Questões de Concurso Perito em Engenharia Mecânica

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q1007803 | Engenharia Mecânica, Perito em Engenharia Mecânica, MPU, FGV, 2025

Uma indústria metalúrgica está enfrentando recorrentes paradas não programadas em uma de suas prensas hidráulicas, impactando a produção e gerando altos custos de manutenção corretiva. O setor de Planejamento, Controle e Manutenção (PCM) foi acionado para encontrar uma solução eficiente.
Considerando as melhores práticas de PCM, dentre ações a seguir, a mais adequada para resolver o problema a longo prazo é:

2 Q1007804 | Engenharia Mecânica, Perito em Engenharia Mecânica, MPU, FGV, 2025

O planejamento de uma obra tem um papel crucial no sucesso de qualquer projeto, seja ele de natureza pública ou privada. Com um bom planejamento, o gestor é capaz de estabelecer as prioridades, definir a sequência das atividades, avaliar diferentes opções de execução e monitorar possíveis atrasos ou desvios, otimizando o controle e a eficiência do projeto. Nesse sentido, a figura a seguir apresenta uma curva que exemplifica a evolução típica de uma obra, indicando diferentes estágios.


Tomando por base a figura apresentada, são exemplos de ações presentes nas etapas I, II, III e IV, nessa ordem:

3 Q1007807 | Direito Administrativo, Perito em Engenharia Mecânica, MPU, FGV, 2025

Uma autarquia federal pretende contratar uma empresa para realizar serviços de manutenção e inspeção em equipamentos mecânicos industriais, especificando, em edital, critérios usualmente aplicados no mercado, que permitem a definição objetiva dos padrões de qualidade e de desempenho a serem atingidos.
Considerando a Lei nº 14.133/2021, que estabelece as normas para licitações e contratos administrativos, a modalidade de licitação mais adequada para essa contratação, levando em conta que se trata de um serviço comum de engenharia, é:

4 Q1007795 | Engenharia Mecânica, Perito em Engenharia Mecânica, MPU, FGV, 2025

As bombas podem se classificar tanto pela sua aplicação quanto pela forma como a energia é cedida ao fluido, mas, usualmente, existe uma correlação entre esses classificadores, já que a forma de ceder energia ao fluido pode limitar a aplicação de um ou outro tipo de bomba.
Desse modo, no projeto do sistema de lubrificação de um motor de combustão, a bomba mais adequada é:

5 Q1007796 | Engenharia Mecânica, Perito em Engenharia Mecânica, MPU, FGV, 2025

Um engenheiro mecânico foi chamado para verificar a instalação de uma bomba centrífuga que irá operar em uma indústria. Durante os testes iniciais, o engenheiro verificou que a bomba operava com ruídos excessivos e vibrações atípicas.
Ao constatar essa condição e na tentativa de mitigá-la, uma possível medida que o engenheiro deve tomar é:

6 Q1007797 | Engenharia Mecânica, Perito em Engenharia Mecânica, MPU, FGV, 2025

A rede hidráulica de combate a incêndio de uma edificação utiliza uma bomba centrífuga radial. No programa de manutenção periódica dessa bomba, verificou-se a necessidade da troca da caixa de gaxeta. Sabe-se que o diâmetro interno da caixa de gaxeta vale 50 mm, enquanto o diâmetro externo da luva protetora do eixo é de 30 mm. Além disso, a profundidade da caixa de gaxeta é de 80 mm.
Desse modo, o número de anéis de gaxeta (vedação) a serem instalados é de:

7 Q1007799 | Engenharia Elétrica, Perito em Engenharia Mecânica, MPU, FGV, 2025

Um circuito RLC em série apresenta os seguintes componentes:
• resistor, R = 30 Ω; • indutor, L = 0,3 H; • capacitor, C = 11,1 μF.
Adotando π = 3, se a fonte de tensão alternada tem uma frequência f = 60 Hz, a reatância indutiva do circuito, que é utilizada no cálculo da impedância total, vale:

8 Q1007800 | Engenharia Mecânica, Perito em Engenharia Mecânica, MPU, FGV, 2025

Em sistemas de ventilação forçada, a taxa de troca de ar é uma variável muito importante no dimensionamento da potência requerida pelo sistema. Em função de fatores tais como a quantidade de pessoas no local a ser ventilado, a presença de contaminantes no ar e o tipo de utilização do local, existem valores recomendados para essa taxa.
Supondo seja adotada uma taxa de renovação de ar média de 25 trocas por hora para uma cozinha industrial de comprimento 17 m, largura 5 m e altura 4 m, a vazão do sistema de ventilação será igual a:

9 Q1007805 | Engenharia Mecânica, Perito em Engenharia Mecânica, MPU, FGV, 2025

O Building Information Modeling (BIM) é uma tecnologia que tem revolucionado a gestão de projetos de engenharia, incluindo a área de engenharia mecânica, dadas algumas de suas características intrínsecas.
Uma dessas características, que favorece a aplicação do BIM no projeto de sistemas mecânicos, é o(a):

10 Q1007794 | Engenharia Mecânica, Perito em Engenharia Mecânica, MPU, FGV, 2025

A curva característica de uma bomba centrífuga é dada pela expressão:

H = 13 − 0,25 ∗ Q2

onde H representa a altura manométrica (em m) e Q representa a vazão (em m3/hora).

Para uma vazão de 4 m3/hora de água, a eficiência geral da bomba (bomba + motor) é de 50%.

Considerando a massa específica da água igual a 1000 kg/m3 e a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 , a potência consumida para essa vazão é de:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.