Questões de Concursos Perito em Engenharia Florestal

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q1007768 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

O sucesso da eucaliptocultura no Brasil foi possível a partir do desenvolvimento e acúmulo de conhecimento em relação às práticas silviculturais, dentre as quais o melhoramento genético foi fundamental.
Dentre os vários métodos e experimentos utilizados em campo, o teste de progênies é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12 Q1007777 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

No planejamento para destinação dos produtos obtidos a partir da colheita em um povoamento florestal, o produtor pode tentar comercializar os produtos para diferentes usos, obtendo o máximo retorno econômico com a comercialização de toras grossas para fins mais valorizados, enquanto toras de dimensões medianas e mais finas seriam comercializadas por um valor menor.
Á técnica utilizada por engenheiros florestais para estimar a quantidade de madeira em cada uma das classes de diâmetro que o mercado pode absorver chama-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13 Q1007778 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

A produtividade de povoamentos florestais é influenciada por uma série de fatores. Destes, alguns podem ser modificados dentro de certos limites, enquanto outros dificilmente são passíveis de modificação. O potencial de produtividade de uma área pode ser expresso por meio do seu índice de sítio.
O índice de sítio é obtido a partir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14 Q1007781 | Biologia, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

O Brasil é formado por diferentes biomas, que apresentam características diversas, abrigando tipos diferentes de vegetação e animais. No entanto, não é possível demarcar linhas exatas; por exemplo, não é possível delimitar com precisão onde termina a Mata Atlântica e se inicia o Cerrado, existindo uma faixa de transição entre eles.
A faixa de transição entre dois biomas é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15 Q1007764 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

A sociedade depende de inúmeros produtos que têm sua origem em espécies arbóreas, sendo considerados produtos florestais madeireiros ou não madeireiros. Muitas vezes, essa própria sociedade não reconhece, porém, que inúmeros produtos utilizados no cotidiano, principalmente os não madeireiros, são originários de árvores.
Com relação aos inúmeros produtos florestais utilizados pela sociedade, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16 Q1007772 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

A silvicultura urbana é algo muito complexo, principalmente quando o assunto é a arborização de ruas, situação em que estruturas diversas podem entrar em conflito com as árvores, gerando prejuízos superiores ao que se esperava com a presença da vegetação. Devido aos conflitos entre árvores e, principalmente, estruturas de distribuição de energia elétrica, a poda é prática comum na arborização de ruas.
Para a realização da poda, o profissional deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17 Q1007780 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Os incêndios florestais são eventos cada vez mais frequentes. Nas condições brasileiras, eles se concentram entre os meses de maio a outubro, ocasionando inúmeros prejuízos ambientais e econômicos, como a perda de habitat, queima de culturas agrícolas, pastagens, morte de animais e mesmo de pessoas. Entender a dinâmica dos incêndios é muito importante como ferramenta para evitar que se iniciem e que se propaguem.

Dentre os fatores que interferem na propagação de um incêndio florestal, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18 Q1028113 | Engenharia Florestal, Manejo Florestal Sustentável, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Dentre as várias definições de sistemas agroflorestais, a agrofloresta pode ser entendida como um conjunto de práticas do uso de terras, onde espécies perenes lenhosas são consorciadas na mesma unidade de manejo com culturas de importância agronômica e ou animais, tanto em estrutura espacial quanto em sequência temporal.
Dentre as várias possibilidades existentes de consórcio, são exemplos de sistemas silvipastoris e silviagrícolas, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19 Q1028114 | Engenharia Florestal, Silvicultura, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Durante o cultivo e manejo de povoamentos florestais para fins comerciais, uma série de técnicas pode e deve ser utilizada a fim de propiciar aumento de produtividade e qualidade do produto final.
Em relação às técnicas silviculturais de desbaste e de desrama, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20 Q1028115 | Engenharia Florestal, Silvicultura, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

A principal praga do setor florestal brasileiro são as formigas cortadeiras, que têm potencial de causar grandes prejuízos tanto em projetos de reflorestamento ambiental quanto em projetos comerciais. Dessa forma, é importante reconhecer e identificar as espécies de formigas cortadeiras e seus comportamentos, uma vez que existem inúmeras outras espécies de formigas que não causam nenhum prejuízo e, portanto, não devem ser controladas. Com relação às formigas cortadeiras, causadoras de danos em projetos florestais, é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.