Questões de Concursos Perito em Engenharia Florestal

Resolva questões de Perito em Engenharia Florestal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1007768 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

O sucesso da eucaliptocultura no Brasil foi possível a partir do desenvolvimento e acúmulo de conhecimento em relação às práticas silviculturais, dentre as quais o melhoramento genético foi fundamental.
Dentre os vários métodos e experimentos utilizados em campo, o teste de progênies é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1007769 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

A dendrologia pode ser entendida como a parte da botânica que estuda as plantas lenhosas, utilizando principalmente características morfológicas como ferramenta para a identificação de espécies arbóreas.
Um engenheiro florestal coletou ramos de uma árvore que possuía caule quadrangular, sem espinhos e sem liberação de látex, com folhas simples, opostas e com nervação curvinervia. Mesmo não conseguindo identificar a espécie, o profissional sabe que ela faz parte da família:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1007770 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Nos últimos anos, a mecanização agrícola e a florestal apresentaram avanços significativos em tecnologia e desenvolvimento de novas máquinas e implementos, o que permitiu que processos se tornassem mais eficientes mesmo sob condições um pouco mais adversas de topografia e clima.
Com relação às operações de colheita florestal, o trator articulado que realiza o arraste das toras da área de corte até um pátio intermediário ou margem da estrada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1007771 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Na elaboração de um projeto florestal, é de suma importância estimar e quantificar todos os custos e receitas, assim como o momento em que eles ocorrem. Essas informações trarão mais confiabilidade aos interessados pelo financiamento e condução do projeto, uma vez que será possível calcular o VPL e comparar projetos diferentes.
Considerando que existam duas alternativas de projetos (Projeto 1 e Projeto 2), que ambos possuem o mesmo horizonte de planejamento do ponto de vista econômico e considerando lucro, deve-se escolher o Projeto 1 em detrimento do Projeto 2 se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1007772 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

A silvicultura urbana é algo muito complexo, principalmente quando o assunto é a arborização de ruas, situação em que estruturas diversas podem entrar em conflito com as árvores, gerando prejuízos superiores ao que se esperava com a presença da vegetação. Devido aos conflitos entre árvores e, principalmente, estruturas de distribuição de energia elétrica, a poda é prática comum na arborização de ruas.
Para a realização da poda, o profissional deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1007773 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Para a produção de carvão vegetal à base de eucalipto, um produtor obteve uma produtividade de madeira de 30 m³ ha-¹ ano, em 20 hectares e um ciclo de 7 (sete) anos. Cada 1,0 m³ de madeira, quando empilhada, equivale a 1,5 m estéreo de lenha (mst). Cada um dos fornos presentes na propriedade possuirá capacidade para 15 mst de lenha, e, para cada 1,0 mst de lenha que entra no forno, será produzido 0,5 metro de carvão (mdc).
Levando em conta as informações de produtividade e conversões, e considerando que cada forno será utilizado em 20 ciclos de carbonização, o produtor espera obter uma produção de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1007774 | Engenharia Florestal, Silvicultura, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Com o corte raso e transporte da madeira de um povoamento florestal, o silvicultor deve definir se continuará ou não com a condução da espécie florestal de interesse na respectiva área. Dentre as possibilidades, a talhadia é um sistema silvicultural bastante utilizado na condução de povoamentos florestais no Brasil.
A talhadia é um sistema silvicultural:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1007775 | Engenharia Florestal, Silvicultura, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Para a recuperação de áreas degradadas por meio do uso de espécies nativas, não basta realizar o plantio propriamente dito da muda em campo. São necessárias algumas etapas antes do plantio, assim como a sua manutenção por determinado período.
Para a manutenção de um plantio com espécies nativas em uma área rural sob processo de recuperação de área degradada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1007776 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Na implantação, manutenção e condução de povoamentos florestais, a correção do solo e práticas de adubação são, muitas vezes, necessárias como forma de corrigir deficiências do solo e disponibilizar nutrientes em quantidades suficientes para suprir a necessidade das plantas, considerando a demanda requerida em função de produtividades esperadas.
No contexto da correção do solo e adubações ao longo do ciclo de uma espécie florestal, o fósforo é um nutriente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1007777 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

No planejamento para destinação dos produtos obtidos a partir da colheita em um povoamento florestal, o produtor pode tentar comercializar os produtos para diferentes usos, obtendo o máximo retorno econômico com a comercialização de toras grossas para fins mais valorizados, enquanto toras de dimensões medianas e mais finas seriam comercializadas por um valor menor.
Á técnica utilizada por engenheiros florestais para estimar a quantidade de madeira em cada uma das classes de diâmetro que o mercado pode absorver chama-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1007778 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

A produtividade de povoamentos florestais é influenciada por uma série de fatores. Destes, alguns podem ser modificados dentro de certos limites, enquanto outros dificilmente são passíveis de modificação. O potencial de produtividade de uma área pode ser expresso por meio do seu índice de sítio.
O índice de sítio é obtido a partir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1007779 | Biologia, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

A teoria da biogeografia de ilhas, idealizada e muito aplicada para ilhas, também tem sido muito utilizada em referência a qualquer habitat que esteja isolado por um ambiente inadequado às espécies presentes na “ilha”.
A teoria da biogeografia de ilhas parte do princípio de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1007780 | Engenharia Florestal, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

Os incêndios florestais são eventos cada vez mais frequentes. Nas condições brasileiras, eles se concentram entre os meses de maio a outubro, ocasionando inúmeros prejuízos ambientais e econômicos, como a perda de habitat, queima de culturas agrícolas, pastagens, morte de animais e mesmo de pessoas. Entender a dinâmica dos incêndios é muito importante como ferramenta para evitar que se iniciem e que se propaguem.

Dentre os fatores que interferem na propagação de um incêndio florestal, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1007781 | Biologia, Perito em Engenharia Florestal, MPU, FGV, 2025

O Brasil é formado por diferentes biomas, que apresentam características diversas, abrigando tipos diferentes de vegetação e animais. No entanto, não é possível demarcar linhas exatas; por exemplo, não é possível delimitar com precisão onde termina a Mata Atlântica e se inicia o Cerrado, existindo uma faixa de transição entre eles.
A faixa de transição entre dois biomas é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.