No contexto da elaboração de Estudos de Viabilidade
Técnico-Econômica-Ambiental (EVTEA) de rodovias, conforme
diretrizes estabelecidas pela Publicação IPR-726 do DNIT, a
análise de custos desempenha um papel fundamental na
comparação entre diferentes alternativas de projeto. Um dos
desafios dessa fase é garantir que os custos sejam devidamente
estimados, considerando fatores técnicos, operacionais e
ambientais. Diante desse cenário, de acordo com essa publicação,
considera-se que:
✂️ a) o custo de construção deve levar em conta a emissão de
dióxido de carbono equivalente (CO₂e) dos veículos de
passageiros ao longo da fase de operação; ✂️ b) os investimentos em obras temporárias para manutenção do
tráfego durante a construção são classificados nos custos de
infraestrutura operacional da rodovia; ✂️ c) ensaios triaxiais estáticos são amplamente utilizados para
avaliar o comportamento mecânico do lastro dentro da
estrutura da ferrovia; ✂️ d) os materiais empregados no lastro devem apresentar
granulometria fina, como solos arenosos, para maior
compactação e resistência; ✂️ e) a altura do lastro, conhecida a tensão transmitida pelo
dormente, deve ser dimensionada por meio das equações
recomendadas pela AREMA, como as de Talbot ou
Boussinesq.