Questões de Concursos Perito Oficial Criminal Área 4

Resolva questões de Perito Oficial Criminal Área 4 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q681807 | Geofísica, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Materiais cerâmicos são materiais inorgânicos e não metálicos. A maioria dos materiais cerâmicos é composto por elementos metálicos e não metálicos para os quais as ligações interatômicas são ou totalmente iônicas ou predominantemente iônicas, mas tendo algum caráter covalente. Sobre os materiais cerâmicos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q685392 | Criminologia, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Texto associado.
A4 é um tamanho de papel, definido pela Norma ISO 216:2007, com as dimensões de 210 mm de largura e 297 mm de altura. Um Perito Criminal da Polícia Civil do Espírito Santo, no desempenho de suas atividades, precisa esboçar um croqui, em escala reduzida, de uma planta baixa de uma edificação (um barracão retangular que, em medidas reais, apresenta 18 metros de comprimento por 16 metros de largura). 
Qual é a melhor escala, dentre as seguintes alternativas, para representar essa edificação, de modo que o croqui caiba em uma única folha do tamanho A4?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q685137 | Física, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

O hábito (ou habitus) cristalino é a forma geométrica externa desenvolvida habitualmente pelo mineral quando o crescimento deste se dá em condições ideais para o desenvolvimento de suas faces. Considerando o exposto, qual é o mineral que apresenta como hábito típico prismas trigonais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q687448 | Geofísica, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O crescente uso de polímeros reforçados com fibras de carbono no setor aeronáutico deve-se, principalmente, ao constante desafio que essa indústria possui na obtenção de componentes que exibam os maiores valores de resistência mecânica e de rigidez específicas entre os materiais disponíveis. A substituição do alumínio por compósitos poliméricos estruturais, por exemplo, permite uma redução de peso de 20 a 30%, além de 25% na redução do custo final de obtenção das peças.
( ) A aeronave supersônica F22, que atinge velocidades de 1,5 Mach, utiliza, em sua estrutura, 24% de material compósito polimérico, 39% de titânio, 16% de alumínio, 6% de aço e 15% de outros materiais, sendo que 50% do peso em compósito é constituído da matriz de resina bismaleimida (BMI). A aeronave F22, apesar de suas velocidades de voo, não utiliza, em suas superfícies externas, material retardante de chama, devido às características de resistência térmica e química da BMI.
( ) No setor aeroespacial, tem-se, ainda, os compósitos carbono/carbono constituídos por uma matriz de carbono, proveniente de precursores à base de resinas ou piches. A aplicação do carbono tem sido incentivada pela sua alta deformação na ruptura, mas limitada devido à sua alta sensibilidade a imperfeições, anisotropia, variabilidade nas propriedades, dificuldades no processo de obtenção de componentes de grandes dimensões e formatos complexos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q682330 | Criminologia, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Sobre as portas, os seus projetos e os seus componentes, assinale a alternativa 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q691293 | Química, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Em relação aos ciclos termodinâmicos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q681328 | Geofísica, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A sinterização é um processo natural em que um conjunto de partículas em contato mútuo, sob ação da temperatura, transforma-se em um corpo íntegro e de maior resistência mecânica, podendo, inclusive, tornar-se totalmente denso.
( ) A sinterização é um fenômeno antrópico e, assim sendo, não ocorre espontaneamente na natureza.
( ) O mecanismo de sinterização de materiais cristalinos é a difusão de vacâncias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q694135 | Português, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Texto associado.
               Projetos e Ações: Papo de Responsa
       O   Programa    Papo   de   Responsa   foi   criado
por    policiais   civis  do   Rio   de   Janeiro.  Em  2013,
a    Polícia    Civil   do    Espírito   Santo,  por  meio  de
policiais    da     Academia     de     Polícia    (Acadepol)
capixaba,    conheceu     o   programa  e, em parceria
com     a    polícia    carioca,   trouxe   para  o   Estado.
        O     ‘Papo   de   Responsa’   é   um  programa de
educação   não   formal   que  –  por meio da palavra
e   de    atividades  lúdicas  –  discute  temas diversos
como   prevenção  ao  uso  de  drogas  e  a crimes na
internet,  bullying , direitos  humanos, cultura da paz
e  segurança  pública,  aproximando  os  policiais  da
comunidade  e,   principalmente,   dos  adolescentes.
        O    projeto    funciona     em    três  etapas   e  as
temáticas   são  repassadas  pelo  órgão que convida
o     Papo     de     Responsa,   como   escolas,   igrejas
e      associações,     dependendo    da    demanda  da
comunidade.    No    primeiro    ciclo, denominado de
“Papo é um Papo”, a  equipe  introduz o tema e inicia
o   processo   de  aproximação  com  os  alunos. Já na
segunda   etapa,   os    alunos   são   os protagonistas
e   produzem    materiais,   como   músicas,   poesias,
vídeos     e    colagens     de    fotos,    mostrando     a
percepção    deles   sobre  a  problemática abordada.
       No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos
e    os  policiais civis  formam  uma roda de conversa
no   chão   e  trocam   ideias  relacionadas   a   frases,
questões   e  músicas   direcionadas sempre no tema
proposto   pela  instituição.   Por   fim,   acontece  um
bate-papo    com  familiares  dos alunos, para que os
policiais   entendam   a  percepção  deles  e  também
como   os   adolescentes  reagiram  diante das novas
informações.
Disponível em <https://pc.es.gov.br/projetos-e-acoes>. 
Acesso em: 30/jan./2019.
Considere a regência dos verbos em destaque e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q682117 | Física, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Um carro trafegava na descida de uma rodovia (inclinada em 30° em relação a horizontal) quando, ao notar um acidente à sua frente, o motorista freou o carro até pará-lo. Sabendo que o carro percorreu um trecho de 500m entre o início da frenagem até a parada completa,
aproximadamente a qual velocidade o motorista trafegava antes da frenagem?
Adote um coeficiente de atrito cinético da pista com os pneus de ?=0,8.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q686992 | Criminologia, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Com o intuito de interromper os processos de deterioração de uma estrutura, é importante que o Perito Criminal Da Polícia Civil saiba reconhecer e indicar as correções para as manifestações patológicas que porventura venham a se manifestar. Sobre as patologias de obras ferroviárias, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q694172 | Química, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Uma substância pura, solúvel em água, tem massa molar igual a 42,5 g mol?¹ e, na temperatura de 25ºC, essa substância está no estado líquido, cuja massa específica é igual a 0,85 kg L?¹. Uma solução foi preparada diluindo 200 cm³ desse líquido, em água, até completar o volume de dois litros de solução. A concentração da solução obtida, em mol L?¹, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q692643 | Criminologia, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Sobre os materiais de construção de cerâmica empregados na construção civil, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q693671 | Física, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Há muitas razões para que empresas, autoridades governamentais e entidades da sociedade civil deem ao fechamento de uma mina a mesma importância que dão à sua abertura. Referente ao exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q691124 | Criminologia, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Quanto ao Equipamento de Proteção Individual – EPI –, de acordo com a Norma Regulamentadora NR-06, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q688310 | Criminologia, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

A segurança em uma via depende, dentre outras variáveis, da qualidade da pavimentação empregada. O correto planejamento e o processo de execução dos serviços devem seguir parâmetros técnicos. Em relação aos processos empregados na execução de uma obra de pavimentação, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q689861 | Legislação Específica, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Recompensa é o reconhecimento por serviços prestados pelo funcionário policial. Sobre recompensa, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q692942 | Português, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Texto associado.
               Projetos e Ações: Papo de Responsa
       O   Programa    Papo   de   Responsa   foi   criado
por    policiais   civis  do   Rio   de   Janeiro.  Em  2013,
a    Polícia    Civil   do    Espírito   Santo,  por  meio  de
policiais    da     Academia     de     Polícia    (Acadepol)
capixaba,    conheceu     o   programa  e, em parceria
com     a    polícia    carioca,   trouxe   para  o   Estado.
        O     ‘Papo   de   Responsa’   é   um  programa de
educação   não   formal   que  –  por meio da palavra
e   de    atividades  lúdicas  –  discute  temas diversos
como   prevenção  ao  uso  de  drogas  e  a crimes na
internet,  bullying , direitos  humanos, cultura da paz
e  segurança  pública,  aproximando  os  policiais  da
comunidade  e,   principalmente,   dos  adolescentes.
        O    projeto    funciona     em    três  etapas   e  as
temáticas   são  repassadas  pelo  órgão que convida
o     Papo     de     Responsa,   como   escolas,   igrejas
e      associações,     dependendo    da    demanda  da
comunidade.    No    primeiro    ciclo, denominado de
“Papo é um Papo”, a  equipe  introduz o tema e inicia
o   processo   de  aproximação  com  os  alunos. Já na
segunda   etapa,   os    alunos   são   os protagonistas
e   produzem    materiais,   como    músicas,   poesias,
vídeos     e    colagens     de    fotos,     mostrando     a
percepção    deles    sobre  a  problemática abordada.
        No último processo, o “Papo no Chão”, os alunos
e    os  policiais  civis  formam  uma roda de conversa
no   chão   e   trocam   ideias  relacionadas   a   frases,
questões   e   músicas   direcionadas sempre no tema
proposto   pela   instituição.   Por   fim,   acontece  um
bate-papo    com   familiares  dos alunos, para que os
policiais   entendam   a   percepção  deles  e  também
como   os   adolescentes   reagiram   diante das novas
informações.
Disponível em <https://pc.es.gov.br/projetos-e-acoes>. 
Acesso em: 30/jan./2019.
Quando se redige um texto manuscrito, é necessário conhecer as regras de separação silábica. Considerando essa afirmação, assinale a alternativa em que os vocábulos apresentam separação silábica correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q688592 | Criminologia, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

O trabalho do Perito Criminal da Polícia Civil do Espírito Santo deve ser auxiliado por normas técnicas, dentre as quais se destaca a NBR 13.752:1996 – Perícias de engenharia na construção civil. Segundo essa norma, sobre os requisitos complementares, a qualidade do trabalho pericial deve estar assegurada, dentre outras coisas, quanto à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q682455 | Física, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Segundo especialistas, um dos motivos que poderia ter ocasionado a perda de estabilidade da barragem de rejeitos da Vale em Brumadinho, ocorrida em 25 de janeiro de 2019, é o fenômeno conhecido como liquefação. Sobre esse fenômeno, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q691172 | Criminologia, Perito Oficial Criminal Área 4, Polícia Civil ES, AOCP, 2019

Durante as investigações para identificação das causas do desabamento de uma edificação de três pavimentos, o Perito Criminal da Polícia
Civil identificou, nos elementos que antes do desabamento compunham a superestrutura da edificação, algumas manifestações patológicas que podem estar relacionadas ao sinistro. Sobre essas manifestações patológicas, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.