Questões de Concursos Perito em Engenharia Florestal

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q1007780 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Os incêndios florestais são eventos cada vez mais frequentes. Nas condições brasileiras, eles se concentram entre os meses de maio a outubro, ocasionando inúmeros prejuízos ambientais e econômicos, como a perda de habitat, queima de culturas agrícolas, pastagens, morte de animais e mesmo de pessoas. Entender a dinâmica dos incêndios é muito importante como ferramenta para evitar que se iniciem e que se propaguem.

Dentre os fatores que interferem na propagação de um incêndio florestal, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22 Q1028114 | Engenharia Florestal, Silvicultura, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Durante o cultivo e manejo de povoamentos florestais para fins comerciais, uma série de técnicas pode e deve ser utilizada a fim de propiciar aumento de produtividade e qualidade do produto final.
Em relação às técnicas silviculturais de desbaste e de desrama, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23 Q1030027 | Engenharia Florestal, Recuperação de Áreas Degradadas, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Um dos métodos para promover a recuperação de áreas degradadas é a regeneração natural, que depende de inúmeros fatores intrínsecos ao diagnóstico da situação da área.
Nesse contexto, para que uma área apresente potencial para se recuperar por meio da regeneração natural, é imprescindível que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24 Q1030028 | Engenharia Florestal, Tecnologia de Sementes Florestais, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Para a produção de mudas, o viveirista precisa entender tanto de questões de produção e tecnologia de sementes quanto sobre os aspectos inerentes à própria produção das mudas. Durante o beneficiamento e possível necessidade de armazenamento de sementes florestais, é essencial manter a viabilidade da semente para proceder à produção das mudas.
Nesse contexto, uma semente recalcitrante:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25 Q1030029 | Engenharia Florestal, Silvicultura, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

A heveicultura no Brasil foi historicamente prejudicada em função de uma doença foliar (mal das folhas) que dizimou tentativas de plantios com a Hevea brasiliensis no século passado, fazendo com que o cultivo comercial da espécie se concentrasse em regiões consideradas áreas de escape.
O micro-organismo causador do mal das folhas tem o nome científico de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26 Q1030026 | Biologia, Ecologia e Ciências Ambientais, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Na sucessão ecológica, diferentes espécies ocorrem desde o momento inicial da regeneração até o momento em que o sistema chega a uma fase avançada do processo.
As espécies que dominam os estágios mais avançados da sucessão ecológica são aquelas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27 Q1007773 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Para a produção de carvão vegetal à base de eucalipto, um produtor obteve uma produtividade de madeira de 30 m³ ha-¹ ano, em 20 hectares e um ciclo de 7 (sete) anos. Cada 1,0 m³ de madeira, quando empilhada, equivale a 1,5 m estéreo de lenha (mst). Cada um dos fornos presentes na propriedade possuirá capacidade para 15 mst de lenha, e, para cada 1,0 mst de lenha que entra no forno, será produzido 0,5 metro de carvão (mdc).
Levando em conta as informações de produtividade e conversões, e considerando que cada forno será utilizado em 20 ciclos de carbonização, o produtor espera obter uma produção de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28 Q1028116 | Engenharia Florestal, Sensoriamento Remoto, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Ao trabalhar com imagens em sistemas de informações geográficas (SIG), em geral são utilizados os modelos matricial e vetorial, ambos para representações gráficas no ambiente digital. Sobre esses modelos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29 Q1028117 | Engenharia Florestal, Industrialização de Produtos Florestais, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

A madeira pode ser utilizada de diversas formas, por exemplo, como lenha, produção de carvão ou de celulose e papel, para fabricação de móveis e na construção civil. Em várias situações, é possível utilizar madeira maciça ou painéis.
Em relação aos diferentes tipos de painéis, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30 Q1028118 | Direito Urbanístico, Direito Urbanístico, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

A Lei nº 13.465, de 11 de julho de 2017, dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana, sobre a liquidação de créditos concedidos aos assentados da reforma agrária e sobre a regularização fundiária no âmbito da Amazônia Legal, além de instituir mecanismos para aprimorar a eficiência dos procedimentos de alienação de imóveis da União e dar outras providências.
A Regularização Fundiária Urbana (Reurb) abrange medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à incorporação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.