução Normativa nº 3/2003, assinale a que está extinta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q220017 | Biologia, Perito Criminal Biologia, Polícia Civil RJ, IBFC

Para a coleta de material entomológico é necessário que o entomologista esteja acompanhado do perito no local do crime. Neste caso, é necessário que se observem algumas regras básicas:

I. Evitar caminhar inadvertidamente pelo local destruindo vestígios.

II. Não movimentar objetos ou tocar no cadáver antes que os exames periciais tenham terminado.

III. Não manusear objetos onde possam existir impressões papiloscópicas latentes.

IV. Não remover evidências do local sem a permissão da autoridade responsável pela investigação.

Dos itens acima citados, estão corretos
.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.