Questões de Concurso Perito em Telecomunicações

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q432362 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Perito em Telecomunicações, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos direitos sociais, julgue os itens seguintes.

Se um embaixador de país estrangeiro, em exercício no Brasil, e sua esposa, também estrangeira, tiverem um filho nascido em território brasileiro, esse filho será considerado brasileiro nato.

22 Q783791 | Engenharia de Redes, Perito em Telecomunicações, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Considerando que determinada empresa de telefonia móvel celular possua uma rede de telecomunicação de abrangência nacional, com diversos elementos interconectados para possibilitar tráfego de dados, voz e vídeo, julgue os itens de 103 a 106.

Considere que, para determinada aplicação da rede em questão, seja necessário que o protocolo de nível 4 do modelo OSI tenha capacidade de sequenciamento, a fim de garantir que todos os pacotes sejam recebidos e confirmados em ordem. Nessa situação, é correto o uso do protocolo TCP para viabilizar a referida aplicação.

23 Q784073 | Engenharia de Redes, Perito em Telecomunicações, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Determinada operadora de telefonia móvel celular fornece serviço de acesso à Internet aos seus usuários, apenas por meio de endereços IP versão 4 (IPv4) privados, com base na RFC 1918. A polícia civil, com a autorização da justiça, foi autorizada a analisar todas as comunicações referentes aos usuários dessa operadora, a fim de identificar os possíveis agentes de um crime. A polícia tinha informações de que os criminosos comunicavam-se usando serviços de conectividade de voz sobre IP (VoIP).

Tendo como referência a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Para que a referida operadora ofereça serviços de terceira geração aos seus usuários por meio de uma rede UMTS/WCDMA/HSPA, será obrigatório o uso do IPv6, de acordo com a padronização atual.

24 Q784002 | Engenharia de Redes, Perito em Telecomunicações, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Considerando que determinada empresa de telefonia móvel celular possua uma rede de telecomunicação de abrangência nacional, com diversos elementos interconectados para possibilitar tráfego de dados, voz e vídeo, julgue os itens de 103 a 106.

Considere que, na matriz dessa empresa, os roteadores utilizados tenham disponíveis para ampliação de capacidade apenas interfaces STM-1, aptas a operar com os protocolos PPP ou ATM e com 155 Mbps de taxa de transmissão. Considere, ainda, que, em determinada filial, os roteadores tenham apenas interfaces OC-3, aptas a operar com o protocolo PPP e com 155 Mbps de taxa de transmissão. Nesse caso, um roteador da matriz e um roteador dessa filial da empresa poderão ser conectados com sucesso, usando-se o protocolo PPP a uma taxa de 155 Mbps, pois esses são o protocolo e a taxa de transmissão comuns aos dois tipos de roteadores.

25 Q783912 | Engenharia de Redes, Perito em Telecomunicações, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos aos fundamentos e à classificação de sistemas de telecomunicações.

Sistemas de telecomunicações são sistemas ou subsistemas interconectados que utilizam equipamentos na transmissão, emissão ou recepção, por fio, rádio, meios ópticos ou qualquer outro processo eletromagnético, de símbolos, caracteres, sinais, textos, imagens, sons, dados ou informações de qualquer natureza e inclui os software e hardware utilizados.

26 Q426081 | Direito Constitucional, Garantias Fundamentais, Perito em Telecomunicações, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, a respeito dos princípios constitucionais e dos direitos e garantias fundamentais.

É possível a impetração de habeas corpus contra um hospital particular que esteja privando um paciente do seu direito de liberdade de locomoção.

27 Q400992 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Perito em Telecomunicações, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

A respeito dos princípios que regem o direito administrativo e da classificação dos órgãos da administração pública, julgue os itens seguintes.

O controle sobre as atividades das fundações públicas é realizado pelo Ministério Público.

28 Q783774 | Engenharia de Redes, Perito em Telecomunicações, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Considere um sistema de comunicação celular hipotético com algumas características do EDGE (Enhanced Data Rate for GSM Evolution):

- a banda destinada ao serviço é dividida em canais com portadoras espaçadas de 200 kHz;

- cada canal é compartilhado por 8 usuários por meio da técnica TDMA (time division multiple access), tendo os time slots a duração de 10 ms;

- a codificação de canal FEC (forward error correction) utilizada tem taxa fixa igual a 3/4;

- usa interleaving.

- as técnicas de modulação disponíveis são GMSK, 8PSK, 16QAM e 32QAM;

- utiliza filtragem (ou conformação de pulso) do tipo cosseno levantado.

A respeito desse sistema de comunicação e de conceitos básicos de comunicação digital, julgue os próximos itens.

O interleaving é um baralhamento de bits feito com o objetivo de minimizar a ocorrência de longas sequências de bits 0s ou de 1s no fluxo de bits a ser transmitido e de tornar esse fluxo o mais aleatório possível. Entre outros benefícios desse processamento, está o de facilitar o trabalho do circuito recuperador de relógio do receptor.

29 Q783917 | Engenharia de Redes, Perito em Telecomunicações, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Para que a rede de telefonia pública comutada (RTPC) realize sua função básica de atendimento a comunicações de voz, são usados esquemas de amostragem e codificação de sinal e posterior transmissão. No início da Internet, no entanto, a RTPC foi utilizada como meio de acesso à rede de computadores, no que ficou conhecido como acesso discado. Acerca dos conceitos da RTPC, julgue os itens subsequentes.

Em um sistema de telefonia que utilize sinalização por canal comum, o sinal de voz e a sinalização compartilham o mesmo canal.

30 Q783976 | Engenharia de Redes, Perito em Telecomunicações, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Um dos desafios tecnológicos encontrados atualmente nas unidades prisionais do Brasil refere-se a evitar que aparelhos de telefonia móvel celular, que porventura sejam introduzidos ilegalmente nessas unidades, possam ser utilizados para a comunicação dos prisioneiros. Em boa parte, as soluções para esse problema estão associadas à cobertura dos sistemas de telefonia móvel celular, ou seja, deve-se evitar que as referidas unidades prisionais sejam cobertas pelos sistemas de comunicação ou que a cobertura seja controlada. Causar interferência (jamming) nos sinais utilizados nos canais de controle dos sistemas de telefonia móvel celular, e com isso se degradar a relação sinal/ruído desses sinais, prejudica o estabelecimento de canais de tráfego a aparelhos que estiverem sob interferência, constituindo assim o jamming técnica capaz de dificultar que os referidos aparelhos de telefonia móvel celular ilegalmente introduzidos nas unidades prisionais possam ser utilizados para comunicação.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes.

Sistemas de telefonia móvel celular são do tipo full-duplex, mas, para que a técnica de jamming, nas condições estabelecidas no texto, seja bem-sucedida, é suficiente que ela seja eficaz apenas interferindo no sinal recebido nos aparelhos que se localizam na unidade prisional, advindo da estação rádio-base, dado que, para estabelecer comunicação por meio de um sistema de telefonia móvel, há sinais/dados enviados por essa estação ao aparelho móvel que devem ser demodulados/decodificados para que um canal de tráfego seja atribuído a determinado usuário e a comunicação possa, assim, ocorrer.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.