Questões de Concursos Perito em Oceanografia

Resolva questões de Perito em Oceanografia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1030110 | Física, Oscilação e Ondas, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

As ondas geradas em ambientes marinhos e oceânicos têm atraído a atenção de muitas pesquisas oceanográficas na área física. Aristóteles (384 a.C – 322 a.C) observou a existência de uma relação entre o vento e as ondas em ambiente marinho. Todavia, para a compreensão sobre os mecanismos de uma onda marinha, é necessária a avaliação de diversos parâmetros físicos.
Durante uma coleta de dados oceanográficos utilizando um ondógrafo, foi possível obter a frequência de 0,1 s-1 e a distância entre duas cristas da onda igual a 10 m.
Entretanto, os oceanógrafos precisavam obter a velocidade da onda, que foi igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1030111 | Oceanografia Geológica, Características Oceânicas, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

“Era manhã do dia 26 de dezembro de 2004, e o mundo se preparava para mais uma virada de ano, quando a terra tremeu de forma violenta debaixo do Oceano Índico, 160 quilômetros a oeste da ilha de Sumatra, na Indonésia, no Sudeste Asiático. Uma extensão de 1.200 quilômetros da placa tectônica indo-australiana avançou sob a placa Eurásia, causando uma elevação de algo em torno de 20 metros do fundo do mar. O deslocamento gerou um terremoto de 9,1 graus de magnitude, que movimentou bilhões de toneladas de água e desencadeou uma série de ondas na superfície.”
(Fonte: https://oglobo.globo.com/blogs/blog-do-acervo/post/ 2024/02/tsunami-de-2004-a-tragedia-que-deixou-mais-de-227- mil-mortos-na-asia.ghtml)
As ondas viajavam em uma região com uma coluna d’água de aproximadamente 6.250 m. Nessas condições, os oceanógrafos da região precisavam calcular a velocidade do tsunami para informar o tempo aproximado de chegada na zona costeira.
Eles descobriram que a grande onda viajava a uma velocidade de, aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1030112 | Oceanografia Geológica, Métodos de Aquisição de Dados, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

Em uma campanha oceanográfica realizada na Baía de Todos os Santos (BTS), foi utilizado um ADCP (Acoustic Doppler Current Profiler). Previamente, havia sido observada uma corrente de deriva que flui para sul, na entrada da BTS, conhecida como Corrente do Brasil (CB). Uma medição realizada com o ADCP dentro da BTS identificou uma componente leste de 0,4 m/s, em função da presença de ventos, e uma componente sul de 0,3 m/s, em função da maré de vazante.
Assim, o valor medido da corrente pelo ADCP foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1030113 | Oceanografia Geológica, Características Oceânicas, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

O comportamento das ondas é influenciado pela profundidade da coluna d’água. A maioria das características das ondas oceânicas depende da relação entre seu comprimento da onda (L) e a profundidade (H). O comprimento da onda determina o tamanho das órbitas de moléculas de água em uma onda, assim como a profundidade do movimento orbital (d). A profundidade da coluna d’água determina o formato das órbitas.
Sendo assim, ondas em colunas d’água profundas terão a seguinte relação para determinar o movimento orbital perceptível:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1030114 | Física, Oscilação e Ondas, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

Uma aquisição de dados de ondas em tempo contínuo no litoral norte do Rio de Janeiro, utilizando um ondógrafo com frequência de operação do rádio entre 25 a 30 MHz, fundeado em uma profundidade de 10 metros, na distância de 20 km da linha de costa, registrou 16 ondas sucessivas passando por um mesmo ponto fixo durante o intervalo de tempo de um minuto e quatro segundos.
A transmissão do sinal por meio de ondas de rádio permitiu o resultado de uma frequência de onda (f) e um período (T) no ambiente marinho de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1030115 | Oceanografia Geológica, Características Oceânicas, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

As correntes de contorno possuem características distintas. Especialmente, as correntes que constituem giros geostróficos possuem características diversas em razão dos diferentes fatores que as forçam e as moldam.
A respeito desse assunto, analise as afirmativas a seguir.

I. As correntes geostróficas podem ser classificadas por sua posição no giro como correntes de contorno oeste, de contorno leste ou transversais.

II. As correntes geostróficas mais rápidas e mais profundas são encontradas na borda leste das bacias oceânicas. Essas correntes estreitas, rápidas e profundas transportam águas quentes em direção aos polos, em cada giro.

III. A Corrente do Golfo, que é a maior das correntes de contorno ocidental, flui no Giro do Atlântico Norte, chegando a transportar cerca de 55 Sv (Sverdrup).

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1030116 | Oceanografia Geológica, Características Oceânicas, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

A ressurgência é um fenômeno oceanográfico que consiste no afloramento de águas de grandes profundidades, frias e ricas em nutrientes para as camadas superficiais do oceano.
A respeito desse assunto, analise as afirmativas a seguir.

I. As correntes Sul Equatoriais do Atlântico e Pacífico atravessam a Linha do Equador. Embora o efeito de Coriolis seja fraco nessa região, o movimento das correntes em ambos os lados do equador é defletido levemente em direção ao polo e as águas superficiais são substituídas pelas águas mais profundas.

II. A ressurgência equatorial ocorre nas correntes superficiais equatoriais com fluxo para oeste.

III. O atrito do vento que sopra ao longo da superfície do oceano faz com que a água comece a se mover, o efeito de Coriolis deflete a água para a direita, no Hemisfério Norte, e o transporte de Ekman resultante move a água em direção ao largo.


Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1030117 | Oceanografia Geológica, Características Oceânicas, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

A Espiral de Ekman é um conceito fundamental na oceanografia física que foi desenvolvido por Vagn Walfrid Ekman, oceanógrafo sueco. Essa teoria descreve o comportamento das correntes oceânicas devido à rotação da Terra, assim como em resposta aos ventos.
Em relação ao funcionamento, às aplicações e às limitações desse conceito, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q1008123 | Oceanografia Geológica, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

“Chuva intensa, raios e ventos fortes caíram sobre a cidade de Porto Alegre (RS), na tarde do dia 01/01/2025. O temporal provocou estragos em diversos pontos da cidade. Cinco bairros ficaram alagados: Centro Histórico, Cidade Baixa, Bom Fim, Floresta e 4º Distrito. Mais de 100 mil pessoas ficaram sem energia elétrica. Quedas de árvores, bloqueios de ruas e transporte público foram afetados.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) afirmou ter chovido 88 milímetros nas últimas 24 horas: a média de janeiro é de 144 milímetros, ou seja, em um dia, choveu mais da metade do previsto para todo o mês.”
(Fonte: https://www.brasildefators.com.br/2025/01/02/ porto-alegre-revive-medo-das-enchentes-de-2024-apos-forteschuvas-e-novas-falhas-em-casas-de-bombas)

Considerando a interação de fenômenos atmosféricos com o Atlântico, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1008124 | Física, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

As características e propriedades físicas mais importantes da água estão relacionadas ao seu comportamento à medida que ela absorve ou perde calor. Portanto, as características térmicas incomuns da água evitam a ampla variação de temperatura do dia para a noite e do inverno para o verão, e permitem que grandes quantidades de calor fluam nos oceanos e alimentem grandes tempestades, ondas de vento e correntes oceânicas na Terra.
A respeito das características da água do mar, analise as afirmativas a seguir.

I. A curva de densidade da água apresenta aumento de densidade à medida que ocorre a diminuição de temperatura. Entretanto, o aumento da densidade fica mais lento, chegando ao máximo de 1 g/cm3 a 3,98 °C.

II. Durante a transição do estado líquido para o sólido no ponto de congelamento, o ângulo das ligações covalentes entre os átomos de oxigênio e de hidrogênio na molécula de água se contrai de aproximadamente 109° para 105°. Essa alteração permite às ligações de hidrogênio a formação de um retículo cristalino de gelo.

III. O calor específico é uma medida do calor necessário para aumentar a temperatura de 1 g de uma substância em 1 °C. Portanto, essa propriedade física descreve a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de uma unidade de massa, ou seja, substâncias de elevado calor específico são diretamente proporcionais às variações de temperatura e massa.


Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1008125 | Oceanografia Geológica, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

O oceano está estratificado em três zonas de densidade: a zona de superfície, a picnoclina e a zona profunda.

Nesse contexto, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1008126 | Oceanografia Geológica, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

Sobre modelos barotrópicos e baroclínicos, analise as afirmativas a seguir.

I. Modelos baroclínicos consideram a variação de temperatura e densidade com a altura da atmosfera ou a profundidade nos oceanos, capturando melhor a estrutura tridimensional da atmosfera ou do oceano.

II. Modelos barotrópicos são adequados para descrever sistemas atmosféricos de pequena escala, como ciclones tropicais, em que a estrutura vertical é mais complexa. Portanto, nos modelos barotrópicos, as correntes horizontais são dependentes das profundidades.

III. Os modelos barotrópicos e baroclínicos são dois tipos de modelos utilizados na meteorologia e na oceanografia para descrever a dinâmica atmosférica e oceânica, respectivamente. Esses modelos são fundamentais para entender como o vento, a temperatura, a pressão e outros fatores interagem para influenciar o clima, condições meteorológicas e oceanográficas.


Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1008127 | Física, Perito em Oceanografia, MPU, FGV, 2025

A luz é uma forma de radiação eletromagnética, ou energia radiante. Ela possui comportamento duplo, ou seja, pode ser interpretada como uma onda em determinadas situações e comportar-se como partícula em casos específicos.
Considerando a propagação de luz nos oceanos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.